O takt time é uma técnica que ajuda a ajustar a velocidade da linha de produção. Trazendo mais eficácia para a produção, permite que as entregas sejam feitas dentro do tempo estipulado.
A falta de padronização na produção de alimentos leva a atrasos na entrega, o que prejudica a experiência do cliente. Além disso, também pode resultar no desperdício de insumos e prejudicar o controle do estoque.
Quer evitar que isso aconteça? Continue a leitura para entender o que é e como é calculado o takt time!
O que é takt time?
Derivado do alemão Takt (ritmo ou compasso), o termo takt time descreve o tempo gasto na produção de um produto para satisfazer a demanda dos clientes. Assim, o conceito se refere ao tempo médio entre o início da fabricação de um produto e a próxima unidade.
A atenção ao takt time é fundamental para manter uma velocidade constante na produção e ajustes com base na demanda. Junior Peto, proprietário da Johns Burguer, afirma que a ideia é “tentar se preparar antes de tudo, literalmente de tudo, para você não ser surpreendido”.
De forma resumida, os principais benefícios desse método são:
- aumenta a eficiência da produção;
- evita atrasos na linha produtiva;
- reduz a ocorrência de erros;
- otimiza os recursos;
- melhora a logística;
- elimina a produção acima da necessidade.
Assim, lead time e takt time são usados em conjunto para a melhoria dos processos de forma contínua. Afinal, o primeiro caso corresponde ao tempo entre a chegada de um pedido até sua expedição. Já o segundo, se refere ao ritmo de produção conforme a demanda.
Como calcular o takt time?
O cálculo do takt time é feito dividindo o tempo disponível de produção pelo número de unidades necessárias para atender às demandas de clientes. Logo, utiliza-se a fórmula “Takt Time = Tempo disponível / Demanda do cliente”.
Vamos ao exemplo para que você possa entender melhor. Supondo que uma pizzaria, que funciona 6 horas, recebe 80 pedidos de entrega por dia. Sabendo que 6 horas equivale a 360 minutos, significa que cada pizza deve estar pronta em até 4,5 minutos.
Takt Time = 360 minutos / 80 unidades = 4,5 minutos
Isso não significa que esse é o tempo gasto para preparar uma pizza, mas que o tempo médio para produzi-la não deve ultrapassar esses minutos. Junior Peto ressalta que o melhor é “sempre tentar fazer o pré-preparo”. Assim, o estabelecimento pode determinar um ritmo de produção para que a demanda seja atendida.
Como melhorar o takt time?
Para melhorar o takt time, algumas dicas importantes são:
- identifique e solucione rapidamente os gargalos na produção;
- elimine os intervalos de tempo e ajuda na automação dos processos;
- sincronize a cadeia produtiva;
- reduza paradas não planejadas.
O takt time é considerado o coração dos processos, agindo como os batimentos cardíacos na produção. Além disso, corresponde ao ritmo de produção, que precisa estar alinhado com a demanda.
Ao adequar à demanda, o takt time ajuda a otimizar o controle de estoque. Por esse motivo, está intimamente relacionado ao sell rate, que nada mais é do que a quantidade total de estoque vendido em um determinado período.
Junior Peto reforça a importância de “quando chegar o pedido, você estar pronto e alinhado para ser o mais rápido possível”.
Com o uso desse método, você melhora a produtividade e consegue atender a uma demanda constante de clientes. Por isso, calcule agora mesmo o takt time do seu empreendimento e evite atrasos na entrega.
Problemas na hora de fazer a escala dos seus colaboradores? Baixe a planilha de controle para alocação de funcionários e resolva!