Confira as ações do iFood para melhorar a experiência dos restaurantes

Confira, nesse bate-papo exclusivo do programa Conta aí, João, quais ações o iFood está colocando em prática para melhorar a experiência dos restaurantes.

Aqui no iFood nós estamos empenhados em oferecer uma experiência melhor a você, restaurante parceiro. Ver o seu negócio prosperando é o que realmente importa para nós.

Queremos ser uma solução para o seu negócio, e não apenas um canal de vendas. Sabemos que, para que nossa relação seja ainda mais sólida, precisamos nos aproximar ainda mais das suas necessidades e trazer as soluções que o seu negócio precisa.

Para contar um pouco das iniciativas que estamos conduzindo para melhorar a experiência dos restaurantes com o iFood, o embaixador João Barcelos convidou o Arnaldo Bertolaccini, Diretor de Experiência dos Restaurantes no iFood, para um bate-papo.

O Arnaldo está no iFood há quase 4 anos e recentemente assumiu a área com o desafio de melhorar a experiência dos restaurantes. Além dele, há um time multidisciplinar engajado no propósito de fazer os restaurantes trabalharem cada vez melhor com o iFood. Confira!

O ano de 2022 traz um novo momento da relação entre iFood e restaurantes. Queremos trazer os empreendedores parceiros para perto, para podermos ouvir, aprender e envolvê-los nas tomadas de decisões.

As ações que visam melhorar a experiência dos restaurantes estão entrando em ação. Confira as iniciativas que o iFood tem tomado!

Grupos de representação

O iFood tem consolidado grupos de trabalho para ajudar na construção de soluções coerentes com as necessidades dos estabelecimentos parceiros. Os grupos são compostos por associações que representam os restaurantes, profissionais especializados em food delivery e os próprios donos de restaurantes.

O principal objetivo com a iniciativa é manter os grupos cientes e participativos sobre o que está sendo feito no iFood. Os grupos são compostos por empreendedores de tamanhos e segmentos diversos, para que os demais parceiros sejam representados.

Melhoria Contínua

Outra iniciativa de atenção do iFood busca garantir que ferramentas essenciais para a operação do restaurante estejam funcionando da melhor forma, oferecendo uma experiência eficiente aos parceiros.

Essa ação envolve uma revisão das soluções já existentes do iFood aos estabelecimentos, em busca dos pontos de melhoria. A iniciativa visa uma experiência mais fluida e efetiva aos parceiros.

Empreendedores independentes

Desenvolver empreendedores capazes de agir de forma independente é outra missão do iFood. O objetivo é ver o seu negócio prosperar. Por isso, o iFood atua como um apoio para que o seu negócio colha os frutos.

Parte desse processo é ajudar a capacitar empreendedores para agirem de forma autônoma, preparados para vender mais sem depender exclusivamente das ações do iFood.

Canais de suporte mais eficientes

Oferecer canais de suporte mais eficientes é um desafio na relação entre iFood e empreendedores. Do lado de cá, há um time empenhado em atender bem cada demanda da rotina operacional que os restaurantes trazem.

O ponto de melhoria está na entrega de ferramentas necessárias e de mais autonomia aos profissionais responsáveis pelos canais de suporte. O iFood está agindo para que esses profissionais possam atender com mais efetividade e rapidez os chamados abertos

Combate às fraudes e cancelamentos

Fraudes e cancelamentos são problemas eventualmente enfrentados, que interferem diretamente na experiência dos restaurantes parceiros. Quando o processo logístico é feito pelo próprio restaurante, o desafio é ainda maior, já que o iFood tem menos informações sobre a entrega.

A boa notícia é que o recurso de confirmação de pedidos está sendo implementado para os restaurantes com plano básico. Agora, o entregador poderá solicitar ao cliente um código de confirmação, independentemente do plano do restaurante. Essa iniciativa tende a promover mais segurança no processo.

Outro tema tratado como prioridade pelo iFood é a busca por alternativas que permitam que o restaurante negocie prazo diretamente com o cliente, sem a necessidade de usar o chat.

Análise de perfis com mau uso da ferramenta

As soluções para minimizar os impactos de usuários que fazem mau uso da ferramenta estão sendo analisadas de perto. Um exemplo são ações em que o usuário solicita cancelamento acusando que o pedido não foi entregue, mesmo tendo sido entregue.

Para essas situações, o objetivo traçado tem sido disponibilizar um canal para que os restaurantes contestem os pedidos de cancelamento e contem com o apoio do iFood para estudar os casos.

A ação do iFood, de forma ampla, busca observar o comportamento do usuário. Consumidores com um comportamento recorrente de solicitação de cancelamento apresentam um uso da ferramenta que deve ser analisado criteriosamente.

Caso seja observado que o usuário está fazendo um mau uso da ferramenta, objetiva-se adotar iniciativas que impeçam a solicitação de novos pedidos em todo o iFood.

Essa iniciativa conta, principalmente, com o feedback de restaurantes apontando as práticas de mau uso dos usuários. Do outro lado, o iFood vai atuar na investigação do perfil e na tomada de decisão baseada nos fatores apurados.

Enquanto esse canal exclusivo não é aberto, os casos podem ser direcionados aos canais de atendimento do iFood. Você pode abrir um chamado reportando suspeita de golpe/trote no pedido em questão.

Comunicação aberta com lojas bloqueadas

Atualmente, o iFood não disponibiliza ainda canais formais de contestação para lojas bloqueadas na plataforma. Uma das ações previstas visa melhorar os canais de comunicação para que o estabelecimento e o iFood investiguem o motivo do bloqueio e definam os próximos passos.

O iFood é comprometido em garantir segurança a todos que operam na ferramenta: restaurantes, entregadores, clientes e o próprio iFood. Um dos motivos mais comuns que leva uma loja a ser bloqueada no iFood é o mau uso da ferramenta, como o abuso de promoções.

Para que o problema seja esclarecido e a loja possa voltar a operar, o iFood se propõe a abrir um diálogo direto com os restaurantes bloqueados, para que juntos possam estudar as documentações de venda e, então, permitir que o restaurante retome a operação caso seja confirmado que não houve mau uso.

O caminho para oferecer uma experiência melhor aos restaurantes passa por diversas iniciativas. A boa notícia é que os trabalhos já começaram. Mais do que um canal de vendas, queremos que você veja o iFood como um parceiro do seu negócio.

Quer acompanhar mais novidades sobre as ações do iFood? Assine nossa newsletter!

Por iFood

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166 respostas

  1. boa noite a quem possa interessar eu queria saber uma coisa quando chove fecha area quando sai sol fecha area e cm fica os restaurante parceiro com entrega ifood temos prejuizos nao vendemos e nao ganhamos e os prejuizos sera que vai melhorar isto ? cancelamento de pedidos o ifood cancela sem antes comunicar o restaurante o cliente alega qualquer coisa e o ifoiod aceita e pronto quem fica no prejuizo restaurante? sera que nao ta na hora de fazer alguam coisa pra ajudar os motoboys conheco alguns que fala mesmo nao vai trabalhar na chuva sem uma ajuda ai migra pra lalamove sai sol os motoboys nao trabalha no sol o que fazer nao seria uma auternativa de fazer algo urgente eu estou agora neste exato momento com area de 1 km pra vender por falta de motoboy dia 14/03/2022 20:41 min cm vou fazer to acostumado trabalhar das 11 ate as 23 tenho que fechar meus custos funcionario aluguel cm vou fazer agradeco pela oportunidade de desabafar obrigado

    1. Oi, Luiz!
      Aqui no iFood nós levamos a segurança dos entregadores muito a sério. Conheça aqui algumas iniciativas do iFood às pessoas entregadoras parceiras. Da mesma forma que as pessoas entregadoras são muito importantes para nós, você, restaurante parceiro, também é. Estamos focados em desenvolver iniciativas para que possamos trabalhar cada vez melhor juntos. Continue acompanhando as novidades do blog iFood para Parceiros para ficar por dentro de tudo!

  2. Olá, fiz o cadastro porém quando coloco em entrar na conta o e-mail, não tenho acesso a senha, coloca em recuperar senha, porém não chega o email para que eu possa fazer isso …. gostaria que me retornasse, pois estou cadastrado porém não estou tendo acesso a conta !

  3. Eu gostaria muito de postar fotos no feed até para alavancar minhas vendas mas eu não posso o Ifood parece que selecionou apenas alguns restaurantes inclusive restaurantes que vedem muito estão lá mas eu também gostaria de ter essa mesma oportunidade que o Ifood dão para os grandes restaurantes como eu posso crescer no ifood se eu não.tenho a mesma oportunidade

    1. Oi, Valdirene!
      O Feed iFood é disponibilizado um período após o cadastro do restaurante. Em breve você conseguirá divulgar suas fotos a seus clientes.

  4. Eu gostaria muito de postar fotos no feed até para alavancar minhas vendas mas eu não posso o Ifood parece que selecionou apenas alguns restaurantes inclusive restaurantes que vedem muito estão lá mas eu também gostaria de ter essa mesma oportunidade que o Ifood dão para os grandes restaurantes como eu posso crescer no ifood se eu não.tenho a mesma oportunidade

    1. Oi, Valdirene!
      Restaurantes recém-cadastrados, realmente, não têm o recurso do Feed iFood disponível. Mas tenha calma! Essa funcionalidade é disponibilizada a todos após um tempo de uso da plataforma iFood.

  5. BOA NOITE. ESTAMOS HÁ VARIOS MESES SEM CONSEGUIR ACESSAR O RESTAURANTE NA PLATAFORMA. TENTEI POR DIVERSOS MEIOS FALAR COM A EQUIPE IFOOD E NÃO OBTIVEMOS ÊXITO. NÃO EXISTE NENHUM MEIO QUE POSSAMOS FALAR COM VOCÊS PARA NOS AJUDAR A ABRIR O RESTAURANTE NA PLATAFORMA? NOS AJUDE A RESOLVER ESSE PROBLEMA. NOSSO NÚMERO : (71) 98134 7273.

  6. Boa noite ifood já tem 4 dia que abri meu restaurante só não estou conseguindo abri portal porque e-mail foi cadastrado está errado não consigo suporte lugar nenhum pedi pra abri chamado e tudo so tem 3 ou 4 dia sem nenhum opção de retorno você não oferece um telefone pra restaurante entra em contato nenhum WhatsApp nenhum apoio pro restaurante que está começado no meu caso já estou me sentindo chateado com isso imagine depois consegui ser vai ser transtorno final ficou meio chateado com situação você oferece nois restaurante correto aguardo um suporte de você mais breve possível pois fica difícil a gente trabalha sem nenhum suporte

    1. Oi, João Paulo! Poxa, a gente sente muito por isso. Estamos trabalhando para conseguirmos dar o suporte que você precisa. Para recuperar o e-mail, o ideal é que você preencha este formulário relatando suas dificuldades no acesso. Logo depois nossa equipe seguirá no atendimento, combinado?

  7. Entrei na plataforma com a minha loja a dois meses e se funcionou bem por dois finais de semana foi muito.

    Vive com instabilidade, pausando meus produtos sem autorização, cardápio não funciona direito, e quando funciona trava na parte de pagamento, fica muito mais dias assim, do que funcionando normalmente, sabemos destes detalhes pois, clientes antigos que levamos para a plataforma, nos informaram desta dificuldade para comprar. Fico imaginando quantas vendas posso ter perdido por este mesmo problema e quantos novos clientes desistiram de comprar comigo e podem ter ido para meu concorrente.

    Talvez em algum momento o Ifood foi bom, mas hoje não passa de uma plataforma que dá muito cupom para os clientes e cobra um absurdo de taxas dos restaurantes (quando funciona)

    Sábado é o maior dia de vendas do meu estabelecimento e hoje, quando abri chamado para resolver um dos tantos problemas, o suporte me diz que conseguem resolver em 72h apenas.

    Lamento por quem depende apenas do ifood para vender, ainda bem que não é o meu caso.

    Por este e outros motivos, estou pensando seriamente em retirar meus produtos da plataforma.

    O que vocês (ifood) vão fazer quando tiverem muitos clientes com cupons para gastar e sem nenhum restaurante parceiro para vender?

    Deem mais atenção e soluções mais efetivas para seus parceiros antes que todos cansem e se retirem tambem.

  8. Olá boa tarde fiz parceria com ifood tá tudo certinho quando eu entro no gestor de pedido diz que minha loja se encontra aberta mas quando a pessoa vai fazer um pedido pelo ifood na minha loja não acha e como se ela não existisse preciso de ajuda

  9. somos uma floricultura, fazemos parte da plataforma a 8 meses e as vendas ainda não aconteceram do jeito que esperávamos , alguma sugestão ou caminho mais fácil para que aconteça.

  10. Gostaria que a plataforma tivesse uma opção do parceiro confirmar que o pedido está pronto e só então mandarem um entregador. Os entregadores chegam com 2 minutos e já querem que o pedido esteja pronto, isso atrapalha muito a produção do restaurante e acaba nos deixando desanimados e com frustrações.
    Espero muito por essa melhoria.

  11. Boa tarde,

    Abri vários chamados para arrumar o layout do meu restaurante, onde o mesmo estava como mercado e os clientes não estavam conseguindo comprar. A melhor solução foi o cancelamento do contrato (cancelado dia 06/04/2022) e no momento estou com algumas dúvidas?

    1 – Posso me cadastrar novamente a partir de qual data??

    2 – Caso eu possa me cadastrar agora, meus repasses pendentes vão cair normalmente em minha conta??

    3 – Tem algum custo o cancelamento do contrato ou algum custo para cadastrar novamente meu restaurante na plataforma Ifood??

    4 – Tenho alguns pedidos para conferir no financeiro do portal e não estou conseguindo entrar, como faço??

  12. Olá, boa noite não estou conseguindo alteração de dados bancários no meu portal. Tem dois meses, gostaria de solucionar meu problema, mesmo por que o telefone de suporte não atende ‘

    1. Oi, Izanete! Você pode contar com nossos canais de atendimento para ter o suporte necessário nesse assunto. Acesse o Portal do Parceiro, clique em Chamados e Ajuda e, então, clique em Atendimento. Nosso time de suporte está à disposição para ajudar você!

  13. Olá,
    Minha loja está bloqueada deste de sexta-feira pelo motivo informado ( Pendência financeira – Sua loja está fechada no iFood devido a questões financeiras. Entre em contato com o nosso time para resolvermos sua situação.) mas não estou conseguindo entrar em contato com a central para entender e resolver o meu problema.

    Minha loja se chama MayDrinks, por favor poderiam entrar em contato.
    Grata.

    1. Oi, Mayran! Você pode contar com nossos canais de atendimento para ter o suporte necessário nesse assunto. Acesse o Portal do Parceiro, clique em Chamados e Ajuda e, então, clique em Atendimento. Nosso time de suporte está à disposição para ajudar você!

  14. Olá boa noite
    Faz 2 semanas que tendo entrar na plataforma, so da erro, ja fiz contato com duas funcionárias, as mesmas, não me deram a mínima atenção, visualizou as mensagens, mas não responde.
    Gostaria de voltar a trabalhar no afood, ja faz mais de ano que não uso,
    Tentei fazer outra cadastro, mas não consigo, por causa do CNPJ já esta cadastrado.

    1. Oi, Bianca. Primeiro, queremos te pedir desculpas por essa experiência, que não condiz com o que acreditamos ser o melhor relacionamento entre iFood e parceiros. Temos um chat exclusivo pra te atender com essas questões: ele fica no canto inferior direito do site https://parceiros.ifood.com.br. Vai ser um prazer ajudar! 🙂 Ah, não esqueça de selecionar se é restaurante ou mercado e rolar até a aba “Dúvidas e soluções”. Estaremos por aqui. <3

  15. O pedido mínimo da minha loja era de 20,00. Baixaram para 10,00 sem me avisarem e agora além de não ter mais lucro, estou tendo prejuízo . Estou literalmente pagando para o cliente comer. Não me diga para falar com o chat pois o site de vocês não me dá essa opção. Vocês têm só perguntas pré estabelecidas que não atendem meu problema. O que eu faço? Estou desesperada!

    1. Oi, Gabriela. Vamos te ajudar com isso, tudo bem? Precisamos que envie uma solicitação para o nosso time interno contato o seu caso – basta acessar o Portal do Parceiro, e clicar na opção “Chamados e ajuda” no menu lateral, e depois em “Atendimento”. Aguardamos sua mensagem.

  16. O pedido mínimo da minha loja era de 20,00. Baixaram para 10,00 sem me avisarem e agora além de não ter mais lucro, estou tendo prejuízo . Estou literalmente pagando para o cliente comer. Não me diga para falar com o chat pois o site de vocês não me dá essa opção. Vocês têm só perguntas pré estabelecidas que não atendem meu problema. O que eu faço? Estou desesperada! Desse jeito precisarei fechar as portas, tenho só um mês de loja!

    1. Oi, Gabriela. Vamos te ajudar com isso, tudo bem? Precisamos que envie uma solicitação para o nosso time interno contato o seu caso – basta acessar o Portal do Parceiro, e clicar na opção “Chamados e ajuda” no menu lateral, e depois em “Atendimento”. Aguardamos sua mensagem.

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