Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
2.246 respostas
Não recebi o valor do repasse
Oi Roger, beleza? Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Preciso falar no suporte e não consigo
Esse ifood só por Deus atendimento ao colaborador e orrivel
Não consigo acessar o chat só fica explicações vagas sem atendimento humanizado
Oi Josefer, tudo bem? Para restaurantes e lojas, temos um atendimento exclusivo pelo Portal do Parceiro; basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois no botão “Atendimento”, que fica no canto superior da tela. ?
Olá, meu restaurante não aparece na pesquisa, simplesmente diz que não foi encontrado!
Minhas vendas estão péssimas e toda vez que um cliente procura, não aparece!
Oi Ana Paula, tudo bem? Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. ?
Tivemos problema na entrega…grande demora…quando fui cancelar o pedido….o programa fala para conversar com o entregador….acho errado pouso pedido…segundo o APP já saiu da loja atrasado.
Péssimo hoje
Oi Ronaldo, tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda ?
Oi boa noite! Eu me chamo Beatriz sou a proprietária da loja point tapioca e cuscuz recheados ltda.Entao estou montando minha loja no ifood,e hj fui entrar na minha loja e alguém entrou na minha conta e raguio minha conta,pois estou postando minhas coisas ainda.Percebi porque postei só tapiocas,e o cuscuz é bebidas ainda não é estão usando minha loja com meus itens,gostaria de saber o que faço. Pois vão sujar meu nome e meu ponto.Peco que vcs me ajudem,pois estou desesperada,e estou tentando ligar pra central de vcs e não consigo falar com ninguém,nem um número
Oi Beatriz, tudo bem? Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. Aguardamos sua mensagem.
Na verdade sou um motoboy, tive um cadastro a alguns anos más mudei de numero e estou com problemas para recuperar a senha, tenho interesse em voltar a usar minha conta e esse foi o único meio de contato que achei, kk talvez tenha outros mas achei esse conseguem me ajudar de alguma forma ?
Oi Matheus, tudo bem? Este é um canal exclusivo para lojas e restaurantes. Mas acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq, ok?
Preciso falar com o suporte do Ifood ,pois não consigo acessar minha conta
Oi Charles, tudo bem? Nesse caso, pedimos que você faça o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui:https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/). Se ainda precisar de ajuda pode nos chamar! ?
Não recebi meu pedido e foi descontado o valor no meu cartão de debito
Oi Lucimar. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda ?
Bom dia, gostaria de saber se em Francisco Morato tem entrega fácil, quero cadastrar meu restaurante mas não tenho entregador
Oi Priscila, tudo bem? Você pode seguir o passo a passo para fazer cadastro. Se a opção “Plano Entrega” aparecer para você, é porque tem entregadores na sua região. 😉 Infelizmente, não conseguimos estimar quantos entregadores disponíveis por área específica, mas saiba que essa comunidade só está crescendo. ? Saiba mais sobre como cadastrar seu restaurante no iFood acessando: https://www.youtube.com/watch?v=HGVHAK3qrco. <3
Fiz uma compra e foi cancelada, e ainda não recebi o reembolso
Oi Elias, beleza? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda ?
Toca Emil por favor min ajuda
Oi Everton! Nesse caso, pedimos que você faça o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui). Se ainda precisar de ajuda pode nos chamar!
Quero colocar esse meu mail novo esse evertonsouzaaa2021@gmail.com por favor Ifood mim ajuda
Oi Everton! Nesse caso, pedimos que você faça o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui). Se ainda precisar de ajuda pode nos chamar!
Boa noite tive um problema com o restaurante que fiz o pedido, eu fiz o pagamento via pix e o restante cancelou, e até agora não recebi o reembolso
Pedido realizado dia 07/10/23, as 20:51 número do pedido 4614
Oi Edson, sentimos muito por essa situação. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda ?
Eu quero tirar esse evertonsouzaaa61@gmail.com e colocar esse novo evertonsouzaaa2021@gmail.com por favor na minha conta do fiood
Ei Everton! Nesse caso, pedimos que você faça o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui). Se ainda precisar de ajuda pode nos chamar!
CPF 71755916400 a minha conta mail é antigo evertonsouzaaa61@gmail.com eu quero colocar esse mail aqui novo evertonsouzaaa2021@gmail.com por favor mim ajuda já faz 4 anos já quando vejo minha
Oi Everton. Nesse caso, pedimos que você faça o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui:https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/). Se ainda precisar de ajuda pode nos chamar! ?
Boa noite! Fiz um pedido em uma hamburgueria e não foi entregue o pedido, foi cobrado e nao recebi o pedido, gostaria de saber sobre o meu reembolso?. Número do pedido 3002 data 09/10/2023 as 00:52
Oi Bruno. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda ?
Preciso a liberação da minha conta que foi desativada pelo app injustamente pois trabalho com o app e é minha única renda
Oi Patrick. Este é um canal exclusivo para lojas e restaurantes. Mas acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq, ok?
Eu quero trocar de número eu quero tirar esse número 95981400 e colocar esse número 81988880839
Oi Everton, tudo bem? Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. ?
Eu quero colocar esse número aqui na minha conta Ifood 8198880839
Oi, Everton, tudo bem? Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. 😉
Boa tarde sou da empresa chinifit e preciso reativar minha empresa no Ifood e estou com dificuldade.
Gostaria q entrassem em contato por favor.
Oi Suelen. Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso, tá bem?! ?❤️