Conheça a Rota Devolução de pedidos no iFood

Conheça a Rota Devolução de pedidos no iFood: segurança e transparência para parceiros e clientes no universo do delivery. Saiba mais!
3 Min

A garantia de uma experiência confiável para clientes, negócios parceiros e pessoas entregadoras é uma prioridade no iFood. Nesse sentido, a Rota  Devolução de pedidos se destaca como uma iniciativa que visa aprimorar a segurança e transparência para todos envolvidos na jornada do pedido.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

A funcionalidade foi desenvolvida após um longo processo de escuta ativa com as lojas parceiras, por meio do Fórum de Restaurantes.

Resumo
O que é?
A Rota Devolução é mais uma etapa de segurança implementada pelo iFood em setembro de 2023, que garante a volta dos pedidos para lojas em casos específicos de cancelamento.
Como funciona?
Você terá que validar um código com o entregador dentro do seu Gestor de Pedidos, para que a devolução seja validada e ele consiga iniciar a próxima rota.
Queremos melhorar para você!
A iniciativa faz parte da agenda de Melhoria Contínua do iFood, que busca melhorar a experiência dos parceiros e oferecer mais segurança na operação do delivery.

Continue a leitura para entender tudo sobre a Rota Devolução de Pedidos no iFood!

O que é a Rota Devolução? 

Rota Devolução é uma iniciativa que visa devolver o pedido para a loja parceira em casos em que o pedido não é entregue para o cliente final.

Caso o pedido precise ser cancelado após sair para entrega por determinados motivos, a pessoa entregadora retorna à loja de origem. Dessa forma, trazemos confiabilidade ao processo de cancelamento.

Testamos a Rota Devolução previamente e, a partir de setembro de 2023, estamos liberando para todos os parceiros.

Como funciona?

A Rota Devolução é iniciada sempre que a pessoa entregadora solicitar o cancelamento do pedido por um dos motivos abaixo ou outros que impossibilitem que a entrega seja concluída:

  • cliente não localizado;
  • endereço de entrega não localizado;
  • entrega em área de risco.

Ao solicitar o cancelamento para nosso atendimento, a Rota Devolução é automaticamente iniciada no Aplicativo do Entregador, que é orientado a voltar à loja.

Ao chegar na loja, a pessoa entregadora solicitará à loja parceira o CÓDIGO DE DEVOLUÇÃO. Este código está disponível no Gestor de Pedidos, dentro do próprio pedido:

É muito importante que a loja parceira compartilhe este código com a pessoa entregadora, já que ela precisa digitá-lo no Aplicativo do Entregador para conseguir concluir a devolução e ser liberada para atender um novo pedido. E cabe ao negócio parceiro decidir o que fazer com o pedido devolvido. 

Quais os impactos para a loja parceira?

Não há nenhum impacto financeiro para a loja parceiro, pois a Rota Devolução não gera nenhuma cobrança adicional para o negócio. Além disso, no papel de intermediador, o iFood analisará a solicitação de cancelamento para definir responsabilidades e eventuais estornos.

A Rota Devolução de pedidos surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer a relação entre entregadores e negócios parceiros, garantindo maior segurança e visibilidade nas operações diárias. 

Aproveite e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma.

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Por iFood

250 respostas

  1. O Problema é que a rota de devolução não é paga !
    Não é justo o entregador ter que gastar gasolina pra devolver porque o cliente não estava pra receber .

  2. Por duas vezes tive o pedido cancelado por cliente nao localizado e nao me enviatam rota de retorno. Aida me mandaram notificaçao de ma conduta. Isso é sacanagem. E nao existe neunhum contato para informar o problema. Pois sem rota de retorno nao gera o codigo na loja para finalizar as entregas realmente estamos de maos atadas

  3. O que a loja “”parceira”” vai fazer com o pedido que voltou frio? Quem vai pagar esse prejuízo?
    Pq se depender dar regras do iFood a loja parceira só fica no prejuízo!!!

    1. Oi Jose! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  4. o pedido da minha loja foi cancelada pelo cliente depois que ele fez o consumo e eu estou com o prezuiso que nem devolvido foi, quero saber como vai ser pois quero meu reembolso.

    1. Oi Camila! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

    1. Oi, Ana Carolina. Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Iniciar atendimento”.

  5. Fiquei de 3:10 até às 5:00 na rua esperando o motoboy voltar com o pedido que foi cancelado pelo cliente.
    E simplesmente o motoboy desaparece com o pedido !
    Causando prejuízo na loja , que de fato ele levou o pedido o cliente não cancelou e ele não voltou até hoje .

    1. Oi Naiara, tudo bem? Para te ajudarmos nesse caso, acione um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Iniciar atendimento”. 🙂

  6. Boa tarde, eu gostaria de saber o que fazer quando a empresa manda um produto errado, o que fazer?

    1. Oi, Victor! Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

  7. Um pedido acabou de ser cancelado na minha loja, pois o cliente não foi localizado. O entregador não retornou com o pedido para mim, e consta que só vou receber 11,07 de reembolso… como assim? Só o cupom que foi custeado pela loja, custou 12 reais, e o pedido que o cliente não recebeu e o entregador não devolveu foi no valor de 27 reais. Eu que vou ficar no prejuízo?

  8. Oiê sou entregadora do Ifood,quando uma rota é cancelada e tenho que fazer a devolução,e normal ficar sem receber rotas após a devolução?

    1. Oi, Mirele. Tudo bem? O perfil @ifoodparaentregadores acabou de ser lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na DM que iremos atendê-la. 🥰

  9. Entreguei o pedido para o entregador e chegando no cliente ele não conseguiu dar chegada, acionei o suporte foi falado que receberia o estorno até 48hrs. Entregador deu endereço de clientes não localizado o produto não voltou e eu com certeza perdir um cliente de pontecial justo na sua 1 compra em minha loja .

    1. Olá, Gabriele! Sentimos muito por essa experiência 😕
      Neste caso orientamos abrir um chamado para que o nosso time possa avaliar o seu caso individualmente. No “Portal do Parceiro”, basta clicar no botão “Chamados e Ajuda” e, em seguida, em “Atendimento”. Assim, a nossa equipe vai analisar o seu caso.

    1. Oi, Bruno. Tudo bem? Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras do iFood, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

  10. Solicito o reembolso do meu pedido! Dia 08/06 comprei 82,82 no mercado do ifood, (pão de açúcar fresh São Geraldo em Fortaleza – CE )Eu estava em casa dentro do horário informado para o recebimento, e tinha outras pessoas também em casa (pois meu endereço também mora outros familiares) ; Não recebi minhas compras! e não fui estornada, Eu não posso ficar sem o reembolso pois eu tinha pessoas juntamente comigo para receber o pedido do ifood. PRECISO DE UM RETORNO URGENTE DA PLATAFORMA! Liguei para o Pão de açúcar e eles falaram que a responsabilidade é TOTAL DO IFOOD. ( Não tenho nenhuma informação do entregador e não tenho noção do que pode ter acontecido com minhas compras). O IFOOD PRECISA SE RESPONSABILIZAR COM O PEDIDO ADQUIRIDO (QUERO MEU REEMBOLSO).

    1. Olá, Ana. Sentimos muito por essa situação, estamos sempre buscando melhorias no iFood. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras do iFood, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

    1. Oi, María. Entre em contato por meio da opção exclusiva de atendimento no aplicativo – basta clicar em Ajuda. Você também pode enviar direct para o nosso perfil @ifoodbrasil no Instagram.

    1. Oi, Cássia. Tudo bem? Para ajuda com pedidos em andamento, acione o nosso time de suporte via chat do Gestor de Pedidos. 🥰

    1. Oi, Cristina. Recomendamos que entre em contato pela opção Ajuda do app, ou enviando direct para o perfil @ifoodbrasil no Instagram.

  11. Fiz compra pelo Ifood, fralda, leite e sabonete, o entregador não tocou campainha ou bateu no portão, enviou mensagem mas eu não estava com o celular na mão. 1 hora depois cancelou o pedido por comprador não localizado, e não foi feito o reembolso de 94,57. Tentei em contrato na hora pedindo reembolso. Ele ficou com minhas compras e o Ifood com meu dinheiros.. Tomei no cú bem grande….. Pedi reembolso e nada…muita má fé.. E eu esperando em casa a fralda pra trocar minha bebê….sacanagem é pouco.

    1. Olá, Paulo. Sentimos muito por essa experiência.
      Envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso.

  12. O pedido saiu para entrega, chegando lá o entregador disse que o endereço era área de risco, ele não voltou pra devolver o pedido. E agora? O pagamento foi no débito! Eu e o cliente seremos reembolsados? Pq eu preciso mandar o pedido pro cliente.

    1. Olá, Camila. Tudo bem?
      Para resolver essa questão, sugerimos abrir um chamado para que nosso time possa analisar seu caso individualmente. No “Portal do Parceiro”, clique no botão “Ajuda” no canto superior direito e selecione “Atendimentos iFood”. Vá até o final da página e clique em “Iniciar atendimento”. Após abrir um chamado, o time de atendimento do iFood começa a atuar na sua solicitação. 😊

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