Confira as ações do iFood para melhorar a experiência dos restaurantes

Confira, nesse bate-papo exclusivo do programa Conta aí, João, quais ações o iFood está colocando em prática para melhorar a experiência dos restaurantes.

Aqui no iFood nós estamos empenhados em oferecer uma experiência melhor a você, restaurante parceiro. Ver o seu negócio prosperando é o que realmente importa para nós.

Queremos ser uma solução para o seu negócio, e não apenas um canal de vendas. Sabemos que, para que nossa relação seja ainda mais sólida, precisamos nos aproximar ainda mais das suas necessidades e trazer as soluções que o seu negócio precisa.

Para contar um pouco das iniciativas que estamos conduzindo para melhorar a experiência dos restaurantes com o iFood, o embaixador João Barcelos convidou o Arnaldo Bertolaccini, Diretor de Experiência dos Restaurantes no iFood, para um bate-papo.

O Arnaldo está no iFood há quase 4 anos e recentemente assumiu a área com o desafio de melhorar a experiência dos restaurantes. Além dele, há um time multidisciplinar engajado no propósito de fazer os restaurantes trabalharem cada vez melhor com o iFood. Confira!

O ano de 2022 traz um novo momento da relação entre iFood e restaurantes. Queremos trazer os empreendedores parceiros para perto, para podermos ouvir, aprender e envolvê-los nas tomadas de decisões.

As ações que visam melhorar a experiência dos restaurantes estão entrando em ação. Confira as iniciativas que o iFood tem tomado!

Grupos de representação

O iFood tem consolidado grupos de trabalho para ajudar na construção de soluções coerentes com as necessidades dos estabelecimentos parceiros. Os grupos são compostos por associações que representam os restaurantes, profissionais especializados em food delivery e os próprios donos de restaurantes.

O principal objetivo com a iniciativa é manter os grupos cientes e participativos sobre o que está sendo feito no iFood. Os grupos são compostos por empreendedores de tamanhos e segmentos diversos, para que os demais parceiros sejam representados.

Melhoria Contínua

Outra iniciativa de atenção do iFood busca garantir que ferramentas essenciais para a operação do restaurante estejam funcionando da melhor forma, oferecendo uma experiência eficiente aos parceiros.

Essa ação envolve uma revisão das soluções já existentes do iFood aos estabelecimentos, em busca dos pontos de melhoria. A iniciativa visa uma experiência mais fluida e efetiva aos parceiros.

Empreendedores independentes

Desenvolver empreendedores capazes de agir de forma independente é outra missão do iFood. O objetivo é ver o seu negócio prosperar. Por isso, o iFood atua como um apoio para que o seu negócio colha os frutos.

Parte desse processo é ajudar a capacitar empreendedores para agirem de forma autônoma, preparados para vender mais sem depender exclusivamente das ações do iFood.

Canais de suporte mais eficientes

Oferecer canais de suporte mais eficientes é um desafio na relação entre iFood e empreendedores. Do lado de cá, há um time empenhado em atender bem cada demanda da rotina operacional que os restaurantes trazem.

O ponto de melhoria está na entrega de ferramentas necessárias e de mais autonomia aos profissionais responsáveis pelos canais de suporte. O iFood está agindo para que esses profissionais possam atender com mais efetividade e rapidez os chamados abertos

Combate às fraudes e cancelamentos

Fraudes e cancelamentos são problemas eventualmente enfrentados, que interferem diretamente na experiência dos restaurantes parceiros. Quando o processo logístico é feito pelo próprio restaurante, o desafio é ainda maior, já que o iFood tem menos informações sobre a entrega.

A boa notícia é que o recurso de confirmação de pedidos está sendo implementado para os restaurantes com plano básico. Agora, o entregador poderá solicitar ao cliente um código de confirmação, independentemente do plano do restaurante. Essa iniciativa tende a promover mais segurança no processo.

Outro tema tratado como prioridade pelo iFood é a busca por alternativas que permitam que o restaurante negocie prazo diretamente com o cliente, sem a necessidade de usar o chat.

Análise de perfis com mau uso da ferramenta

As soluções para minimizar os impactos de usuários que fazem mau uso da ferramenta estão sendo analisadas de perto. Um exemplo são ações em que o usuário solicita cancelamento acusando que o pedido não foi entregue, mesmo tendo sido entregue.

Para essas situações, o objetivo traçado tem sido disponibilizar um canal para que os restaurantes contestem os pedidos de cancelamento e contem com o apoio do iFood para estudar os casos.

A ação do iFood, de forma ampla, busca observar o comportamento do usuário. Consumidores com um comportamento recorrente de solicitação de cancelamento apresentam um uso da ferramenta que deve ser analisado criteriosamente.

Caso seja observado que o usuário está fazendo um mau uso da ferramenta, objetiva-se adotar iniciativas que impeçam a solicitação de novos pedidos em todo o iFood.

Essa iniciativa conta, principalmente, com o feedback de restaurantes apontando as práticas de mau uso dos usuários. Do outro lado, o iFood vai atuar na investigação do perfil e na tomada de decisão baseada nos fatores apurados.

Enquanto esse canal exclusivo não é aberto, os casos podem ser direcionados aos canais de atendimento do iFood. Você pode abrir um chamado reportando suspeita de golpe/trote no pedido em questão.

Comunicação aberta com lojas bloqueadas

Atualmente, o iFood não disponibiliza ainda canais formais de contestação para lojas bloqueadas na plataforma. Uma das ações previstas visa melhorar os canais de comunicação para que o estabelecimento e o iFood investiguem o motivo do bloqueio e definam os próximos passos.

O iFood é comprometido em garantir segurança a todos que operam na ferramenta: restaurantes, entregadores, clientes e o próprio iFood. Um dos motivos mais comuns que leva uma loja a ser bloqueada no iFood é o mau uso da ferramenta, como o abuso de promoções.

Para que o problema seja esclarecido e a loja possa voltar a operar, o iFood se propõe a abrir um diálogo direto com os restaurantes bloqueados, para que juntos possam estudar as documentações de venda e, então, permitir que o restaurante retome a operação caso seja confirmado que não houve mau uso.

O caminho para oferecer uma experiência melhor aos restaurantes passa por diversas iniciativas. A boa notícia é que os trabalhos já começaram. Mais do que um canal de vendas, queremos que você veja o iFood como um parceiro do seu negócio.

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Por iFood

166 respostas

  1. O suporte de vocês não retorna, preciso atualizar o cardápio e só aparece cardapio digital que não dá opção.

      1. Olá tenho meu restaurante aí com vcs preciso ativar e arrumar o cardápio preciso falar com um representante como faço?

        Amanda

          1. Boa tarde.
            Tudo bem…
            Me Chamo Kelle, assinei dois contatratos de refeição. Sodexo e Alelo desde Janeiro. Até momento não habitaram on LINE Sodexo e informam que alelo não pode ser incluída pois foi suspensa. ?. Já abri vários chamados sem sucesso. Mais estranho que têm outros restaurantes que aceitam alelo.

          2. Com muita caltela resolvi me arriscar na plataforma, mas fui pausada sem saber o porquê, e o pior, não consigo resposta. Desse jeito eu desisto.

      2. Já mandei diversas sugestões sobre promoções e nunca tive uma resposta. Meu restaurante participa da promoção de Entrega Grátis até 3 Km e gostaria de dar por exemplo um Cupom para quem paga a entrega por estar a mais de 3 Km mas se fizer isso os que já ganham a entrega grátis acumulam 2 descontos e meu resultado virá prejuízo. Deveria ter como personalizar mais as promoções.

        1. Oi boa noite alguém pode me tirar uma dúvida estou desesperada e vou abrir um restaurante em casa só pra vender pelo aplicativo estão falando que está ruim de chegar pedido que reduzido muito e verdade ?

      3. Estou indignada com os valores cobrados em meu repasse da semana.
        Qual foi minha surpresa ao deparar com 76,00. Vendi 800,00.
        Que cálculo é esse?

        Eu quero a correção desses valores.

      4. Passei hoje por uma situação de cancelamento do cliente.Ela simplesmente cancelou o pedido alegando que era pedido impróprio pra consumo, quando ligamos para falar com ela que o motoboy voltaria para buscar a mesma falou que já havia comido pq estava com fome . Ou seja, comeu , cancelou para não pagar e se agente não estiver ligado para abrir uma chamado de reclamaçãona plataforma , fica por isso mesmo e tomamos prejuízo.
        Acho que o ifood deveria rever esse sistema de cancelamento pelo cliente,(e isso acontece muito em vários restaurantes), pois clientes como essa agem de má fé, só fazendo pedidos para seu consumo e depois cancelam o pedidos pra serem reembolsado,ou seja querem comer de graça!!!!
        O ifood deveria pensar mais nos parceiros e acabar com esses golpes de cliente espertinho.

      5. Boa tarde peguei dois pratos em um estabelecimento, e cancelaram porém liguei pra saber o motivo e me.infoemaram que o valor do anúncio não compensava entrega, e como fico, a rejeição do estabelecimento casa dos Camarões centro

    1. Nunca usei qua foi usar
      Tento mexer e não mudar nada
      Não sei se tenho que abrir outra restaurante
      Não tem como mudar o cardápio
      O que eu faço?

      1. Gostaria de um suporte para cancelamento que funciona o de vocês só serve para clientes que gosta de comer e não pagar, porque é fácil cancelar.

    2. Tenho minha adega no IFood e estava tendo vendas boas até que o IFood me bloqueio por 4 meses não falam o motivo é simplesmente bloqueio todos meus repasse estou sem vender nada e sem ganhar o dinheiro ….. quero que o IFood resolve minha situação se não vou até o procon para resolver

      1. Oi, Gabrielle. Você consegue realizar a abertura de chamado pelo Portal do Parceiro? Vamos verificar e te dar um melhor retorno por lá.

        1. Não consegue não, e quando encontra alguém educado, mas que passa o telefone do ZAP que não responde. O restaurante precisa de atenção, se todos saírem o Ifood fecha.

  2. Boa tarde estou com dificuldade ,em receber meus repasses ,não estão passando direito ,pode-me ajudar ,se vcs não procurar para resolvermos amigalvemente ,eu entrarei na justiça e vcs estão repassando para conta que não autorizei

    1. E eu não recebi nada desde que abrir o meu restaurante ridículo meu lucro bruto de tudo estão com o ifood e nunca me repasaram nada ! Decepcionante e frustado infelizmente já pensei em desisti do ifood !

  3. Quero saber porque desde Dezembro estou fora da plataforma do ifood comerá me falado de uma estabilidade rum mais iria melhorar porém estou sem atende e sem poder acesa o portal do parceiro Dedé Dezembro e não me dero nenhum explicação. Até o momento. O nome do meu estabelecimento é (Delícias da guia)

    1. Oi, Maria! Ajustamos o seu acesso no Portal do Parceiro. Você pode acessar novamente agora, por favor? Se continuar com algum problema, volte a nos chamar! =)

  4. Post interessante. Mas estou a meses tentando mudar a minha conta bancária e não consigo. Pior é que geram o contrato assim, mas não alteram.

    Cadastram a conta com CPF, sendo essa CNPJ e no chat ainda dizem que o problema é do banco. Falta melhorar o básico para começar, porque a atendente não sabe como funciona um TED.

    1. Oi, João! Como vai? Poxa, a gente sente muito por isso. Estamos empenhados a melhorar nossa relação com você. Por favor, No Portal do Parceiro você consegue consultar a conta bancária cadastrada. Caso precise de algum suporte na alteração, o ideal é que você acione abra um chamado diretamente na aba “Chamados e ajuda”, do próprio Portal do Parceiro — por lá, nosso time de atendimento dará o suporte que você precisa.

  5. Boa tarde tenho minha loja na plataforma mais não consigo entrar nem acessar o portal do parceiro deste então estou sem trabalhar gostaria de resolver esse problema quero reabrir minha loja novamente para trabalhar

  6. O ifford mudou bastante, principalmente com estabelecimento com quem adquirirá entrega grátis, ganhava bastante semanal 9,6,8 mil por semana tiraro minha entraga grátis por ativar uma entrega com limite de valor caio bastante, acredito q não só comigo mais em todos os estabelecimento, agora o cliente só tem entrega grátis se ele compra 40 reais ,o que compra 40 já não precisa de entrega grátis, agora aquele que tem pouca condição de comprar já gostava e faz com mais frequência, poderia voltar neh

  7. Boa tarde sim a plataforma é o canal de comunicação e marketing específico para o meu restaurante já tive oportunidade de ganhar dinheiro com o aplicativo porém tudo mudou tivemos aumento assoberbado em nosso país temos muitos prejuízos causados por entregas mau sucedida cancelamento depois de consumo tentei tomar um empréstimo no mova mais me foi negada por causa do meu faturamento

    1. Oi, Eliene! Como vai? Sentimos muito por isso. Estamos trabalhando para que melhorar a experiência de pessoas como você! Queremos que seu negócio cresça junto com o iFood. Veja só: já lançamos uma funcionalidade de confirmação de entrega, para promover mais segurança na operação logística. Estamos preparando ainda mais para você! 😉

      1. Boa tarde.
        Tudo bem…
        Me Chamo Kelle, assinei dois contatratos de refeição. Sodexo e Alelo desde Janeiro. Até momento não habitaram on LINE Sodexo e informam que alelo não pode ser incluída pois foi suspensa. ?. Já abri vários chamados sem sucesso. Mais estranho que têm outros restaurantes que aceitam alelo.

  8. Oi vendo pelo 8dood ha mais de 4 anos, tenho boa formação e claro muita experiencia como parceiro Ifood. Gostaria de particopar como dono de restaurante do grupo de representações. Tenho certeza que minha participação será c9nstruriva e importante.

    1. Oi, Lysandro! Como vai? Nesse momento, o grupo foi fechado com parceiros de cidades e culinárias diferentes, assim como plano contratado (básico e entrega). Esses critérios foram adotados para termos uma boa variedade dentro do grupo. Na próxima configuração do grupo, vamos estudar alguma maneira para que os parceiros possam se inscrever. Por enquanto, peço que continue participando ativamente nos nossos canais de interação, trazendo suas contribuições. ?

  9. Minha conta de motorista não foi aprovada e estou precisando muito dela oque faço? Pois de alguns amigos meus em semanas já foi aprovada e ele nem usa,quem precisa mesmo não consegue de imediata.

  10. E a fraude, em que os clientes cancelam alegando que os itrns foram errados? E a gente contrsta e nada! Tenho uma contestação dessa em análise, a mais de um mês…e quando alegam que o produto foi impróprio para consumo? O pior que sempre são pedidos de 2 pizzas familias+ refrigerantes, coisa de.golpistas mesmo…tem que haver uma solução!

    1. Oi, Carla! Evitar ações fraudulentas e cancelamentos indevidos é um assunto que está sendo bem debatido por aqui. Recentemente lançamos o processo de confirmação de entrega para restaurantes que têm o plano básico. Estamos trabalhando em diferentes ações para que os restaurantes tenham uma experiência cada vez melhor com a gente.

      1. O que a confirmação de entrega tem a ver com itens cancelados por falta de ítens ou impróprio para consumo?.
        Vocês precisam parar de aceitar esse tipo de cancelamentos sem sequer dar a chance de o o restaurante se defender.
        Ainda bem que a Americanas Delivery está chegando para socorrer os restaurantes regens do ifood.

    2. Já tive 300 reais de pedido essa semana, e pior que esses individuo só pede pedido grande. Aí vc entra em contato com essa merda desse ifood e nada é resolvido

    1. Oi, Naiff! Como vai? Cada CNPJ pode ser utilizado em apenas uma loja do iFood. Para abrir lojas diferentes, é preciso fazer um novo cadastro.

  11. Boa tarde. Sou Ivanilde, da loja “DINDIN VAN VAN DELÍCIAS”.
    Minha loja estava no nível aprendiz, e agora está no nível iniciante, meu contrato é entrega parceira. Era pra minha loja lançar ítens novos, e agora pedem que faça o pedido mínimo. Como posso fazer tais coisa, se é o Ifood que delibera meu pedido mínimo, as formas de pagamento é tudo definido pelo Ifood. Meu gestor de pedidos está na versão 8.0.1.P (bWFpbg==)(7.0.2-YmV0YQ==)
    Não consigo mudar preço, excluir ítem e nem adicionar ítem. Abrí vários chamados, porém não adianta, nenhuma resposta.

    1. Oi, Ivanilde! Como vai? Observei aqui que o seu último contato feito com a nossa equipe de atendimento foi em janeiro. Nosso canal de suporte é o ideal para ajudar você a resolver essa questão. Para isso, abra a aba Chamados e ajuda no Portal do Parceiro e clique em Atendimento.

  12. Boa tarde. Sou Ivanilde, da loja “DINDIN VAN VAN DELÍCIAS”.
    Minha loja estava no nível aprendiz, e agora está no nível iniciante, meu contrato é entrega parceira. Era pra minha loja lançar ítens novos, e agora pedem que faça o pedido mínimo. Como posso fazer tais coisa, se é o Ifood que delibera meu pedido mínimo, as formas de pagamento é tudo definido pelo Ifood. Meu gestor de pedidos está na versão 8.0.1.P (bWFpbg==)(7.0.2-YmV0YQ==)
    Não consigo mudar preço, excluir ítem e nem adicionar ítem. Abrí vários chamados, porém não adianta, nenhuma resposta. É primeira vez que comento. Por gentileza preciso de resposta.

    1. Oi, Ivanilde! Como vai? Observei aqui que o seu último contato feito com a nossa equipe de atendimento foi em janeiro. Nosso canal de suporte é o ideal para ajudar você a resolver essa questão. Para isso, abra a aba Chamados e ajuda no Portal do Parceiro e clique em Atendimento.

  13. Teremos atualizações relacionadas a quantidade em estoque? Acho importante o ifood pensar nessa necessidade dos restaurantes, principalmente os itens industrializados tem uma quantidade limitada dentro dos restaurantes e ter a opção de informar a quantidade que possuo para a plataforma informar isso ao cliente evitaria que o pedido fosse cancelado por ter quantidade insuficiente para atender ao pedido do pedido. Mesmo alguns itens preparados possuem essa necessidade. Imagine uma doceria que fábrica pão de mel, num dia são produzidos X pães de mel que podem estar disponíveis ao cliente, conforme os pedidos são realizados essa quantidade de estoque vai reduzindo automaticamente para que o cliente saiba quantas undd ele pode solicitar. Como é feito em marketplaces de tecnologia.

    1. Oi, Kenia! Obrigado por compartilhar essa excelente sugestão de melhoria com a gente. Enquanto discutimos o assunto por aqui, você pode pausar os produtos esgotados diretamente no Gestor de Pedidos. Seu comentário é muito importante! Estamos trabalhando para oferecer uma experiência ainda melhor a você!

    2. Parei de usar o app, por 2 motivos.
      1 – Cancelamentos propositais por clientes sem vergonha que sabem da falha do sistema.

      2 – Tempo de Produção e Entrega
      No sistema colocamos o tempo que precisamos para produzir aquele prato do cardápio, porém o tempo que o ifood precisa pra chegar até o cliente é outro. Sugiro o ifood ter algum dispositivo que nós parceiros possamos comunicar que o pedido está pronto pra ser entregue, daí o sistema disponibilizaria o entregador mais próximo do estabelecimento e o pedido chegaria mais rápido do que o limite informado ao cliente na venda e com as condições mínimas para o cliente consumir. Ganharíamos muitos pontos com antendimento rápido e preciso. E nós não teríamos que produzir um novo pedido para ele chegar quente ao cliente.

      1. Oi, Wesley! Obrigado pelo seu comentário. Sentimos muito pela experiência negativa que você teve. Mas saiba que, do lado de cá, estamos bem empenhados a oferecer uma experiência ainda melhor para nossos parceiros. Ver o seu negócio crescendo é muito importante para nós!

  14. Boa tarde e muito bom ter um canal pra falar eu so esta semana recebi 2 pedidos do mesmo cliente e o mesmo cancelou tive um.pedido no meu restaurante que o rapaz recebeu comeu e cancelou cm produto impróprio o ifood deveria ter algum sistema cancelou tá errado mandar locar um motoboy pra retirar o pedido antes de cancelar assim vai evitar este problema com cancelamentos e simples e fácil o ifood paga a metade e o restaurante a metade pro motoboy obrigado

  15. Tenho muitos problemas com o App,e com o processo de entrega , gostaria de saber sem tem alguém para ajudar pois estou me sentindo abandonado … não consigo falar com ninguém sobre meus e problemas e como solucionar.. super difícil o atendimento e péssimo atendimento. Muito Obrigado espero retorno ..

  16. Boa tarde …eu preciso fazer a exclusão do serviço do ifood do meu restaurante E não consigo contato e infelizmente já estou com o restaurante fechado à meses sem excluir o contrato

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