Dia do Cliente: como vender mais nessa data?

Descubra como transformar o Dia do Cliente em uma oportunidade de vender mais! Confira as dicas deste post!

O Dia do Cliente é uma data comemorada em todo dia 15 de setembro. Trata-se de um momento pertinente para reconhecer as pessoas responsáveis pelos bons resultados do seu negócio e, ainda, presenteá-las com novos incentivos de compra.

Manter uma boa relação com os consumidores é uma tarefa fundamental para manter-se competitivo no mercado de atuação e se diferenciar da concorrência. A data do Dia do Cliente é uma oportunidade para criar ações que aumentem seu desempenho de vendas.

Quer saber mais sobre como surgiu o dia do cliente e como aproveitar essa data no seu negócio? Continue a leitura!

História do Dia do Cliente

O Dia do Cliente acontece todo o ano em 15 de setembro. A comemoração começou em 2003, como uma ideia de marketing estratégico. O empresário gaúcho João Carlos Rego criou a data com os objetivos de:

  • homenagear e prestigiar os consumidores;
  • demonstrar a importância dos clientes para as empresas;
  • elevar as vendas em um mês de baixa no fluxo de transações para o varejo;
  • promover uma oportunidade de aproximação entre empreendimentos e público.

Em 2019, o evento ganhou mais força, devido a uma iniciativa do Governo Federal chamada Semana do Brasil. Essa versão nacional da Black Friday visa impulsionar a economia do país ao estimular os comerciantes a realizarem grandes ofertas em um período próximo, compreendendo o feriado de 7 de setembro.

Outro elemento que agrega valor e significado a esse dia é sua associação com a defesa dos direitos do comprador. Afinal, durante sua realização, órgãos como o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) desenvolvem fiscalizações e campanhas educativas. Assim, trata-se de um momento para criar experiências de consumo satisfatórias e justas que geram resultados positivos para todos.

Dicas para aumentar as vendas

Atualmente, o Dia do Cliente é uma data amplamente conhecida e, portanto, bastante utilizada por estabelecimentos comerciais para alavancar suas vendas. A fim de se destacar, é preciso investir em ações certeiras. Veja a seguir algumas dicas!

Promoções exclusivas e personalizadas

Entre todos os objetivos de marketing, ampliar o volume de vendas é o principal. Diante da alta concorrência no mercado, oferecer promoções exclusivas e personalizadas no Dia do Cliente é uma maneira eficiente para concretizar essa intenção.

Descontos e ofertas direcionadas a cada perfil de público são uma boa estratégia. Por exemplo, indique produtos complementares de acordo com o que já está no pedido ou disponibilize reduções de valor para quem habitualmente consome grandes volumes.

Como complemento, para conseguir associar as ações implementadas ao apelo da data, é necessário investir tanto em uma estratégia de divulgação quanto em uma comunicação específica, por meio de uma campanha que retrate o significado do evento em todos os canais do estabelecimento.

Cardápio de edição limitada

Quando se trata de marketing para restaurante, o conceito de exclusividade pode ser aplicado por meio de um cardápio de edição limitada. A intenção é atrair o público com produtos que somente podem ser consumidos no Dia do Cliente.

Essa ideia possibilita, ainda, agregar valor à imagem do negócio. Com a iniciativa, o empreendimento se associa a conceitos de alto padrão e se posiciona no mercado como um estabelecimento capaz de entregar diferenciais de qualidade ao consumidor. 

Novos produtos e combos

Assim como montar um cardápio de edição limitada para uma data comemorativa é um atrativo, apresentar novos itens e combos especiais para o evento chama a atenção do público.

A partir disso, é possível testar a aceitação dessas novidades, a fim de definir se vale a pena continuar investindo nelas e, ainda, aumentar o valor médio de consumo no período com descontos associados a essas ideias.

Distribuição de brindes

Se um dos objetivos do Dia do Cliente é prestar homenagens a quem compra de sua empresa. Oferecer brindes é um bom modo de demonstrar isso. Opções personalizadas com sua marca, como copos, são úteis na hora de consumir as bebidas do cardápio e funcionam como parte da divulgação.

Outra possibilidade são as amostras grátis, que servem para que potenciais compradores conheçam outros de seus produtos sem terem de comprar para experimentar.

Redes sociais para divulgar o estabelecimento 

As redes sociais são uma boa forma de atrair potenciais compradores. Afinal, brasileiros estão entre os povos que mais as acessam, com uma média diária de uso de mais de 3h30.

Nas redes, é possível criar mensagens específicas para cada campanha ou informação que se deseja divulgar, e dá para fazer isso de maneira gratuita ou investindo algum dinheiro em impulsionamento.

Para o Dia do Cliente, planeje um cronograma de postagens, um calendário editorial e conteúdos específicos para a data. Faça posts que interajam com os clientes e comunique as promoções vigentes.

Ações de marketing digital com cupons de desconto

Usar cupons de desconto no marketing digital é uma estratégia de fácil controle que eleva o volume de vendas. Parcerias com influenciadores locais, envios por e-mail, SMS ou WhatsApp, ou distribuição na hora do cadastro, antes do primeiro pedido, são formas de entregar isso ao público. Em consequência, as chances de esses consumidores comprarem no Dia do Cliente aumentam.

Descontos progressivos

Outra maneira de utilizar os descontos para ampliar as vendas é adotar um sistema progressivo. Nessa estratégia, quanto mais o cliente consome, maior será o percentual de desconto aplicado ou menor será o valor unitário. Desse modo, o comprador sente que está fazendo um bom negócio, e a empresa obtém resultados expressivos.

Frases de agradecimento ao cliente

Ser escolhido pelo consumidor entre tantos concorrentes é um grande prestígio. Qualquer negócio que realmente valorize sua permanência no mercado e que busque crescimento necessita demonstrar isso com boas frases de agradecimento ao cliente.

Ainda mais nessa data em que não basta dizer “muito obrigado”, é preciso investir em uma mensagem especial. Adotar um tom positivo e, até mesmo, personalizar a comunicação são boas práticas para essa finalidade.

Confira alguns exemplos de frases de agradecimento ao cliente que podem ser usadas:

  • Hoje é o Dia do Cliente. Parabéns! Nós queremos agradecer a sua preferência, porque ganhamos todo dia em tê-lo como consumidor!
  • Feliz Dia do Cliente! Você é a razão do nosso sucesso. Obrigada pela preferência hoje e sempre!
  • Para nós hoje, o Dia do Cliente, é uma oportunidade de agradecer a você pela preferência!
  • A maior alegria de uma empresa é a satisfação do consumidor. Obrigada por nos escolher no Dia do Cliente e em todos os outros!
  • Neste Dia do Cliente queremos agradecer pela sua confiança em todos os outros dias ao longo do ano!

Como nenhuma empresa quer desperdiçar oportunidades de elevar seus resultados, é importante pensar com antecedência nas ações voltadas para datas comemorativas, como o Dia do Cliente. Investindo em estratégias, já no próximo 15 de setembro, seu negócio terá condições de aproveitar a data e vender mais.

Para se preparar ainda melhor, leia este artigo sobre marketing de influência. A partir desse conteúdo você amplia seus conhecimentos sobre o assunto e consegue usá-los como forma de atrair novos clientes!

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