Confira as mudanças nos destaques do Cardápio no aplicativo do cliente

Confira as mudanças nos destaques do Cardápio no aplicativo para clientes e entenda quais motivos levaram a essa alteração.

Parte do trabalho do iFood é acompanhar o desempenho das funcionalidades do aplicativo, em busca de entender os recursos que oferecem uma melhor experiência ao consumidor, além de melhorar as vendas dos negócios parceiros.

Com o propósito de oferecer melhorias ao ecossistema iFood, foi implementada uma mudança nos itens destacados no cardápio iFood no aplicativo do cliente. Essa mudança ocorreu porque o iFood identificou que os itens destacados no cardápio não traziam conversões significativas para os negócios que vendem na plataforma.

O que mudou?

A mudança implementada deixou de apresentar itens em promoção em um carrossel chamado “Destaques” e passou a apresentar, agora, os itens mais pedidos. A seção agora se chama “Mais Vendidos“ e apresenta os produtos mais comprados pelos seus clientes nos últimos 30 dias.

O carrossel de “Destaques” apresentará os pratos mais vendidos de acordo com os períodos do dia:

  • Madrugada: 00h às 4h59;
  • Café da manhã: 05h às 9h59;
  • Almoço: 10h às 14h59;
  • Lanche da tarde: 15h às 16h59;
  • Jantar: 17h às 23h59.

A mudança foi feita após o time iFood constatar que a conversão dessa categoria era baixa. Após realizar testes com a apresentação de itens “Mais vendidos”, foi constatado um aumento de 44% nas vendas originada desse espaço.

É importante mencionar que nada muda em relação ao cardápio da sua loja dentro do Portal do Parceiro. Essa categoria de recomendações é automática para estimular vendas para o cliente final.

Como funcionam as recomendações dos itens mais vendidos?

A recomendação de itens mais vendidos é feita automaticamente pela inteligência do iFood, e contempla até 5 itens. Para selecionar os itens de destaque, os seguintes critérios são adotados:

  • seleção dos itens mais pedidos em cada período do dia nos últimos 30 dias de vendas do restaurante;
  • ordenação por número de vendas bruto dos itens (quantidade);
  • remoção dos itens que contenham as seguintes informações: avisos, cupons, molhos, descartáveis;
  • priorização de pratos que são da mesma cozinha do restaurante, por exemplo: massas em restaurante italiano.

Como destacar outros itens no cardápio?

Caso você queira destacar outros itens em seu cardápio, mas que não estão entre os mais vendidos da sua loja, a recomendação é criar uma categoria de “Promoções”, assim como “Bebidas” e “Sobremesas”, e apresentar manualmente os itens que você deseja. Essa alteração é feita normalmente pelo Portal do Parceiro, na aba Cardápio, ou, em caso de parceiros integrados, diretamente no PDV.

O iFood continua analisando os dados de desempenho do cardápio e, com isso, tomando decisões estratégicas para oferecer uma experiência cada vez melhor a clientes e lojas parceiras.

Aproveite e acesse o espaço de Melhoria Contínua para conhecer outras iniciativas do iFood!

5 respostas

  1. Horrivel, simplesmente mexeram e pioraram como sempre, os pratos mais vendidos que o ifood diz ser da loja nao vende nada e os mais vendidos realennte sumiram dos destaques, parabens ifood pela merda que fizeram

  2. Simplesmente não esta legal, esta tudo budago pratos que vendo muito nao entrou nos destaques de masi vendidos, e os que nem vendo entrou. Da onde o ifood tirou essas metricas de masi vendidos em 14 dias? Bagunçaram as lojas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...

19/11/2024

Como criar uma proposta de valor única para seus clientes

19/11/2024

iFood MoveCast: o novo podcast que olha para o futuro