É conhecido o fato de que o mercado de delivery se expandiu muito nos últimos tempos. Com comodidade para a clientela e ótimo custo-benefício em geral, esse cenário promissor deu margem para novas modalidades de negócio, a exemplo das ghost kitchens.
Também conhecida como cloud kitchen ou dark kitchen, a ghost kitchen — cuja tradução direta seria “cozinha fantasma” — é um modelo inovador, com vantagens notáveis. No entanto, muita gente ainda desconhece o conceito.
Saiba mais sobre esse modelo de negócio!
O que são as ghost kitchens?
As ghost kitchens são estabelecimentos que preparam seus itens exclusivamente para delivery. Ou seja: essa modalidade não está aberta ao público para consumo no local, pois a única opção para receber o pedido é a entrega no endereço especificado.
Um negócio nesse modelo pode tanto ser individual como em parceria. Em outras palavras, empreendedores podem ter o próprio espaço para atuar ou podem dividir um espaço com outros negócios, em uma cozinha compartilhada.
Quais as vantagens das ghost kitchens?
Segundo dados da Abrasel, o delivery de comida virou hábito para mais de 60% da população brasileira. Esse é um número interessante que aponta para novas oportunidades na indústria de alimentos — incluindo a modalidade ghost kitchen.
Confira as principais vantagens desse modelo!
Menor custo
O custo para abrir uma ghost kitchen é relativamente menor em comparação com um estabelecimento aberto ao público presencial. Isso acontece, entre outros aspectos, também por conta da não necessidade de contratar garçons ou garantir a estrutura de um salão para servir os clientes.
Facilidade
A praticidade e flexibilidade desse modelo de negócio também são notáveis, pois a cozinha pode ser aberta em regiões estratégicas. Além disso, é possível adotar o modelo compartilhado e trabalhar com ainda mais economia e facilidade.
Crescimento rápido
O mercado de delivery já está bem consolidado no Brasil, de modo que é uma das maiores preferências dos consumidores. Portanto, ter uma ghost kitchen traz boas chances de alcançar um crescimento rápido e sustentável.
Como montar uma ghost kitchen?
Assim como qualquer atividade profissional, o planejamento é indispensável para começar a montar sua ghost kitchen. Por isso, faça um plano de negócios e avalie as regiões e as questões estruturais.
É aconselhável consultar profissionais especialistas do food service para entender melhor os riscos e como o segmento funciona. Além disso, busque capacitar-se cada vez mais em gestão, além de definir procedimentos de qualidade.
Como avaliar se vale a pena ter uma ghost kitchen?
Todo modelo de negócio tem seus riscos, e não podia ser diferente com a ghost kitchen. Então, considere, com cautela, todos os aspectos desse modelo de negócio e avalie se é compatível com suas pretensões.
Faça uma boa pesquisa inicial sobre o setor e atualize-se constantemente, a fim de identificar oportunidades e criar diferenciais competitivos, bem como superar obstáculos. Não se esqueça de fazer uma avaliação criteriosa do público-alvo e da região, que são fatores de impacto direto sobre o desempenho dos negócios.
Em geral, quando a logística é bem organizada, as ghost kitchens são uma excelente oportunidade de empreender. Portanto, defina bem seu planejamento e conte com os parceiros certos para explorar o mercado e alcançar o sucesso.
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Uma resposta
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