Monitorar as avaliações dos clientes é um papel importante no dia a dia de um delivery. Isso porque, com as avaliações, você coleta as experiências positivas das suas entregas, além de poder mapear melhorias na sua operação.
A boa notícia é que está em fase de implementação novas mudanças na tela de avaliação. O objetivo é permitir que você tenha mais clareza sobre a satisfação do seu cliente, podendo atuar com mais efetividade nos casos.
Continue a leitura e conheça as mudanças na tela de avaliação!
Como funciona a avaliação para o cliente?
Ao concluir um pedido, o cliente avalia a entrega considerando uma nota entre 1 a 5 estrelas. Além disso, o consumidor pode indicar atributos que contribuíram para a avaliação, como comida saborosa; boa embalagem; boa quantidade; entre outros.
Outro espaço importante para monitorar a satisfação do cliente é a caixa de comentários. O cliente pode atribuir um detalhamento do ocorrido, compartilhando algum elogio ou até insatisfação.
Moderação da avaliação
A moderação da avaliação feita pelo iFood pode ocorrer quando o cliente atribuir uma nota, justificando um motivo que não tenha relação com a entrega da loja.
Um exemplo é se o cliente tiver um problema na entrega parceira e, ainda assim, penalizar o restaurante com uma nota negativa. Nesse caso, vale a pena solicitar que o iFood modere a avaliação.
Você pode solicitar a moderação de uma avaliação nas seguintes ocasiões:
- Quando conter ofensas, palavrões ou discurso de ódio;
- Quando a reclamação for sobre o iFood e não sobre sua loja;
- Quando o item avaliado não fizer parte do pedido feito;
- Quando um comentário conter suspeita de pedido trote.
Quais foram as mudanças na tela de avaliação?
As mudanças na tela de avaliação foram implementadas em busca de oferecer uma melhor experiência aos parceiros.
Agora, as telas de avaliação são baseadas na exibição padrão dos componentes de um formulário, permitindo a criação por meio de elementos pré-definidos. Esses elementos serão apresentados no Portal do Parceiro.
Na aba “Desempenho” da nova tela de avaliação você consegue visualizar:
- total de Avaliações da loja nos últimos 90 dias;
- nota média da loja considerando os últimos 90 dias e a distribuição de cada nota;
- tags positivas e negativas selecionadas sobre o pedido;
- resposta sobre a entrega;
- tags positivas e negativas selecionadas sobre a entrega;
- link para a página de Política de Avaliações.
Ao clicar na aba superior “Avaliações e Comentários” você encontrará uma versão similar à anterior. As alterações realizadas se concentram na parte de filtros, em que foram reduzidos para os mais utilizados.
As mudanças implementadas consideram:
- agora só é possível consultar os últimos 90 dias, e não mais 90 dias de qualquer período do ano;
- os filtros foram reduzidos para uma página mais funcional e objetiva;
- a página vem filtrada pela data da avaliação, assim como a página de Desempenho, visando trazer mais clareza no entendimento das datas.
- os status agora têm uma nova nomenclatura, mais objetiva e com cores que auxiliam no entendimento do que é válido e do que foi descartado.
Ao clicar no número do pedido, destacado em vermelho e localizado na primeira coluna, uma janela é aberta apresentando os detalhes. Nessa janela você visualiza a nota, atributos adicionados pelo consumidor e comentário. É por lá também que você pode responder ao cliente.
Caso queira solicitar a moderação da avaliação, você pode clicar na aba superior da janela aberta, ler as orientações e confirmar a solicitação.
Com as mudanças na tela de avaliação você tem ainda mais autonomia e transparência para monitorar a satisfação do seu cliente, atuando em ações que ajudem a melhorar cada vez mais suas entregas.
O que acha de conhecer outras melhorias implementadas pelo iFood para melhorar a sua experiência? Acesse o espaço de Melhoria Contínua!
72 respostas
Estou muito insatisfeita com o ifood em relação as avaliações, pois não estão aparecendo de jeito nenhum na minha loja, os clientes fazem os comentários e não aparece no meu app pra responder, não sei o que pode ser, mas se for atualização, me desculpem, mas essa atualização piorou muito e está nos prejudicando.
Olá, estou tentando fazer meu cadastro com vocês e fui bloqueada com essa mensagem : “Encontramos um cadastro anterior que violou as políticas do iFood, por isso não podemos prosseguir com seu cadastro.”
Eu nunca cadastrei minha empresa no Ifood, poderiam entrar em contato comigo, por favor?
Oi Fernanda! Vamos te ajudar, ok? Você pode entrar em contato com a gente para refazer o seu cadastro: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1
Eu tinha 51 avaliações no total, e minhas avaliações estão diminuindo. Como se estivessem sendo apagadas ou deletadas, tenho até fotos que comprovam isso mais não tenho acesso a nenhum canal de reclamação do ifood, não tem nenhum chat, telefone ou email que eu possa reclamar para que seja corrigido
O que acontece se eu não responder uma avaliação do cliente? O comentário é publicado mesmo sem a minha resposta?
Oi, Beatriz. Temos um vídeo lá no nosso canal explicando sobre isso. Dá uma olhadinha aqui: https://youtu.be/LDuZZPuQYZM?feature=shared 😉
Ifood já foi bom estou extremamente decepcionada ,ontem paguei por duas marmitas e veio uma
Atendentes dizem que não podem fazer reembolso,já é segunda vez que tratam com descaso ,cancelando minha conta pq já deu
Oi Leticia. Sentimos muito por isso. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda. Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda.
queria saber porque a avaliações da minha loja estão diminuindo pois cada dia esta diminuindo.
para os cliente aparece 49 de 58. queria saber como consigo falar com o ifood patra resolver.
Oi, Suellen! Estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood e sua opinião é sempre muito bem-vinda. 🙂 Caso a avaliação do cliente tenha sido a respeito de uma etapa fora do restaurante, como a entrega, por exemplo, você pode solicitar a moderação do time iFood, acessando a aba “Avaliações”, e depois “Solicitar moderação”, no Portal do Parceiro.
Realizei um pedido de mercado as 11:00 e a previsão de entrega seria 13:45 acompanhando o motoboy pelo app vi q não se movimentava. mandei mensagem as 14:46 para saber se já estava chegando, aí ele começou a se movimentar o mesmo me mandou mensagem falando q tinha chegado 1 min depois eu falei q já estava na portaria aí ele encerrou a conversa dizendo q não achou o endereço. Como assim. Isso está me. Cheirando a golpe. E não consigo registrar uma reclamação sobre isso, pois no app não tem essa opção.
Oi, tudo bem? Por aqui conseguimos auxiliar somente os restaurantes e lojas parceiras do iFood, mas você consegue contato direto pelo aplicativo, na opção ajuda, ou enviando uma DM para o Instagram @ifoodbrasil (https://instagram.com/ifoodbrasil). 😉
Anteriormente avaliações abaixo de 3 era obrigatório que o cliente explicasse o motivo da nota. Hoje os clientes colocam as notas que querem, sem nenhuma explicação, ajudando assim golpistas e concorrentes a prejudicar a loja.
Oi, Rute. O iFood já tem um sistema de Inteligência Artificial que modera automaticamente avaliações que não sejam relacionadas ao seu restaurante. Caso identifique alguma divergência, você pode solicitar a moderação do time iFood, acessando a aba “Avaliações”, e depois “Solicitar moderação”, no Portal do Parceiro, combinado? Estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood e sua opinião é sempre muito bem-vinda. 🤩
Confira as dicas para ter boas avaliações nesse link aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/avaliacao-ifood/
Minha loja não aparece avaliações a uma semana já, sempre mando mimo, recebemos vários elogios e não dá para ver as avaliações, fica parecendo que o restaurante não realiza nenhuma venda!!
Oi, Davi! Para acompanhar o desempenho das avaliações recebidas, selecione a aba “Avaliações” na lateral esquerda do Portal do Parceiro. Na aba “Desempenho” da tela de avaliação, você consegue visualizar o total de avaliações recebidas nos últimos 90 dias. Se ainda precisar de ajuda, orientamos abrir um chamado No “Portal do Parceiro”, basta clicar no botão “Chamados e Ajuda” e, em seguida, em “Atendimento”. Assim, a nossa equipe vai analisar o seu caso. 😊
Olá, Gostaria de confirmar um entregador, como faço para ter a confirmação através dos dados?
Olá, Gostaria de confirmar um entregador que se identificou com Rodrigo Marques Jaco Cpf 25259753836
Olá, Rafaela. Tudo bem?
Se você for restaurante ou loja parceira, envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros que vamos entender melhor o seu caso e te ajudar. Se você for cliente iFood, envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que iremos atendê-la.
Olá! Uma dúvida..
Quando nas avaliações o status da avaliação está como cancelado, este cancelamento foi feito pelo ifood ou pelo cliente? A nota foi 1 e logo abaixo do comentário está como cancelado. Só para entender..
Obrigada!
Olá, Helaine! Para resolver essa questão, sugerimos abrir um chamado para que nosso time possa analisar seu caso individualmente. No “Portal do Parceiro”, clique no botão “Ajuda” no canto superior direito e selecione “Atendimentos iFood”. Vá até o final da página e clique em “Iniciar atendimento”. Após abrir um chamado, o time de atendimento do iFood começa a atuar na sua solicitação. 😊