Bebidas artesanais: qual é o impacto no mercado e como vender mais?

Há uma preferência cada vez maior dos brasileiros pelas bebidas artesanais. Veja como aproveitar essa tendência para aumentar suas vendas.

Como está a venda de bebidas artesanais no seu negócio? Se você ainda não investe nesse produto, saiba que está perdendo uma grande oportunidade. Afinal, essa categoria inclui cervejas, destilados e vinhos boutique, e vem ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores.

Apesar de exigir alguns cuidados, a venda de bebidas é um grande atrativo. E se você aproveitar a tendência dos artesanais, pode agregar valor, aumentar a sua cartela de clientes e fazer seu faturamento crescer.

Então, que tal entender mais sobre esse mercado e como usar essas informações a seu favor? Confira as dicas neste artigo.

Quais são as bebidas artesanais?

Cervejas

As cervejas artesanais têm uma grande diversidade de estilos e muitos sabores inovadores. Você encontra IPAs, stouts, sours e muitas outras. Algumas envelhecem em barris, enquanto outras usam ingredientes diferenciados, como maracujá e outras frutas.

Elas precisam estar no seu cardápio de bebidas, porque vendem muito bem e são uma preferência dos consumidores. Além disso, ajudam a aumentar seu faturamento ao aproveitar datas comemorativas, como o Dia da Cerveja.

Destilados

Os destilados artesanais abrangem uma grande variedade de bebidas, por exemplo, whisky, brandy, rum e gin. Atualmente, já existem várias destilarias de pequeno porte que inovam nos sabores e oferecem uma experiência única.

Gaseificadas

As bebidas gaseificadas também passam pelo processo de produção artesanal. Podem ser tônicas, refrigerantes e outras opções. Nesse caso, o foco é deixar os sabores artificiais e os adoçantes de lado, trocando-os por especiarias, frutas e ervas. Além de serem mais naturais e saudáveis, podem ser utilizadas na preparação de drinques e coquetéis.

Kombucha

Para negócios que focam a saúde, a Kombucha pode ajudar na sua estratégia de vendas. Essa é uma bebida probiótica e pode ter diferentes sabores.

Qualquer que seja a bebida artesanal, existe toda uma expressão repassada pelo líquido. Por isso, existem muitas possibilidades a explorar, seja no segmento alcoólico ou sem álcool.

Como está o mercado de bebidas?

O mercado de bebidas está em alta no Brasil. No verão de 2024, a projeção do faturamento foi de R$ 1 bilhão. Esse cenário apresenta uma recuperação pós-pandemia, que vem sendo registrada desde o verão de 2021-2022. Além disso, verificou-se uma alta de 19% no gasto médio do consumo dentro do lar.

Esses dados são do mercado de bebidas artesanais e industrializadas, tanto alcoólicas quanto outras, como água, chás e energéticos. No entanto, um destaque é a cerveja, a opção preferida em bares e restaurantes.

Segundo dados de 2023, o crescimento do consumo de cerveja no ano foi de 1,1%, quando comparado a 2022. No total, foram 112 milhões de hectolitros.

Além disso, 48% dos brasileiros frequentam bares e restaurantes 1 vez por semana ou mais. Desse total, quase metade dos visitantes (47%) bebe cerveja. Em seguida, vem o vinho (28%) e os destilados (22%).

O clima quente é, inclusive, um incentivador desses resultados. A preferência dos consumidores faz com que o total de cervejarias venha aumentando. Em 2023, o aumento foi de 6,8%, especialmente devido à opção dos consumidores por produtos nacionais.

4 dicas para alavancar suas vendas no mercado de bebidas

1. Tenha bebidas com baixo teor alcoólico no cardápio

O mercado de bebidas sem álcool ou com baixo teor está crescendo e você pode aproveitar essa tendência. Vale a pena criar drinks bem elaborados, ter cervejas 0% e até vinho com essa característica.

2. Conte com várias opções

Tenha uma ampla diversidade de marcas e opções de bebidas, artesanais ou industrializadas. Também considere usar ingredientes diferenciados nas elaborações, como o óleo de coco.

3. Use datas comemorativas para criar promoções

Você pode utilizar várias datas comemorativas para criar promoções e descontos em bebidas artesanais e industrializadas. Além do Dia da Cerveja, também tem o Dia do Café, por exemplo, que pode ser servido da maneira tradicional ou ser utilizado para a criação de drinques e outras receitas elaboradas.

4. Treine seus colaboradores

O treinamento da equipe é indispensável para aumentar a venda de bebidas artesanais, especialmente. Isso porque as industrializadas costumam ser mais conhecidas.

Então, é importante que eles conheçam os drinques, os tipos de cervejas e vinhos, como preparar cada bebida, o que vai em cada receita etc. Ainda é necessário que eles estejam aptos a cuidar muito bem do armazenamento dessas bebidas.

Adotando todas essas boas práticas, você pode potencializar suas vendas e ter bons resultados com a venda de bebidas artesanais e industrializadas. Elas são válidas para qualquer tipo de negócio e podem ser uma maneira interessante de aumentar seu faturamento e se destacar perante a concorrência.Então, o que acha de ter esse diferencial? Descubra como conquistar o selo de Melhor Serviço e destaque-se nas buscas do iFood.

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