A garantia de uma experiência confiável para clientes, negócios parceiros e pessoas entregadoras é uma prioridade no iFood. Nesse sentido, a Rota Devolução de pedidos se destaca como uma iniciativa que visa aprimorar a segurança e transparência para todos envolvidos na jornada do pedido.
A funcionalidade foi desenvolvida após um longo processo de escuta ativa com as lojas parceiras, por meio do Fórum de Restaurantes.
Resumo O que é? A Rota Devolução é mais uma etapa de segurança implementada pelo iFood em setembro de 2023, que garante a volta dos pedidos para lojas em casos específicos de cancelamento. Como funciona? Você terá que validar um código com o entregador dentro do seu Gestor de Pedidos, para que a devolução seja validada e ele consiga iniciar a próxima rota. Queremos melhorar para você! A iniciativa faz parte da agenda de Melhoria Contínua do iFood, que busca melhorar a experiência dos parceiros e oferecer mais segurança na operação do delivery. |
Continue a leitura para entender tudo sobre a Rota Devolução de Pedidos no iFood!
O que é a Rota Devolução?
Rota Devolução é uma iniciativa que visa devolver o pedido para a loja parceira em casos em que o pedido não é entregue para o cliente final.
Caso o pedido precise ser cancelado após sair para entrega por determinados motivos, a pessoa entregadora retorna à loja de origem. Dessa forma, trazemos confiabilidade ao processo de cancelamento.
Testamos a Rota Devolução previamente e, a partir de setembro de 2023, estamos liberando para todos os parceiros.
Como funciona?
A Rota Devolução é iniciada sempre que a pessoa entregadora solicitar o cancelamento do pedido por um dos motivos abaixo ou outros que impossibilitem que a entrega seja concluída:
- cliente não localizado;
- endereço de entrega não localizado;
- entrega em área de risco.
Ao solicitar o cancelamento para nosso atendimento, a Rota Devolução é automaticamente iniciada no Aplicativo do Entregador, que é orientado a voltar à loja.
Ao chegar na loja, a pessoa entregadora solicitará à loja parceira o CÓDIGO DE DEVOLUÇÃO. Este código está disponível no Gestor de Pedidos, dentro do próprio pedido:
É muito importante que a loja parceira compartilhe este código com a pessoa entregadora, já que ela precisa digitá-lo no Aplicativo do Entregador para conseguir concluir a devolução e ser liberada para atender um novo pedido. E cabe ao negócio parceiro decidir o que fazer com o pedido devolvido.
Quais os impactos para a loja parceira?
Não há nenhum impacto financeiro para a loja parceiro, pois a Rota Devolução não gera nenhuma cobrança adicional para o negócio. Além disso, no papel de intermediador, o iFood analisará a solicitação de cancelamento para definir responsabilidades e eventuais estornos.
A Rota Devolução de pedidos surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer a relação entre entregadores e negócios parceiros, garantindo maior segurança e visibilidade nas operações diárias.
Aproveite e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma.
267 respostas
GOSTARIA DE SABER SE ESSE VALOR DA DEVOLUÇÃO NOS SERÁ PAGO PELO IFOOD? POIS COM A DEVOLUÇÃO FICAREMOS COM O PREJUÍZO DE UM LANCHE QUE NÃO PODEMOS REPASSAR PARA OUTRO CLIENTE. PRODUTOS FEITOS NA HORA P ENTREGA COMO HAMBURGUER, PIZZAS…
Oi, Fabiana! Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. Para mais dúvidas acesse https://blog-parceiros.ifood.com.br/rota-devolucao/
gostei desse novo quesito de reebolso da devolucao agora precisa ter um botao que possamos falar com o entregador no momento que chega na loja, muitas vezes a gente tem medo de assalto e eles ficam businando alto na frente do estabelecimento e nao podemos abrir o portao , entao deveria ter um botao que possamos avisar que estamos ja indo atende-lo
Eu acho que se comerçar a deixar ter a devolução , cliente de má indole vão usar desse artificil para ganhar vantagem em cima dos restaurantes , coisa que vem acontecendo com os cancelamentos por atraso , exemplo o cliente entra em contato com o ifood com 5 ou 10 minutos de atraso e recebe o pedido e o ifood vai e cancela o pedido sem qualquer aviso. como fica o Restaurante nisso ? tenho sofrido com isso , cancelamentos de pedido que o cliente coloca um print qualquer e a Plataforma aceita sem qualquer aviso. Gerando um Prejuizo para o Restaurante.
Oi, tudo bem? Sua preocupação é muito importante. Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude, a pessoa entregadora iFood retornará à loja parceira para devolver o pedido e a loja não pagará nada a mais por isso. ?
EU GOSTARIA DE SABER SE AA PARTIR DO MOMENTO QUE O PEDIDO SAIU DA LOJA, O IFOOD IRÁ PAGAR O VR DO PEDIDO…………………… OUTRA COISA, ALGUNS MESES PASSADOS, EU TIVE UM PROBLEMA E NÃO CONSEGUIA ME COMUNICAR COM O IFOOD, TENTEI VÁRIAS VEZES PELO CONTACTO NO GESTOR (PROBLEMAS NA ENTREGA) ESSE CONTACTO SÓ PODIA SER FEITO MEDIANTE UM PEDIDO, POIS TENTEI TB PELO AJUDA E NUNCA CONSEGUI UMA FORMA DE FALAR COM ALGUÉM DENTRO DO AJUDA. O APLICATIVO DE VCS É MUIITO BOM, MAS NESTE QUISITO VCS DEIXAAM A DESEJAR.
Oi, Marcos. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. ? Por aqui, estamos investindo em tecnologia e inovação a fim de que a experiência de cada parceiro aqui seja sempre a melhor. Seu feedback é muito importante para nós e teremos novidades em breve sobre isso.
Muito bom
?❤️
Muito bom por que as vezes os entregadores agem de má fé, no dia dos namorados tive pedido de uma cesta de café da manhã, onde o entregador informou cliente não encontrado , sendo que era um cliente que comprava sempre e sempre foi entregue direitinho, depois do cancelamento o cliente fez outro pedido que foi entregue perfeitamente, quanto ao outro entregador ,nunca voltou para devolver a cesta .
Poxa, sentimos muito por isso, Rosileide. Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude ☺️
Gostei desse modo devolução, mas não entendi como aciona-lo. Como muitas coisas dentro do app…
Oi Cris, obrigado pelo seu comentário. Nesse caso não será necessário aceitar, pois seja o pedido com atraso e cliente solicitando o cancelamento ou o entregador iFood solicitar cancelamento por não encontrar o cliente (por exemplo) não ativará o Acordo de Cancelamento e o parceiro receberá o crédito automaticamente
Excelente iniciativa,pois já tive sérios problemas acredito que irar sim melhorar a nossa operação,bom assim como tem chat pra falar com o cliente poderia ter pra loja falar com o entregador, quando ele chegar ou orientar eles observar a tela deles que está em preparo o buzinaço que eles fazem na porta e insuportável e nós desistabiliza,pois as vezes vai pedido faltando porque o entregador fica dando pressa,ainda tem uma questão que nem sempre o celular deles funciona
Oi Gilmara, felizes que tenha gostado da novidade. ? Essa ferramenta foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude, a pessoa entregadora iFood retornará à loja parceira para devolver o pedido e a loja não pagará nada a mais por isso.
Minha dúvida é, quem vai arcar com os custos do produto.. e como este produto vai voltar para loja….
Oi, Marcus. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. Este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude, a pessoa entregadora iFood retornará à loja parceira para devolver o pedido e a loja não pagará nada a mais por isso. ?
Boa tarde
Tenho uma dúvida, o pedido volta para meu restaurante e eu faço o.que com ele, vou receber uma compensação ou vou ficar com o pedido pronto em.meu restaurante?
Oi, Luigi. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. ?
O produto sendo devolvido pelo entregador, o restaurante não vai ser reembolsado?
Já que o pedido já foi despachado!
Desde de que o restaurante seja REEMBOLSADO pelo pedido, é uma boa.
Ei Camargo, obrigado pelo feedback! Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. ?
E o reembolso,já q muitas das vezes não poderá ser reaproveitado o pedido??
Oi Fernando! Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood.
Muito bom, já perdi produto simplesmente porque o entregador não acho o número da casa para entregar. Não devolveu a encomenda e tive que enviar uma nova encomenda para minha cliente.
Esperamos que essa ferramenta te ajude ainda mais por aí, Elias! ??
Tá, mas o entregador vai retornar com o pedido depois de não sei quanto tempo, com o pedido frio e bagunçado (sim, porque muitos entregadores andam de qualquer jeito com o pedido dentro da mochila) e o restaurante faz o quê com esse pedido? Não recebe pelo pedido que despachou?
Ei Raquel, obrigado pelo seu comentário. Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude, a pessoa entregadora iFood retornará à loja parceira para devolver o pedido e a loja não pagará nada a mais por isso.
Pelo oq entendi, o restaurante não terá prejuízo, terá seu reembolso, porém diminuirá a questão do motoboy não “encontrar o cliente” e ficar com o produto, além de poder ficar livre e poder pegar outras entregas e podendo “acontecer” a mesma coisa. Haverá mais honestidade dos motoboys, não agravando à todos. Pq se caso não retornar para loja, não terá acesso ao código e ficará bloqueado para novas entregas. O motoboy que for correto, honesto e profissional, não terá problemas.
Oi, Lu. Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude ?❤️
Gostei, acho justo receber o produto de volta, e sem prejuízos pois não temos culpa da pessoa fazer o pedido e colocar endereço errado, ou eu pedi por engano,
Obrigada por mais uma ferramenta para nosso delivery
Felizes que tenha gostado da novidade, Eliane! Seu feedback é muito importante para continuarmos evoluindo ?
Tive um problema com um moto, que disse que não encontrou o cliente, o cliente foi na loja pegar outro pedido, pq o moto boy tinha mentido, e o moto boy ainda ficou com meu produto.
Oi Sheila. Sentimos muito por essa experiência. ? Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido.
Caso ouvir cancelamento do pedido o repasse será feito ou não?
Oi Ademir. Nesse caso será aplicada o mesmo cálculo padrão de pedidos que foram cancelados. Caso queria saber mais spbre essa politica, acesse: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/ ?
Absurdo a estabelecimento vai ficar com lanches frios e produtos impossiveis de reaproveitamento, prejuizo todo do comerciante como sempre .o que vou fzr com hamburgueres frios ???
Oi, Maria. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. ?