Na hora de abrir um delivery, você pode trabalhar com várias opções de comida: sobremesas, comida internacional, comida caseira…Mas já pensou que entregar ingredientes também pode ser uma boa oportunidade? Por isso, vale a pena saber como montar um hortifruti delivery.
Neste post, você vai saber o que é este modelo e como funciona. Além disso, vai descobrir as vantagens do hortifruti delivery e como começar com o seu. Boa leitura!
O que é um hortifruti delivery?
Quando você pensa em hortifruti, vem à mente legumes, frutas e verduras? Então, você já sabe os principais produtos que o delivery desta categoria entrega. Afinal, o objetivo dele é trabalhar com este segmento, inclusive produtos orgânicos, para os clientes finais.
Nesse caso, você não precisa controlar a produção e ter sua própria horta, pois dá para comprar de fornecedores locais. Além disso, também é possível incluir no catálogo outros produtos.
Hortifruti delivery vale a pena?
Por que montar um hortifruti delivery, se estes produtos costumam ser comprados nas quitandas e mercados? É uma dúvida interessante, mas as respostas são simples.
Para começar, podemos observar a força do delivery, que continua em alta. Segundo reportagem do jornal DM Anápolis, o Instituto Foodservice Brasil prevê crescimento de 7,5% em 2023. Ou seja, o delivery já é uma modalidade consolidada, que tende a ser usada com mais frequência.
Outro aspecto essencial para saber se o hortifruti delivery vale a pena é observar o consumo de alimentos saudáveis.
Segundo a pesquisadora Natália Cheung, a procura por eles aumentou. Em sua dissertação para a UFSCar, 24% das pessoas entrevistadas iniciaram o consumo de alimentos orgânicos motivadas pela pandemia.
Além disso, quase ¼ mudou os hábitos alimentares, por motivos como maior preocupação com saúde e maior conscientização sobre agrotóxicos. Assim, alcançar estes nichos de clientes é uma boa maneira de sustentar um negócio de hortifruti delivery.
Como funciona um delivery de hortifruti?
Para começar a sua empresa, o mais importante é focar em dois aspectos. O primeiro tem a ver com garantir os produtos sempre frescos. O segundo tem a ver com garantir a logística da entrega para os clientes.
Afinal, o delivery geralmente envolve a entrega de uma cesta de opções, ou unidades de itens, para a pessoa, inclusive, podendo ser feito várias vezes na semana, como em um clube de compras.
Nesse caso, é essencial que os alimentos sejam variados, saudáveis e bem conservados, para que assim a pessoa possa prepará-los em suas refeições.
Quais são as vantagens de trabalhar nesse mercado?
Apesar de um cuidado extra com os itens do cardápio, já que são perecíveis e precisam estar frescos, as vantagens de abrir um delivery de hortifruti são várias. Confira a seguir!
Você não precisa de uma loja física
Você pode até abrir um espaço físico para quem quer comprar e levar os produtos para casa, mas só de atuar no delivery já pode fazer bastante sucesso. Nesse caso, é só contar com uma boa infraestrutura e alcance local, para fidelizar os clientes.
Não precisa investir em tantos equipamentos e funcionários
Você vai precisar de armazenamento e refrigeração de produtos, mas tirando isso, não há muitos utensílios e equipamentos que precisa. Com isso, pode economizar no início do negócio. Outro benefício é que poucos funcionários dão conta de organizar os produtos para entrega.
Pode trabalhar com vendas de unidades e combos
Você pode atender pessoas de todos os tipos: desde as que moram sozinhas até famílias grandes. Por isso, pode vender os itens em unidades ou montar combos vantajosos, para a pessoa receber uma variedade maior de produtos.
Como começar um delivery de hortifruti?
Agora que você sabe sobre o funcionamento e as vantagens de trabalhar com hortifruti, confira alguns passos essenciais para começar.
Faça o planejamento
Fazer um bom planejamento é essencial para começar. Isso porque ele envolve vários aspectos imprescindíveis para o seu sucesso, como:
- entender o seu mercado e os nichos que pode atender;
- definir como vai ser a gestão;
- planejar a contratação de funcionários;
- encontrar bons fornecedores;
- precificar corretamente os produtos;
- saber como manter um estoque frágil e constante;
- organizar os processos de legalização e alvarás.
Além disso, é muito importante se preparar para a atuação a longo prazo, já que os desafios do negócio não demoram a surgir.
Segundo Fabiano, proprietário do Mandú Esfihas e Burguers, em São Bernardo do Campo: Quando as outras despesas começam a aumentar muito (…) esse controle meio automático não serve mais. Você tem que começar a se profissionalizar.
Em entrevista para Victor Macambira, sócio-fundador da GASS Company e parceiro iFood, ele afirma que estagnar o negócio não basta: (…) Você começa a ter muita despesa também, não adianta só vender muito.
Por isso, é essencial planejar metas e fazer uma boa gestão para alcançá-las, algo afirmado pelo próprio Victor: Eu acho que o diferencial entre ganhar ou perder está muito no comprometimento de fazer acontecer.
Escolha canais de atendimento
Para alcançar as metas do seu delivery de hortifruti, ainda mais se ele não tiver um ponto físico, é essencial escolher bons canais de atendimento. Nesse caso, uma opção pode complementar a outra.
- Aplicativo de delivery que facilita a venda instantânea.
- Telefone para atender consumidores que estão fora do meio digital.
- Redes sociais para vender e manter contato com os clientes, apresentando novidades.
Defina o seu catálogo
Além disso, também é essencial garantir que o hortifruti delivery seja diverso e tenha o que as pessoas precisam. Por isso, além de vários tipos de frutas, verduras e legumes, também é possível expandir a linha de produtos e incluir itens como:
- molhos caseiros;
- conservas;
- grãos;
- temperos;
- sucos.
Elabore uma boa estratégia de logística
Sendo frágeis, os produtos precisam de cuidado. Por isso, também será necessária uma boa logística. Nesse caso, a entrega de hortifruti tem que ser feita com profissionais, que garantam que os produtos cheguem aos clientes em bom estado e rapidamente, para que sejam conservados frescos.
Outro ponto essencial é garantir este cuidado antes de chegar até você, contando com bons fornecedores, que possam fazer uma colheita cuidadosa e armazenar cada item adequadamente até chegar à sua empresa.
Agora que você viu como abrir um hortifruti delivery, é só apostar nessa ideia e seguir em frente! Afinal, mercado consumidor é o que não falta, já que cada vez mais, as pessoas se preocupam com o que comem. Além disso, a hortifruti envolve produtos fáceis, que otimizam a sua operação e ajudam você a economizar no investimento inicial. Depois, é só buscar atender bem a todos os nichos e crescer com metas bem planejadas.
Quer saber quais outras possibilidades de delivery você pode aproveitar? Confira as tendências para o seu negócio!
4 respostas
Olá bom dia parabéns a vc susseco muito bom o trabalho de vcs
Olá Rosana, ficamos felizes com seu feedback!
Posso vender verdura pelo ifood ?
Oi, Leandro! Pode sim, você precisará fazer o cadastro na categoria mercado 😉 Confira mais informações aqui: https://parceiros.ifood.com.br/mercado