Conheça a Rota Devolução de pedidos no iFood

Conheça a Rota Devolução de pedidos no iFood: segurança e transparência para parceiros e clientes no universo do delivery. Saiba mais!
3 Min

A garantia de uma experiência confiável para clientes, negócios parceiros e pessoas entregadoras é uma prioridade no iFood. Nesse sentido, a Rota  Devolução de pedidos se destaca como uma iniciativa que visa aprimorar a segurança e transparência para todos envolvidos na jornada do pedido.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

A funcionalidade foi desenvolvida após um longo processo de escuta ativa com as lojas parceiras, por meio do Fórum de Restaurantes.

Resumo
O que é?
A Rota Devolução é mais uma etapa de segurança implementada pelo iFood em setembro de 2023, que garante a volta dos pedidos para lojas em casos específicos de cancelamento.
Como funciona?
Você terá que validar um código com o entregador dentro do seu Gestor de Pedidos, para que a devolução seja validada e ele consiga iniciar a próxima rota.
Queremos melhorar para você!
A iniciativa faz parte da agenda de Melhoria Contínua do iFood, que busca melhorar a experiência dos parceiros e oferecer mais segurança na operação do delivery.

Continue a leitura para entender tudo sobre a Rota Devolução de Pedidos no iFood!

O que é a Rota Devolução? 

Rota Devolução é uma iniciativa que visa devolver o pedido para a loja parceira em casos em que o pedido não é entregue para o cliente final.

Caso o pedido precise ser cancelado após sair para entrega por determinados motivos, a pessoa entregadora retorna à loja de origem. Dessa forma, trazemos confiabilidade ao processo de cancelamento.

Testamos a Rota Devolução previamente e, a partir de setembro de 2023, estamos liberando para todos os parceiros.

Como funciona?

A Rota Devolução é iniciada sempre que a pessoa entregadora solicitar o cancelamento do pedido por um dos motivos abaixo ou outros que impossibilitem que a entrega seja concluída:

  • cliente não localizado;
  • endereço de entrega não localizado;
  • entrega em área de risco.

Ao solicitar o cancelamento para nosso atendimento, a Rota Devolução é automaticamente iniciada no Aplicativo do Entregador, que é orientado a voltar à loja.

Ao chegar na loja, a pessoa entregadora solicitará à loja parceira o CÓDIGO DE DEVOLUÇÃO. Este código está disponível no Gestor de Pedidos, dentro do próprio pedido:

É muito importante que a loja parceira compartilhe este código com a pessoa entregadora, já que ela precisa digitá-lo no Aplicativo do Entregador para conseguir concluir a devolução e ser liberada para atender um novo pedido. E cabe ao negócio parceiro decidir o que fazer com o pedido devolvido. 

Quais os impactos para a loja parceira?

Não há nenhum impacto financeiro para a loja parceiro, pois a Rota Devolução não gera nenhuma cobrança adicional para o negócio. Além disso, no papel de intermediador, o iFood analisará a solicitação de cancelamento para definir responsabilidades e eventuais estornos.

A Rota Devolução de pedidos surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer a relação entre entregadores e negócios parceiros, garantindo maior segurança e visibilidade nas operações diárias. 

Aproveite e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma.

Por iFood

Por iFood

232 respostas

  1. O Problema é que a rota de devolução não é paga !
    Não é justo o entregador ter que gastar gasolina pra devolver porque o cliente não estava pra receber .

  2. Por duas vezes tive o pedido cancelado por cliente nao localizado e nao me enviatam rota de retorno. Aida me mandaram notificaçao de ma conduta. Isso é sacanagem. E nao existe neunhum contato para informar o problema. Pois sem rota de retorno nao gera o codigo na loja para finalizar as entregas realmente estamos de maos atadas

  3. O que a loja “”parceira”” vai fazer com o pedido que voltou frio? Quem vai pagar esse prejuízo?
    Pq se depender dar regras do iFood a loja parceira só fica no prejuízo!!!

    1. Oi Jose! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  4. o pedido da minha loja foi cancelada pelo cliente depois que ele fez o consumo e eu estou com o prezuiso que nem devolvido foi, quero saber como vai ser pois quero meu reembolso.

    1. Oi Camila! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

    1. Oi, Ana Carolina. Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Iniciar atendimento”.

  5. Fiquei de 3:10 até às 5:00 na rua esperando o motoboy voltar com o pedido que foi cancelado pelo cliente.
    E simplesmente o motoboy desaparece com o pedido !
    Causando prejuízo na loja , que de fato ele levou o pedido o cliente não cancelou e ele não voltou até hoje .

    1. Oi Naiara, tudo bem? Para te ajudarmos nesse caso, acione um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Iniciar atendimento”. 🙂

  6. Boa tarde, eu gostaria de saber o que fazer quando a empresa manda um produto errado, o que fazer?

    1. Oi, Victor! Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

  7. Um pedido acabou de ser cancelado na minha loja, pois o cliente não foi localizado. O entregador não retornou com o pedido para mim, e consta que só vou receber 11,07 de reembolso… como assim? Só o cupom que foi custeado pela loja, custou 12 reais, e o pedido que o cliente não recebeu e o entregador não devolveu foi no valor de 27 reais. Eu que vou ficar no prejuízo?

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