Apenas em 2020, o crescimento das compras em lojas virtuais foi de 75%, de acordo com uma pesquisa realizada pela Mastercard. Os efeitos da pandemia sobre a forma de consumir e comprar mudaram significativamente e as tendências na logística tiveram que acompanhar essa transformação.
Em uma grande loja de produtos variados ou em um aplicativo de comida, o cliente está sempre em busca de agilidade e na expectativa para receber sua compra. A entrega também merece atenção na experiência do cliente, e é por isso que as empresas responsáveis do segmento não param de investir em meios que a agilizem.
Quer conhecer as principais tendências de logística que todo empresário precisa conhecer? Continue a leitura e entenda mais!
Quais são as principais tendências na logística?
Observar o consumidor e o que essas pessoas demandam é uma das principais maneiras de aprimorar o serviço. Para isso, vale a pena conhecer as tecnologias e inovações nos produtos e processos disponibilizados pelo mercado. Confira as principais tendências de logística!
1. Entrega agendada
Muita gente passa o dia fora de casa e, ao realizar uma compra em um e-commerce ou realizar as compras do mercado, deseja poder contar com a possibilidade de agendar sua entrega para garantir que estará lá quando ela chegar. Enquanto isso dá mais comodidade ao cliente, permitindo que mais organização da rotina, também é uma ótima modalidade para a empresa responsável pela entrega, já que consegue preparar os itens com calma e planejar a rota da equipe entregadora.
Para os restaurantes, também é uma ótima alternativa, já que o estabelecimento pode se preparar ainda mais para as demandas. Para incentivar este tipo de serviço no pedido, é possível oferecer condições especiais, como desconto por entrega agendada com antecedência ou explorar outros benefícios que sejam positivos tanto para o consumidor, quanto para o seu negócio.
Seu produto oferece essa facilidade? Então, disponibilize a seu cliente. Sem dúvida, a iniciativa será vista como uma praticidade, possibilitando que sua loja atraia mais visitas e, consequentemente, mais vendas.
2. Entrega em pontos de coleta
Já ouviu falar na opção “Retire na loja”? Ela era mais comum nas grandes varejistas, mas, dada sua popularidade e as flexibilizações do comércio, mais de negócios estão aderindo e possibilitando que seus clientes visitem os espaços físicos para retirar seus pedidos pessoalmente.
Para o estabelecimento, torna-se até mais vantajoso, porque, durante a visita, o consumidor pode até escolher outros produtos para combinar com sua compra, além de representar uma boa economia, evitando os custos com entrega, sejam elas internas, sejam terceirizadas. Para o cliente, é uma opção a mais para decidir como vai receber sua encomenda e, para quem tem mais urgência no recebimento, esta é uma ótima opção.
3. Entrega por drones
Pode parecer uma grande novidade, mas a entrega por drones acontece desde 2013. Hoje essas máquinas são responsáveis por milhares de entregas, inclusive a de alimentos e vacinas. De 2020 para cá, quando a vacinação contra Covid-19 começou, a Amazon fez uma parceria com a Pfizer para viabilizar o transporte delas com auxílio desse mecanismo.
No início desse ano, a Agência Nacional de Aviação Civil já concedeu a primeira autorização para que entregas de delivery contem com essa facilidade. Mas vale lembrar que a entrega por drones não tende a substituir o trabalho de pessoas entregadoras. A atuação humana segue sendo fundamental na operação logística.
4. Robôs autônomos
Falando em drones, a logística 4.0 também abrange o uso de robôs autônomos na entrega. Conhecidos como Autonomous Mobile Robots, eles começaram a fazer sucesso nas primeiras fases da pandemia, quando diversas empresas precisaram realocar a mão de obra e trabalhar em home office. Com isso, viram que se tratava de uma excelente alternativa.
Eles operam por conta própria, atuando como um carro com GPS. O operador define o ponto de partida e o de chegada, e a máquina traça a melhor rota conforme o indicado. Um dos principais benefícios dessa tendência é que ela permite otimizar processos internos, aprimorando sua automatização.
Ou seja, os robôs podem ser um apoio durante o trajeto, que pode ser combinado a outras modalidades, por exemplo: o robô faz todas as entregas em um limite de área que será o ponto de conexão com entregadores. Já os entregadores, tendo esse ponto de contato para retirar o pedido, conseguem cobrir uma área ainda maior, chegando a mais clientes e ampliando as possibilidades do negócio.
5. Uso de modais não poluentes
A emissão de gases poluentes gerada pelos veículos é uma das principais agravantes da crise climática. Com as constantes mudanças na temperatura e na natureza, as pessoas estão cada vez mais preocupadas e conscientes em relação ao meio ambiente. Isso não poderia passar despercebido pelas empresas e sua logística de entrega, que precisou buscar soluções para causar menos impactos nesse aspecto.
A utilização de bicicletas e patinetes elétricos é uma alternativa a mais para entregadores, em especial para aqueles que sequer têm transporte particular. Além de apoiar uma causa sustentável, dá para economizar, colhendo os mesmos benefícios de um veículo que não seja elétrico.
6. Redução de plástico
Um dado relevante sobre materiais usados em delivery: 72% dos consumidores gostariam de receber delivery de comida sem plástico descartável. Essa informação confirma que o consumidor está cada vez mais criterioso quanto às marcas que consome, diante do que elas fazem para gerar menos impactos negativos ao planeta.
Diminuir o uso de plástico não é novidade. Nos últimos anos diversos restaurantes substituíram o canudo desse material pelo biodegradável, assim como os copos. Sacolas plásticas de supermercado estão sendo trocadas pelas versões eco, isso quando o próprio cliente não leva a que tem em casa. Trata-se de um movimento que está ganhando força e tem todos os motivos para isso.
O mercado já conta com inúmeras alternativas ao plástico. Ainda que seja prático ou comum, substitui-lo é uma tendência, inclusive, em outros segmentos. O iFood, por exemplo, entende essa relevância e estabeleceu uma meta ousada para ser cumprida até 2025: zerar a poluição plástica das entregas.
Parte fundamental do trabalho de gestão de um restaurante é manter-se em dia com as novidades do mercado. Assim, você consegue sair na frente da concorrência sempre que novos produtos ou modalidades de serviço surgirem. Os processos de entrega fazem parte do sistema de funcionamento do seu restaurante e, por isso, é tão importante conhecer as tendências de logística.
Quer acompanhar mais tendências de logística e as novidades do mercado? Assine nossa newsletter e receba, quinzenalmente, novidades diretamente no seu e-mail