Comunicação visual: 4 elementos para aplicar em seu negócio

Quer saber como aproveitar a comunicação visual em sua empresa? Confira 4 elementos essenciais dela e veja suas vantagens!

Para qualquer empresa, formar uma marca forte faz toda a diferença. Porém, para alcançar isso é preciso usar certos recursos, como uma boa comunicação visual. Afinal, ela é capaz de identificar o seu negócio com facilidade e influenciar consumidores. 

Segundo uma reportagem do portal Consumidor Moderno, uma pesquisa da plataforma de avaliação Guia dos Melhores afirmou a relevância da comunicação visual da marca. No estudo, quase 54% das pessoas afirmaram que a comunicação e a identidade de uma empresa têm relação com suas decisões de compra. Assim, cuidar desse aspecto faz com que você se destaque e não seja só mais um na multidão.

Thiago Murça, bacharel em Comunicação Social — Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Gestão de Marketing Digital e outra em Revisão de Textos pela PUC Minas, ajudará você a entender como cuidar da comunicação visual para fortalecer a sua marca.

Continue a leitura e fique por dentro desse assunto!

O que é comunicação visual?  

A comunicação visual refere-se ao processo de transmissão e recepção de diferentes mensagens por meio de recursos visuais. Assim, ela é uma ferramenta que dá total apoio à estratégia de marketing. 

Dessa forma, fazem parte dela elementos como logotipos, paleta de cores, tipos de imagens, entre outros, que ajudam a criar uma identidade; algo essencial para o destaque de uma empresa no mercado. 

Porém, no processo de criar todos os elementos, é essencial ter um direcionamento, como explica Thiago Murça. 

“Na minha opinião, a clareza e objetividade são os principais pontos de uma boa comunicação em campanhas de marketing. Pouco adianta um bom conceito se o público não entender o objetivo, certo? Isso não significa que não é preciso pensar nas cores, no design, na tipografia, nas imagens de qualidade e na emoção que se deseja passar. O ponto é que você deve unir tudo isso à capacidade de emitir uma mensagem clara em qualquer plataforma. Aliás, toda a comunicação deve ser escalável e adaptável a diferentes meios sem perder sua essência e objetivos”.

Isso porque, segundo o publicitário, a marca é a “primeira impressão” que o consumidor tem da empresa. Ela é o que o leva a fazer associações emocionais em sua experiência e agir, como acontece no marketing viral, que engaja com conteúdos divertidos, emotivos ou originais, amplamente compartilhados. 

 Diante disso, a comunicação visual deve ser prevista e bem pensada no plano de marketing para trazer toda a essência até as pessoas. 

Qual a importância da comunicação visual no marketing?  

Em um primeiro contexto, ela é responsável por padronizar elementos da empresa, quando são promovidos em uma campanha. Dessa forma, é garantido que, sempre que a pessoa ver determinado símbolo, com outros elementos, saberá que trata-se de tal empresa. 

Aliás, quando isso é tão bem-feito, a própria identidade visual pode ser menos utilizada, sem comprometer seu efeito. Por exemplo, basta ver uma maçã mordida para se lembrar da Apple.

No caso dessa empresa, ao longo dos anos, a sua logomarca mudou e ficou mais simples. Isso demonstra como a comunicação visual também tende a se adaptar, conforme a época e os novos hábitos de consumo.

Sobre este assunto, veja o que diz Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores, para o Consumidor Moderno:

O que fica claro é que uma marca pode, sim, se atualizar visualmente, e essa transformação muitas vezes é necessária para acompanhar o mercado, mas as consequências dessas mudanças precisam ser muito bem estudadas para que o impacto seja realmente positivo”

Quais os tipos de comunicação visual de uma empresa?  

Com tantas ferramentas e possibilidades de conteúdo, a parte visual da comunicação precisa informar sua personalidade, comunicar mensagens e deixar uma marca na mente do consumidor. A seguir, confira alguns dos principais elementos que ajudam a sua estratégia!

1. Cores  

Assim como as fragrâncias no marketing olfativo, as cores têm um grande poder de mexer com a visão e causar sensações. 

Por exemplo, em um hospital, azul e branco predominam para trazer tranquilidade e sensação de limpeza. É o que a Psicologia das Cores indica, podendo ser usada para guiar as pessoas a relacionarem a sua marca a certas ideias. 

Por isso, vale a pena fazer testes e combinar paletas diferentes, seguindo os significados que você quer passar. 

2. Fontes  

A tipografia define quais fontes serão usadas na sua comunicação, tanto para o nome da marca quanto para os conteúdos. Ela tem o poder de tornar a leitura agradável e, ao ser explorada, ajuda a criar logotipos originais

Porém, exige o cuidado da clareza, já que uma fonte também pode transmitir aparências, como infantilidade ou agressão, e perder força se usada de maneira errada. 

3. Identidade visual  

A identidade visual é o conjunto dos elementos artísticos usados na comunicação. Por ser um conjunto, ela deve ser determinada logo que uma empresa é criada, a fim de guiar tudo o que será produzido.

Além disso, é importante que ela siga os valores da marca em todo seu contexto. Por exemplo, um restaurante saudável vai realizar uma estratégia de marketing gastronômico seguindo o conceito já definido. 

Nesse caso, desde a embalagem do delivery até o cardápio devem refleti-lo, usando materiais ecológicos, fotos de ingredientes frescos e cores relacionadas, como o verde. Isso não só tem a vantagem de uma rápida identificação, mas colabora para fixar o nome da empresa.

Veja uma pequena amostra do que estamos falando: qual é a cor do cartão do banco digital Nubank? Percebeu como uma identidade visual forte permite que o público associe uma simples cor a uma marca? 

4. Logotipos 

Um logotipo é a forma como se escreve o nome do seu negócio. Geralmente junto com um símbolo, ele forma a logomarca. Sua relevância é grande, pois tende a ser o primeiro elemento a ser visto e lembrado. Por essa razão, exige um bom estudo antes de ser feito ou remodelado. 

Para isso, como aponta Thiago Murça, vale a pena realizar testes de aprovação com consumidores, bem como ter algumas opções para avaliar, a fim de acertar na opção ideal sem investir em materiais e conteúdos com a peça errada. 

Por que trabalhar a comunicação visual é vantajoso?

Desenvolver uma boa comunicação visual envolve o trabalho de vários profissionais, além de investimento. Porém, tudo isso vale a pena, já que ela oferece muitos benefícios. Confira alguns deles a seguir!

Trabalhar mensagens mais precisas

Se a padronização é essencial para a marca, os elementos visuais são aqueles que colaboram com uma mensagem mais precisa. Isso porque, ao serem repetidos, levam os consumidores a realizar conexões com a empresa, mas também com suas ideias.

Por exemplo, uma confeitaria que quer demonstrar delicadeza e refinamento pode escolher uma paleta de cores pasteis, que têm este significado. Assim, ao usá-la tanto em seu ambiente físico, quanto em seus conteúdos digitais, está comunicando o tipo de empresa que é.

Com isso, o consumidor associa mensagens, como a delicadeza dos doces que pode torná-los um presente ideal; o refinamento, que indica produtos bem elaborados e com sabores únicos; as cores tranquilas, que indicam um lugar ideal para tomar um café, etc.

Fortalecer sua identidade

Toda marca poderosa tem uma identidade forte. Assim, ela é construída por todos os elementos de seu branding. No entanto, apesar de o tom de voz, ou a sua cultura fazerem parte, é o visual que a pessoa identifica primeiro. Ou seja, ele funciona como uma vitrine para chamar a atenção e mostrar todo o resto.

Dessa forma, quando há consistência nos seus elementos, a marca vai ganhando espaço e sendo reconhecida, conseguindo se contrapor com as outras do mercado.

Engajar os consumidores

A comunicação visual tem a capacidade de engajar os consumidores de algumas formas. Uma é quando ela chama a atenção, despertando o interesse de um determinado público-alvo para conhecê-la. Por exemplo, marcas que querem se associar ao público jovem, costumam escolher elementos de seu universo, como uma estética vibrante ou o uso de emojis.

Outra forma é trabalhar esse visual em mensagens, a fim de despertar ações. Por exemplo, com o mesmo público jovem, acostumado com muito conteúdo digital, um vídeo com cores sóbrias e sem elementos divertidos pode não ter efeito.

Por outro lado, um com música divertida, trechos de memes e cores atraentes “fala” com estas pessoas e segura sua atenção. A partir daí, o conteúdo pode indicar que a pessoa realize uma ação, como curtir o vídeo ou compartilhá-lo. Aliás, isso pode ocorrer de forma espontânea, pois ao valorizar o conteúdo, ela pode sentir que ele deve ser enviado a seus amigos e familiares,ou ser postado em seu próprio feed. Com isso, a empresa ganha também visualização gratuita.

A comunicação visual é essencial para uma marca. Afinal, nos ambientes digitais ela tem um grande peso. Dessa forma, vale a pena trabalhar bem com os seus diversos elementos para defini-los e aproveitar suas vantagens. Assim, sua marca consegue se diferenciar dos concorrentes, explorando combinações originais, que vão ficar marcadas na mente das pessoas. 

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3 respostas

  1. Engajar o consumidor é uma estratégia muito importante para criar relacionamento e um canal de comunicação direto.

    O uso de etiquetas com QRCode e sistemas de rastreabilidade e autenticação de produtos web podem contribuir muito com esta estratégia.

    1. Olá, Ademara. Tudo bem?
      Se você for restaurante ou loja parceira, envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros que vamos entender melhor o seu caso e te ajudar.

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