Para abrir um negócio do zero ou aumentar a competitividade já atuando no mercado, um empreendedor pode optar por diversos tipos de franquia para colocar em prática sua própria estratégia de crescimento sustentável.
No entanto, é importante conhecer as principais delas para entender qual se encaixa melhor em seus objetivos de negócio. As diferentes modalidades levam em conta vários aspectos, como a localidade, o número de unidades em um ponto de venda e o investimento inicial.
Continue a leitura para conhecer os principais tipos de franquia e as diferenças entre eles!
Quais são os principais tipos de franquias?
Há diversas maneiras de estabelecer uma franquia e desfrutar das vantagens de uma parceria com uma grande marca. Conheça os principais tipos!
Franquia unitária
Esse é um dos tipos mais tradicionais, em que o franqueado adquire o direito de abrir um ponto de venda da marca. Contudo, a região é escolhida pelo franqueador.
Isso oferece uma vantagem para o franqueado: ao abrir uma loja em um ponto comercial, como um shopping, ele terá a exclusividade de uso da marca naquele estabelecimento. Além disso, ele poderá adquirir outras unidades em regiões que ainda não tenham uma franquia da mesma franqueadora.
Franquia master
Esse modelo costuma ser acionado quando há um plano de internacionalização de franquias e em países territorialmente grandes, como é o caso do Brasil.
A franquia master permite que o franqueado abra diversas filiais em uma região e terceirize unidades. Além disso, ele recebe parte das taxas e royalties, o que amplia suas fontes de lucro.
Franquia de desenvolvimento de área
Nesse modelo, o franqueado tem o direito de abrir várias unidades em uma região — mas dentro de um prazo definido. Assim, um contrato diferente será aberto para cada um dos pontos de venda.
O franqueado de uma DA também poderá comercializar unidades em sua região e receber parte do valor cobrado em termos de taxa de franquia e royalties. Cada um dos contratos será firmado diretamente com o franqueador.
Microfranquia
As microfranquias são uma opção de negócio para quem tem pouco capital e quer começar devagar nesse mundo. De acordo com informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o investimento inicial vai até R$ 135 mil:
“A ABF define como microfranquia aquelas cujo investimento inicial vai até R$ 135 mil. Segundo o último estudo da entidade, esses modelos de negócio tiveram um expressivo crescimento de 87% entre maio de 2021 e maio de 2023, com um salto de 322 para 604 marcas no período.”
Esse modelo de negócio exige menos capital inicial porque, de modo geral, o tamanho do local ocupado pelo empreendimento não precisa ser muito grande — ou o empresário opera totalmente no home office, por exemplo. Nesse segundo caso, a microfranquia é conhecida como home-based.
Franquia combinada
Já essa opção permite que se utilize o mesmo ponto comercial para implementar marcas diferentes. Contudo, a permissão para que a franquia combinada possa ser estabelecida fica a cargo de um dos franqueadores.
Store in store
Esse tipo, também conhecido como business in, permite que o franqueado instale uma unidade dentro de outro estabelecimento, pertencente a um terceiro. A ideia é vender produtos que sejam complementares aos que já são comercializados ali.
Um exemplo de como isso pode ocorrer: uma marca esportiva que tenha um stand dentro de uma loja que comercialize artigos similares. Também é possível pensar em uma franquia de bares dentro de um hotel.
Franquia de conversão
Imagine que você tenha uma lanchonete bem-sucedida, com uma boa carteira de clientes. Contudo, a sua marca ainda não é tão reconhecida quanto a dos grandes empreendedores. Nesse caso, você tem a opção de se tornar uma franquia autorizada — e utilizar o nome de uma grande empresa em seu próprio negócio.
Nesse sentido, a franquia de conversão é um modelo que pode ser escolhido por empreendedores que já tenham um negócio operando, mas que desejam elevar a competitividade. Aí, surge a oportunidade de se tornar um franqueado.
Como escolher o tipo de franquia ideal para o seu perfil?
O importante é analisar cada um dos modelos e decidir qual deles se encaixa nas suas preferências de negócio. Para quem está começando e não tem muito dinheiro para investir, a microfranquia é uma opção interessante.
Já um empreendedor que tenha um negócio estável pode se associar a uma marca conhecida para desfrutar do reconhecimento que os franqueadores construíram no mercado. Esse é um exemplo de uma franquia de conversão.
Caso você conheça outro empreendedor e queira complementar os produtos que ele vende, por explorarem uma temática parecida, pode optar pela store in store. Há opções para todos os perfis, preferências e necessidades.
Quais são as vantagens de abrir uma franquia?
O principal benefício de ser um franqueado será poder contar com todas as vantagens que a associação a um franqueador de sucesso possa trazer, incluindo:
- padronização dos produtos ou serviços;
- escalabilidade da operação;
- poder da marca;
- capacitação técnica, já que é possível conversar com o franqueador em relação à possibilidade de treinamentos e cursos.
Já para o franqueador, uma das principais vantagens é o crescimento rápido da marca. O franchising permite que o franqueador expanda o negócio de forma mais rápida do que se dependesse apenas dos seus próprios recursos.
Quais são alguns exemplos de sucesso, em cada tipo?
Confira alguns exemplos que correspondem aos tipos de franquia que foram citadas até aqui:
- franquia unitária: Subway;
- franquia master: McDonald’s;
- microfranquia: Acolher e Cuidar e Brazil Health, exemplos citados pela própria ABF no artigo citado anteriormente. O interessante é que a primeira requer R$ 77 mil de investimento e a segunda pede R$ 20 mil, o que mostra que as microfranquias são um caminho para quem quer investir pouco, inicialmente;
- franquia combinada: lojas que funcionam em um mesmo ponto comercial, como um shopping, e que tenham a permissão do franqueador para operar:
- store in store: Adidas e Nike, que vendem seus produtos em espaços personalizados em lojas Centauro;
- franquia de conversão: qualquer negócio que decide a operar sob o nome de uma marca já reconhecida no mercado. Pode ser uma farmácia ou uma loja de artigos para pets, por exemplo;
- entre muitos outros.
Como você viu neste artigo, há diversos tipos de franquia. Essas diferentes modalidades atendem a vários perfis de empreendedor, levando em conta aspectos como investimento, localidade e até mesmo a ambição de cada franqueado em potencial. Agora que você conheceu as várias opções, já poderá tomar uma decisão bem embasada.
Continue explorando o universo das franquias: conheça algumas opções baratas e lucrativas!