Empreender é uma excelente escolha para quem sonha em tocar o próprio negócio. No entanto, é importante considerar que, em alguns momentos, vai ser necessário lidar com desafios. Entre eles, saber como encontrar uma oportunidade de negócio é fundamental para ter sucesso nos planejamentos e adotar estratégias vencedoras.
É claro que nem sempre é fácil perceber quais são os fatores que precisam ser avaliados para identificar uma oportunidade de alavancar o seu negócio. Afinal, o mercado conta com uma série de nichos, atualizações e componentes. Mas sempre é possível contar com uma boa ajuda.
Larissa Vertedor Pereira, especialista em Negócios de Varejo e em Marketing Digital, apresenta 5 passos essenciais para saber como empreender com sucesso. Confira!
1. Saiba quais são as tendências do mercado
Os produtos e serviços em alta no mercado são excelentes oportunidades de negócio, pois já conseguiram atrair os olhares do público. No entanto, até mesmo para lidar com tendências é preciso ter estratégia.
Dificilmente é possível se destacar ao aproveitar uma tendência sem conhecer, de fato, o mercado que está atuando. Por esse motivo, antes de identificar o que está em alta, é importante conhecer a sua área de atuação. Procure saber sobre:
- demandas que ainda não tiveram solução;
- lacunas que podem ser preenchidas;
- dores e necessidades do público-alvo;
- dificuldades da concorrência.
A partir disso, você pode aproveitar uma oportunidade de negócios com uma estratégia de sucesso e se destacar com as tendências de mercado. Alguns nichos promissores para 2024 são:
- tecnologia de saúde — o aumento da expectativa de vida da população dos mais variados países traz uma demanda por soluções inovadoras, e o desenvolvimento tecnológico pode contribuir para esse nicho;
- energia renovável — medidas sustentáveis e que contribuem com a preservação ambiental são fundamentais atualmente e, no campo da energia, opções renováveis se destacam;
- educação online — após a pandemia, o uso de plataformas digitais para ensino se intensificou e pode ser muito bem aproveitado para se especializar, inclusive em conteúdos sobre negócios, marketing digital e empreendedorismo;
- e-commerce de nicho — no setor alimentício, produtos orgânicos e que promovem benefícios à saúde e bem-estar são cada vez mais bem-vindos no mercado da alimentação saudável e agradam ao público que faz compras no comércio eletrônico.
Porém, fica o alerta: “Embora esses nichos apresentem oportunidades promissoras, o sucesso empresarial também depende da execução eficaz. É fundamental realizar pesquisas de mercado aprofundadas, entender as necessidades do público-alvo e estar preparado para a concorrência”, afirma Larissa.
A especialista ressalta também que acompanhar as tendências emergentes e buscar inovações constantemente são medidas essenciais para conquistar o sucesso a longo prazo, independentemente do nicho de atuação.
2. Reflita sobre o propósito do negócio
O próximo passo, após fazer um bom estudo do mercado, é refletir sobre o que você deseja alcançar com o seu negócio. Propósitos são importantes para guiar o planejamento e motivar as ações cotidianas, a fim de conduzir o estabelecimento para um desenvolvimento de sucesso.
Ao conhecer o propósito do seu negócio, é possível oferecer propostas de valor para os clientes e segmentar o público. Desse modo, você consegue atingir os consumidores que mais se identificam com o seu tipo de empresa e produto.
Por exemplo, um restaurante com cardápio vegetariano e comida vegana pode fazer parceria com produtores locais para ter ingredientes naturais, sustentáveis e orgânicos. Assim, tem mais chances de se relacionar mais com esse público, que se preocupa com questões ambientais, de saúde e de bem-estar.
3. Entenda a validade da oportunidade
Outro ponto de destaque é a importância de compreender a validade da oportunidade. Isto é, por quanto tempo essa chance para empreender e inovar estará aberta. Com isso, é possível testar a validação do conceito e a viabilidade financeira, dois fatores que Larissa acredita serem essenciais para encontrar (e avaliar) oportunidades de negócios.
A validação do conceito, na prática, diz respeito à testagem de uma ideia ou do produto em si no mercado, antes de realizar o investimento.
Larissa dá exemplos: “Isso pode ser feito por meio de prototipagem, pesquisa de mercado, lançamentos em pequena escala etc. Por exemplo, empresas de tecnologia geralmente lançam versões beta de seus produtos para coletar feedback dos usuários antes do lançamento oficial”.
Vale destacar também que a viabilidade financeira é fundamental para aproveitar uma oportunidade e, após identificá-la, inovar no mercado.
É fundamental, então, saber reconhecer e identificar oportunidades de negócios. Sobre isso, Larissa destaca: “A Tesla investiu em carros elétricos quando a maioria das montadoras ainda estava focada em veículos a combustão, com base em sua visão de que a mobilidade elétrica era o futuro”.
4. Faça a avaliação dos riscos
Ao elaborar um plano de negócios, é essencial considerar diversos fatores, incluindo os riscos associados a uma determinada ideia ou iniciativa. Esta avaliação de riscos é crucial para ponderar os potenciais benefícios e desafios que uma ação pode trazer ao estabelecimento. A pandemia recente serve como um exemplo ilustrativo da importância dessa preparação.
Um exemplo importante citado pela Larissa e que serve de lição de empreendedorismo para os mais variados nichos de atuação, inclusive no setor alimentício, está relacionado ao período da pandemia, com “empresas de turismo que tiveram que lidar com riscos significativos durante a pandemia, como restrições de viagem”.
Este cenário inesperado destaca a necessidade de não apenas reconhecer riscos, mas também de se preparar para cenários semelhantes no futuro. Ao antecipar e planejar para uma variedade de eventualidades, um negócio pode se fortalecer, tornando-se mais resiliente e adaptável diante de desafios imprevistos.
Desse modo, você conta com um planejamento completo preparado, na medida do possível, para os mais diferentes contextos.
5. Entenda seu perfil e objetivos
Para empreender no Brasil, é importante também conhecer o seu perfil de negócio e, principalmente, os objetivos ao investir em novas medidas ou permanecer com as atuais. Dessa maneira, é possível visualizar o estabelecimento por completo e conhecê-la sob diversas perspectivas.
Ao compreender o seu perfil e os objetivos de negócio, você consegue montar um plano sólido, detalhado e estratégico, que leva em consideração diversas informações obtidas na análise de mercado. Consequentemente, o seu estabelecimento pode crescer e expandir em torno de um propósito.
Sobre isso, leve para vida empreendedora a seguinte afirmação de Larissa: “O sucesso empreendedor não acontece da noite para o dia. Leva tempo, esforço e dedicação contínua. Ao adotar uma abordagem multidisciplinar que inclui aprendizado constante, resiliência e abertura à inovação, você estará bem-preparado para identificar e aproveitar oportunidades de negócios promissoras no mercado em constante mudança”.
Conhecer as principais estratégias para identificar uma oportunidade de negócio é só o primeiro passo para o sucesso que você pode obter com o seu estabelecimento. A próxima etapa é elaborar um planejamento detalhado e inteligente para atingir os mais variados objetivos e se desenvolver de maneira sustentável.
Achou este post interessante? Então, aprender mais sobre como empreender. Confira por onde começar uma capacitação para o empreendedorismo!
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