Google Meu Negócio: descubra como usar!

Saiba como se cadastrar no Google Meu Negócio! Aparecer no Google é fundamental para que seu público possa localizar você!

Quando o assunto é fazer com que o seu restaurante se torne mais conhecido e seja encontrado com facilidade por novos clientes, o Google Meu Negócio se mostra como uma ferramenta indispensável no seu planejamento.

Com essa estratégia, você garante que o público encontre o seu estabelecimento sempre que pesquisar palavras-chave que se refiram ao seu negócio. Além disso, pode fazer com que o seu negócio apareça no mapa do Google, permitindo que novos clientes encontrem o ponto de vendas físico, se houver.

Se você ainda não sabe o que é o Google Meu Negócio, continue a leitura deste post e confira as dicas do Dellamarque sobre o assunto!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google é repleta de funcionalidades, que podem ser usadas pelas pessoas ou empresas, para ter mais praticidade no dia a dia e conquistar os mais variados objetivos.

O Google Meu Negócio é mais um exemplo disso. Nesse espaço, é possível cadastrar o seu restaurante, sem nenhum custo. Com isso sua marca pode ser encontrada com facilidade nos resultados de pesquisa.

Isso vale tanto para os resultados da página inicial quanto para os do Google Maps. Assim, se você quer atrair mais pessoas para conhecer o estabelecimento, essa é uma excelente estratégia para associar ao seu plano de negócios e providenciar que mais clientes tenham acesso aos seus produtos.

Além do nome da empresa e do endereço, é possível cadastrar vários outros dados que podem ser úteis para o público, como:

  • horário de funcionamento;
  • horários de pico;
  • telefone;
  • site próprio;
  • e-mail;
  • redes sociais;
  • eventos;
  • Cardápio Digital;
  • fotos do lado interno ou externo do negócio;
  • fotos de destaque, como dos pratos;
  • principais dúvidas e informações;
  • avaliação de pessoas que já visitaram o local, com espaço para comentários.

Quando você está buscando algo, onde você pesquisa?

Acredito que seja no Google né… O seu cliente também! E se você não está lá, o seu concorrente está. Portanto, é fundamental que você, ao finalizar esse conteúdo, cadastre o seu delivery no Google meu Negócio. Conheça algumas vantagens de cadastrar o seu delivery!

Gratuito

O Google Meu Negócio tem cadastro totalmente gratuito. Ou seja, é possível ter em mãos mais uma ferramenta de divulgação, capaz de ajudar na sua estratégia de Marketing e Vendas.

Mais visibilidade

Consequentemente, ao ter um cadastro no Google Meu Negócio, você garante uma maior visibilidade para o estabelecimento. Afinal, qualquer pessoa que pesquisar palavras-chave que tenham a ver com o seu restaurante pode encontrá-lo entre os resultados da busca.

Por exemplo, imagine que uma pessoa esteja viajando para uma cidade da Bahia e queira comer em um lugar diferente para provar a culinária regional. Ao pesquisar “comida baiana”, no Google, os primeiros resultados são restaurantes que oferecem pratos típicos nas redondezas de quem está pesquisando. 

Ou, então, pense que alguém está em casa, com vontade de comer algo diferente, mas não quer ter que sair para comprar. Ao ativar os serviços de localização e pesquisar “delivery de pizza”, pode encontrar os restaurantes da região que oferecem esse tipo de comida.

Dessa maneira, nem sempre é necessário pesquisar diretamente o nome do seu negócio para encontrá-lo nos resultados do Google. Em muitos casos, apenas o nicho de mercado pode ser o suficiente, aumentando as chances de o seu estabelecimento ser visto.

Implementação da estratégia multicanal

A estratégia multicanal, também conhecida como omnichannel, é uma proposta de unir ações dentro e fora da internet. Para quem tem pontos físicos, o Google Meu Negócio surge como uma tática de divulgação digital que gera retornos positivos tanto para as vendas presenciais quanto para as virtuais.

Desse modo, é possível ter mais vantagens, como integração do restaurante, melhorias no atendimento ao cliente, aperfeiçoamento do planejamento estratégico, divulgação mais efetiva, entre outras.

[rock-convert-cta id=”9927″]

Como usar essa ferramenta?

Viu como essa ferramenta pode ser útil no dia a dia? Sendo assim, nada melhor do que conhecer as boas práticas do Google Meu Negócio para impulsionar o seu restaurante. Saiba como usar o recurso e aprenda a adicionar comércio no Google!

Preenchimento das informações preliminares

O primeiro passo é acessar o site do Google Meu Negócio. Ao clicar em “Gerenciar Agora”, você dá início ao cadastro na plataforma. Agora, é hora de inserir algumas informações básicas, como:

  • nome da empresa;
  • telefone;
  • endereço;
  • entre outras.

Realização das verificações de segurança

A plataforma do Google oferece diversas etapas de verificação de segurança, a fim de confirmar se a conta é realmente sua. Desse modo, é comum receber um código no número de celular cadastrado, por meio do SMS. Lembre-se de inseri-lo corretamente no campo solicitado para dar sequência ao cadastro. 

Confirmação do endereço

O próximo passo é confirmar o local que você informou ser do seu restaurante. Tenha em mente que esse processo pode demorar algumas semanas, porque o Google costuma enviar um código, por meio dos Correios, para o endereço cadastrado. Ao recebê-lo, entre no “Painel de Controle” para confirmar.

Finalização do preenchimento da ficha

Em seguida, é hora de preencher o restante das informações relevantes sobre o seu negócio. É nesse momento que você pode cadastrar o telefone de contato — lembre-se de ficar de olho no número, pois os clientes podem tentar comunicação por meio desse canal.

Além disso, o horário de funcionamento e as fotos do local podem ser cadastrados nessa etapa. Antes de confirmar, revise os dados informados para garantir que está tudo certo. Depois disso, seu restaurante já faz parte do Google Meu Negócio.

Monitoramento das interações e estatísticas de acesso 

Com o cadastro realizado, só resta manter todas as informações atualizadas e acompanhar os resultados. A plataforma oferece um espaço para monitorar as interações e os acessos que o seu estabelecimento teve.

Realizar esse acompanhamento com frequência é importante, pois sempre que surgir uma pergunta ou um comentário, você pode responder rapidamente. Essa é uma atitude que ajuda a oferecer um diferencial para o seu negócio e melhorar o relacionamento com os clientes.

O Google Meu Negócio é uma funcionalidade com potencial de agregar valor para o seu negócio. Com essa solução, você marca presença digital e aumenta as oportunidades.

Quer mais uma dica sobre como atrair os clientes certos para o seu negócio? Leia este post e aprenda a fazer segmentação de público!

Por Marcos Dellamarque

Por Marcos Dellamarque

25 respostas

    1. Que legal, Suzana! Ficamos felizes por ajudá-la com informações importantes para o seu negócio. ?

  1. Ifood só esta deixaa desejar pois quer que nis parceiros vendem bem mas reduz nissa área de entrega alegando pouco entregar enquanto tem entregadores a rolê esperando ser chamados. Ñ trabalho de graça e sim pago pra trabalhar.
    Onde ta a tal parceira com nos pequenos?
    Ainda saio disso

    1. Oi, Maria! Vamos te ajudar com isso, tá bem? Se você possui o plano básico, é só acessar o Portal do Parceiro e clicar no botão Área de entrega que fica no menu lateral. Lá na página você visualiza o mapa com o raio de alcance do seu restaurante. Já se o seu plano é Entrega, abre um chamado nesse link aqui: https://portal.ifood.com.br/cases/help que resolvemos.

    1. Que legal, Gleice! ☺️ Para fazer o seu cadastro no Google Meu Negócio é só seguir o passo a passo do post.

    1. Que legal, Marcio! ? Para fazer o seu cadastro no Google Meu Negócio é só seguir o passo a passo do post.

  2. I’ll right away grasp your rss as I can not find your email subscription hyperlink or newsletter service. Do you have any? Kindly allow me know in order that I may just subscribe. Thanks.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

17/05/2024

Desvendando o ciclo do pedido: etapas, como medir e desafios

16/05/2024

À la carte: o que é, como funciona e dicas essenciais

15/05/2024

Negócios lucrativos: quais são e como garantir sucesso?