Descubra como abrir um delivery com pouco dinheiro!

A entrega de comida já virou hábito de consumo no Brasil. Confira algumas dicas sobre como abrir um delivery e começar seu negócio!

Para quem deseja iniciar um negócio com pouco capital, entender como abrir delivery com pouco dinheiro é fundamental. Inclusive, a entrega de comida é uma tendência em crescimento. Pelo menos, é o que as pesquisas indicam.

A expectativa é que o segmento de delivery de comida deve atingir US$21,18 bilhões no mundo até o final de 2025. Até 2029, a tendência é alcançar US$27,81 bilhões. No Brasil, 76% das pessoas utilizam essa modalidade uma vez por mês ou mais. 

Investir nesse modelo de negócios traz muitos benefícios, pois envolve menos custos e mais oportunidades de venda. Com mais pessoas comprando para comer em casa, você pode aprender como montar pizzaria delivery, marmitaria ou qualquer outro tipo de empresa.

Neste artigo, Taíne Hoffmann, formada em Administração de Empresas, traz dicas excelentes para ajudar a entender o que é necessário para você saber como abrir um delivery com pouco dinheiro. Acompanhe!

O que é preciso para abrir um delivery?

Para abrir um delivery, você precisa cumprir alguns requisitos. Os principais são:

  • regularizar o seu negócio;
  • adequar-se às exigências do setor, tanto de regulamentação com prefeitura e estado quanto em relação às licenças e autorizações de bombeiros e Vigilância Sanitária;
  • ter uma cozinha específica para o seu restaurante (sua ou alugada, como uma dark kitchen);
  • montar um cardápio;
  • ter um estoque de embalagens e insumos;
  • fazer um cadastro em aplicativo de delivery;
  • ter visibilidade online;
  • ter uma logística própria ou parceira.

Apesar de todos esses critérios, o processo pode ser mais simples do que parece. Você ainda pode ter a ajuda de um contador para facilitar boa parte dessas etapas, como a de formalização e exigências.

De toda forma, essa é uma decisão que vale a pena. Somente o iFood tem cerca de 110 milhões de pedidos mensais em mais de 1.500 cidades e conta com mais de 11 milhões de assinantes do Clube iFood. Esses dados deixam claro que há muitas oportunidades de venda para quem deseja saber como montar um delivery.

Quanto custa abrir um delivery?

O custo para abrir um delivery depende do tipo de negócio, da sua localização e do tamanho da operação. Em média, você pode investir de R$7 mil a R$50 mil, considerando equipamentos, insumos e documentos para formalização. Contudo, é possível ficar nessa faixa de valores mais baixa.

Para economizar, descubra como abrir um delivery em casa. Reserve uma área do local em que mora, compre os itens necessários e comece seu negócio dessa maneira. É uma boa maneira de começar e ainda pode cadastrar seu restaurante no iFood.

De qualquer modo, os principais custos giram em torno da estrutura da cozinha, desde a contratação de colaboradores à garantia da entrega. Portanto, abrange do estoque às embalagens, passando pelos colaboradores e o uso de uma plataforma de gerenciamento de entregas.

Além disso, é importante considerar a análise de mercado. Taíne explica:

Antes de mais nada, é essencial investir em uma pesquisa de mercado para compreender a demanda, a concorrência e identificar o público-alvo. Este custo pode variar, mas é possível minimizá-lo realizando pesquisas online ou utilizando softwares de análise de mercado.

Por isso, é essencial fazer um bom planejamento para administrar bem o dinheiro disponível e investir nos locais em que é mais necessário para ter um negócio lucrativo.

Como abrir um delivery com pouco dinheiro?

Para quem não tem muito para investir, mas quer saber como montar um delivery com pouco dinheiro, o essencial é distribuir bem os recursos para montar uma entrega de lanches, pizzas ou sorvetes. Por isso, vale seguir algumas dicas. A seguir, confira estratégias para abrir o seu negócio!

Qualidade e assertividade do cardápio

Para começar, o melhor é definir um cardápio com poucas opções e ingredientes em conta, mas sem comprometer a qualidade. Para isso, contar com parcerias com produtores locais e fazer uma boa pesquisa de mercado podem ajudar.

Acerte na escolha do segmento

Para ter mais destaque no mercado e oportunidades de retorno dos investimentos logo no início, o ideal é escolher um segmento com demanda alta e pouca concorrência. Analisar quais são as principais necessidades dos clientes da sua região que não são atendidas por outros negócios contribui para identificar os melhores nichos dentro da gastronomia.

Reduza custos no início

Ter muita atenção ao controle financeiro é importante para abrir um delivery com pouco dinheiro. Para isso, existem algumas estratégias que podem ajudar. Por exemplo, comece na sua cozinha, se possível, para reduzir custos com aluguel. 

Além disso, coloque a mão na massa e produza com poucos funcionários. Ao longo do tempo, conforme necessário, você pode aumentar o quadro de colaboradores.

Vale a pena também procurar uma entrega eficiente, com profissionais terceirizados, de bicicleta ou outra opção que seja boa para sua região. Nesse sentido, saiba como abrir um iFood para contar com o nosso serviço de logística parceira.

Não deixe também de monitorar as despesas frequentemente para ter mais controle financeiro, cortar gastos em excesso e aproveitar as oportunidades de investimento. Para se planejar, nossa especialista Taíne traz 3 dicas:

  • tenha um dinheiro guardado para emergências e para cobrir os custos iniciais até o negócio começar a dar lucro;
  • faça um planejamento de todas as entradas e saídas de dinheiro para não ter surpresas;
  • procure opções de empréstimos ou investidores que possam ajudar no começo, se necessário.

Busque visibilidade

“A divulgação do delivery é fundamental para atrair clientes. Os custos podem variar muito, “mas é possível começar com estratégias de marketing digital mais acessíveis, como as redes sociais, e expandir conforme o retorno sobre o investimento.”, continua Taíne.

Garantir que o seu delivery seja conhecido pelo público-alvo é um processo fundamental para o sucesso do negócio. Portanto, marque presença nas redes sociais para promover o negócio de forma econômica.

Também invista em plataformas de delivery, que otimizem seu trabalho e aumentem sua exposição na internet. Assim, cada vez mais pessoas podem conhecer o seu negócio, experimentar o serviço e retornar ao ter uma boa experiência.

Como abrir um delivery em casa?

Existem algumas dicas que ajudam a saber como abrir um delivery em casa. Veja quais são as principais:

  • monte a sua cozinha com todos os equipamentos necessários. Você precisará de freezer e armário para armazenamento do estoque, potes, fogão, embalagens, etiquetas, lacres, produtos de limpeza e talheres;
  • formalize-se e mantenha dentro da legislação vigente, inclusive com o seguimento do Procedimento Operacional Padrão (POP). Isso traz segurança para o cliente;
  • elabore o seu cardápio de acordo com as demandas do público-alvo;
  • organize a entrega de comida por meio da terceirização ou frota própria;
  • escolha as embalagens de produtos certas. Se puder personalizar, melhor;
  • faça treinamentos sobre manipulação de higiene e alimentos, a fim de seguir as regras da Vigilância Sanitária e evitar contaminações;
  • crie uma identidade visual para a sua marca para seu restaurante ser reconhecido pelos clientes.

Todas essas dicas mostram como montar um delivery em casa, mas você pode perceber que as exigências são iguais às de qualquer outro negócio no setor de alimentação.

A diferença é que você vai gastar muito menos, porque não precisará investir em um espaço físico próprio ou alugado. Essa é uma preocupação posterior, quando o retorno já for positivo.

Dessa forma, seu negócio cresce de maneira sustentável e a chance de você ter prejuízos diminui significativamente.

É permitido abrir delivery em casa?

Sim, é permitido abrir delivery em casa, desde que todas as exigências sejam cumpridas. Inclusive, você pode cadastrar seu restaurante no iFood e começar a vender, tendo a chance de atender um público amplo.

Portanto, vale a pena entender como montar um delivery em casa, porque pode ser um bom começo. É claro que o objetivo é crescer e ampliar suas operações, mas esse é o caminho para ter segurança nesse processo.

Quais os nichos com maior potencial de retorno hoje?

Investir no que mais vende é uma boa estratégia para saber como abrir um delivery com pouco dinheiro. Alguns exemplos de nichos de comida em alta no momento, segundo Taíne, são:

  • comida saudável e orgânica;
  • vegetariano e vegano;
  • comidas de outros países (étnicas);
  • comidas confortáveis, mas com um toque especial (gourmetizadas);
  • refeições pré-preparadas e kits de refeição.

João Barcelos, embaixador do iFood, também traz dicas de investimentos. Ele diz que “nos períodos de café da manhã, (os) itens mais vendidos são itens em combos”.

Para ele, essa estratégia pode funcionar para a empresa e facilitar para o cliente: “combo de pão, queijo e presunto; ou pão e mortadela; ou pão, leite e manteiga (…) Porque, além de ser a ‘combinação perfeita’ para o café da manhã, esses tipos de produtos, geralmente, ultrapassam ou igualam-se ao pedido mínimo de padarias”.

Assim, a pessoa pode cumprir a cota de compra mínima por meio de opções que pareçam mais vantajosas. De quebra, esse é um dos benefícios de saber como abrir um delivery no iFood, já que é fácil criar combos e incentivar a compra.

João Barcelos continua dizendo que “os produtos que mais performam bem são os combos a partir do valor do pedido mínimo. Então, por exemplo, se você vende café da manhã e tem um pedido mínimo de R$ 20,00, crie combos de R$ 20,00 porque eles certamente serão muito bem vendidos”.

Independentemente do que você escolher, quando for aprender como abrir delivery com pouco dinheiro, o principal é oferecer um serviço de qualidade e dar conta de todas as entregas.

Além disso, invista em capacitação para garantir seu sucesso no empreendimento e acompanhe o interesse dos consumidores para seguir as tendências e aproveitar as oportunidades. Uma boa dica, aqui, é fazer os cursos do iFood Decola.

Eles ajudam a saber como abrir um iFood, começar a vender e divulgar o seu negócio. Você verá diferentes estratégias de marketing e ideias a aplicar para alcançar bons resultados.

Como divulgar o seu delivery?

Para divulgar o seu delivery, é importante adotar boas práticas de marketing. Entre elas estão:

  • marque presença nas redes sociais, divulgue seu cardápio, fotos dos produtos e promoções, por exemplo;
  • faça parcerias locais com empresas, influenciadores e eventos da sua região;
  • crie promoções e cupons de desconto para incentivar a recompra;
  • monte programas de fidelidade para estimular mais compras;
  • faça anúncios no Google e nas redes sociais para aumentar as chances de o seu restaurante ser conhecido;
  • tenha um perfil no Google Meu Negócio;
  • saiba como abrir um delivery no iFood para ter uma abrangência maior.

Com todas essas dicas, você já pode abrir seu delivery em casa, com pouco dinheiro ou com um investimento inicial mais elevado. Tudo depende da sua realidade, mas esse é um bom primeiro passo para conquistar clientes e se destacar no mercado.

Então, o que acha de se aprofundar nas dicas para começar seu negócio agora mesmo? Baixe este guia do iniciante gratuito do iFood para ver o passo a passo para começar a vender e fazer suas vendas bombarem!

Foto de Por João Barcelos

Por João Barcelos

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Respostas de 6

  1. Parece que algo deu errado
    Estamos com problemas para carregar a aplicação.

    Você pode tentar recarregar.

    Preciso de ajuda

    1. Oi Vanilda!! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros).

  2. Perdi o acesso a minha conta já faz 3 meses que estou tentando recuperar e não consigo ter nenhum retorno em todos os canais de suporte Ifood parceiros, já tentei diversas formas e não obtive sucesso por favor preciso voltar com meu delivery!!!!

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