A garantia de uma experiência confiável para clientes, negócios parceiros e pessoas entregadoras é uma prioridade no iFood. Nesse sentido, a Rota Devolução de pedidos se destaca como uma iniciativa que visa aprimorar a segurança e transparência para todos envolvidos na jornada do pedido.
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A funcionalidade foi desenvolvida após um longo processo de escuta ativa com as lojas parceiras, por meio do Fórum de Restaurantes.
Resumo O que é? A Rota Devolução é mais uma etapa de segurança implementada pelo iFood em setembro de 2023, que garante a volta dos pedidos para lojas em casos específicos de cancelamento. Como funciona? Você terá que validar um código com o entregador dentro do seu Gestor de Pedidos, para que a devolução seja validada e ele consiga iniciar a próxima rota. Queremos melhorar para você! A iniciativa faz parte da agenda de Melhoria Contínua do iFood, que busca melhorar a experiência dos parceiros e oferecer mais segurança na operação do delivery. |
Continue a leitura para entender tudo sobre a Rota Devolução de Pedidos no iFood!
O que é a Rota Devolução?
Rota Devolução é uma iniciativa que visa devolver o pedido para a loja parceira em casos em que o pedido não é entregue para o cliente final.
Caso o pedido precise ser cancelado após sair para entrega por determinados motivos, a pessoa entregadora retorna à loja de origem. Dessa forma, trazemos confiabilidade ao processo de cancelamento.
Testamos a Rota Devolução previamente e, a partir de setembro de 2023, estamos liberando para todos os parceiros.
Como funciona?
A Rota Devolução é iniciada sempre que a pessoa entregadora solicitar o cancelamento do pedido por um dos motivos abaixo ou outros que impossibilitem que a entrega seja concluída:
- cliente não localizado;
- endereço de entrega não localizado;
- entrega em área de risco.
Ao solicitar o cancelamento para nosso atendimento, a Rota Devolução é automaticamente iniciada no Aplicativo do Entregador, que é orientado a voltar à loja.
Ao chegar na loja, a pessoa entregadora solicitará à loja parceira o CÓDIGO DE DEVOLUÇÃO. Este código está disponível no Gestor de Pedidos, dentro do próprio pedido:
É muito importante que a loja parceira compartilhe este código com a pessoa entregadora, já que ela precisa digitá-lo no Aplicativo do Entregador para conseguir concluir a devolução e ser liberada para atender um novo pedido. E cabe ao negócio parceiro decidir o que fazer com o pedido devolvido.
Quais os impactos para a loja parceira?
Não há nenhum impacto financeiro para a loja parceiro, pois a Rota Devolução não gera nenhuma cobrança adicional para o negócio. Além disso, no papel de intermediador, o iFood analisará a solicitação de cancelamento para definir responsabilidades e eventuais estornos.
A Rota Devolução de pedidos surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer a relação entre entregadores e negócios parceiros, garantindo maior segurança e visibilidade nas operações diárias.
Aproveite e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma.
187 respostas
E quando não encontramos o cliente e fazemos todo processo no chat e a rota some da tela do entregador ? E logo toca outra corrida, como nós entregadores devemos proceder devolver mesmo sem receber e o lojista não nos passa o código e ainda pode dizer que não recebeu a devolução.
Como fica o entregador ?
Oi Robson, beleza? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂