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Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

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Por iFood

2.111 respostas

  1. pessimo suporte, muito ruim , nao ajudam em nada por mais que tente, nao existe um suporte de respeito com os parceiros ifood

  2. Dia 14 de julho, fiz um pedido no restaurante outbeco, quando chegou estava completamente ruim, o pão duro e a carne salgada. Liguei pra reclamar e não consegui contato, na terça quando consegui falar com eles. Falaram que iriam me reembolsar é que já tinham solicitado no Ifood. Porém o Ifood não me devolveu e reteve o valor do restaurante (aparecendo que já tinha reembolsado). E estou ligando desde então e não consigo. O valor foi 71,79 em pix. Quero meu dinheiro de volta

    1. Olá, Beatriz. Tudo bem?
      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso. 😉

  3. Boa tarde, estou há algum tempo sem trabalhar no ifood tenho cadastro de restaurante estou tentando fazer login e não esta dando certo. Peço por gentileza o apoio de vocês para que eu possa voltar a acessar minha conta. Grato.

    1. Olá, Parceiro. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  4. O ifood está me devendo R$ 160 reais de pedidos cancelados dentro do mesmo mês!
    Sempre fui uma cliente assídua.
    Porém estou me sentido roubada e lesada pela empresa. Ifood, cadê meu dinheiro ???????

    1. Oi, Kathleen! Infelizmente não conseguimos ajudar você por este canal, mas temos uma equipe de suporte à disposição para ajudar você. Isso porque, por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”, ok? Se já tiver feito isso, é só aguardar o prazo para análise!

  5. Como faço pra falar com vcs …
    Não existe uma linha ou mesmo um chat disponível…
    Só só perguntas prontas que não interessa de nada

    1. Olá, César. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  6. Número do saq do ifood pelo amor de Deus pessimo atendimento meu lanche não foi entregue to com as mensagem
    Do entregador falando não fazem meu reembolso

    1. Olá, Tiago. Tudo bem?
      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso. 😉

    1. Olá, Antônio. Tudo bem?
      Se você for restaurante ou loja parceira, envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros que vamos entender melhor o seu caso e te ajudar. Se você for cliente iFood, envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que iremos atendê-lo.

  7. Tive uma pessima experiência, nesta sexta feira dia 19/07 às 22:45, fiz um pedido no Mc donalds meu pedido veio td revirado molhado batatas frias, meus filhos com fome, aguardando a experiência de comer um Mc com o conforto do Ifood, porém eu solicitei que fosse feito meu reembolso e até agora eu não obtive retorno. De nenhuma das partes.

    1. Olá, Vania. Tudo bem?
      Nesse caso você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “ajuda” ou envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso.

    1. Olá, Rayane. Tudo bem?
      Nesse caso, você pode buscar ajuda diretamente no aplicativo, na opção ‘Ajuda’, ou envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso.

  8. Não consigo acessar o portal do parceiro.
    Já tentei contato mil vez. Já fiz todos os passos a passos e nada resolve. Permanece no mesmo erro. Já tentei contato pelo instagram e não obtive resposta. Não preciso de respostas prontas. Preciso de ajuda para acessar a minha loja.

    1. Olá, Mayara. Tudo bem?
      Se você enviou mensagem na nossa página oficial no Instagram, iremos responder!

  9. Mudei de número e não estou conseguindo acessar minha conta do Ifood por favor me ajudem

    1. Olá, Jean. Tudo bem?
      Se você for restaurante ou loja parceira, envie um direct para o Instagram @ifoodparaparceiros que vamos entender melhor o seu caso e te ajudar. Se você for cliente iFood, envie uma direct para o @ifoodbrasil no Instagram que iremos atendê-lo.

  10. Preciso falar com o suporte sobre minha conta, mas há quase dois meses eu venho tentando e não consigo falar com ninguém. Cadê o suporte? Esse telefone que passam também não existe, enfim, vou ter que procurar ajuda pela justiça!
    Não recomendo a ninguém se cadastrar no ifood! 😡

    1. Olá, Fernanda. Sentimos muito por essa experiência!
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  11. Eu sou motoboy entregador e esse app não me dá um suporte queria uma atenção p redefinir minha senha

    1. Olá, Luiz. Tudo bem?
      O perfil @ifoodparaentregadores foi lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na direct do Instagram que iremos atendê-lo.

  12. Olá, Mayara. Tudo bem?
    Se você enviou mensagem na nossa página oficial no Instagram, iremos responder!

  13. Pior plataforma pra restaurante. Estou a meses tentando acessar meu gestor de pedidos e simplesmente o Ifood não reconhece minha conta, não me permite croar uma.nova conta e não tenho nenhum suporte. O único meio de comunicação disponível é através da abertura de chamado pelo gestor mas eu NÃO CONSIGO ACESSAR. Vou buscar os meios legais pra resolver isso já que todos meus dados estão sob poder de vcs e vcs não me atendem

    1. Oi, Aline. Sentimos muito que esteja enfrentando dificuldades. Manda pra gente por DM do Instagram o erro que aparece pra você que vamos te ajudar!

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