Como abrir uma franquia: 7 passos para começar

Como abrir uma franquia: confira os principais aspectos que precisam ser avaliados pelo empreendedor.

Empreender no ramo de franquias é uma boa opção para quem deseja trabalhar com marcas consolidadas no mercado. Porém, antes de tomar a decisão de investir é preciso saber em detalhes como abrir uma franquia, as características desse tipo de negócio e os cuidados que devem ser tomados durante a sua jornada.

Este é um mercado em expansão que emprega aproximadamente 1,7 milhão de brasileiros e está presente em diferentes segmentos, desde alimentação até vestuário, turismo, saúde, beleza e bem-estar. Mas quem está pensando em abrir uma franquia precisa avaliar uma série de fatores, incluindo o seu perfil empreendedor e as obrigações que serão assumidas junto ao franqueador.

Neste artigo, além de conhecer as razões pelas quais vale a pena considerar esse modelo de negócio, trouxemos os 7 passos que você precisa seguir antes de tomar uma decisão. Para esclarecer dúvidas sobre o modelo, conversamos com Taíne Hoffmann, especialista em Administração de Empresas, que trouxe dicas preciosas para os empreendedores. Confira!

Por que investir em uma franquia?

A franquia é um modelo de negócio que permite a concessão do direito de uso de uma marca para um determinado franqueado. A relação entre a empresa e o investidor é baseada em uma semi-independência, ou seja, o empreendedor tem autonomia para gerir a sua unidade, mas precisa respeitar as orientações e normas da marca proprietária.

A franquia, enquanto modelo de negócio, surgiu nos Estados Unidos, quando a Singer Sewing Machine Company, uma conhecida fabricante de máquinas de costura, resolveu oferecer, a partir de 1851, licenças de uso da marca para os seus investidores.

Com o sucesso da proposta, outras empresas se interessaram pela estratégia e expandiram as suas operações pelo mundo com a ajuda de uma rede de franqueados.

Hoje, o modelo de franquia é muito bem-sucedido no mundo, especialmente no Brasil, onde teve uma arrecadação de R$ 240,6 bilhões em 2023, um crescimento de 13,8% em comparação com o ano anterior. A expectativa para 2024 é um crescimento de 10% em relação ao faturamento de 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Como abrir uma franquia em 7 passos

Não há dúvidas de que investir em franquia pode ser um bom negócio. O que muitas pessoas querem saber é como abrir uma franquia com segurança e o segredo do sucesso está no planejamento.

Para abrir uma franquia é preciso executar algumas tarefas, como entender o seu perfil como empreendedor, o perfil do consumidor e fazer uma pesquisa de mercado. Confira os 7 passos a seguir e saiba como começar!

1. Avalie o seu perfil de empreendedor

Tão importante quanto saber como abrir uma franquia é conhecer o seu perfil de empreendedor e avaliar se ele se encaixa com esse modelo. Além de ter um espírito empreendedor você precisa estar alinhado com a cultura e a forma de trabalho da franquia escolhida.

É fundamental estar ciente de que você não será livre para tomar as decisões do negócio, é preciso seguir as regras definidas pela franqueadora, cumprindo com as diretrizes do contrato firmado.

Em geral, as franqueadoras definem previamente questões relacionadas ao planejamento de vendas, marketing, atendimento e operações. Os franqueados são obrigados a seguir essas regras e é preciso estar ciente disso, já que o seu poder de decisão é restrito.

O perfil de sucesso nessa área inclui pessoas com espírito empreendedor, capacidade de gestão de crise, boa comunicação, dinamismo, proatividade e disposição para trabalhar — inclusive nos finais de semana.

2. Faça pesquisa de mercado

Se o seu perfil estiver alinhado com as particularidades e exigências do setor é hora de começar a sua pesquisa de mercado. A pesquisa de mercado consiste na coleta e análise de dados sobre a concorrência, consumidores e fornecedores. Nesta etapa, vale colocar em prática as dicas da Taíne:

O ideal é começar pesquisando o mercado de franquias. É importante avaliar o seu capital disponível e que tipos de franquia podem se encaixar nessa realidade financeira. Entre elas, estude profundamente as opções que mais interessam, a fim de entender o que esperar pela frente.

Considere a sua experiência no setor escolhido, já que isso pode encurtar caminhos e exigir menos treinamento. Inclusive, não hesite em conversar com franqueados atuais para entender as reais demandas do mercado e o desempenho da unidade frente às expectativas apresentadas. As microfranquias podem ser boas opções, por isso, coloque-as em seu radar. Taíne, destaca:

Outro ponto importante é examinar detalhadamente os custos iniciais e operacionais, afinal, isso é essencial para manter o negócio funcionando. Além disso, verifique a reputação da marca no mercado, pense na localização ideal para seu negócio e analise o suporte oferecido pelo franqueador.

3. Escolha o segmento

Com uma análise detalhada do mercado e das franquias com maior potencial de crescimento e que se encaixam no seu perfil, é hora de escolher o segmento — caso ainda não tenha feito.

As franquias se dividem em segmentos, ou seja, nichos que atendem pessoas com interesses específicos. Escolha um e alinhe suas estratégia à expectativa dos clientes.

Nesta etapa, o empreendedor precisa ter em mente que o retorno financeiro é um aspecto importante mas trabalhar com algo que você gosta é realmente importante. O sucesso do negócio está atrelado à paixão do franqueado pelo negócio. Segundo a ABF, atualmente, o mercado brasileiro conta com quase três mil marcas de franquias em operação, elas são divididas em 11 segmentos:

  • alimentação;
  • casa e construção;
  • comunicação, eletrônicos, informática e tecnologia;
  • entretenimento;
  • hotelaria;
  • limpeza e conservação;
  • moda;
  • saúde, bem-estar e beleza;
  • serviços automotivos;
  • serviços educacionais;
  • outros serviços e negócios.

4. Avalie modelos de negócio

O modelo de negócios consiste na forma de criar e entregar valor ao consumidor. No caso das franquias, representa “o que” e “como” sua franquia atenderá a demanda do mercado. O empreendedor precisa avaliar se aquele modelos de negócios é baseado em uma tendência de mercado passageira ou se é fundamentado em um modelo que já se provou eficaz. O Sebrae, explica:

No sistema de franquias, o franqueado paga por um know-how, por reproduzir um modelo de sucesso e pelo direito de uso de uma marca reconhecida no mercado. (…) De um modo geral, os franqueados buscam franquias por considerá-las mais seguras do que os negócios próprios.

Por isso, considere um modelo de negócios seguro e que garanta apoio operacional. O suporte da franqueada em treinamentos e inovações pode fazer toda a diferença no sucesso e crescimento da sua franquia.

Quando chegar nessa fase do processo, o interessado em abrir uma franquia já precisa ter claros os seus objetivos, o setor no qual pretende empreender, as características, oportunidades e desafios do mercado-alvo, o perfil de clientes e a concorrência. Taíne, destaca a necessidade de também ter um plano financeiro já estabelecido:

Crie projeções financeiras realistas e detalhadas, tanto de curto quanto de médio e longo prazos. Inclua ainda uma análise completa dos riscos potenciais que podem prejudicar seu negócio e como você pode lidar com eles caso se concretizem.

Por fim, antes de partir para a próxima fase, descreva a estrutura organizacional planejada. Estabeleça metas de curto e longo prazo para que elas possam ser acompanhadas de perto. Desenvolva um plano operacional abrangente. Após colocar a operação em prática, revise o seu plano e ajuste conforme a necessidade.

5. Entre em contato com a franqueadora

O passo seguinte é o contato com a franqueadora, a partir dessa etapa você passará a negociar diretamente com a marca. Tire todas as dúvidas, entenda como funcionam as operações e, dê uma atenção especial as regras e diretrizes da relação entre a franqueadora e o franqueado.

Nas fases de análise e negociações contratuais é recomendado que você busque o suporte de um advogado especializado em franquias. O profissional poderá orientar com relação às informações presentes na circular de oferta de franquias, as cláusulas contratuais e análise de dados financeiros.

6. Escolha o ponto comercial

A escolha do ponto comercial para colocar a sua operação em prática impactará diretamente no movimento de clientes. Existem modelos de franquias para cidades pequenas, no qual o ponto deve ser, preferencialmente, em uma região central. Nas cidades grandes, é válido realizar um mapeamento das regiões e da concorrência, definindo os pontos mais estratégicos para operar.

7. Entenda as taxas: royalties, taxa de franquia e fundo de propaganda

Antes de firmar o contrato você precisa estar financeiramente preparado para os investimentos iniciais, pagamentos de royalties, taxas de franquia e fundo de propaganda. A seguir, explicamos o conceito de cada um deles.

  • taxa de franquia — valor pago uma única vez pelo franqueado ao franqueador no momento da assinatura do contrato.
  • royalties — pagamento periódico feito pelo franqueado ao franqueador, normalmente calculado sobre o faturamento bruto. As regras de cobrança são estabelecidas no contrato de franquia.
  • fundo de propaganda — contribuição periódica feita pelo franqueado ao franqueador para realização de ações de marketing e publicidade. As diretrizes de pagamento e percentuais também estão definidos no contrato.

Muitas vezes há um entendimento equivocado sobre o que é uma franquia barata, pois é levado em consideração apenas o valor cobrado a título de taxa de franquia. A dica é que você avalie todos os custos, bem como, o orçamento disponível para investimento inicial, os custos de manutenção e as expectativas de faturamento nos primeiros seis a doze meses.

Como você viu, antes de investir na compra da licença de uso da marca é essencial fazer um planejamento. A estratégia deve considerar o perfil do franqueado, elaborar os objetivos e traçar metas a serem atingidas em um determinado prazo.

Assim, você pode treinar a equipe de atenção ao cliente e escolher um ponto comercial bem localizado para atrair o público até o seu negócio, alcançando o sucesso do seu negócio!

Gostou de saber como abrir uma franquia? Aproveite para explorar mais sobre o universo do franchising, confira o artigo “Franquias de sucesso: saiba como identificá-las”.

24 respostas

    1. Opa, Anderson! Que legal! ? Temos certeza que essas dicas te ajudarão bastante a dar mais esse passo. ❤️

  1. Boa noite tenho uma empresa de motoboy quero colocar ela OL pode me ajudar a entrar em contato com o responsável por que ana.costa não reosonde obrigado

    1. Oi, Gabriela. Obrigado por enviar mensagem pra gente! Infelizmente, não conseguiremos te auxiliar por aqui como gostaríamos. No momento, este canal (iFood para Parceiros) é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.

  2. Boa noite ! Devido ao horário que escrevo…
    Quero uma franquia ifood, não quero cadastrar minha empresa do gênero alimentício e sim a franquia da ifood aqui na minha cidade, e acho que vários dos comentários aqui foram com essa intenção.

  3. Oi, Alvinicius. Nossa sugestão é buscar a franquia que mais se encaixe nas suas necessidades e depois entrar em contato com o franqueador. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

22/11/2024

Índice de endividamento: como calcular e 6 dicas para evitar dívidas

21/11/2024

Transforme seu restaurante com dados: descubra os insights do relat...

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...