Ter um sistema automatizado faz toda a diferença quando o assunto é melhorar a produtividade, reduzir custos e aumentar as vendas de um negócio. Nesse contexto, saber o que é Machine Learning, como funciona e o que fazer para aplicá-lo pode ser uma grande chance de se destacar e desenvolver o negócio de forma sustentável. Mas, afinal, você já ouviu falar sobre essa tecnologia?
Baseada em uma das maiores tendências digitais do momento — a Inteligência Artificial (IA) —, o Machine Learning é mais um mecanismo que ensina as máquinas a apresentarem um potencial de aprendizagem semelhante ao nosso.
Continue a leitura para saber mais sobre o Machine Learning e por que a aplicação dessas tendências tecnológicas são úteis para os negócios!
O que é Machine Learning?
Certamente, em algum momento da sua vida, você deve ter pensado sobre como gostaria que existisse uma máquina que conseguisse realizar alguma atividade que você não estava tão a fim de fazer, como limpar a casa, lavar a louça ou, até mesmo, pagar as contas.
Acontece que, com o desenvolvimento tecnológico advindo pela Transformação Digital, é cada vez mais possível gerar comandos inteligentes para que os sistemas executem. Um exemplo disso é a aplicação do Machine Learning, também conhecido como Aprendizado de Máquina.
A proposta dessa ferramenta é mais simples do que parece. O que o Machine Learning faz é aprender, de forma parecida com o que fazemos, com base em dados.
A partir disso, ele é capaz de tomar decisões, fazer previsões, identificar padrões, gerar informações relevantes para nós, fazer imagens, entre várias outras funções. Tudo isso de modo automático, com o mínimo de intervenção humana possível.
Ou seja, o Aprendizado de Máquina usa um conjunto de algoritmos que faz com que os computadores possam realizar tarefas cognitivas semelhantes às dos humanos, porém, com mais precisão e agilidade.
Quais são as vantagens do Machine Learning?
É praticamente impossível tocar um estabelecimento, atualmente, sem contar com a ajuda da tecnologia. Na verdade, é até possível, porém, você consegue um trabalho muito mais otimizado ao apostar em recursos digitais.
Tenha em mente que o Aprendizado de Máquina pode ser uma dessas ferramentas que você usa no seu estabelecimento. Com ele, você tem acesso a uma série de vantagens competitivas, que melhoram os processos internos, gerando mais desempenho e agilidade.
A seguir, veja as principais vantagens do Machine Learning nos negócios!
Melhoria na eficiência dos processos
O Machine Learning pode ser aplicado em diferentes áreas da empresa, desde o gerenciamento de estoque ao atendimento ao cliente.
Essa variedade garante que os processos repetitivos, que geram horas penosas de trabalho para as pessoas, sejam automatizados.
Com isso, a empresa ganha com a redução nos custos operacionais, no tempo para execução de cada tarefa e nos erros humanos.
A eficiência torna-se, portanto, a marca da empresa, que ganha agilidade para executar as tarefas diárias.
Tomada de decisões mais informadas
O Machine Learning é uma tecnologia que não para de crescer em termos de conhecimento. A capacidade de analisar grandes quantidades de dados ajuda as empresas a tomarem decisões mais fundamentadas e precisas.
Pautadas pelas percepções e padrões extraídos de dados, como padrão de uso do consumidor, o negócio tende a crescer.
Identificação de padrões e tendências
Os seres humanos têm uma forte facilidade de identificar tendências. Um exemplo disso é quando olhamos para as nuvens e conseguimos enxergar rostos ou animais. O nome dessa capacidade é pareidolia.
O problema é que, muitas vezes, percebemos tendências com base na intuição. Para os negócios, isso é até positivo, mas não é tão eficiente quanto o uso de dados estatísticos.
Embora também possamos aprender Estatística e fazer todos os cálculos necessários para identificar as tendências, uma máquina, quando programada para isso, principalmente com o uso da Inteligência Artificial, é capaz de realizar essa tarefa em menos tempo e com mais precisão.
É por esse motivo que o Machine Learning ajuda a identificar tendências de maneira prática e eficiente no dia a dia. Com isso, você pode acompanhar o andamento do negócio, como o volume de pedidos ao longo do mês, os resultados das ações de marketing, entre outros.
A partir de dados como esses, é possível tomar decisões mais estratégicas, que ajudam a alavancar as vendas e, inclusive, evitar prejuízos. Assim, seu negócio pode se desenvolver de maneira sustentável.
Personalização de experiências
Com a ajuda dessa tecnologia, as empresas podem criar experiências personalizadas para os seus clientes, considerando suas preferências e comportamentos de compra.
Isso ajuda a aumentar a satisfação do cliente, que se percebe visto pela empresa. Por exemplo, um chatbot que consegue considerar os comportamentos dos clientes no momento da compra, diminui a impressão de robotização na relação.
Além disso, ao indicar para o consumidor aquele produto que ele precisa, na hora que ele precisa, as chances de fechar um negócio aumentam. A experiência é tão positiva que os clientes ficam mais fiéis à marca.
Detecção de fraudes
As fraudes são um grande risco para as empresas, pois causam prejuízos financeiros e em toda a marca.
Muitas pessoas ficam inseguras em fazer negócios com estabelecimentos que tem em seu histórico uma grande fraude ou problema causado ao consumidor.
O Machine Learning identifica transações que indicam atividades suspeitas, analisando padrões comportamentais.
Melhoria na segurança
O Machine Learning melhora a segurança de sistemas e redes, identificando e respondendo rapidamente às ameaças e às vulnerabilidades.
Em tempos de bots, esse Aprendizado ajuda as máquinas a seguirem padrões de comportamento para compreender situações de riscos, uma segurança fundamental para quem faz vendas online.
Redução de erros humanos
O Machine Learning melhora o desempenho interno, poupando energia, custos e dedicação em tarefas que podem ser automatizadas.
Ela também promove eficiência ao reduzir as possibilidades de erros humanos, o que pode ser crucial em áreas como saúde e finanças.
O Aprendizado de Máquina consegue reproduzir tarefas analíticas com menores taxas de erros. Isso poupa todo o trabalho e os gastos com refação ou solução dos problemas.
Aumento da competitividade
Ao utilizar o Machine Learning para tomar decisões estratégicas e otimizar processos, as empresas podem se tornar mais competitivas em seus mercados.
Aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos seus produtos é fundamental para ganharem mais visibilidade e serem atraentes para novos consumidores.
Como funciona o Machine Learning na prática?
Para aproveitar todos esses benefícios, nada melhor do que saber como usar o Machine Learning a favor do seu negócio. Na prática, é possível aplicar essa ferramenta em vários processos, como:
- planejamento e organização financeira;
- criação de um site responsivo;
- identificação de padrões do comportamento do consumidor;
- planejamento das estratégias de marketing;
- otimização de restaurantes digitais.
Em outras palavras, saber o que é Machine Learning e aplicar essa tecnologia no seu estabelecimento tende a gerar resultados incríveis, tanto do ponto de vista financeiro quanto de crescimento. É por isso que vale a pena ficar de olho nessa tendência e contar com empresas parceiras confiáveis para construir o seu sistema inteligente, com base no Aprendizado de Máquina.
Agora que você já conhece mais sobre o Machine Learning, veja como o Anota AI pode ajudar a sua empresa a utilizar essa tecnologia de forma rápida e eficiente.
2 respostas
Muito bom esse conteúdo…
Que bom, Alec! Tem vários outros artigos assim aqui no blog 😉