Tráfego Pago para iniciantes: como desenvolver uma estratégia

Saiba como funciona a estratégia de tráfego pago para inciantes! Descubra como você pode atingir um grande público, investindo pouco!

As estratégias de tráfego pago costumam gerar dúvidas em muitos empreendedores. Engana-se quem pensa que esse meio de publicidade é caro e exclusivo para grandes marcas: pequenos negócios também podem investir em tráfego pago.

Ter uma boa estratégia de marketing para restaurante é uma oportunidade e tanto para fazer com que o seu negócio se torne mais conhecido. Sem contar que os resultados desses anúncios podem gerar muito mais lucro do que o imaginado.

Quer entender como tudo isso acontece? Continue a leitura deste post e confira as dicas do Dellamarque sobre como implementar essa estratégia no seu negócio.

O que é tráfego pago?

Para começar, é importante saber bem o que é tráfego pago para evitar investir em práticas que não trazem retornos positivos para um negócio. Afinal, existem diversas maneiras de fazer a divulgação de uma empresa, e escolher as técnicas mais vantajosas para o seu restaurante faz toda a diferença.

O tráfego pago é um exemplo disso. Trata-se de anúncios patrocinados em redes sociais ou outras plataformas digitais, em que você paga para aparecer para mais pessoas.

Toda a ação que gera custo para impactar mais pessoas pode ser considerado como tráfego pago, seja ele online, seja offline.

Tráfego Pago funciona para pequenas e médias empresas?

É importante ter em mente que qualquer tipo de negócio pode investir em tráfego pago como estratégia de aumentar o alcance ao público. Pequenas e médias empresas podem apostar nesse recurso para se destacar no nicho de atuação.

Além disso, você vai gostar de saber que nem sempre é preciso fazer um alto investimento financeiro para pagar os anúncios. Afinal, existem opções nos mais variados preços. O importante mesmo é aplicar corretamente as estratégias para conquistar bons resultados para o seu restaurante.

Como funciona?

Se o problema é justamente não saber como planejar esse tipo de investimento, saiba que não existe uma regra válida para todo tipo de tráfego pago. Isso mesmo! Tudo vai depender do canal que você escolheu usar.

É por isso que entender o básico sobre como funciona cada um dos recursos ajuda a traçar um plano que tem muito mais chances de dar certo. Quer ajuda nisso? Então, veja só como contratar os serviços de tráfego pago das plataformas a seguir!

Facebook e Instagram Business

O grupo Facebook atualmente engloba várias redes sociais simultaneamente. Nesse pacote, entram o Facebook, o Instagram, o Messenger e muitos outros. Em todos eles, você vai decidir o tipo de anúncio que deseja fazer.

Sendo assim, é você quem escolhe a categoria, o quanto quer gastar com o anúncio, o público-alvo, por quanto tempo deseja que ele apareça para o público, entre outras características.

Nessas plataformas, seus anúncios aparecerão no formato de mídia escolhido, como foto ou vídeo. Por esse motivo, é importante caprichar no visual da campanha para atrair mais clientes.

Google Ads

Já percebeu que, às vezes, quando você pesquisa uma marca ou um tipo de produto no Google, os resultados que aparecem nos primeiros lugares vêm acompanhados do nome “Anúncio”?

Isso acontece quando uma empresa usa o Google Ads para fazer um tipo de publicidade online nas pesquisas do Google. Assim, ao investir nesse tipo de tráfego pago, as chances de o seu negócio aparecer nas pesquisas aumentam consideravelmente.

Além disso, há a opção de contratar os serviços do Google Display. Esse tipo de investimento vai fazer com que anúncios da sua marca apareçam em plataformas como YouTube, Gmail, entre outras.

Mídia programática

Tudo pronto para conhecer mais uma alternativa de tráfego pago? A tecnologia é capaz de executar as mais variadas tarefas ultimamente, trazendo mais praticidade para o nosso dia a dia. Mas sabia que isso também pode ser feito ao anunciar o seu negócio?

Esse é o trabalho da mídia programática, que automatiza toda a busca pelos anúncios que mais combinam com a sua marca. Assim, é possível encontrar espaços que aceitam promover o seu negócio e fechar um acordo com eles.

YouTube

Quem nunca abriu um vídeo no YouTube e precisou esperar, pelo menos, 5 segundos em um anúncio? Esses são clássicos exemplos de mídias pagas e que apresentam um imenso alcance.

No entanto, o custo desse tipo de divulgação também costuma ser maior, principalmente aqueles vídeos que apresentam uma maior duração. Sendo assim, se for apostar nessa opção, é interessante caprichar na produção de um conteúdo que engaje.

Quando vale a pena investir?

Será que sempre é um bom momento para fazer anúncios com tráfego pago? Isso depende! Lembre-se de que tudo vai acontecer conforme a estratégia de marketing que você definiu para o negócio.

Porém, existem algumas épocas em que pagar um pouco mais para aumentar o alcance do seu restaurante vale a pena. São elas:

  • datas comemorativas;
  • promoções do negócio;
  • lançamento de novos produtos ou serviços;
  • épocas de descontos em massa, como Mês do Consumidor ou outras datas comemorativas.

Assim, você pode anunciar quais são as vantagens de um novo cliente escolher o seu restaurante, como experimentar uma novidade do cardápio, pagar menos por um prato saboroso, entre outras.

Ao mesmo tempo, é possível se preparar financeiramente para arcar com os custos dos anúncios e mandar bem na estratégia de marketing da sua empresa, garantindo lucros ainda maiores.

Quais as vantagens de investir em tráfego pago?

Quer saber o que mais você ganha ao começar a divulgar os seus produtos e serviços por meio do tráfego pago? Veja só a lista de benefícios:

  • alcance de resultados mais rápidos — com os anúncios, é possível ter uma taxa de retorno maior e em menos tempo;
  • precisão na mensuração dos resultados — as plataformas digitais também geram relatórios sobre como foi o anúncio, ajudando a mensurar se valeu ou não a pena esse tipo de investimento;
  • geração de tráfego — com uma mídia orgânica paga, é possível aumentar os acessos ao seu negócio, no ponto físico e, principalmente, no virtual, como nas redes sociais e perfil nas plataformas de delivery;
  • segmentação do público-alvo — com uma boa estratégia, você consegue chegar justamente no público que deseja alcançar, conquistando resultados mais precisos e alinhados às metas.

Como combinar estratégias?

Uma coisa que muitas pessoas se esquecem é que não é necessário fazer um investimento por vez. Inclusive, unir diferentes tipos de tráfego pago pode ajudar você a alcançar os objetivos definidos com os anúncios do seu negócio. Já pensou nisso?

Mas para investir em tráfego pago, é importante ter um bom auxílio de quem domina o assunto. Isso porque uma segmentação feita de forma errada pode direcionar sua estratégia para um público desalinhado do seu negócio.

Você deve direcionar o investimento e ter resultados mais efetivos para o seu restaurante, evitando prejuízos ou gastos desnecessários. Por isso, não deixe de fazer cursos ou contar com parcerias estratégicas na configuração da sua campanha de tráfego pago.

Com o investimento em tráfego pago você pode atrair tráfego para diferentes canais, como suas redes sociais ou até seu Cardápio Digital. Assim você impulsiona o canal de vendas que for mais estratégico para seu negócio.

Um fator importante para uma campanha de tráfego pago de sucesso é conhecer seu público. Leia este post e saiba como fazer segmentação de público!

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Por Marcos Dellamarque

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4 respostas

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