Empreender com pouco dinheiro: confira 5 ideias

Sabia que tem como empreender com pouco dinheiro? Descubra as melhores estratégias para investir em um negócio!

Nem sempre é necessário desembolsar uma grande quantia para abrir um negócio. Na verdade, tem como empreender com pouco dinheiro e ter sucesso nessa empreitada, principalmente, ao usar boas estratégias.

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O segredo por trás dessa iniciativa é sempre contar com um bom planejamento, pautado em uma pesquisa de mercado. Dessa forma, é possível conhecer os detalhes do setor, as oportunidades da área e as tendências que mais se enquadram ao orçamento disponível.

A seguir, confira excelentes dicas de empreendedorismo de baixo orçamento e a opinião de Taíne Hoffmann, especialista em Administração de Empresas!

Como começar um empreendimento com pouco dinheiro

Para você, que pretende iniciar um negócio com pouco dinheiro, separamos algumas dicas de como começar do zero e os principais fatores que deve ter em mente. Veja só:

Definição da estratégia de negócio

Montar um negócio sem muito dinheiro se torna uma ideia com alto potencial de sucesso quando você escolhe um modelo de baixo custo. Ou seja, conta com estratégias que acompanham o orçamento disponível, permitindo um investimento inicial e um fluxo de caixa.

A boa notícia é que você pode optar por modelos de negócio que façam sentido para sua realidade. No mercado gastronômico, por exemplo, existe uma enorme variedade de opções para investir. Taíne comenta: “começar com um food truck, um serviço de catering ou um modelo de cozinha fantasma (apenas delivery) pode reduzir significativamente os custos iniciais comparados a abrir um restaurante tradicional”.

Pesquisa de mercado

Antes de entrar em uma área, é importante conhecê-la o máximo possível. Dessa forma, é possível dar início a um negócio com ciência das oportunidades, dos desafios, da concorrência e dos diferenciais que o seu empreendimento precisa ter.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta especialmente desenhada para diminuir as dúvidas e iluminar o cenário”, destaca o Sebrae, nas dicas de planejamento estratégico. Por conta disso, o estudo do contexto mercadológico da área em que deseja atuar é um dos primeiros passos para delinear o seu negócio.

Diferencial competitivo

Ao conhecer o mercado, é possível refletir sobre quais são os elementos que faltam ou que deixam a desejar. Nesse caso, são os problemas ou desejos dos clientes que ainda não são solucionados ou devidamente atendidos. Com isso, você pode investir para oferecer justamente aquilo que ainda falta.

Começar no mercado com um diferencial competitivo ajuda a se posicionar rapidamente e a criar uma identidade na área de atuação. Dessa maneira, os clientes podem conhecer o seu negócio com mais facilidade e diferenciá-lo dos concorrentes.

Taíne aproveita para dar uma dica na hora de escolher um diferencial competitivo: “foque em um nicho específico. Direcionar o negócio para um nicho específico pode ajudar a reduzir a concorrência e a construir uma base de clientes fiéis mais rapidamente”.

Parcerias estratégicas

Saiba que você não precisa fazer nada sem ajuda. Na realidade, fazer networking e estabelecer parcerias estratégicas vai ajudar a alcançar o sucesso no negócio desde o início. Além disso, vale lembrar que não é necessário investir grandes quantias para encontrar parceiros relevantes para a sua ideia de empreendimento.

Uma dica para encontrar oportunidades de estabelecer parcerias é a participação de eventos do setor gastronômico. Identificar negócios que podem complementar a sua ideia e vice-versa é uma excelente maneira de começar.

Você também pode ter a iniciativa de conversar diretamente com empreendedores de outros negócios para buscar parceria ou fornecimento. Por exemplo, se a ideia é abrir um restaurante delivery à beira-mar, você pode procurar por fornecedores de sobremesas geladas que já têm reconhecimento no mercado. Essa estratégia proporciona mais vendas aos parceiros e mais atração de público para o seu estabelecimento.

Uso das redes sociais

Usar plataformas de mídia social e estratégias de marketing digital para promover o seu negócio é uma forma eficaz e econômica de alcançar potenciais clientes”, já destaca Taíne. Isso porque é nesse espaço que os seus clientes vão marcar presença.

Atualmente, o mundo digital conta com muitos milhões de acessos diariamente. Nesse espaço, publicidades aparecem a todo momento, inclusive os anúncios pagos. Dessa forma, é possível fazer com que o público conheça o seu negócio assim que abrir um CNPJ.

Nas redes sociais, você pode investir tanto em tráfego pago quanto orgânico. Quer uma dica para atrair mais clientes para a inauguração? Promova um anúncio no Instagram, por exemplo, para que pessoas que estejam próximas ao local do estabelecimento o conheçam.

Além disso, crie promoções na página do negócio. Sorteios por meio de compartilhamento do post de inauguração, por exemplo, ajudam a divulgar a abertura do seu estabelecimento e promovem engajamento orgânico, além de ajudarem a iniciar um empreendimento com orçamento ajustado.

Foco na experiência do cliente

Ao convencer o público para consumir no seu negócio, chega o momento de garantir uma boa experiência. Para restaurantes que trabalham com serviços de entrega, isso envolve pontualidade, acerto na escolha da embalagem e atenção individualizada a cada pedido.

Promover uma experiência boa ao cliente vai convencê-lo a retornar e a indicar o seu negócio para outras pessoas. Por conta disso, é fundamental que a satisfação do público seja prioridade em qualquer empreendimento.

Marketing criativo

No mais, investir em empreendedorismo econômico envolve também ter criatividade e inovação. Quando esses elementos estão presentes no marketing do seu negócio, as chances de sucesso crescem exponencialmente.

Marketing criativo ajuda a engajar o público e despertar o interesse de contato com o negócio. Por conta disso, favorece as vendas, principalmente se vier acompanhado de uma estratégia de experiência positiva ao cliente.

Sendo assim, seu estabelecimento pode crescer rapidamente ao contar com as melhores estratégias de marketing para o público-alvo. Para isso, é fundamental conhecer o perfil dos consumidores do negócio e as tendências da área para ter mais criatividade na divulgação e promoções que você criar.

5 ideias para você empreender com pouco dinheiro

Foi-se a época em que abrir um negócio precisava de um alto investimento. Na realidade, é totalmente possível empreender com pouco dinheiro, desde que você saiba usar as melhores estratégias para fazer a ideia ter sucesso. Atualmente, no Brasil, existem mais de 15,3 milhões de empreendedores em atividade.

“11,5 milhões têm a sua atividade empresarial como única fonte de renda.”, destaca o Sebrae no Atlas dos Pequenos Negócios.

Sendo assim, desde já, tenha em mente que você pode começar o seu negócio com a quantia que desejar, o que importa é o empenho em fazer a ideia dar certo. Aqui, trazemos 5 ideias para você começar!

1. Loja virtual

Você sabe fazer artesanato ou tem alguns produtos parados em casa? Por que não começar uma loja virtual com o que você tem? Diversas plataformas estão no formato de marketplaces e oferecem um espaço com alta visibilidade, cadastro simples e potenciais clientes para fortalecer o seu negócio.

2. Aulas particulares

Se você domina muito um determinado conteúdo, vale a pena dar aulas particulares para alunos do Ensino Fundamental, Médio ou Superior. Existem também plataformas que reúnem professores para que os estudantes encontrem profissionais das mais variadas especialidades, mas você também pode divulgar os serviços pelas redes sociais ou em instituições de ensino.

3. Infoprodutos

Outra forma de empreender sem muito dinheiro e, ao mesmo tempo, compartilhar o conhecimento que você tem é por meio de produtos digitais. Infoprodutos dos mais diversos temas são comprados diariamente por pessoas que querem aprender sobre um novo assunto ou se atualizar sobre uma determinada área.

4. Consultoria

Se você é especialista em algum setor empresarial, como administração, contabilidade, finanças ou marketing, existe a possibilidade de prestar serviços de consultoria a outras empresas. Geralmente, esse trabalho aponta possíveis soluções para um problema do seu público, a partir do estudo das necessidades e particularidades de um negócio, com dicas de empreendedorismo e gestão. Vender seu conhecimento é uma das melhores maneiras de empreender com capital mínimo.

5. Delivery

Para quem manda bem na cozinha e gosta de colocar a mão na massa, vale a pena preparar receitas para vender por delivery. O que não faltam são oportunidades para fazer o seu negócio de baixo investimento crescer no ramo da alimentação.

Você pode aproveitar a sua própria cozinha para preparar os produtos. Conforme o negócio cresce, é possível alugar um espaço e fazer o seu estabelecimento se tornar cada vez mais conhecido na região.

O iFood é uma plataforma de delivery, que oferece um cadastro simples e intuitivo, reunindo diversos empreendedores que começaram com pouco dinheiro. Contar com o apoio da plataforma e se tornar um parceiro é muito importante trazer um grande retorno para os seus negócios.

Viu só como é possível empreender com pouco dinheiro? Explore as oportunidades e conte com parcerias de qualidade. Com estratégia e foco nos objetivos, é possível abrir um delivery (ou qualquer outra empresa) e colocar em prática as suas ideias de negócios de baixo custo com sucesso desde o início.

Curtiu as dicas? Então, saiba como se preparar da melhor maneira com a capacitação para empreendedorismo do iFood!

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