A garantia de uma experiência confiável para clientes, negócios parceiros e pessoas entregadoras é uma prioridade no iFood. Nesse sentido, a Rota Devolução de pedidos se destaca como uma iniciativa que visa aprimorar a segurança e transparência para todos envolvidos na jornada do pedido.
A funcionalidade foi desenvolvida após um longo processo de escuta ativa com as lojas parceiras, por meio do Fórum de Restaurantes.
Resumo O que é? A Rota Devolução é mais uma etapa de segurança implementada pelo iFood em setembro de 2023, que garante a volta dos pedidos para lojas em casos específicos de cancelamento. Como funciona? Você terá que validar um código com o entregador dentro do seu Gestor de Pedidos, para que a devolução seja validada e ele consiga iniciar a próxima rota. Queremos melhorar para você! A iniciativa faz parte da agenda de Melhoria Contínua do iFood, que busca melhorar a experiência dos parceiros e oferecer mais segurança na operação do delivery. |
Continue a leitura para entender tudo sobre a Rota Devolução de Pedidos no iFood!
O que é a Rota Devolução?
Rota Devolução é uma iniciativa que visa devolver o pedido para a loja parceira em casos em que o pedido não é entregue para o cliente final.
Caso o pedido precise ser cancelado após sair para entrega por determinados motivos, a pessoa entregadora retorna à loja de origem. Dessa forma, trazemos confiabilidade ao processo de cancelamento.
Testamos a Rota Devolução previamente e, a partir de setembro de 2023, estamos liberando para todos os parceiros.
Como funciona?
A Rota Devolução é iniciada sempre que a pessoa entregadora solicitar o cancelamento do pedido por um dos motivos abaixo ou outros que impossibilitem que a entrega seja concluída:
- cliente não localizado;
- endereço de entrega não localizado;
- entrega em área de risco.
Ao solicitar o cancelamento para nosso atendimento, a Rota Devolução é automaticamente iniciada no Aplicativo do Entregador, que é orientado a voltar à loja.
Ao chegar na loja, a pessoa entregadora solicitará à loja parceira o CÓDIGO DE DEVOLUÇÃO. Este código está disponível no Gestor de Pedidos, dentro do próprio pedido:
É muito importante que a loja parceira compartilhe este código com a pessoa entregadora, já que ela precisa digitá-lo no Aplicativo do Entregador para conseguir concluir a devolução e ser liberada para atender um novo pedido. E cabe ao negócio parceiro decidir o que fazer com o pedido devolvido.
Quais os impactos para a loja parceira?
Não há nenhum impacto financeiro para a loja parceiro, pois a Rota Devolução não gera nenhuma cobrança adicional para o negócio. Além disso, no papel de intermediador, o iFood analisará a solicitação de cancelamento para definir responsabilidades e eventuais estornos.
A Rota Devolução de pedidos surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer a relação entre entregadores e negócios parceiros, garantindo maior segurança e visibilidade nas operações diárias.
Aproveite e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma.
267 respostas
Maravilho gostei
Felizes que tenha gostado da novidade, Lucinéia! ?❤️
Bom pelo que entendi o restaurante não será reembolsado nesses casos ? Se for isso mesmo.. Na minha loja trabalhamos com salgados fritos na hora ou seja se 1 pedido voltar para loja, não posso pegar esses salgados e mandar para outros clientes por que os salgados ficam mucho, e quando o pedido voltar próximo do fechamento da loja, isso afetaria não só a minha mas muitas outras lojas que também trabalham com salgados ou alimentos que seja feito somente para o horario ou dia.. se eu mandar assim teremos muito comentário negativo nas avaliações da loja…
Para mim se o endereço coloca os entregadores em risco o ifood não deveria aceitar pedidos desse local …
Quanto ao endereço os clientes que devem estar cientes de colocar endereço correto …antes do cliente confirma o pedido deveria aparecer na tela bem grande para o cliente confirma o endereço se está correto e 1 campo de observação
Oi, Gislaine. Agradecemos pelo seu comentário, vamos pensar em melhorias sobre as sugestões. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude ?
Como fica o reembolso do pedido produzido e enviado ?
Pois não podemos perder esse reembolso de algo que fizemos e cliente não recebeu ou não foi localizado
Oi Barbara. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. ?
Muito bom,excelente iniciativa, a minha pergunta é a siguente : Aplica também para ENTREGA FACIL ?
Até porque ja perdí clientes e pedidos grandes por causa de entregadores de má fé que não voltam, inclusive de endereços bem perto do restaurante .
adorei saber que vamos receber o pedido de volta …
pois recebo muitas mensagens do cliente informando que o entregador não até o local,
e escuto muito entregador que coloca que não achou o local somente para ficar com o lanche pois está com fome
Oi Thais. Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude. Felizes que tenha gostado! ❤️
A um bom tempo, MESES, tento mudar minha Logo, adicionar capa, mudar a pesquisa pois somos uma sorveteria/açaiteria e se procurarmos por AÇAÍ, quando aparecemos e muito no final.
Como resorver???
Oi Luiz Carlos. Esperamos que esteja tudo bem por aí! Você consegue editar nome, foto principal, foto de capa e descrição do restaurante. Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, acione nossos canais de suporte na aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, ok?
Já tive alguns problemas com entregas fácil o entregador não entregou e colocou pedido concluído e disseram que o ifood mandou fazer o descarte,eu tive que chamar Uber e mandar entregar novamente o pedido ,mais tbm já tive pedido devolvido e fui reembolsada,tomara que melhore um pouco para nós os parceiros tbm,porque só o cliente tem vantagens , tem pessoas que usam de má fé e cancela nossos pedidos porque não está como nas fotos ,e tenho outra reclamação sobre os entregadores que não cuidam dos pedidos retirados eu trabalho com caldos e sempre chega abertos e derramados ,porque tem alguns entregadores que andam feito loucos ,correm risco de acidente com eles mesmo,e prejudica a gente ,muitos entregadores com bag velhas rasgadas ,a loja faz um produto caprichado mais até chegar no cliente estraga a aparência ,tem muitos entregadores que vem retirar o pedido que não é nada haver com as fotos do perfil ,teriam que ter identificação pra nós parceiros ter mais segurança.
Oi, Andrea. Agradecemos pelo seu comentário. Por aqui estamos sempre buscando melhorias e essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude ??
Entao quer dizer q alem das taxas exorbitantes que vcs cobram da gente lojista uma cez q por meio de algum erro do cliente ao informar endereço errado o restaurante ainda e obrigado a receber de volta o pedido e tomar mais esse prejuizo do prato? Pq ao voltar p loja nao tem utilidade mais! Pessimo recurso e mais um motivo no qual ja estou quase cancelando meu contrato c vcs!
Oi Diogo, agradecemos pelo seu comentário. Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido. Por isso, este processo veio para trazer maior segurança no processo, evitar possíveis transtornos e cenários de fraude, a pessoa entregadora iFood retornará à loja parceira para devolver o pedido e a loja não pagará nada a mais por isso. ?
O último pedido para entregar via ifood entrega parceira o entregador fez obcancelamento do pedido com o argumento de ter sofrido um acidente.Nesse caso como funciona a devolução?
Oi, Guilhermo. Nesses casos nosso time avaliará a melhor solução de acordo com a situação. Para acioná-lo é só ir na aba Chamados e Ajuda do Portal do Parceiro ?
A pergunta que todos querem saber é vcs não estão sendo claros com a resposta é: pedido devolvido, eu ainda receberei pela fabricação do produto? Sim ou não? Pq se não, fica totalmente inviável trabalhar com ifood.
Oi Pri. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. ??
gostei da ideia de devolver o pedido muitas veses o moto boy fica um tempo esperando a pessoa e nao aparece ou recebe o pedido e cancela
Que bom que gostou, Dulcineia! Essa novidade foi desenvolvida a partir dos feedbacks dos nossos parceiros ?❤️
Gostei dessa iniciativa
Felizes que tenha gostado, Vera ?❤️
Ótima iniciativa.
Quero participar.(X PLANETA)
Obrigada.
Oi, Maria! Essa novidade já está disponível para todos os parceiros desde 12/09 ?
Esse caso quem sai ganhando é o ifood que não vai ser preciso reembolsar, só que nós pedido que é solicitado pela entrega fácil nós não são somos reembolsado e nem o motoboy devolver a mercadoria!
Oi, Renato. Agradecemos pelo seu comentário. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood.
Ficou mais justo,para os restaurantes pois era muita sacanagem.os caras comiam o lanche ou levava para a família e o restaurante perdia sem ganhar nada.
Felizes que tenha gostado da novidade, Jair! =D Essa novidade foi desenvolvida a partir de uma preocupação dos próprios parceiros quando um pedido era cancelado e não era devolvido.
Eu quero saber como faço para falar com o suporte do Ifood, pq já tive dois cancelamentos feito pelo entregador do ifood por ” cliente não encontrado” ou ” área de risco” e não obtive meus reembolso e estou tendo descontos em várias coisas que não deveria. Preciso falar com um atendente e nunca consigo.
Oi, Elton. Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Só espero que não tenha prejuízo
Oi Maria de Lourdes! Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. Para mais dúvidas acesse;https://blog-parceiros.ifood.com.br/rota-devolucao/
Tem q.pagar alguma coisa
Oi Ilda! Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. Para mais dúvidas acesse;https://blog-parceiros.ifood.com.br/rota-devolucao/
Pelo que eu entendi, se o motoboy coletar o pedido na minha loja e por algum motivo não achou o cliente, o pedido vai retornar pra loja , não vou arcar com a taxa do motoboy? mais vou ficar no prejuízo do pedido , o cliente vai ser informado que a responsabilidade do Pedro não ser entregue vai ser do iffod? porque o cliente sempre acha que o erro é da loja
Oi Clay! Nesse caso não será necessário, pois seja o pedido com atraso e cliente solicitando o cancelamento ou o entregador iFood solicitar cancelamento por não encontrar o cliente (por exemplo) não ativará o Acordo de Cancelamento e sua loja receberá o crédito automaticamente 😉
Será que é possível deixar CLARO, como vai ficar o REEMBOLSO? Ou depois os atendentes do suporte irão falar que o pedido foi devolvido para a loja portando NÃO TEM REEMBOLSO?
Oi, Miguel. Nesse caso será aplicada o mesmo cálculo padrão de pedidos que foram cancelados. Caso queria saber mais spbre essa politica, acesse: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/