A decisão de investir em uma hamburgueria delivery tem tudo para ser o primeiro passo de uma jornada de muito sucesso no empreendedorismo. Para que isso realmente aconteça, porém, é fundamental tomar uma série de cuidados que influenciam o dia a dia do negócio.
Eu sou Maikon Rangel, diretor da Just Burger Hamburgueria e Expert iFood. Todos os meses, ajudo mais de 100 restaurantes em todo o Brasil com dicas de melhoria gratuitamente.
A partir da minha experiência com o desempenho de estabelecimentos do ramo da alimentação, preparei algumas informações para auxiliar você a montar um delivery de hambúrguer sem erros.
Continue a leitura e confira todas as dicas!
O que é necessário para uma hamburgueria de sucesso?
Destaquei alguns passos importantes para você que está se perguntando como abrir uma hamburgueria de sucesso.
Escolher uma boa localização
“Tem muitas regiões carentes de hamburguerias com qualidade boa ou alta, e se você entra com um produto e uma estratégia forte, com certeza você vai se destacar.” Assim, a melhor localização para abrir uma hamburgueria delivery é naquela região onde não tem nenhuma de qualidade.
Criar uma identidade para a marca
A criação da identidade visual da marca, com embalagem personalizada e logotipo, é algo básico nesse processo. Para fortalecer ainda mais a imagem do negócio, o uso das redes sociais também é essencial. “Eu uso muito a rede social e isso engaja demais os nossos clientes de uma maneira tremenda.” Então, você pode lançar mão desse recurso para cativar os clientes.
Ter uma entrega eficiente e pontual
Assim que o pedido chega, você já tem que jogar a carne na chapa e fazer a porção. Se conseguir soltar esse pedido com 5, 6, 7 minutos, é perfeito. Com um bom atendimento, hambúrguer de qualidade e entrega pontual, você tem tudo para ganhar o cliente para sempre.
Vale destacar que, de acordo com uma pesquisa da GALUNION de 2022, o atraso na entrega é o principal problema de 69% dos consumidores que tiveram problemas com o delivery. Logo, a entrega pontual e eficiente é um diferencial que você pode explorar no seu negócio.
Oferecer um cardápio atraente
O primeiro passo para atrair clientes na hamburgueria é ter um cardápio decente. “A pessoa precisa abrir o seu iFood e ver que você tem uma relevância, fotos boas, cardápio bom, preços bons, e que você tem algo de diferente. Não é só vender o hambúrguer que todo mundo faz e colocar uma foto de qualquer jeito.”
Saber definir os preços
Um estabelecimento não precisa ser barato para se tornar atrativo para o cliente. “Você tem que entregar uma qualidade acima da média e cobrar por isso sem dar grandes descontos, sem grandes promoções que vão matar o negócio.” Os pequenos estabelecimentos, principalmente, precisam cuidar muito do controle das finanças, já que a margem de lucro é estreita e não admite erros.
Como criar um plano de negócio para hamburgueria?
O plano de negócios é uma parte essencial da abertura de qualquer empresa. Esse documento detalha vários aspectos sobre o estabelecimento, incluindo os passos necessários para tirar a ideia do papel.
Para ajudar nessa etapa da jornada empreendedora, a lista a seguir destaca alguns pontos que não podem faltar em um plano de negócios:
- sumário executivo — traz um resumo das características do estabelecimento, como missão, dados das pessoas empreendedoras, localização, enquadramento tributário, setor de atividade, entre outras;
- análise de mercado — é uma análise da viabilidade do negócio, com base nos dados sobre o mercado de atuação;
- análise de concorrência — é um estudo sobre como os concorrentes se apresentam no mercado;
- público-alvo — traz uma análise do perfil dos clientes e suas preferências;
- plano de marketing — faz uma análise dos desafios e oportunidades do mercado, além das estratégias para posicionar o negócio nesse ambiente;
- plano operacional — detalha como os itens serão produzidos e comercializados;
- plano financeiro — faz uma avaliação econômica que detalha quanto o negócio vai custar e como vai se manter, além de estimar o retorno do investimento.
Como criar o cardápio de uma hamburgueria?
Você não precisa seguir regras ao montar o cardápio da hamburgueria. O importante é descobrir o que funciona para o seu negócio. “Eu, por exemplo, nunca quis ter um cardápio extenso. Queria 10, 12, 15 lanches, no máximo. Hoje, eu tenho mais de 17, 18 lanches e dá certo para mim.”
Porém, conheço hamburguerias que têm cardápio com 3 lanches e também dá certo. Então, a quantidade é relativa. Mesmo assim, quanto mais opções você tiver e mais variedades de produtos bons, maiores são as chances de atrair clientes.
Por isso, a prioridade na hora de montar o cardápio deve ser a qualidade dos itens, tanto dos lanches, quanto das porções e dos combos. Nas porções, tem que haver um cuidado em seguir o mesmo padrão em todas as unidades. Nos combos, apresentar opções atrativas. Quando há atenção em cada etapa, o cardápio dá certo.
em todas as unidades. Nos combos, apresentar opções atrativas. Quando há atenção em cada etapa, o cardápio dá certo.
A importância de estabelecer parcerias com fornecedores
Para garantir a alta qualidade da carne para hambúrguer e outros insumos, boas parcerias com fornecedores fazem toda a diferença. “Eu acredito que a negociação melhora com os parceiros quando você consegue mostrar sua real capacidade, seus valores, seus interesses.” Não se trata de mostrar volume, mas sim de ter seriedade para negociar e cumprir o que fala.
Como se preparar para operacionalizar o delivery?
Tanto a hamburgueria artesanal quanto qualquer empresa de delivery precisa ficar atenta a alguns desafios na operacionalização do negócio, como “os aumentos repentinos do mercado, as altas cargas de impostos que o governo impõe, principalmente quando você vai crescendo, a cultura da empresa e o fator pessoas, que é o que tem que tratar diariamente, capacitando a equipe e mantendo-a motivada.”
Além disso, é importante se preparar para manter a qualidade dos hambúrgueres durante a entrega. Tem que ter velocidade na hora de fazer, embalagens que conservam o produto, agilidade na entrega e cumprir o que promete na plataforma de delivery, ou seja, não mentir para o cliente e não atrasar.
Por fim, você precisa contar com bons parceiros de hamburgueria delivery. “Existe uma frase muito antiga que diz ‘se você quer ir mais longe, não vá sozinho, vá junto com alguém e que esse alguém seja maior que você.’ Esteja junto dos maiores, esteja entre os melhores.” É por isso que tenho o iFood comigo.
Para continuar se informando ainda mais, baixe um e-book gratuito sobre tendências em delivery!
5 respostas
Ótimo conteúdo! Bem completo, didático e interessante. Gratidão.
Ideias e sugestões ótimas muito obrigada!
Muito bom! Adorei
tenho 3k e um sono
sonho
Temos certeza que dará certo, Edison. 🙏🥰 Conte com o iFood para ajudar a decolar o seu negócio! ❤️🚀