Restaurantes em Belo Horizonte: entenda a concorrência

Confira este post para ter um bom panorama do mercado de restaurantes de Belo Horizonte e descubra os nichos mais fortes na capital mineira!

Para quem pretende abrir um negócio na capital mineira, é de suma importância estudar bem o mercado de restaurantes em Belo Horizonte. Isso inclui, é claro, uma boa análise da concorrência, bem como informações sobre as demandas locais.

A cidade é conhecida nacionalmente pela culinária regional. Mas é possível encontrar vários estabelecimentos com opções internacionais, food trucks e feiras de comida. Ou seja: concorrência não falta.

Acompanhe o post e se prepare para atender melhor ao público de BH!

Como é o mercado de restaurantes em Belo Horizonte?

Ao consultar qualquer guia de restaurantes em Belo Horizonte, você logo percebe que o mercado se volta para todos os gostos. O público mineiro gosta mesmo de comer bem, assim como busca por variedade e sabor.

O preço justo é também uma preferência, não só local como nacional. Ao mesmo tempo em que o público não abre mão de uma refeição diferenciada, está de olho nos valores.

Além disso, a capital conta com muitos lugares que reúnem restaurantes com cardápios distintos, apontando para a valorização da diversidade de opções. É o caso do Mercado Central e o Mercado Novo, em que dá para encontrar um pouco de tudo.

[rock-convert-cta id=”6417″]

Qual nicho de mercado é mais presente?

Belo Horizonte é conhecida como a capital da comida de boteco. Não é difícil concluir que esse é um dos nichos de maior destaque no mercado local.

Alguns exemplos de iguarias que fazem mais sucesso nos restaurantes em Belo Horizonte, bem como em bares e outros estabelecimentos, são:

  • feijão-tropeiro;
  • leitão à pururuca;
  • tutu de feijão;
  • porções de bolinhos fritos, com destaque para a presença do famoso queijo mineiro.

A comida tradicional mineira também é muito popular. O pão de queijo é o queridinho do público, e esse é um fato conhecido por todo o Brasil. Mas agora, além da versão tradicional, novas versões têm se popularizado, com recheios como goiabada, doce de leite, linguiça, carne desfiada e frango.

Quais as características do público de BH?

O público-alvo dos restaurantes de BH é bem variado. Ele inclui pessoas que se tornam clientes fiéis do estabelecimento e comem por lá toda semana, bem como turistas curiosos que querem experimentar um pouco de tudo.

Como a vida noturna belo-horizontina é movimentada, é uma boa ideia investir em estabelecimentos voltados para quem gosta de sair à noite com os amigos. Além disso, assim como em outras capitais, os finais de semana são agitados, e a gastronomia certamente tem seu espaço em meio a programas culturais.

Existe, também, uma parcela considerável de consumidores que gosta mesmo é de um bom delivery, modalidade que faz sucesso na maior parte do Brasil. O iFood, que não poderia deixar de marcar presença na capital mineira, pode ajudar você a conquistar muito mais clientes. Afinal, além de todos os recursos para otimizar suas entregas e os pedidos dos clientes, ele é uma verdadeira vitrine.

Como se diferenciar em meio à concorrência?

Diante de tantas opções, é natural que os empreendedores se perguntem o que fazer para se destacar em meio à concorrência local e conquistar um lugar entre os melhores restaurantes de Belo Horizonte. Confira algumas dicas a seguir!

Pratique preços competitivos

Todo empreendedor sabe que bons preços são um atrativo e tanto para o público. Portanto, faça uma pesquisa de mercado e pratique preços competitivos — ou seja, que façam clientes em potencial considerar o custo-benefício do seu estabelecimento interessante em relação a outros negócios.

Ofereça itens personalizados

O consumidor gosta de comer bem, mas também preza pela experiência. Quando você oferece itens personalizados, faz com que ele consuma algo que sai do comum e oferece uma vivência gastronômica única.

Tenha uma cozinha especializada

Ter um cardápio voltado para uma culinária específica e uma equipe com experiência nela fortalece muito a identidade do seu negócio. Mesmo se a proposta do estabelecimento for oferecer diversidade, é importante que haja um fio condutor para que o cardápio faça sentido e que a cozinha possa se concentrar em melhorar na produção de tipos específicos de comida.

Agora, você tem uma boa noção de como funciona o cenário para restaurantes em Belo Horizonte, o que esperar da concorrência local e o que pode ser feito para superá-la. Coloque as dicas em prática e aproveite seu sucesso na capital mineira!

Aproveite e confira o passo a passo sobre como abrir um restaurante!

Picture of Por iFood

Por iFood

2 respostas

  1. Estou precisando falar com suporte e não consigo de forma alguma. Vendemos 533,00 recebemos apenas 144,00 gostaria de saber o que aconteceu.

    1. Oi, Amanda, tudo bem? Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

26/07/2024

Entenda o que é aviso prévio trabalhado e quais são as obrigações d...

25/07/2024

Como evitar o acúmulo de entregadores aguardando pedido na loja

25/07/2024

Case de Sucesso: veja como a Estela Pizza alavancou suas vendas log...