Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
2.246 respostas
Pra mim isso é roubo, sério cancelar meu pedido alegando q eu n fui pegar , sendo q eu tava esperando do lado de fora por eu estava acompanhando o app . Só quero meu reembolso
Oi Carliane. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda.
fiz um pedido, e o pedido foi cancelado por conta do restaurante ter fechado.
fazem 3 dias e nada do meu reembolso, alguém pode me ajudar?
Oi Pamela. A gente pede desculpa por isso! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda.
Tô com uma compra cancelada que não foi retirada já faz mais de uma semana que até agora não recebi o reembolso duas vezes já
Tô com dois valores de reembolso para ser reembolsado até agora nada um já faz cinco meses e o outro faz duas semanas e nada
Oi Joselho, tudo bem? Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂
Oi Fávio. Nesse caso, pedimos que você faça o procedimento de recuperação de conta (basta seguir esse passo a passo aqui:https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/). Se ainda precisar de ajuda pode nos chamar! 🙂
Boa tarde gostaria de fazer entregas em farmácia por que não chama a farmácia para mim por exemplo Drogasil
Fala Daniel, beleza? Este é um canal exclusivo para lojas e restaurantes. Mas acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq.
Fiz uma compra de um salgadinho , fiz o pagamento via pix , e o salgadinho veio intragável, cheio de gordura com gosto de olé , aparecia de velho !
Entre em contato com o iFood, que não reponde as mensagens, e deixou os meus funcionários com fome !!!
Oi Agatha. A gente pede desculpa por isso! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda.
Eu preciso de ajuda com um pedido que fiz hoje, veio as esfirra com ingredientes estragado cheiro e gosto de azedo
A loja ofereceu 4 reais de reembolso, eu paguei 35,05
Já entrei em contato com ajuda do ifood no app ,mas não tive resposta
Preciso de ajuda
Quero reembolso
Oi Gisele. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂
Oi Fábio, tudo bem? Este é um canal exclusivo para lojas e restaurantes. Mas acesse nossa FAQ para entregadores, que explica como obter suporte nesses casos: https://entregador.ifood.com.br/faq, ok?
Bom dia . Realizei um pedido 6099 no dia 21/11/2023 usando o aplicativo Ifood . O pedido foi cancelado pela loja . Até o momento não Recebi o Reembolso via Pix
Oi Henrique. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda.
ola acabei de abrir um restaurante parceiro, mais estou tendo problema pra trocar a conta pra finalizar meu cadastro nao tive ajuda de ninguei do suporte ate o momento.
Oi Miriã. Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.
Fui roubado ontem agora estou no app para autorizar dispositivo mais não consigo por conta da data ,pois meu aparelho era novo ,preciso atualizar pra voltar a fazer entregas me ajuda ifoood
Não Consigo Receber minha venda. Já segui todos os passos.
Oi Ronie! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
Oi boa tarde perdi o acesso do app oque fasso
PIOR ATENDIMENTO Q EXISTE DE UMA EMPRESA COM UM PARCEIRO, SEXTA FEIRA MINHA LOJA FECHADA E NENHUM SUPORTE Q POSSA ORIENTAR O Q FAZER, INFELIZMENTE HJ EM DIA TODOS RESTAURANTES DEPENDEM DESSA PORCARIA DE MARKET PLACE, HORRIVEL O ATENDIMENTO, OS ATENDENTES TUDO MUITO MUITO RUIM,
Oi Ricardo. Sentimos muito por isso. Caso ainda precise de ajuda, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso.
Fiz um pedido no habibs e veio completamente errado
Gostaria de fazer uma reclamação. Hoje(25/11/2023) realizei um pedido no aplicativo do mc donalds, mc delivery e o entregador do iFood Sérgio Augusto simplesmente desapareceu com o pedido. Fiz um pedido que vinha do mc donalds ird- irajá, rua meriti 73, Rio de Janeiro. Às 21 horas e 32 minutos foi enviada uma mensagem para meu WhatsApp informando que o pedido havia chegado em minha residência, sendo que não tinha ninguém no portão, e logo após esta mensagem, às 21 horas e 34 minutos o aplicativo informou que o pedido havia sido cancelado(o pedido foi pago pelo app). Graças ao mc donalds não ficamos sem nosso lanche, o mc donalds abriu uma exceção e nos deu o lanche. Peço que reveja seu entregador Sérgio Augusto!
O número do meu pedido é 656284664d74e80c611c8563
Oi Rafa. A gente pede resculpa por essa experiência, não é o padrão dos nossos parceiros. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda.
Eu já abri todos os chamados já fiz tudo que já mandou fazer e nada de receber meu repasse para fazer dois meses abrir pela primeira vez e não recebi vou estar entrando em contato com um advogado e vou entrar na justiça porque já entrei em contato de várias formas telefone já mandei mensagens e nada
Oi Lucicleia. Como você já abriu um chamado, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso. 😉
Boa tarde! Ontem fiz um pedido pela plataforma, às 14h da tarde, o prazo de entrega estimado era até às 18h para o pedido chegar. E ontem mesmo, o entregador foi na loja retirar o pedido, as 21:10 da noite, mas parece que ele desligou a localização em um certo local, e não saiu mais de lá, e sumiu com o meu pedido, e ficou para ele, fiquei acordada até 2h da manhã esperando um retorno da loja e de vocês, e hoje simplesmente pela manhã, a loja somente finalizou como se tivessem feito a entrega do meu pedido, não me respondeu, o chat foi finalizado e sumiu tudo! Não recebi a entrega, nem nada!
Oi, Talita. A gente pede desculpa por isso! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda 🙂