Se você busca conquistar mais clientes para aumentar suas vendas, saiba que ter um cardápio atrativo é uma tarefa essencial. Ao preparar o seu cardápio do iFood, você deve garantir que os itens acompanham todas as informações que o cliente precisa ter, além de fotos que valorizem os seus produtos.
Para tornar essa tarefa mais fácil, reunimos valiosas dicas da expert iFood, Bia Fraga, e da foodlover e apaixonada por gastronomia, Catarine. Elas compartilham ideias essenciais para que você possa construir um cardápio irresistível e atrair mais clientes para o seu estabelecimento.
Continue a leitura e conheça 5 dicas que vão ajudar você a construir o cardápio no iFood!
1 . Organização
Para facilitar a decisão de compra do cliente, organize as categorias da seguinte forma:
- primeiramente, insira suas promoções e combos mais atrativos;
- depois, inclua os pratos principais pela ordem de mais vendidos;
- na sequência, insira as sobremesas;
- por fim, coloque as bebidas.
Vale lembrar que a estrutura do cardápio depende muito do tipo de cozinha do seu restaurante! Por isso, adapte essa sugestão conforme a sua necessidade.
2. Descrição dos itens
Na hora de incluir todos os itens que estarão à venda, capriche nos detalhes do prato no campo “descrição”. Lembre-se de informar os ingredientes que compõem o produto. Esclarecer o tamanho da porção e a quantidade de pessoas que serve é fundamental para que o cliente saiba exatamente que tipo de prato receberá.
Além disso, para alcançar um cardápio eficaz, é crucial que a tagline esteja alinhada e conectada com o cliente. Bia Fraga enfatiza que a tagline deve refletir a identidade única do seu restaurante, proporcionando uma experiência memorável aos clientes.
3. Complementos
Oferecer aos clientes a possibilidade de personalizar cada prato é uma estratégia inteligente. Permita escolhas como o ponto da carne, tamanho da refeição, e adição de ingredientes extras. Ao desenvolver essas opções, pense cuidadosamente em complementos que se alinhem à identidade da sua cozinha.
Lembre-se de que a qualidade supera a quantidade quando se trata de complementos. Ofereça escolhas estratégicas que aprimorem a experiência do cliente. É muito importante que os complementos estejam em harmonia com o prato principal. Conforme destaca Catarine, não faz sentido oferecer brigadeiros como opção complementar para pratos veganos, por exemplo.
Também não é necessário sobrecarregar com muitas opções de bebidas, já que o iFood oferece essa facilidade no check-out. Foque em proporcionar escolhas relevantes e alinhadas ao seu menu.
4. Disponibilidade
Você pode escolher quais dias da semana algum prato pode ficar disponível no iFood, além de definir turnos e horários para cada prato.
Essa dica é importante caso o seu restaurante tenha opções de pratos servidos em dias e horários específicos. Assim, você não corre o risco de oferecer algum prato que não esteja disponível na sua cozinha e evita cancelamentos.
5. Fotos
Insira fotos para atrair a atratividade do prato e facilitar a escolha do cliente. Essa é a receita de sucesso para fazer seu cliente comer com os olhos! Não é preciso de nada muito profissional: você consegue fotos que valorizem seus pratos utilizando uma câmera de boa qualidade.
Não subestime a importância das fotos no topo do cardápio. Se essa seção não estiver visualmente atrativa, corre-se o risco de limitar as vendas aos clientes já familiarizados com os pratos.
Bia Fraga destaca a relevância de incluir fotos no topo, pois é lá que estão os produtos mais estratégicos e mais vendidos. Garanta que as fotos no início do cardápio sejam um convite irresistível para novos clientes explorarem as delícias do seu menu.
6. Estar de acordo com as regras do iFood
Para garantir a qualidade e o bom funcionamento dos cardápios dos nossos parceiros, é essencial que eles estejam de acordo com a nossa Política de Produtos e Serviços Ilícitos ou Proibidos.
Neste documento, falamos sobre algumas regras que são necessárias você ter em mente para ficar com o cardápio em dia e focar em suas vendas.
Por exemplo, cobrar taxas extras por serviços que incluam o entregador subir até o apartamento do cliente é uma atividade que exige uma regulamentação específica (CNAE). Ou seja, trata-se de uma prática ilegal que pode resultar em complicações fiscais e tributárias, tanto para você quanto para nós.
Em casos como este, é importante revisar os itens do seu cardápio e, se sua loja estiver oferecendo serviços irregulares, remova-os o mais rápido possível. Fique sempre atento à nossa política e certifique-se de que está tudo certo para você vender com a gente!
Coloque em prática essas dicas valiosas para potencializar o desempenho do seu cardápio iFood. Transforme sua oferta culinária em uma experiência irresistível, conquistando clientes e impulsionando suas vendas. Aproveite todo o potencial do iFood para destacar seu estabelecimento e oferecer momentos gastronômicos memoráveis.
Mas tenha calma! Preparamos um resumão que vai ajudar você a construir o cardápio no iFood. Confira!
Pronto! Agora você já sabe como criar seu cardápio no iFood. Mas se você quer impulsionar ainda mais os resultados do seu negócio, acesse nosso guia de marketing para restaurantes.
73 respostas
Quero fazer propagandas melhores
Oi, Cristian! Que legal! Temos um e-book sobre marketing para restaurantes que pode ajudar você! Acesse aqui o material gratuitamente!
Com essas campanhas de 0,99 não há cardápio que fique atrativo. Vocês irão quebrar todos os pequenos restaurantes.
Oi, Guilherme! Queremos que todos os restaurantes trabalhem cada vez melhor com o iFood. Ver o seu negócio crescendo é muito importante para nós. Confira aqui tudo que o iFood está fazendo para melhorar sua experiência!
Olá, as dicas ajudam muito iniciantes que estão montando o cardápio, mais nós ajudaria muito sobre as avaliação que sempre estão caindo e dificilmente voltam a tornar o 5 estrelas, outro ponto negativo sobre o ifood é a parte de cupons, perdemos muito e mesmo q seja um atrativo para os clientes não podemos aumentar o preços, mas também não podemos perder o lucro e no entanto temos a taxa para pagar pro ifood. Acredito que se o ifood ajudasse mais no ponto da divulgação da loja e q nao houvesse a divulgação das avaliacoes para abaixar a nota do delivery e claro que houvesse outra forma de nos prejudicar
Sem q o movimento do ifood não caísse. Outro ponto negativo São os momentos em que o ifood entra em pany o sistema cai e não volta, em dias de movimento o sistema tem ocilado muito é perdemos vendas. Estao tambem a desejar a parte de chamado do suporte, por horas e nada se resolve inicialmente. Desde que abri meu delivery o ifood nao tem nos dado muitas oportunidade de crescer com o app. Mais aquele ditado que antes pingando do secando. Temos muitos clientes graças a Deus pelo nosso DELIVERY, uma pena dizer isso mais essa é a realidade para muitos, principalmente aos q tentarão e infelizmente não conseguiram por falta de colaboração do app. Devido o término da pandemia muito a DELIVERY vai ser afetados de alguma forma, e acredito q também será o ifood caso não tenhamos uma solução sejá Boa ambas as partes, que será uma pena já que é uma empresa de um porte grande e com inúmeras soluções para fins lucrativos para os mesmos. Desde já agradeço.
Ei, Karoline! Primeiramente, muito obrigado pelo seu comentário. Todas as suas contribuições são lidas com muita atenção e, do lado de cá, estamos estudando todas as contribuições para que nossa operação seja cada vez melhor. Já iniciamos algumas ações para melhorar a experiência dos restaurantes com o iFood: confira aqui tudo que está sendo feito. Queremos ver empresas como a sua crescendo cada vez mais. Aproveite para assinar nossa newsletter e receba no seu e-mail as próximas novidades!
Preciso cancelar o aifod como faço ?
Como vai, Ana!
O ideal aqui é que você fale com nossa equipe de atendimento pelo Portal do Parceiro, nos canais de suporte do iFood, para que possamos auxiliar você.
Eu tenho muita dificuldade de falar com vcs. No gestor não consigo. Estou querendo abrir outra loja no Ifood e não consigo, já tentei por várias vezes a entrega fácil e não deu certo,tento falar pelo chat e não dá certo. Queria saber c tem outro Meio de me comunicar com vcs
Oi, Alberto! Como vai?
Para abrir outra loja no iFood, é necessário ter um novo CNPJ. Se você já tem essa nova empresa aberta, acesse nossa página de cadastro. No canto inferior esquerdo da página você também encontra um link para o WhatsApp, em que você pode falar com alguém.
Olá! Tenho a mesma dificuldade em falar com vocês. Especialmente quando o assunto não está relacionado entre aquekes em “abrir chamado”.
Para resolver este problema de comunicação, sugiro que seja criado a opção “outros assuntos”.
Isto pode ser implementado rapidamente pelo time de tecnologia.
Outra coisa, não achei no portal este link para o whatsup que voce comentou. Pode nos ajudar com isto também?
Obrigado
Oi, Paulo! Obrigado pela sua sugestão. Estamos empenhados a desenvolver diferentes iniciativas para entregar uma experiência melhor aos parceiros. Confira aqui tudo que está sendo feito. Sobre o link do WhatsApp, é um canal exclusivo para falar sobre cadastro. O canal ideal para você falar com nossa equipe de atendimento é pela aba Chamados e Ajuda, do Portal do Parceiro.
Bom dia!
Passados três meses deste o último contato (28/03/2022), quando foi firmado VAGO compromisso em “desenvolver diferentes iniciativas” a dificuldade em fazer contato com o Ifood para “assuntos não relacionados entre aqueles listados em – ABRIR CHAMADOS” continue.
Este situação é totalmente inaceitável para qualquer empresa, principalmente uma do porte do Ifood. Lamentável que o Ifood não se movimente para resolver um problema tão simples e tão relevante como este (facilitar e agilizar o contato com seus parceiros de negócio).
Oi, Paulo. Caso já tenha um chamado aberto por lá, vamos retorna com mais informações. Envia mensagem pra gente contando, com detalhes, o que aconteceu. Assim conseguiremos te auxiliar mais.
Oi, Paulo. Vamos continuar o atendimento lá pelo telefone, tá bom? 🙂 O mesmo para o qual ligamos anteriormente. Qualquer dúvida, pode informar diretamente aos nossos especialistas. 😉
Meu cardápio está indisponível e estou perdendo vendas.
Oi, Adriano! Como vai?
Primeiramente, recomendo que você acesse o Portal do Parceiro, vá à aba Cardápio e confira se os itens estão configurados corretamente. Ainda assim, caso tenha problemas com a configuração do Cardápio, o ideal é acionar nossa equipe de atendimento por meio dos canais de suporte.
Não estou achando a aba do cardápio no portal do parceiro. Fiquei um pouco off e agora que estou voltando com outros pratos não consigo alterar, excluir ou incluir itens no cardápio.
Oi, Ludmilla. A aba não aparece para você? 🙁 Ela fica no menu lateral, junto com as outras opções. Caso não consiga modificar qualquer informação lá, seleciona a opção “Chamados e ajuda”, depois clique em “Atendimento”. Vamos te ajudar com isso! <3
Eu não sei porque mas não estou vendo nada e estou no ifood vcs poderiam me ajudar nas vendas
Oi, Angelica. Aqui no blog temos vários conteúdos que podem te ajudar. Não desiste, viu? Muito sucesso nas vendas! ?❤️
Bom dia eu quero um a junda porque não estou vendendo nada deide do dia quê abri mais de dois meses não tenho venda precisado pagar a luguel fosionario eu ficar sem vender nada vou fechar a lojas mi respondam por favor
Poxa, Selma, sentimos muito por essa situação e por aqui temos vários conteúdos que podem te ajudar a impulsionar suas vendas. Te desejamos muito sucesso, viu? ?❤️
Olá. É possível colocar mais de uma foto no mesmo item? Como faço?
Show de bola, estou maratonando os cursos do Deloca Restaurante, vou colocar tudo em prática porque ? não tem ré ?.
Tenho tudo isso . As 5 dicas . Não ta saindo nada .
Oi, Márcia! Você consegue configurar o item direto pelo cardápio. ? Se tiver qualquer dúvida, entre em contato pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro que nosso time de especialistas vai te ajudar!
Excelente, Márcio! Decolaaa! ??❤️
Poxa, Joaquim, sentimos muito por isso. ? Aqui no blog, temos diversos outros conteúdos que podem te ajduar a impulsionar suas vendas por aí. Não deixe de dar uma olhadinha, ok?
Olá.. gostaria de saber como proporcionar que o cliente escolha o tamanho da marmita na hora de comprar o item, por exemplo, FEIJOADA ai durante a compra escolher o tamanho P, M ou G?
Atualmente estou tendo que criar três itens: FEIJOADA P, FEIJOADA M e FEIJOADA G.
Isso deixa meu cardápio muito extenso e confuso.
Oi, Caique. Entra em contato com nosso atendimento no Portal do Parceiro para verificar a possibilidade, tudo bem?
Bom dia preciso da ajuda de um consultor para criar um cardápio pois não consigo essa ajuda com o Ifood. Assim fica difícil trabalhar com vcs. Fico no aguardo