Imagine que você está na praça de alimentação de um shopping. Há diversas opções de restaurantes para escolher, mas é preciso passar em cada um deles para conhecer o cardápio e saber se é um tipo de comida que você ou não. Parece trabalhoso, não é?!
O aplicativo iFood tem uma diversidade de restaurantes para atender aos diferentes gostos. Mas o diferencial é que o cliente não precisa passar por cada um deles, já que a inteligência da ferramenta oferece ao consumidor as lojas com mais potencial de efetuar um pedido.
Se você quer entender como funciona a visibilidade no aplicativo e aprender boas práticas que podem ajudar sua loja a aparecer no iFood para mais clientes, continue a leitura!
Como funciona a visibilidade no aplicativo iFood?
Os restaurantes não aparecem no iFood na mesma ordem para todos os clientes que utilizam a plataforma. Isso porque o iFood entende o comportamento do cliente e oferece as opções de loja que são mais adequadas às suas preferências.
A plataforma do iFood utiliza algoritmos para indicar os restaurantes aos clientes. Podemos entender os algoritmos como um conjunto de informações armazenadas e processadas. Essas informações vêm de dados comportamentais dos clientes.
Os algoritmos entendem, por exemplo, qual é o tipo de comida mais pedido pelo cliente, qual horário costuma fazer mais pedidos, qual é a média de dinheiro gasto em um pedido, além da localização do cliente.
Cada pessoa recebe sugestões únicas do aplicativo, justamente porque as pessoas têm preferências e comportamentos diferentes. Essa inteligência artificial ajuda os restaurantes a alcançarem o público certo, enquanto os clientes têm um acesso facilitado às lojas com mais potencial para fazer o pedido.
Ainda tem dúvidas? Imagine que você está acessando a Netflix para assistir a um filme. No seu perfil você encontrará várias sugestões de filmes e séries semelhantes aos que você já assistiu, porque a ferramenta entende o que você mais gosta de ver.
O iFood funciona de forma semelhante. A inteligência artificial entende o que o cliente mais gosta de pedir e dá sugestões de pratos e restaurantes.
Como um cliente descobre restaurantes no iFood?
Os algoritmos do iFood sugerem aos clientes aqueles restaurantes com mais potencial de fazer um pedido. Se um cliente costuma pedir comida brasileira na hora do almoço, por exemplo, ele receberá sugestões de restaurantes que oferecem essa categoria de prato.
Mas o algoritmo também considera o comportamento semelhante entre consumidores. Isso significa que se um grupo de clientes que costuma pedir comida brasileira está também pedindo comida saudável, as pessoas que têm um comportamento semelhante ao grupo receberão recomendações de restaurantes de comidas saudáveis.
Por isso, não se preocupe caso o seu restaurante não esteja aparecendo no seu aplicativo. Possivelmente, sua loja está sendo indicada aos clientes com mais aderência a seu cardápio.
Apesar de sugerir restaurantes mais parecidos com o comportamento do cliente, o iFood incentiva descobertas e experimentações. Por isso, eventualmente o algoritmo também sugere aos clientes alguns restaurantes diferentes daqueles que estão acostumados a pedir.
Já as lojas que acabaram de se cadastrar no aplicativo são inseridas em listas de forma aleatória, para incentivar que sejam descobertas. Assim, os primeiros pedidos são facilitados com um incentivo da inteligência artificial do iFood.
Por que o iFood trabalha com Inteligência Artificial?
A inteligência artificial consegue aprender padrões de comportamento dos clientes e auxiliar na tomada de decisões, além de promover uma melhor experiência de compra. O cliente gasta menos tempo escolhendo o que vai comer, já que o aplicativo indica as lojas que mais combinam com o comportamento dessa pessoa.
Os restaurantes também são beneficiados com a inteligência dos algoritmos do iFood. As lojas são expostas aos clientes de forma inteligente, conectando o restaurante às pessoas com mais potencial de realizarem um pedido.
Como funciona a recomendação de restaurantes?
De forma prática, a recomendação de restaurantes acontece a partir do momento em que o cliente abre o aplicativo. A inteligência do iFood busca pelos pedidos anteriores do cliente para conhecer seu comportamento de compra e, em seguida, verifica quais restaurantes atendem naquela região e turno em que o aplicativo foi aberto.
Com todos esses dados processados, o aplicativo apresenta a lista de restaurantes recomendados ao comportamento de compra daquela pessoa — essa lista também é conhecida como ranking de lojas.
O ranking de lojas é a ordem com que os estabelecimentos aparecem no aplicativo do cliente. Cada cliente visualiza um ranking único, de acordo com seus hábitos de compra. Mas vale considerar que diferentes fatores interferem na construção do ranking, como:
- novos restaurantes podem ter uma posição separada;
- os Super podem receber uma pequena preferência;
- restaurantes com boa performance em vendas também são priorizados.
Além do ranking da página inicial do aplicativo iFood, as lojas podem aparecer para os clientes em diferentes locais, como:
- lista de lojas;
- lista de pratos;
- lista de promoções;
- tela de busca no aplicativo
A construção do ranking não considera a média de avaliação dos clientes, o preço de entrega e a distância da loja até o cliente.
Como fazer seu restaurante aparecer no iFood?
O principal responsável por fazer você aparecer no iFood é o comportamento do consumidor. No entanto, você pode adotar boas práticas para garantir que seu cardápio está sendo visto pelas pessoas certas.
Insira boas fotos dos seus pratos
As fotos são responsáveis por atrair os olhares dos clientes e os incentivarem a pedir seus produtos. Mas não se preocupe em produzir fotos com equipamentos profissionais.
Você pode aprender a produzir boas fotos utilizando seu próprio celular. Escolha uma boa iluminação, faça um bom empratamento, procure o melhor ângulo e capriche na imagem. Isso é fundamental para valorizar seus produtos.
Entregue comida de qualidade
Não basta apenas produzir boas fotos. Os pratos entregues devem atender às expectativas dos clientes. Assim você consegue oferecer uma boa experiência de consumo e, consequentemente, ter mais visibilidade no aplicativo.
Faça uma descrição completa dos produtos
Descreva todas as informações relevantes dos produtos. Os clientes precisam saber tudo que contém no prato antes de pedir. Por isso, considere inserir as seguintes informações:
- ingredientes;
- método de preparo;
- adaptação a restrições alimentares;
- tamanho do prato;
- número de pessoas que serve.
Faça promoções de desconto e combos para aparecer no iFood
Ofereça condições especiais de compra a seus clientes, como frete grátis ou cupons de desconto. Essas ações colocarão seu restaurante em mais listas, além de oferecer um diferencial de compra aos consumidores.
Divulgue o link da sua loja no iFood nas redes sociais
Pegue o link que leva o consumidor diretamente à sua loja no aplicativo e compartilhe com os seus contatos nos canais que já costuma utilizar, como WhatsApp, Instagram e Facebook. Isso incentivará que mais pessoas comprem de você e, com o aumento de clientes bem atendidos, você pode ter mais visibilidade no iFood.
Para encontrar o link do seu restaurante você deve acessar a página do iFood pelo computador. Coloque a sua localização e, na aba de pesquisa, digite o nome do seu estabelecimento no iFood. Clique na sua loja e copie o link disponível no navegador — é aquela informação que aparece no espaço em que você digita o site que quer acessar.
Depois disso, é só compartilhar esse link com seus clientes nas redes sociais que você já utiliza.
Confira se sua loja aberta aos clientes
No Gestor de Pedidos do iFood, confira se sua loja está aberta aos consumidores. Basta verificar o status no canto superior direito da tela inicial.
Dê atenção à entrega
Todo processo de entrega da comida ao cliente deve ser visto com atenção. Garanta que os pratos estão saindo da sua loja com embalagens de qualidade, que garantam a temperatura e apresentação da comida.
A inteligência artificial do iFood conecta clientes e restaurantes com mais aderência. Por isso, foque em otimizar o seu cardápio para ser encontrado pelas pessoas certas e, com isso, você terá mais oportunidades de ter um bom desempenho no aplicativo.
Quer mais uma dica para aparecer no iFood? Conheça o Feed iFood e comece a divulgar seus pratos.
214 respostas
Dois dias q tento abrir minha loja e tudo q consigo é um pedido teste q nunca finaliza! O suporte péssimo q não ajuda. Tento achar minha loja atrás de outra conta no ifood e não tenho destaque nenhum, mal acho minha loja, e pq falam q teria 3 semanas de destaque. Dois dias abertos e só eu visualizei minha loja com muita busca! Péssima experiência, pensando em cancelar.
Oi, Valdemir! Pra gente conseguir te entender o seu caso e te dar a melhor orientação, entra em contato com a gente pela aba “Chamados e ajuda” lá no Portal do Parceiro, combinado?
O Chat de vocês têm muita gente despreparada que não resolve nada… Nosso contrato é de entrega parceira e há 1 semana está dando a opção para o cliente pagar na entrega. Não temos motoqueiro e não iremos contratar… o atendente do chat ainda nos aconselhou em colocar motoqueiro?!?!?! Nossa operação não cabe motoqueiro próprio, pois temos um volume grande na loja. Além de não resolver a situação ainda dá opinião que não cabe a ele.
Com essa cobrança na entrega ainda somos penalizados pelo próprio IFOOD pois temos que CANCELAR o pedido e com vários cancelamentos o APP te penaliza fechando a loja, sem contar com a nossa imagem que fica desgastada com o cliente. Isso tudo por culpa do IFOOD. O Sistema está cada vez pior ao invés de melhorar.
Antigamente o chat resolvia, agora tem que abrir um chamado e esperar a boa vontade em resolver…. e quando resolve?!?!?
O atendimento para com os parceiros está cada vez pior.
Por isso que têm vários estabelecimentos criando seu próprio APP e saindo fora do IFOOD.
Acho que iremos aceitar a proposta do atendente, contratar motoqueiro e fazer nosso próprio APP e anunciar nas redes sociais.
Está cada vez mais difícil trabalhar com vocês, uma taxa altíssima e sem suporte…
Oi, Leonardo! Poxa, sentimos muito que sua experiência com a gente tenha sido assim e vamos te ajudar a resolver, tá bem? ? Manda um direct pra gente noo Instagram (@ifoodparaparceiros) com os dados de cadastro que vemos melhor, combinado?
Fiz o cadastro no Ifood,assinei o contrato e tudo mais,mas meu restaurante não aparece no aplicativo do Ifood,oq fazer?
Oi, Matheus! Temos um time de atendimento exclusivo pra te ajudar com isso, tá? Basta clicar aqui: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1?
Oi gente Boa noite, estou trabalhando com a loja virtual ifood, e tb estou tendo o problema da grande maioria aqui. Não chegou 1 pedido se quer creio que seje por falta da visibilidade
Oi, Joicelene. Tudo bem? Pra gente conseguir te dar a melhor orientação, entre em contato pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, combinado? Te esperamos lá! 🙂
Ola, apareceu um email de “evidência de funcionamento” sendo que minha loja tem mais de um ano, 800 pedidos e total 5 estrelas…
No portal não abre chamado e no email enviado não tem retorno, por favor, os pagamentos estão retidos alguém pode verificar pra mim?
Loja Choco Love
33.201.301/0001-32
Por se tratar de um assunto financeiro, que necessita de maior análise, precisamos que a mensagem seja enviada pelo suporte no Portal do Parceiro. Você pode clicar neste link para acessá-lo: https://portal.ifood.com.br/cases/help.
Como faço para entrar um contato com suporte ifood
Oi, Mirian! Para falar com nosso time, você pode acessar o Portal do Parceiro, Clicar na aba Chamados e Ajuda, selecionar o botão Atendimento e escolher o assunto que você quer falar.
Cadastrei meu restaurante e o ele não aparece no ifood nem colocando o nome. É como se ele não existisse. Tento contato com vocês e não consigo retorno!
Olá! Você pode abrir um chamado diretamente no seu portal, é na aba chamados > ajuda, lá o nosso time de atendimento irá lhe ajudar!
Boa noite
Muito boa as informações aqui passada
Procurei minha loja na listas de lojas do iFood e não a encontrei
Eu quero copiar o link para enviar para minhas redes sociais, pois preciso fazer minhas vendas alavancarem, mas para isso a minha loja também tem que aparecer na relação do iFood
Aguardo retorno
Oi, Vanilda. Verifique pelo Gestor de Pedidos se a sua loja está com o status aberto. Após acessar ifood.com.br e pesquisar pelo nome do seu restaurante, ele deve aparecer. Clique e copie o link que aparecerá em seu navegador.
COmo se tornar um parceiro na categoria shopping e não restaurante? nao tem essa opção em lugar nenhum do cadastro de parceiro e o atendimento do ifood é pessimo para orientar. Já abri uma “conta” acho que umas 5 vezes e nao conseguem alterar a categoria do negócio. Deveria ter essa explicação aqui também.
Oi Renata! Tudo bem? No Portal do Parceiro, vá até a aba de “Chamados e ajuda”, você encontra respostas para as principais dúvidas dos parceiros no iFood. Caso você não encontre o que precisa, é só clicar em “Fale com a gente” e abrir um chamado ou falar por chat, para entendermos melhor como podemos te ajudar. 😉
Mais uma vez o Ifood da prioridade a lojas que já têm sua clientela formada, em prejuízo às lojas que estão começando no Ifood ou que ainda não formaram sua clientela, tendo assim um número satisfatório de visitas dentro da plataforma.
Ao lançar a funcionalidade que possibilita a contratação de anúncios que aumentam o número de visitas à loja, e disponibilizar essa ferramenta apenas para lojas acima do nível 3; é sem duvida mais um erro crasso que o Ifood comete o que prejudica e muitas lojas novas ou em formação no App.
O correto seria oferecer as mesmas possibilidades para todas as lojas, sobretudo, para as lojas novas ou que ainda não tem um numero considerável de visitas. Da forma que está às lojas a partir do nível 3 tem a possibilidade de aumentar seus números de visita enquanto as que não estão nesse nível ficam a mingua.
Minha loja, por exemplo, não vende absolutamente NADA, por ter o numero de visitas muito baixo. E quando a gente reclama a resposta é sempre a mesma: “ Oferecer entrega grátis para aumentar o numero de visitas, ou então, “ participa da campanha inteligente´´ ou ainda: “ faz promoção dos itens do cardápio´´.
Nada disso resolve. Minha loja oferece entrega grátis, participa da campanha inteligente, o cardápio inteiro esta proporcionado, vários combos com produtos Coca-Cola, mas não adianta, não vende por que o suporte e as possibilidades que deveriam estar à disposição de todas as lojas, são direcionadas apenas para aquelas que já estão consolidadas.
E não adianta reclamar. Entrar no chat, abrir chamado, pedir ajuda porque a ajuda não vem. Um chat formado por atendentes mal treinados, mal preparados e que por não conhecerem a plataforma para qual estão prestando atendimento, têm uma dificuldade de compreensão absurda e a única coisa que sabem fazer é abrir chamado que demoram uma eternidade para serem respondidos, quando são, e geralmente as resposta também não resolvem o problema como esta:
“` Olá Ranguis Batatas Recheadas e Escondidinho! Esperamos que esteja bem. Meu nome é Thallyson e é um prazer te ajudar neste chamado.
Quero te contar que recebemos a sua solicitação 41956585.
Analisando com bastante cuidado, venho informar parceiro que você pode estar fazendo algumas alterações no cardápio para chamar mais atenção dos clientes, trabalhar em cima de anúncios e também soltar algumas promoções para atrair os clientes.´´
Depois de dias esperando é essa a resposta do “ especialista´´ do Ifood. – Uma resposta genérica, sem nenhum tipo de explicação. O tal “ especialista´´ do Ifood fala em: “fazer alterações no cardápio para chamar mais a atenção dos clientes´´, mas não fala como. Fala também “trabalhar em cima de “anúncios´´ , mas não fala quais anúncios, nem aonde , nem como. Fala em: “ soltar algumas promoções para atrair mais clientes ´´ ,mas também não fala quais promoções.
Essa é a qualidade do atendimento prestado por um suposto especialista do Ifood, agora imagina se não fosse um especialista.
Enfim, a loja cheia de erros técnicos, sem vender absolutamente NADA, MESMO OFERECENDO ENTREGA GRÁTIS, MESMO PARTICIPANDO DA CAMPNHA INTELIGENTE, MESMO COM O CARDÁPIO CHEIO DE PROMOÇÕES E COMBOS COM PRODUTOS Coca-Cola. E vai reclamar pra ver; é capaz de cancelarem o seu contrato como fizeram comigo depois de 2 anos e 6 messes de Ifood, sem se quer perguntar o que estava acontecendo, se eu precisava de ajuda.
LAMENTAVEL
Oi, parceiro! O canal oficial de atendimento é por meio do Portal do Parceiro. Por lá você consegue esclarecer dúvidas sobre sua loja e solucionar problemas da operação. Entenda mais aqui como funciona o atendimento do iFood: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/
Mas se você já abriu um chamado há mais de uma semana e, ainda assim, não teve retorno, nos envie por aqui mais detalhes do ocorrido e o número do chamado.
nossas vendas cairam 70% desde que voltou a pandemia… E nosso principal concorrente entrou no ifood… Nos somos melhores, mais qualidade, valor inferior, fora nosso atendimento e nota que são maiores… Estamos quebrando depois que o ifood deixou o concorrente entrar.. Nahs bakery
Oi, Thiago! Confira aqui algumas dicas que podem ajudar você a ter mais visibilidade no iFood e melhorar suas vendas! https://blog-parceiros.ifood.com.br/aumentar-vendas-delivery/
Faço pedidos das promoções e nunca da certo vou desinstalar esse aplicativo porque se tem uma promoção e não dá pra pedir nunca
Venho passando pelo mesmo processo da colega Silvia Regina que deixou o seu comentario aqui. E sinceramente faço das palavras delas as minhas palavras estou na mesma situação participando de Campanha Inteligente, Frete Gratis, 10% de desconto inclusive com produtos com mais de 10% de desconto no cardapio. Porem, o numeros de visitas ao cardapio e de compras finalizadas são baixissimas mesmo participando de promoções que nos posibilitam uma melhor visibilidade na plataforma. Possuo boa descrição do produto, boas fotos, avaliações possitivas o que sempre nos deixou desde o inicio na plataforma com 5 estrelas, variedades no nosso cardapio. Mas, mesmo com tudo isto, o resultado obtido nas vendas passa bem longe do que imaginavamos. O marketing da plataforma para o incentivo de donos de restaurante se cadastrarem a plataforma é surreal de maravilhosa só é uma pena ser tão maravilhosa apenas na teoria porque na pratica infelizmente nao condiz com o marketing que eles fazem.
eu perdi meu numero antigo e agora não to conseguindo acessar minha conta oque eu faço?
Oi Ghabi. Nesse caso, pedimos que você faça o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui:https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/). Se ainda precisar de ajuda pode nos chamar!
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My site: Order eco Portable Heater
Essas mentorias sao tudo furada , quem determina o desempenho das lojas é o ifood , eu posso colocar todos meus produtos a 1 real e nao vou vender ,sabe porque ? porque o ifood escolhe que loja vai tocar .
O mais curioso foi , tem uma loja aqui perto da minha, com mesmo segmento de culinaria , eles cobram frete e o produto esta um pouc0 mais caro que a minha loja
Minha tem frete gratis ate 4km e 4.8 nota.
E , mesmo assim perco pra uma loja que cobra frete .comedia isso
Eu já não sei mais o que fazer pra melhorar minhas vendas.
Todos os meus pratos possuem foto e não gera visualizações
Meu preço é semlhante da concorrência e não gera adição na sacola e revisão de pedidos
Participo de todas as promoções possíveis e não gera vendas
Minha conversão de cardápio piora toda vez que pono fotos melhores, ajusto descrições, etc.
Tô quase desistindo da plataforma
Oi, Fabricio! Pode ser interessante revisar seu funil de vendas e avaliar como está seu desempenho. Confira as dicas sobre como configurar sua loja https://blog-parceiros.ifood.com.br/materiais-gratuitos/funil-de-vendas/
Abrir minha loja no Ifood hoje . E não consigo ver ela no Ifood de pedidos. Ela está aparecendo que estar aberta. Ninguém consegue ajudar nos chats.
Oi Izabella! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!