Conheça o acordo após entrega

Saiba o que é a funcionalidade de acordo após entrega, que faz parte da nova política de cancelamentos do iFood!

O acordo após entrega é uma funcionalidade da nova política de cancelamentos do iFood. Criada a partir da escuta ativa das necessidades das lojas parceiras, essa funcionalidade visa promover um espaço de acordo entre restaurante e cliente.

Conheça o acordo após entrega e saiba como ele pode ajudar você a reduzir o número de cancelamentos em sua loja.

O que é o acordo após entrega?

O acordo após entrega é uma funcionalidade que fica dentro do chat e é utilizada apenas depois que a entrega ao cliente acontece. Caso ele tenha algum problema com o pedido — como item errado —, essa ferramenta de acordo é acionada.

Ao receber a solicitação de cancelamento, o restaurante recebe também evidências geradas pelo cliente (fotos) e comentários do que aconteceu com o pedido para justificar a solicitação. 

Com isso, você pode determinar se concorda ou não com o cancelamento, além de também poder apresentar uma contraproposta através do reenvio de itens, reembolso e cupons.  Caso o restaurante não concorde com o cancelamento, o caso pode ser enviado para o time especializado de Arbitragem iFood. Além disso, se a loja não responder o acordo e o cancelamento ocorrer, a loja não poderá contestar o pedido.

Um ponto importante é que o restaurante tem um prazo de 10 minutos para responder à solicitação pelo Gestor de Pedidos ou App do Parceiro, sendo essencial ter atenção às plataformas.

Boas notícias!
A política de cancelamentos foi atualizada, permitindo a experiência de acordo após entrega também para cancelamentos parciais. Isso significa que esse acordo pode ser usado quando somente um só item precisa ser cancelado.

Quais ferramentas de negociação estão disponíveis?

Oferecer um valor de reembolso

Ao fazer uma proposta, o cliente tem 15 minutos para responder se aceita ou não o valor proposto pela loja. Se ele aceitar o valor, o pedido não é cancelado. Já, se recusar, o caso pode ser direcionado para Arbitragem iFood.

Fazer o reenvio do item

Se o cliente não estiver satisfeito com o produto recebido, a loja pode oferecer o reenvio do item, garantindo que ele receba exatamente o que esperava.

Usar o Cupom de Retratação

Pode ser usado em conjunto com o reenvio de item ou o reembolso para mostrar ao cliente que o restaurante valoriza a satisfação dele. Também pode ser oferecido quando a loja aceita o cancelamento, incentivando futuras compras.

O que é a arbitragem iFood?

A arbitragem é uma equipe do iFood que analisa os pedidos de cancelamento e as evidências, entendendo se o pedido é passível de cancelamento ou não.

A nova política de cancelamentos de pedidos busca colocar, cada vez mais, o restaurante em acordo com o cliente. A arbitragem iFood atua justamente nos casos em que o consenso não é alcançado, entendendo se o valor do pedido deve ser estornado ao cliente ou não e identificando responsáveis pelo problema com o pedido.

Como acompanhar os dados das negociações?

Além de gerenciar os acordos após a entrega, você também pode acompanhar os dados e resultados das negociações com seus clientes diretamente no Portal do Parceiro e agora, também, no Portal de Redes.

Portal do Parceiro

Aqui, você consegue visualizar e analisar dados específicos da sua loja, como taxas de cancelamento, acordos realizados e respostas dos clientes. Essas informações ajudam a identificar pontos de melhoria na operação da sua unidade.

Portal de Redes

Se você gerencia várias lojas, o Portal de Redes oferece uma visão consolidada dos dados de todas as unidades da sua rede. Assim, é possível comparar o desempenho das lojas, tomar decisões estratégicas e padronizar processos.

Essa tela permite que você:

  • tenha visibilidade sobre como estão sendo resolvidas as solicitações dos clientes;
  • analise indicadores para identificar possíveis pontos de melhoria na operação da sua loja;
  • tome decisões com base em dados reais sobre reclamações e acordos.

Com o acordo após entrega você tem mais autonomia para atuar nas solicitações dos seus clientes, tem conhecimento dos ocorridos e pode, também, corrigir eventuais falhas da sua operação diretamente com o consumidor.

Não deixe também de conferir neste post outras funcionalidades da nova política de cancelamento do iFood!

Foto de Por Pedro Camargo

Por Pedro Camargo

Página do Autor
Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

12/09/2025

Regime de competência: o que é, importância e exemplos

12/09/2025

Aprenda como criar combos no iFood e atrair mais clientes

10/09/2025

Movimento “Nós Queremos”: união pelo fortalecimento dos produtos br...