O que NÃO publicar no iFood?

Saiba o que não publicar no iFood e garanta que você está atendendo às diretrizes da política de uso da plataforma!
4 Min
não publicar no ifood

Para os donos de restaurantes que vendem no iFood, é essencial conhecer as políticas da plataforma para evitar problemas e garantir a melhor experiência para seus clientes. Por isso, o iFood tem diretrizes claras em sua política sobre o que pode e o que não pode ser publicado pelas lojas na plataforma.

Isso significa que o iFood monitora o que as lojas publicam no Cardápio do aplicativo, Cardápio Digital, Feed iFood e também no perfil, como nome e descrição da loja. Ao seguir as diretrizes, você evita itens removidos ou até suspensão da loja, mantendo suas vendas em dia.

Continue a leitura e saiba o que não pode ser publicado no iFood!

Conteúdo político-partidário

O iFood entende que o diálogo é parte fundamental em uma sociedade democrática. Porém, a plataforma iFood não é o espaço adequado para isso. Sendo assim, conteúdos político-partidários não são permitidos na plataforma do iFood.

Logo, itens com conteúdos com manifestações ideológicas, propagandas político-partidárias ou qualquer posicionamento relacionado é passível de remoção do item, ou até bloqueio da loja.

Tabaco e nicotina

Cigarros, charutos, narguilés, ou quaisquer outros produtos que contenham tabaco ou nicotina em sua composição não podem ser vendidos no iFood.

Caso algum item seja publicado na plataforma, o iFood se reserva ao direito de suspender ou excluir o item, e o time de inteligência passa a monitorar a loja.

Cigarro eletrônico (vape)

O cigarro eletrônico, também conhecido como vape, tem a venda proibida no Brasil pela Anvisa desde 2009. Além da proibição da Anvisa, os cigarros eletrônicos não podem ser vendidos no iFood, por enquadrar-se como produto composto por nicotina.

Conteúdo ofensivo, impróprio e discriminatório

O iFood não admite que sejam publicados na plataforma conteúdos impróprios ou de cunho ofensivo, vulgar, obscenos, assediadores ou ameaçadores.

A prática, indução ou incitação a discriminação e preconceito é condenada pela legislação brasileira. Por isso, o iFood também proíbe conteúdos com discriminação de raça, cor, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual, identidade de gênero e deficiências.

Propriedade intelectual

O iFood também não apoia a publicação de conteúdos que violam a propriedade intelectual. Por isso, não se deve usar indevidamente marcas registradas, obras ou sinais de propriedade de terceiros.

Um exemplo proibido é o uso do nome de uma marca concorrente em sua loja, como na descrição de um produto ou na bio. Esse tipo de ação pode acarretar exclusão do item ou até bloqueio da loja.

Aconselha-se consultar sites de registro próprio, incluindo o banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para identificar se o que deseja utilizar está protegido por terceiros. Vale a pena buscar apoio de profissionais especializados para esclarecer eventuais dúvidas.

Número de telefone da loja

O iFood proíbe a exibição de números de telefone na plataforma — incluindo número de WhatsApp ou outro aplicativo de mensagens. Isso ocorre porque a empresa oferece um sistema de comunicação interno para que o cliente possa entrar em contato com a loja.

Caso o cliente precise falar diretamente com o estabelecimento, ele pode utilizar o chat iFood, disponível na tela de conclusão do pedido.

Link para aplicativos terceiros

O iFood proíbe a inserção de links para aplicativos terceiros ou serviços externos. A plataforma oferece uma solução completa para gerenciar os pedidos.

Solicitação de contato direto do cliente

Para atender às exigências da Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD) e preservar as informações do cliente, o iFood proíbe a solicitação de informações do cliente, como telefone e WhatsApp.

Todas as informações necessárias para concluir o pedido e a entrega são disponibilizadas no Gestor de Pedidos.

O iFood tem uma equipe de revisão que monitora constantemente a plataforma em busca de violações às diretrizes. Caso seja detectada alguma infração, o restaurante pode ser penalizado, inclusive com a exclusão da plataforma.

Portanto, é fundamental que os parceiros iFood conheçam as políticas da plataforma e as sigam rigorosamente para garantir a melhor experiência possível para seus clientes.

Aproveite e acesse o espaço de Melhoria Contínua e fique por dentro de tudo que o iFood está fazendo para melhorar a experiência dos parceiros!

66 respostas

    1. Ei Carol, tudo bem? Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

    1. Oi Jai. Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.

    1. Ei Josiane. Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

    1. Ei Amanda, tudo bem? Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

    1. Oi Guto, tudo bem? Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  1. Tem uma coisa que esta me deixando doida, eu troquei a foto do perfil da loja e ontem ele ainda estava falando que estava em imagem em procedimento, ontem ele apareceu a logo nova mas hoje de manha ele desapareceu isso ta me deixando doida tem 2 a 3 dias isso, alguém pode me ajudar, pelo amor de Deus ?

    1. Oi Cami. Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

    1. Oi Iohana. Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Iniciar atendimento”.

  2. Meu restaurante foi bloqueado, mas não foi indicada uma previsão de desbloqueio, como devo prosseguir?

    1. Oi Jeniffer! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  3. ola boa noite ,me chamo Antonio Carlos trabalho com impressões pois cadastrei minha papelaria.Posso deixar cadastrado meu email para que o cliente enviar as impressões e eu ja fazer o serviço e assim ja adiantar tudo?
    Se sim, onde cadastro o email?

  4. Oi, Antonio Carlos. Acione um de nossos especialistas no botão Ajuda do Portal do Parceiro que iremos analisar melhor o seu caso, ok?

  5. Não consigo carregar a foto do meu logotipo. Já entrei em contato para pedir ajuda e não obtive retorno.

    1. Olá, Leticia. Tudo bem?
      Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.

    2. Estou com o mesmo problema não aparece a opção de chamado não aparece a opção de nada não consigo entrar em contato com ninguém e não tô conseguindo resolver meu problema

  6. Boa tarde.
    Eu trabalho com entregador próprio e é frequente o erro de endereço em minha cidade.
    Eu posso enviar uma mensagem no chat ao cliente pedindo que ele me envie seu numero de telefone para que consigamos pegar com ele a localizaçao do whatsapp para facilitar ao entregador?

    1. Oi, Pedro. Tudo bem? A informação da localização exata da entrega fica disponível no mapa do aplicativo. O consumidor é orientado a não passar nenhuma informação pessoal através do chat. Essa não é uma prática que seguimos por aqui, ok?

  7. Posso enviar flyer com a embalagem com divulgação das redes sociais da minha loja whatsapp Instagram e Facebook?

  8. Ola boa noite preciso de ajuda pois minha foto do logo não carrega !!! E não libera a ativação da minha loja devido a isso por favor não tô conseguindo contato em lugar nem um com vocês preciso que me ajudem a solucionar esse problema pois não está carregando a imagem não está dando pra colocar outra imagem e infelizmente tô travado não vai nem pa frente nem para trás por favor me ajude

    1. Oi Tati. Acione o nosso suporte técnico disponível das 10h às 23h, todos os dias. Acesse o “Portal do Parceiro”, clique em “Ajuda” no canto superior da tela e siga os passos automatizados. Será aberto um chamado e a nossa equipe interna vai ajudar você. 😉

  9. Ola boa noite preciso de ajuda pois minha foto do logo não carrega !!! E não libera a ativação da minha loja devido a isso, por favor não tô conseguindo contato em lugar nem um com vocês preciso que me ajudem a solucionar esse problema pois não está carregando a imagem não está dando pra colocar outra imagem e infelizmente não consigo ativar minha loja

    1. Oi Josemar! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

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