Estar com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo na Receita Federal é necessário para que o seu negócio opere conforme as determinações legais. Por isso, é fundamental atenção à regularização de CNPJ.
A partir do dia 27 de outubro de 2023, os estabelecimentos que não têm CNPJ ativo serão impossibilitados de continuar na plataforma do iFood. Isso porque os CNPJs irregulares não cumprem obrigações legais e, por consequência, não podem operar.
Quer entender mais sobre a regularização de CNPJ e saber se o seu está ativo? Continue a leitura!
Quais são as situações de CNPJ?
É importante esclarecer que qualquer CNPJ formalizado junto ao Estado que tenha alguma omissão de declaração fiscal; suspeita ou confirmação de fraudes; erros em dados cadastrais ou pendências com autoridades competentes, pode perder a condição de CNPJ ativo.
Essa condição é atribuída, por exemplo, às empresas que não entregam a Relação Anual de Informações e Salários (RAIS), ou por Microempreendedores Individuais (MEI) que não efetuam o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
De acordo com a Instrução Normativa 1863 da Receita Federal, há cinco possíveis situações em que os CNPJs podem se enquadrar. Confira:
- CNPJ ativo: pode operar comercialmente e está regularizado conforme as normas da Receita Federal;
- CNPJ suspenso: tem alguma pendência com as autoridades competentes, como inconsistência nos dados cadastrais. Se essa for a situação do seu CNPJ, busque o órgão competente para regularizar;
- CNPJ baixado: ocorre quando o cadastro é descontinuado por um pedido do proprietário ou pela Receita Federal, quando se passam 5 anos consecutivos sem o cumprimento das obrigações fiscais;
- CNPJ nulo: o CNPJ é anulado quando a declaração de Imposto de Renda é entregue com erros, por exemplo, ou quando há confirmação de fraude;
- CNPJ inapto: o CNPJ inapto ocorre quando a empresa omite obrigações fiscais por dois anos consecutivos.
Como consultar a situação do CNPJ?
Para consultar a situação do seu CNPJ você deve acessar o site da Receita Federal e digitar o número do cadastro na caixa de texto. A consulta é feita gratuitamente e de forma rápida.
Após digitar o seu CNPJ e clicar em “Consultar”, você encontrará a situação da regularização de CNPJ e demais informações de cadastro da empresa.
Os CNPJs inativos também têm outros campos da consulta preenchidos, como o motivo da situação cadastral e a situação especial. Isso permite que você tenha visibilidade do que acarretou a inativação do seu cadastro.
Como regularizar CNPJ?
Após identificar a situação cadastral e apresentar alguma inconformidade, você deve procurar a Receita Federal para fazer a regularização. Faça o agendamento em um posto de atendimento mais próximo de você.
Para o atendimento, garanta estar com os documentos devidamente regularizados em mãos e com todos os tributos em dia. Durante o atendimento, você receberá direcionamento sobre ações necessárias e próximos passos para a regularização.
Não deixe para a última hora. Confira já a situação de regularização de CNPJ para você continuar operando sua empresa no iFood. Mantenha seu negócio em dia com as obrigações legais e continue se dedicando às vendas.
Quer receber mais comunicados fundamentais para que seu negócio continue vendendo no iFood? Assine nossa newsletter e receba as principais novidades no seu e-mail!
#MelhoriaContinua
187 respostas
Me cadastrei no MEI para realizar vendas pelo Ifood mas não está dando certo aperece mensagem de erro ao cadastrar conta. Como devo proceder?
Oi, Diogo! Como seu cnpj é MEI, sua conta deve ser de pessoa física e estar cadastrada no CPF do titular. Qualquer coisa chama a gente nos nossos canais de suporte, tá? No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
Alguém consegue me ajudar? Cadastro minha loja e da erro de relação CNPJ e CPF.
Boa tarde eu estou com um problema eu fiz o cadastramento da minha empresa quando fui cadastrar a loja duas vezes não consegui concluir estou tentando mas está dando sempre erro o que podem fazer por mim?
Cadastrei um novo CNPJ no iFood mas ainda consta o CNPJ antigo na minha loja preciso de ajuda e não consigo abrir um chamado
Oi, Miriam! Chama a gente pelo botão flutuante no canto inferior direito da sua tela na página de cadastro que vemos isso melhor, tá bem?
Me cadastrei no ifood com o meu CNPJ mei , só que eu não estou conseguindo finalizar pois aparece uma mensagem que o meu CNPJ já está cadastrado , só que não cadastrei pois tem 2 dias que abri o mei ,como faço?
Oi, Vanilde. Vamos te ajudar, tá? Entre em contato com a gente no botão flutuante no canto inferior direito da página de cadastro. Depois, indique se é restaurante ou mercado, gire a seta até “Dúvidas e Soluções” e selecione “Dificuldades no site”. 😉
Estou tentando a duas criar minha conta e sempre o CNPJ consta como cadastrado e ele é Novo.
Oi, Eliab. Temos um atendimento exclusivo para cadastro via WhatsApp. Você pode clicar neste link para acessar: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1. Assim que puder, envie mensagem por lá, ok? ? Assim nossa equipe interna poderá auxiliar você.
Olá, tudo bem? Não consigo cadastrar minha loja com CNPJ MEI, da uma mensagem de erro no CNPJ
18.475.577/0001-15
Oi, Silvia. Entra em contato com a gente pelo chat na página de cadastro para podermos te auxiliar mais. Para isso, acesse https://parceiros.ifood.com.br/restaurante, clique no botão flutuante disponível no canto inferior direito do site, indique se é restaurante ou mercado, gire a seta até “Dúvidas e Soluções” e selecione “Dificuldades no site”
Não consigo cadastrar meu CNPJ, diz que cnpj não tem relação com cpf
E não consigo atendimento no chat
Oi, Raul. Entra em contato com a gente pelo chat na página de cadastro para podermos te auxiliar mais. Para isso, acesse https://parceiros.ifood.com.br/restaurante, clique no botão flutuante disponível no canto inferior direito do site, indique se é restaurante ou mercado, gire a seta até “Dúvidas e Soluções” e selecione “Dificuldades no site”
Estou tentando cadastrar aprece uma mensagem de erro ao validar cnpj , diz que encontrou informações divergentes nos dados
Oi, Kimberlly. Temos um atendimento exclusivo para cadastro via WhatsApp. Você pode clicar neste link para acessar: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1. Assim que puder, envie mensagem por lá, ok? ? Assim nossa equipe interna poderá auxiliar você.
Boa tarde,
estou tentando cadastrar minha loja de açaí no ifood.
porem quando finalizo o processo aparece a mensagem de que meu CNPJ esta inativo
porem já consultei diversas vezes na receita federal, e lá aparece como ativo !
oque devo fazer?
Oi, Leo. Tudo bem? Nesse caso, entre em contato com nossos especialistas em cadastro pelo WhatsApp: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1. ?
Tentei me cadastrar várias vezes com meu cnpj e diz que há divergências nos dados cadastrais do cnpj, já fui ver a situação do cnpj e está tudo ok, Confirmei meus dados mas mesmo assim dá erro, já ligaram pra mim e disseram que o pessoal interno ia ajudar,só que eu trabalho a tarde e é difícil eu conseguir atender. Será que tem como resolver?
Oi, Ohanna. Entra em contato pelo nosso suporte de cadastro. Você pode clicar diretamente neste link para acessar: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1. Assim que puder, envie mensagem por lá, ok? ? Nossa equipe interna vai ajudar você!
Oi Boa tarde estou com problema no neu CNPJ não aparece para vocês .
Como faço para resolver
Meu CNPJ está inapto mas mesmo assim continuo vendendo no ifood normal CNPJ 34.836.258/0001-44
Oi, Jonatas! Obrigado pelo seu comentário. É importante que seu CNPJ esteja regularizado com a Receita Federal, combinado? Vamos entender seu caso internamente.
Oi, Eloa! Seu CNPJ está em dia com a Receita Federal? Caso esteja, entre em contato com o iFood para dar andamento no seu cadastro. https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1
meu cnpj encontra-se ativo porém ao me cadastrar aparece mensagem de erro e não encontro nenhum suporte para resolver.
Oi, Ana. Se for restaurante, temos um atendimento exclusivo sobre isso. Você pode acessá-lo diretamente por este link: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1. ? Basta enviar mensagem por lá e nossa equipe interna poderá ajudar você!
estou tendo problema .. esta parecendo que ja tenho loja nao estou conseguindo finalizar
Oi, Miriam. Se for restaurante, temos um atendimento exclusivo sobre isso. Você pode acessá-lo diretamente neste link: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1. ? Basta enviar mensagem por lá, para que nossa equipe interna possa ajudar você!
Meu CNPJ se encontra inapto, mas estou em processo de regularização. Consigo fazer meu cadastro no ifood ?
Oi, Fran! É possível vender no iFood com CPF, mas existem algumas regras para esse tipo de contrato, que é temporário. Confira nosso material que explica mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/como-vender-no-ifood-com-cpf.
Ja estou com cnpj ativo porém na hora de finalizar cadastro ele ainda consta com problemas !!! Sendo que na receita ja encontra ativo!!!
olá,to tentando reativar meu cadastro não to consiguindo pois diz que há divergencia no meu cnpj, já tentei de tudo, o que faço agora?
Boa tarde estou com o CNPJ suspenso e não estou recebendo desde junho. Tem como cancelar a conta no IFOOD porque fechei o restaurante e receber esses valores que não recebi!?
Oi, parceiro! O canal oficial de atendimento é por meio do Portal do Parceiro. Por lá você consegue esclarecer dúvidas sobre sua loja e solucionar problemas da operação. Entenda mais aqui como funciona o atendimento do iFood: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/