Como aproveitar as promoções do iFood

Confira algumas dicas para aproveitar ainda mais as promoções iFood, de forma mais estratégica e lucrativa!
12 Min
promoção ifood

Participar de uma ação do iFood promoção é uma maneira de aumentar as vendas da sua loja. Existem diferentes maneiras de fazer uma promoção no iFood: cupons de descontos, preços atrativos, fretes grátis ou cartão fidelidade.

Com as promoções, os clientes sentem-se motivados a conhecer o seu negócio e experimentar os seus produtos. Por isso, vale a pena investir em promoções para alcançar melhores resultados em vendas.

Para participar, é importante entender como funcionam e quais as vantagens de fazer promoções.

Como funcionam as promoções iFood?

As promoções do iFood funcionam de diferentes maneiras. Existem diferentes estratégias e recursos que você pode apropriar para a sua loja, como a elaboração de combos.

É importante dizer que para participar de uma iFood promoção você precisa ter um cardápio organizado e com foto. Ao fornecer boa visualização dos seus produtos, eles estarão aptos para ações promocionais.

Para participar de uma promoção, você precisa escolher a aba “Promoções” no Portal do Parceiro. É nessa página que você visualiza as promoções disponíveis e seleciona aquela ideal para sua estratégia.

É importante dizer que cada promoção configurada no iFood tem sua regra; por isso, é importante lê-la com atenção no momento de selecionar a sua opção.

Você monitora o período em que quer manter a promoção ativa. O gerenciamento é totalmente autônomo.

Já as promoções especiais, aquelas que oferecem preços promocionais pelos produtos, são vigentes por um período determinado em conjunto com o iFood. O tempo varia conforme a campanha.

Por que participar das promoções?

Participar e fazer promoções gera uma série de vantagens para a sua loja: desde o aumento da divulgação a geração de novos pedidos:

  • aumento no volume de pedidos: a sua loja ganha destaque no aplicativo do iFood, trazendo mais pessoas;
  • venda de itens complementares: ao colocar um item promocional na sacola, o cliente vai conhecer sua loja e pode adicionar pratos extras;
  • reputação da marca: você melhora a sua reputação ao oferecer um produto de boa qualidade e uma experiência especial para os clientes;
  • conquista de novas clientes: com a visibilidade alcançada no app, novos clientes vão aparecer na sua loja e ter o primeiro contato, uma oportunidade para conquistá-los;
  • aumento no volume de pedidos: os clientes que já conhecem a sua marca e os novos clientes serão um novo fluxo de pedidos em situações promocionais.

Para conseguir uma experiência positiva na sua promoção no iFood, é importante que a sua loja esteja preparada para esse novo volume de vendas.

Como preparar a loja?

Uma promoção de sucesso começa com um bom planejamento. Durante o período de vigência, é preciso que a sua equipe esteja preparada para dar conta de toda a demanda da promoção.

O estoque de ingredientes e o funcionamento adequado da estrutura e processos para entregar o produto em qualidade também é fundamental. 

O cliente fará uma avaliação da loja após a entrega do produto, por isso a qualidade é fundamental. Diminuir a qualidade das entregas apenas para poder participar de promoções é prejudicial e afeta os benefícios de conquistar novos clientes.

Planeje a data

O primeiro passo de preparação para as promoções é pensar no cronograma. Considerando todos os elementos funcionais da loja — estoque, divulgação, gerenciamento de pedidos, equipe, treinamentos etc. — escolha o período de vigência da promoção.

Monte o cardápio

Atenção para os pratos que vão participar da promoção. Considere o que você precisará para fazer o preparo. Uma dica é evitar colocar em promoção pratos que demandam muito tempo na preparação.

Reveja o horário de funcionamento

Analise se vale a pena abrir um pouco mais cedo e/ou fechar um pouco mais tarde para aproveitar ao máximo o movimento de clientes durante esse período promocional.

Prepare a mão de obra

Planeje o número de profissionais necessários para as tarefas, dividindo-as de forma equilibrada e eficiente. Assim você garante que os processos de preparo sejam feitos corretamente. 

Garanta uma pessoa ou equipe focada na cozinha

Com a alta de volume de pedidos, é importante garantir que a cozinha esteja funcionando. Se um profissional fica responsável pela retirada dos pedidos na cozinha, por exemplo, sua loja pode agilizar alguns funcionamentos e evitar atrasos.

Tenha atenção ao Gestor de Pedidos

É importante acompanhar as atualizações do Gestor de Pedidos, lembre-se de aumentar o volume do Gestor, assim a ferramenta chama atenção de toda sua equipe quando um novo pedido entrar.

Cuide da entrega

Caso você tenha entregadores próprios, reveja a necessidade de contar com profissionais extras para essas datas promocionais. Assim você garante que as entregas sejam feitas sem comprometimento de tempo.

Confira seu estoque

Defina uma meta de vendas e, neste dia, prepare o seu estoque para conseguir entregar tudo o que é preciso nesse período promocional. As lojas costumam vender mais durante essas datas; por isso, é preciso ter insumos suficientes.

Prepare as embalagens

As embalagens fazem parte dos insumos que você deve ter atenção. Ela é essencial para garantir a entrega segura aos seus clientes, por isso, certifique-se de ter embalagens disponíveis e, caso necessário, aumente o seu estoque.

Quais são os tipos de promoções?

No menu “Promoções” do Portal de Parceiro é possível visualizar três diferentes categorias principais: alavancar vendas; conquistar novos clientes e fidelizar clientes.

Cada uma funciona com princípios específicos, oferecendo condições diferentes para a sua loja.

Alavancar vendas

Os parceiros do iFood podem alcançar resultados como:

  • aumento das vendas em até 30%;
  • aumento na aquisição de novos clientes em até 30%;
  • até 5 vezes mais visitas no cardápio.

Nesta categoria você terá algumas condições específicas para ações promocionais, como: entrega grátis, desconto para novos clientes do restaurante, cupons de desconto, adicione 2, leve 1.

Conquistar mais clientes

Nesta categoria, o objetivo é trazer novos clientes para provar os seus produtos. Por isso, com a promoção você poderá alcançar:

  • aumento das vendas em até 25%;
  • aumento na aquisição de novos clientes de até 50%;
  • a cada 5 novos clientes, 1 volta a pedir.

As condições oferecidas por essa categoria de promoção iFood é: entrega grátis, cupom desconto para retirada, cupom de desconto para novos clientes, desconto em pratos selecionados.

Fidelizar clientes

As ações de fidelização buscam incentivar aqueles que conhecem o seu cardápio a continuarem comprando com você. Com isso, os resultados a possíveis a serem alcançados são: 

  • aumento na frequência de pedidos em até 10%;
  • aumento de até 90% de clientes fazendo 5 pedidos em 30 dias;
  • a cada 5 pessoas que participam da promoção, 1 volta a pedir.

Para isso, a condição oferecida são os cartões fidelidades. Os clientes completam um número estipulado de pedidos e recebem o benefício por isso.

Como divulgar uma promoção?

Divulgar a promoção é fundamental e, para isso, a Campanha Inteligente é a forma mais prática de investir. 

O investimento feito pela sua loja nas promoções é alocado com a ajuda da inteligência de dados do iFood. De forma automática, inteligência e dinâmica, o iFood ajuda você a definir onde, como e para quem as suas promoções devem ser exibidas.

Para participar da Campanha Inteligente, basta consultar a disponibilidade em Promoções > Conquistar mais clientes, no Portal do Parceiro.

Com a Campanha Inteligente, a sua loja terá:

  • facilidade: os algoritmos do iFood fazem o trabalho para você, direcionando investimentos nas promoções com maior potencial de retorno;
  • visibilidade: a loja pode ter ainda mais sucesso para conquistar e fidelizar clientes, além disso, terá mais oportunidades de divulgar sua loja em notificações no aplicativo e lista de destaque.

Promoções personalizadas

Na aba Marketing do Portal do Parceiro você também pode criar promoções personalizadas para a sua loja. Nesta categoria, você escolhe o público que será beneficiado.

A partir do público, você pode personalizar as pessoas exatas que vão receber o benefício da promoção. Nessa seleção, por exemplo, você pode optar pelos clientes que fizeram o maior número de pedidos, ou aqueles com ticket médio mais alto.

A aba Marketing consegue observar o padrão de comportamento dos clientes com a sua loja e oferecer condições de compra exclusivas para essas pessoas. Assim, você terá mais chances de gerar vendas.

A estratégia de iFood promoção é criada para oferecer possibilidades de crescimento para a sua loja. A intenção é conquistar e fidelizar novos clientes, fortalecendo a sua marca e seus negócios.

Quer saber mais sobre as promoções do iFood? Baixe o e-book gratuito e saiba como montar ações estratégicas!

10 respostas

  1. Estou com problema no pagamento, vendemos 533,00 e recebemos 144,00 e não consigo contato com suporte.

    1. Oi, Amanda. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar! Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  2. Aparece a promoção 4,99 quando adiciono na sacola vai o valor normal e vem uma mensagem:
    Não foi possível continuar com a promoção o item continua na sua sacola mas sem o desconto

  3. oi,

    estou tendo problemas. Depois que cadstro o item, ele não aparece com a tag mostrando q o produto está em promoção. So depois que seleciona o item, que aparece o valor promocional.

    1. Oi, Mácio! Para contato com o suporte técnico (dúvidas relacionadas ao Gestor de Pedidos, integração com o sistema de caixa ou loja temporariamente fechada), o atendimento funciona das 10h às 23h, todos os dias. Para acioná-lo, vá ao “Portal do Parceiro”, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

  4. Estou chocada! Entrei no IFood e apareceu a promoção de R$ 0,99. Experimentei só para testar e me surpreendi, um hambúrguer artesanal delicioso por esse valor! Tal estratégia é surpreendente, porque serviu pra eu conhecer o serviço do restaurante e sua qualidade, com certeza irei pedir mais vezes de lá e sem contar e irei recomendar muito para meus amigos! Ah, gostaria de saber quantas vezes essa promoção pode aparecer pra mim? 🙂

  5. Temos uma açaíteria, e os nossos produtos são separados por itens e categorias de vários tamanhos! E o preço principal é zero, pois o preco do produto é dado conforme escolha dos tamanhos;!

    Quando entramos nas promoções subsidiados pelo Ifood, é informado tipo “de 0,00 por 0,99”.

    E como ficam os valores nos itens complementares que seriam os tamanhos? Qual tamanho é escolhido?

    1. Oi, Stella! Nas promoções do iFood, os valores subsidiados podem gerar confusão. Quando a promoção mostra “de 0,00 por 0,99”, isso se refere ao preço principal, mas os preços dos itens complementares devem ser informados conforme a sua configuração. Você pode adicionar uma descrição em seu cardápio explicando que os valores variam de acordo com o tamanho escolhido, garantindo que os clientes entendam que o preço total pode mudar dependendo da opção selecionada. Se precisar de mais ajuda para configurar isso, estamos à disposição! 😊

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