Conheça a Rota Devolução de pedidos no iFood

Conheça a Rota Devolução de pedidos no iFood: segurança e transparência para parceiros e clientes no universo do delivery. Saiba mais!
3 Min

A garantia de uma experiência confiável para clientes, negócios parceiros e pessoas entregadoras é uma prioridade no iFood. Nesse sentido, a Rota  Devolução de pedidos se destaca como uma iniciativa que visa aprimorar a segurança e transparência para todos envolvidos na jornada do pedido.

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A funcionalidade foi desenvolvida após um longo processo de escuta ativa com as lojas parceiras, por meio do Fórum de Restaurantes.

Resumo
O que é?
A Rota Devolução é mais uma etapa de segurança implementada pelo iFood em setembro de 2023, que garante a volta dos pedidos para lojas em casos específicos de cancelamento.
Como funciona?
Você terá que validar um código com o entregador dentro do seu Gestor de Pedidos, para que a devolução seja validada e ele consiga iniciar a próxima rota.
Queremos melhorar para você!
A iniciativa faz parte da agenda de Melhoria Contínua do iFood, que busca melhorar a experiência dos parceiros e oferecer mais segurança na operação do delivery.

Continue a leitura para entender tudo sobre a Rota Devolução de Pedidos no iFood!

O que é a Rota Devolução? 

Rota Devolução é uma iniciativa que visa devolver o pedido para a loja parceira em casos em que o pedido não é entregue para o cliente final.

Caso o pedido precise ser cancelado após sair para entrega por determinados motivos, a pessoa entregadora retorna à loja de origem. Dessa forma, trazemos confiabilidade ao processo de cancelamento.

Testamos a Rota Devolução previamente e, a partir de setembro de 2023, estamos liberando para todos os parceiros.

Como funciona?

A Rota Devolução é iniciada sempre que a pessoa entregadora solicitar o cancelamento do pedido por um dos motivos abaixo ou outros que impossibilitem que a entrega seja concluída:

  • cliente não localizado;
  • endereço de entrega não localizado;
  • entrega em área de risco.

Ao solicitar o cancelamento para nosso atendimento, a Rota Devolução é automaticamente iniciada no Aplicativo do Entregador, que é orientado a voltar à loja.

Ao chegar na loja, a pessoa entregadora solicitará à loja parceira o CÓDIGO DE DEVOLUÇÃO. Este código está disponível no Gestor de Pedidos, dentro do próprio pedido:

É muito importante que a loja parceira compartilhe este código com a pessoa entregadora, já que ela precisa digitá-lo no Aplicativo do Entregador para conseguir concluir a devolução e ser liberada para atender um novo pedido. E cabe ao negócio parceiro decidir o que fazer com o pedido devolvido. 

Quais os impactos para a loja parceira?

Não há nenhum impacto financeiro para a loja parceiro, pois a Rota Devolução não gera nenhuma cobrança adicional para o negócio. Além disso, no papel de intermediador, o iFood analisará a solicitação de cancelamento para definir responsabilidades e eventuais estornos.

A Rota Devolução de pedidos surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer a relação entre entregadores e negócios parceiros, garantindo maior segurança e visibilidade nas operações diárias. 

Aproveite e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma.

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Por iFood

258 respostas

  1. GOSTARIA DE SABER SE ESSE VALOR DA DEVOLUÇÃO NOS SERÁ PAGO PELO IFOOD? POIS COM A DEVOLUÇÃO FICAREMOS COM O PREJUÍZO DE UM LANCHE QUE NÃO PODEMOS REPASSAR PARA OUTRO CLIENTE. PRODUTOS FEITOS NA HORA P ENTREGA COMO HAMBURGUER, PIZZAS…

  2. gostei desse novo quesito de reebolso da devolucao agora precisa ter um botao que possamos falar com o entregador no momento que chega na loja, muitas vezes a gente tem medo de assalto e eles ficam businando alto na frente do estabelecimento e nao podemos abrir o portao , entao deveria ter um botao que possamos avisar que estamos ja indo atende-lo

  3. Eu acho que se comerçar a deixar ter a devolução , cliente de má indole vão usar desse artificil para ganhar vantagem em cima dos restaurantes , coisa que vem acontecendo com os cancelamentos por atraso , exemplo o cliente entra em contato com o ifood com 5 ou 10 minutos de atraso e recebe o pedido e o ifood vai e cancela o pedido sem qualquer aviso. como fica o Restaurante nisso ? tenho sofrido com isso , cancelamentos de pedido que o cliente coloca um print qualquer e a Plataforma aceita sem qualquer aviso. Gerando um Prejuizo para o Restaurante.

    1. Oi, tudo bem? Sua preocupação é muito importante. Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude, a pessoa entregadora iFood retornará à loja parceira para devolver o pedido e a loja não pagará nada a mais por isso. ?

  4. EU GOSTARIA DE SABER SE AA PARTIR DO MOMENTO QUE O PEDIDO SAIU DA LOJA, O IFOOD IRÁ PAGAR O VR DO PEDIDO…………………… OUTRA COISA, ALGUNS MESES PASSADOS, EU TIVE UM PROBLEMA E NÃO CONSEGUIA ME COMUNICAR COM O IFOOD, TENTEI VÁRIAS VEZES PELO CONTACTO NO GESTOR (PROBLEMAS NA ENTREGA) ESSE CONTACTO SÓ PODIA SER FEITO MEDIANTE UM PEDIDO, POIS TENTEI TB PELO AJUDA E NUNCA CONSEGUI UMA FORMA DE FALAR COM ALGUÉM DENTRO DO AJUDA. O APLICATIVO DE VCS É MUIITO BOM, MAS NESTE QUISITO VCS DEIXAAM A DESEJAR.

    1. Oi, Marcos. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. ? Por aqui, estamos investindo em tecnologia e inovação a fim de que a experiência de cada parceiro aqui seja sempre a melhor. Seu feedback é muito importante para nós e teremos novidades em breve sobre isso.

  5. Muito bom por que as vezes os entregadores agem de má fé, no dia dos namorados tive pedido de uma cesta de café da manhã, onde o entregador informou cliente não encontrado , sendo que era um cliente que comprava sempre e sempre foi entregue direitinho, depois do cancelamento o cliente fez outro pedido que foi entregue perfeitamente, quanto ao outro entregador ,nunca voltou para devolver a cesta .

    1. Poxa, sentimos muito por isso, Rosileide. Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude ☺️

  6. Gostei desse modo devolução, mas não entendi como aciona-lo. Como muitas coisas dentro do app…

    1. Oi Cris, obrigado pelo seu comentário. Nesse caso não será necessário aceitar, pois seja o pedido com atraso e cliente solicitando o cancelamento ou o entregador iFood solicitar cancelamento por não encontrar o cliente (por exemplo) não ativará o Acordo de Cancelamento e o parceiro receberá o crédito automaticamente

  7. Excelente iniciativa,pois já tive sérios problemas acredito que irar sim melhorar a nossa operação,bom assim como tem chat pra falar com o cliente poderia ter pra loja falar com o entregador, quando ele chegar ou orientar eles observar a tela deles que está em preparo o buzinaço que eles fazem na porta e insuportável e nós desistabiliza,pois as vezes vai pedido faltando porque o entregador fica dando pressa,ainda tem uma questão que nem sempre o celular deles funciona

    1. Oi Gilmara, felizes que tenha gostado da novidade. ? Essa ferramenta foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude, a pessoa entregadora iFood retornará à loja parceira para devolver o pedido e a loja não pagará nada a mais por isso.

    1. Oi, Marcus. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. Este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude, a pessoa entregadora iFood retornará à loja parceira para devolver o pedido e a loja não pagará nada a mais por isso. ?

  8. Boa tarde
    Tenho uma dúvida, o pedido volta para meu restaurante e eu faço o.que com ele, vou receber uma compensação ou vou ficar com o pedido pronto em.meu restaurante?

    1. Oi, Luigi. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. ?

  9. O produto sendo devolvido pelo entregador, o restaurante não vai ser reembolsado?
    Já que o pedido já foi despachado!

    1. Ei Camargo, obrigado pelo feedback! Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. ?

    1. Oi Fernando! Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood.

  10. Muito bom, já perdi produto simplesmente porque o entregador não acho o número da casa para entregar. Não devolveu a encomenda e tive que enviar uma nova encomenda para minha cliente.

  11. Tá, mas o entregador vai retornar com o pedido depois de não sei quanto tempo, com o pedido frio e bagunçado (sim, porque muitos entregadores andam de qualquer jeito com o pedido dentro da mochila) e o restaurante faz o quê com esse pedido? Não recebe pelo pedido que despachou?

    1. Ei Raquel, obrigado pelo seu comentário. Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude, a pessoa entregadora iFood retornará à loja parceira para devolver o pedido e a loja não pagará nada a mais por isso.

  12. Pelo oq entendi, o restaurante não terá prejuízo, terá seu reembolso, porém diminuirá a questão do motoboy não “encontrar o cliente” e ficar com o produto, além de poder ficar livre e poder pegar outras entregas e podendo “acontecer” a mesma coisa. Haverá mais honestidade dos motoboys, não agravando à todos. Pq se caso não retornar para loja, não terá acesso ao código e ficará bloqueado para novas entregas. O motoboy que for correto, honesto e profissional, não terá problemas.

    1. Oi, Lu. Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude ?❤️

  13. Gostei, acho justo receber o produto de volta, e sem prejuízos pois não temos culpa da pessoa fazer o pedido e colocar endereço errado, ou eu pedi por engano,
    Obrigada por mais uma ferramenta para nosso delivery

    1. Felizes que tenha gostado da novidade, Eliane! Seu feedback é muito importante para continuarmos evoluindo ?

  14. Tive um problema com um moto, que disse que não encontrou o cliente, o cliente foi na loja pegar outro pedido, pq o moto boy tinha mentido, e o moto boy ainda ficou com meu produto.

    1. Oi Sheila. Sentimos muito por essa experiência. ? Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido.

  15. Absurdo a estabelecimento vai ficar com lanches frios e produtos impossiveis de reaproveitamento, prejuizo todo do comerciante como sempre .o que vou fzr com hamburgueres frios ???

    1. Oi, Maria. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. ?

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