Conheça a Rota Devolução de pedidos no iFood

Conheça a Rota Devolução de pedidos no iFood: segurança e transparência para parceiros e clientes no universo do delivery. Saiba mais!
3 Min

A garantia de uma experiência confiável para clientes, negócios parceiros e pessoas entregadoras é uma prioridade no iFood. Nesse sentido, a Rota  Devolução de pedidos se destaca como uma iniciativa que visa aprimorar a segurança e transparência para todos envolvidos na jornada do pedido.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

A funcionalidade foi desenvolvida após um longo processo de escuta ativa com as lojas parceiras, por meio do Fórum de Restaurantes.

Resumo
O que é?
A Rota Devolução é mais uma etapa de segurança implementada pelo iFood em setembro de 2023, que garante a volta dos pedidos para lojas em casos específicos de cancelamento.
Como funciona?
Você terá que validar um código com o entregador dentro do seu Gestor de Pedidos, para que a devolução seja validada e ele consiga iniciar a próxima rota.
Queremos melhorar para você!
A iniciativa faz parte da agenda de Melhoria Contínua do iFood, que busca melhorar a experiência dos parceiros e oferecer mais segurança na operação do delivery.

Continue a leitura para entender tudo sobre a Rota Devolução de Pedidos no iFood!

O que é a Rota Devolução? 

Rota Devolução é uma iniciativa que visa devolver o pedido para a loja parceira em casos em que o pedido não é entregue para o cliente final.

Caso o pedido precise ser cancelado após sair para entrega por determinados motivos, a pessoa entregadora retorna à loja de origem. Dessa forma, trazemos confiabilidade ao processo de cancelamento.

Testamos a Rota Devolução previamente e, a partir de setembro de 2023, estamos liberando para todos os parceiros.

Como funciona?

A Rota Devolução é iniciada sempre que a pessoa entregadora solicitar o cancelamento do pedido por um dos motivos abaixo ou outros que impossibilitem que a entrega seja concluída:

  • cliente não localizado;
  • endereço de entrega não localizado;
  • entrega em área de risco.

Ao solicitar o cancelamento para nosso atendimento, a Rota Devolução é automaticamente iniciada no Aplicativo do Entregador, que é orientado a voltar à loja.

Ao chegar na loja, a pessoa entregadora solicitará à loja parceira o CÓDIGO DE DEVOLUÇÃO. Este código está disponível no Gestor de Pedidos, dentro do próprio pedido:

É muito importante que a loja parceira compartilhe este código com a pessoa entregadora, já que ela precisa digitá-lo no Aplicativo do Entregador para conseguir concluir a devolução e ser liberada para atender um novo pedido. E cabe ao negócio parceiro decidir o que fazer com o pedido devolvido. 

Quais os impactos para a loja parceira?

Não há nenhum impacto financeiro para a loja parceiro, pois a Rota Devolução não gera nenhuma cobrança adicional para o negócio. Além disso, no papel de intermediador, o iFood analisará a solicitação de cancelamento para definir responsabilidades e eventuais estornos.

A Rota Devolução de pedidos surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer a relação entre entregadores e negócios parceiros, garantindo maior segurança e visibilidade nas operações diárias. 

Aproveite e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma.

Picture of Por iFood

Por iFood

256 respostas

  1. E quando não encontramos o cliente e fazemos todo processo no chat e a rota some da tela do entregador ? E logo toca outra corrida, como nós entregadores devemos proceder devolver mesmo sem receber e o lojista não nos passa o código e ainda pode dizer que não recebeu a devolução.
    Como fica o entregador ?

    1. Oi Robson, beleza? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂

  2. Sinceramente uma bosta. Andei 30 km pra entrega que era ao lado do meu bairro que moro , o cliente não atendeu e já eram 5:00 da manhã. Seria a minha última entrega porque já estava disponível desde as 20 hrs da noite. Falaram que eu tinha que voltar pra loja sendo mais 30 km.. não fui tenham consideração ainda me ameaçaram pelo chat dizendo que iria prejudicar minha conta e score… PENSEM BEM , FUI PRA ENTREGA E NAO FUI CULPADO E QUERIA IR DESCANSAR. SE ALINHEM MELHOR COM SEUS CLIENTES…

  3. Como localizo o código de devolução no aplicativo Ifood no celular? Estou tendo problemas com isso. Ou esse código só pode ser visto em computador?

    1. Oi Alexandro. O código fica disponível no Gestor de Pedidos. 😉 Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  4. Pois é. O certo ceria chegar com a devolução. É receber o código. Agora esse Atacadista Box em Cornélio Procópio. Faz vc perder o tempo da devolução conferindo item por item como se vc estivesse roubando e simplismente só dão o código depois de ver que vc não roubou Nada. Isso pra mim é discriminação das grandes. Eu realmente estou impactado com isso

  5. Olá, Mateus! Obrigada pelo seu relato! Estamos sempre reforçando junto aos parceiros nossas soluções e como elas têm como objetivo agilizar os fluxos de entrega. Pode deixar que iremos alertar sobre esse tópico. (:

  6. Eu nunca recebi de volta os pedidos cancelados .
    Mesmo seguindo cartilha corretamente.
    Hoje mesmo tive um cancelamento, que esta claro que foi por ingerência do ifood. Estou a mais de oito dias lidando com a falta de serviço da plataforma. Fecha a loja reduz a área de visualizações da loja. Hj entrei em contato com o chat para informações sobre os entregadores, tive uma resposta nada a ver . Disse que eu poderia cancelar o pedido ou aguardar por um entregador que já está a sendo providenciado, o profissional de entrega chegou coletou o pedido e minutos depois ele foi cancelado, alegando que a loja recusou o cancelamento e mesmo assim foi cancelado. Porém a loja não recebeu pedido de cancelamento,apenas o comunicado que o pedido avia sido cancelado e sem direitos a contestação um prejuízo de 20,99 estou a alguns meses no ifood porém não indico a ninguém. A na ser que a pessoa só trabalhe por sport .

    1. Oi Vilma. A gente vai te ajudar! Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela.

  7. Se estiver com o pedido e o cliente nao for localizado , e na hora de devolver o pedido a loja se encontra fechada oque deve ser feito ???

  8. Legal, vcs devolvem meu produto e não pagam por ele!
    Mas quando é açaí, com o tempo perdido, ele chega derretido, banana já escura e quando o açaí já é montado, pior ainda, pois perde o produto, oque fazer nesse caso? Ficar com o prejuízo? Ifood que me pague pelo pedido, já pago caro pra entregarem, o ifood que se responsabilize pelos seus clientes e seus motoqueiros!

    1. Oi Arthur. Seja o pedido com atraso ou cliente solicitando o cancelamento ou o entregador iFood solicitar cancelamento por não encontrar o cliente (por exemplo) não ativará o Acordo de Cancelamento e o parceiro receberá o crédito automaticamente.

  9. O que acontecer se a loja parceiro nao responder a solicitacao de cancelamento pelo pessoa entregador no caso de cliente nao localizado?

    1. Oi tudo bem? Nesse caso não será necessário aceitar o cancelamento, pois seja o pedido com atraso ou cliente solicitando o cancelamento ou o entregador iFood solicitar cancelamento por não encontrar o cliente (por exemplo) não ativará o Acordo de Cancelamento e o parceiro receberá o crédito automaticamente.

  10. Eu como logista, não vou receber o item que o cliente do IFOOD não recebeu. Se o IFOOD me pagar pelo produto que o cliente do IFOOD, pediu e não teve competencia para receber, eu não vou ficar no prejuízo. Que o entregador fique com o pedido.
    Sinto lhes dizer que caso ocorra, somente 1 vez, vou dar o codigo para o entregador numa boa, mas se eu não receber pelo produto, vai ser a última vez que o IFOOD fará parte desta empresa.
    Cada item feito, é valor gasto, é produto, é serviço. É o nosso trabalho, é muito injusto.

    1. Oi Igor, tudo bem? Oi [parceiro]! Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood.

  11. O meu comentário
    Se um cliente faz seu pedido pode ser em área de risco
    Os motoboy do iFood não entra
    A satisfação do restaurante é que o cliente receba o seu produto
    Se o cliente comprou e tem que receber o seu pedido

  12. Se o entregador cancelar o pedido, ele devolver o pedido e o reembolso ser aprovado, o cliente também recebe o dinheiro de volta?

    1. Oi, Nat. Nem o cliente e nem a sua loja terão algum custo com este retorno do pedido, o iFood arcará com a devolução do pedido e pagará a pessoa entregadora iFood. 😉

  13. como faço para pedir estorno de uma valor,
    pedi almoço no ifood, o entregador nao esperou eu descer o predio (e mentiu) falando q esperou 20 min
    nao existe como solicitar estorno quando nao ha entrega

  14. Então hoje eu tava fazendo a rota e quando eu cheguei na quarta entrega faltando mas uma pra acabar a rota foi cancelada pelo aplicativo alegando que o cliente cancelou sendo que não apareceu nada de rota de devolução pra mim

  15. E quando dar cliente não localizado e não abre rota de devolução e mesmo assim eu devolvo o pedido pode dar alguma coisa?

  16. Boa noite fiz uma devolução ontem 16/01/2024 hoje ifood me mandou mensagem dizendo que eu não devolvi tirei foto da dona da loja com o pedido a devolução foi feita sim .
    O que eu faço para me defender

  17. Boa noite! E quando o boy aceita a entrega e aparece rota de devolução, mas quando ocorre o cancelamento do cliente não localizado. A rota de devolução não aparece o que fazer?

    1. Olá, Marcos! Nesse caso pedimos para que entre em contato com o suporte técnico, o atendimento funciona das 10h às 23h, todos os dias. Para acioná-lo, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
      https://blog-parceiros.ifood.com.br/rota-devolucao/

  18. Eu trabalho desde 2019 na plataforma, hoje fui fazer uma entrega e a cliente não apareceu , solicitei ajuda ao suporte e me orientaram a fazer a devolução e no automático apareceu a rota de devolução, porém não dava para eu voltar pra loja pois já tinha ficado mais de 30 minutos esperando a resposta do chat , e a resposta veio que minha conta podia ser bloqueada sendo que eu n tive culpa do cliente aparecer e infelizmente não dava para eu voltar a loja . Muita injustiça com entregador por culpa de clientes desatentos .

    1. A gente sente muito por essa experiência, Lucas. No momento, este canal (@ifoodparaparceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse: @ifoodparaentregadores e nos mande uma DM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

06/09/2024

Farol: otimize sua operação e evite cancelamentos no iFood!

06/09/2024

Combos de bebidas: aumente suas vendas no Rock in Rio

06/09/2024

Como recuperar a conta no iFood