Os produtos da agricultura familiar estão cada vez mais presentes na mesa dos brasileiros. Restaurantes, lanchonetes, bares e outros negócios do ramo alimentício também estão de olho nesses itens, buscando meios de incorporá-los aos seus cardápios.
O uso de produtos da agricultura familiar pode ser muito vantajoso para o seu estabelecimento. Mas ele é benéfico, também, para os agricultores e para o meio ambiente.
Entenda mais sobre a agricultura familiar e como seu negócio pode se beneficiar com ela!
O que é agricultura familiar?
A agricultura familiar consiste no cultivo e produção de alimentos por pequenos agricultores. Desenvolvida em pequenas propriedades rurais, a prática é mantida por um núcleo familiar, às vezes incluindo alguns funcionários. Parte dos alimentos é usada pelas famílias que os produzem, enquanto a outra parte é destinada à venda para a população.
De acordo com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), as pequenas fazendas familiares são responsáveis pela produção de cerca de um terço dos alimentos no mundo. Esse número tende a crescer, devido ao aumento na busca por produtos agroecológicos — ou seja, cujo processo de produção não é tão nocivo ao meio ambiente.
Quais os objetivos e a importância da agricultura familiar?
Um dos objetivos da agricultura familiar é fazer com que a produção seja consumida de forma imediata pela população regional, em vez de ser direcionada ao mercado externo e à indústria de alimentos.
A família proprietária costuma plantar mais de um tipo de alimento no mesmo campo, ajudando a promover uma diversidade maior de produtos. A família também é responsável pela logística e comercialização dos alimentos, eliminando a necessidade de intermediários.
Outra característica importante desse segmento é que ele é responsável por uma parcela significativa dos empregos gerados no campo. Dessa forma, o resultado é expressivo em relação à redução do êxodo rural.
Por que investir nessa possibilidade?
Existem diversos motivos para que o seu negócio invista em produtos oriundos da agricultura familiar. Confira alguns dos principais a seguir.
Uso sustentável de recursos naturais
Por se tratar de uma produção em pequena escala, a agricultura familiar costuma fazer uso mais sustentável dos recursos naturais, o que significa um impacto menor para o meio ambiente. Alguns exemplos nesse sentido são:
- mais uso de energia limpa em detrimento da energia fóssil;
- reuso da água da chuva para irrigação;
- menos adubos químicos, pesticidas e fertilizantes.
Geração de emprego e renda
O segmento não usa uma quantidade elevada de maquinários, como as grandes propriedades. Com isso, há uma demanda maior por mão-de-obra, especialmente em regiões que ficam longe dos centros industriais.
Ao gerar mais emprego na zona rural, a agricultura familiar promove a base do sustento das famílias. A renda produzida também é importante para estimular o aquecimento da economia em toda a região.
Certificação dos produtos
As técnicas de cultivo na produção familiar colaboram para a melhoria da qualidade dos produtos em relação aos alimentos convencionais. Por esse motivo, assim como no caso dos alimentos orgânicos, selos e certificações foram criados para comprovar a origem, qualidade e padronização desses produtos.
Quais os ganhos para o estabelecimento e para o consumidor final?
Comprar diretamente alimentos originários da agricultura familiar local para uso no seu estabelecimento resulta em itens mais frescos, saudáveis e saborosos. Tudo isso pode ser alcançado por um preço justo e bastante acessível, já que são eliminados gastos extras com o transporte de longa distância, bem como o desperdício de alimentos no caminho.
Essa qualidade superior contribui para o aumento no nível de satisfação da clientela. Além disso, tal iniciativa oferece maior oportunidade de desenvolvimento para os agricultores locais e agrega identidade aos itens do seu cardápio. Esse diferencial também se transforma em um atrativo a mais para os clientes.
A agricultura familiar beneficia não apenas o seu estabelecimento, mas também os pequenos produtores, o meio ambiente e os seus clientes. Portanto, investir em produtos decorrentes dela é uma boa forma de se destacar da concorrência devido aos itens de qualidade e à responsabilidade socioambiental do seu negócio.
Para ajudar outras pessoas a conhecer a agricultura familiar, compartilhe este post nas redes sociais!
Uma resposta
Praticamos a agricultura familiar, mas os recursos destinados a está atividades são muitos difíceis de conseguir, são muitos as exigências e muitos não conseguem este crédito.