Confira as ações do iFood para melhorar a experiência dos restaurantes

Confira, nesse bate-papo exclusivo do programa Conta aí, João, quais ações o iFood está colocando em prática para melhorar a experiência dos restaurantes.

Aqui no iFood nós estamos empenhados em oferecer uma experiência melhor a você, restaurante parceiro. Ver o seu negócio prosperando é o que realmente importa para nós.

Queremos ser uma solução para o seu negócio, e não apenas um canal de vendas. Sabemos que, para que nossa relação seja ainda mais sólida, precisamos nos aproximar ainda mais das suas necessidades e trazer as soluções que o seu negócio precisa.

Para contar um pouco das iniciativas que estamos conduzindo para melhorar a experiência dos restaurantes com o iFood, o embaixador João Barcelos convidou o Arnaldo Bertolaccini, Diretor de Experiência dos Restaurantes no iFood, para um bate-papo.

O Arnaldo está no iFood há quase 4 anos e recentemente assumiu a área com o desafio de melhorar a experiência dos restaurantes. Além dele, há um time multidisciplinar engajado no propósito de fazer os restaurantes trabalharem cada vez melhor com o iFood. Confira!

O ano de 2022 traz um novo momento da relação entre iFood e restaurantes. Queremos trazer os empreendedores parceiros para perto, para podermos ouvir, aprender e envolvê-los nas tomadas de decisões.

As ações que visam melhorar a experiência dos restaurantes estão entrando em ação. Confira as iniciativas que o iFood tem tomado!

Grupos de representação

O iFood tem consolidado grupos de trabalho para ajudar na construção de soluções coerentes com as necessidades dos estabelecimentos parceiros. Os grupos são compostos por associações que representam os restaurantes, profissionais especializados em food delivery e os próprios donos de restaurantes.

O principal objetivo com a iniciativa é manter os grupos cientes e participativos sobre o que está sendo feito no iFood. Os grupos são compostos por empreendedores de tamanhos e segmentos diversos, para que os demais parceiros sejam representados.

Melhoria Contínua

Outra iniciativa de atenção do iFood busca garantir que ferramentas essenciais para a operação do restaurante estejam funcionando da melhor forma, oferecendo uma experiência eficiente aos parceiros.

Essa ação envolve uma revisão das soluções já existentes do iFood aos estabelecimentos, em busca dos pontos de melhoria. A iniciativa visa uma experiência mais fluida e efetiva aos parceiros.

Empreendedores independentes

Desenvolver empreendedores capazes de agir de forma independente é outra missão do iFood. O objetivo é ver o seu negócio prosperar. Por isso, o iFood atua como um apoio para que o seu negócio colha os frutos.

Parte desse processo é ajudar a capacitar empreendedores para agirem de forma autônoma, preparados para vender mais sem depender exclusivamente das ações do iFood.

Canais de suporte mais eficientes

Oferecer canais de suporte mais eficientes é um desafio na relação entre iFood e empreendedores. Do lado de cá, há um time empenhado em atender bem cada demanda da rotina operacional que os restaurantes trazem.

O ponto de melhoria está na entrega de ferramentas necessárias e de mais autonomia aos profissionais responsáveis pelos canais de suporte. O iFood está agindo para que esses profissionais possam atender com mais efetividade e rapidez os chamados abertos

Combate às fraudes e cancelamentos

Fraudes e cancelamentos são problemas eventualmente enfrentados, que interferem diretamente na experiência dos restaurantes parceiros. Quando o processo logístico é feito pelo próprio restaurante, o desafio é ainda maior, já que o iFood tem menos informações sobre a entrega.

A boa notícia é que o recurso de confirmação de pedidos está sendo implementado para os restaurantes com plano básico. Agora, o entregador poderá solicitar ao cliente um código de confirmação, independentemente do plano do restaurante. Essa iniciativa tende a promover mais segurança no processo.

Outro tema tratado como prioridade pelo iFood é a busca por alternativas que permitam que o restaurante negocie prazo diretamente com o cliente, sem a necessidade de usar o chat.

Análise de perfis com mau uso da ferramenta

As soluções para minimizar os impactos de usuários que fazem mau uso da ferramenta estão sendo analisadas de perto. Um exemplo são ações em que o usuário solicita cancelamento acusando que o pedido não foi entregue, mesmo tendo sido entregue.

Para essas situações, o objetivo traçado tem sido disponibilizar um canal para que os restaurantes contestem os pedidos de cancelamento e contem com o apoio do iFood para estudar os casos.

A ação do iFood, de forma ampla, busca observar o comportamento do usuário. Consumidores com um comportamento recorrente de solicitação de cancelamento apresentam um uso da ferramenta que deve ser analisado criteriosamente.

Caso seja observado que o usuário está fazendo um mau uso da ferramenta, objetiva-se adotar iniciativas que impeçam a solicitação de novos pedidos em todo o iFood.

Essa iniciativa conta, principalmente, com o feedback de restaurantes apontando as práticas de mau uso dos usuários. Do outro lado, o iFood vai atuar na investigação do perfil e na tomada de decisão baseada nos fatores apurados.

Enquanto esse canal exclusivo não é aberto, os casos podem ser direcionados aos canais de atendimento do iFood. Você pode abrir um chamado reportando suspeita de golpe/trote no pedido em questão.

Comunicação aberta com lojas bloqueadas

Atualmente, o iFood não disponibiliza ainda canais formais de contestação para lojas bloqueadas na plataforma. Uma das ações previstas visa melhorar os canais de comunicação para que o estabelecimento e o iFood investiguem o motivo do bloqueio e definam os próximos passos.

O iFood é comprometido em garantir segurança a todos que operam na ferramenta: restaurantes, entregadores, clientes e o próprio iFood. Um dos motivos mais comuns que leva uma loja a ser bloqueada no iFood é o mau uso da ferramenta, como o abuso de promoções.

Para que o problema seja esclarecido e a loja possa voltar a operar, o iFood se propõe a abrir um diálogo direto com os restaurantes bloqueados, para que juntos possam estudar as documentações de venda e, então, permitir que o restaurante retome a operação caso seja confirmado que não houve mau uso.

O caminho para oferecer uma experiência melhor aos restaurantes passa por diversas iniciativas. A boa notícia é que os trabalhos já começaram. Mais do que um canal de vendas, queremos que você veja o iFood como um parceiro do seu negócio.

Quer acompanhar mais novidades sobre as ações do iFood? Assine nossa newsletter!

166 respostas

  1. Não consigo acessar o portal do parceiros. Preciso saber o motivo do fechamento e quando terei acesso novamente.

  2. Estou a meses tentando que o ifood entre em contato comigo

    Meu código para entrar no portal do ifood não chega

    Vocês não resolvem o problema do restaurante

    1. Oi, Vitória. Temos um novo procedimento pra recuperação de acesso. Você pode clicar direto na opção “Esqueci meu e-mail” no site do Portal do Parceiro e, em vez de um formulário, algumas perguntas serão feitas para confirmar seus dados. 🙂

  3. Simplesmente no dia 06/05 recebi um pedido…
    Fiz o pedido mandei entregar e quando fui ver o pedido cancelado o cliente relatou que o pedido n tinha sido entregue… Como isso?… Aí o ifood vai lá e simplesmente aceita a solicitação do cliente…. E a loja como fica nessa situação?…
    Número do pedido 1778…
    Não pergunta a loja não dá uma satisfação a loja… Simplesmente vai lá e aceita a solicitação do cliente.. e a loja fica no prejuízo… Até quando IFOOD? DA SUPORTE A LOJA TBM NE SO CLIENTE NAO…
    Vcs no estão vendo q tá cheio de golpista?.. mais msm assim da suporte a eles …
    Entre em contato com a loja e pergunta oq está acontecendo….
    Agr se n resolver eu fico no pedido e o cliente de barriga cheia me poupe em…

  4. Olha uma coisa que acontece com muita frequência, ey o motoboy aceitar o pedido, daí aparece que o mesmo está por exemplo a três minutos e não chega nunca, daí olhamos no mapa e o bunitao está parado no mesmo lugar, olho de novo e está no mesmo lugar, daí a gente liga , na maioria das vezes não atendem, qdo atendem é uma ignorância só, dizem que não vão vir, ou que aceitou sem querer, enfim , a gente vai lá prepara o alimento tudo certinho, quentinho, e fica nessa embromação, será que vcs não conseguem ver o de está o motoboy mandar um aviso,
    Outra coisa , qdo o motoboy vem retira um pedido, e vai pro lado totalmente oposto da minha entrega, ou seja , ele está com outro pedido de outra plataforma, e só depois ele vai fazer a minha entrega, daí a comida chega fria , murcha sem qualidade e quem paga o pato nós restaurantes, ah outra coisa , diz lá na tela que o motoboy chegou, vamos lá pra ver não tem ninguém, daí mais uma vez olhamos no mapa e vemos que está parado em frente a outra loja, claro pra retirar algum pedido, e mais uma vez nos com pedido pronto esfriando , tenho certeza que dá pra dar um jeito pq na cabeça do cliente a culpa sempre é da loja, faz alguma coisa aí nesse sistema pra ser mais inteligente e não permitir estás atitudes

    1. Oi Flavio! Sentimos muito por essa ocorrencia, essa não é a experiencia que queremos entregar. Para conseguirmos entender melhor seu caso, você pode falar com nosso time pelo atendimento no Portal do Parceiro. Você pode clicar em Chamados e ajuda no menu lateral pra encontrar a opção. Temos algumas soluções no iFood, que podem te ajudar,

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  7. Estou tentando entrar no portal do parceiro nao consigo … fiquei um tempo sem entrar e agora que qero voltar a vender nao consigo acessar ..

    1. Ei, Amanda! Como você não movimentou a sua loja nesse período, é provável que seu cadastro tenha sido cancelado por inatividade. Envie uma mensagem direta para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) informando o CNPJ de cadastro. Assim conseguiremos analisar seu caso internamente e te dar a melhor orientação. ❤️

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