Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.
Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.
O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.
Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!
Tome a iniciativa
Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.
Responda rapidamente
Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.
Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.
Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.
Seja amigável
Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?
Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.
Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️
Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido
Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.
Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.
Informe imprevistos
Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.
Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.
Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.
Convide o cliente para avaliar o pedido
Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.
Revise a mensagem
Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.
Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.
Não solicite contato ou dados pessoais do cliente
A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.
Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.
Não trate assuntos não relacionados ao pedido
Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.
Não ofereça descontos fora da plataforma
A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.
Não solicite a mudança na forma de pagamento
As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.
Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.
Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.
Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!
2.246 respostas
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Preciso de suporte pós não estou conseguindo acessar
meu repasse não caiu,ninguém da suporte,não consigo falar com ninguém,na hora de venderem alguma coisa pra gente tem um monte de msg,quando precisamos de suporte nínguem,aff…
Oi, Alexandre! Para abrir um chamado referente a problemas com os valores do repasse, entre na aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. Logo em seguida, clique no botão “Atendimento” e em “Divergência no valor recebido”.
Quero pedir ao.ifood pra colocar meus créditos em.devolucoes no saldo.ifood ,estou pedindo.pela décima vez ,não quero.credito no cartão.de credito!!!
Oi, tudo bem? Por aqui conseguimos auxiliar somente os restaurantes e lojas parceiras do iFood, mas você consegue contato direto pelo aplicativo, na opção ajuda, ou enviando uma DM para o Instagram @ifoodbrasil (https://instagram.com/ifoodbrasil). 😉
Eu fez cadastro ifood até agora ninguém mim deu resposta ,Eu te acesso portal parceiro etc… até agora ninguém mim ligou ja passou mais duas semanas… Eu tô esperando.
Oi Cristiano! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!
Não consigo trabalhar
Oi Rodrigo! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!
Olá tenho uma loja cadastrada porém ficou fechada por algum tempo agora não consigo entra na conta não consigo fala com ninguém os telefones dão. Ocupado o robô não entende o que falo fica difícil preciso de um retorno
Oi Marcela! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!
Meu pedido veio todo errado e não tenho uma resposta nem do estabelecimento e nem da plataforma falta de respeito
Oi, tudo bem? Por aqui conseguimos auxiliar somente os restaurantes e lojas parceiras do iFood, mas você consegue contato direto pelo aplicativo, na opção ajuda, ou enviando uma DM para o Instagram @ifoodbrasil (https://instagram.com/ifoodbrasil). 😉
Minha loja não abre faz 2 dias faz o q fala com quem ?
Oi Renata! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!
Bom dia fiz uma conta como entregador e nunca consegui acessar ela e qdo fui tentar entrar desativaram tem algum que eu consiga ir resolver isso
Oi, David! Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM 😉
Ola boa tarde, tenho uma loja, estou querendo voltar a abrir a loja, mas não consigo acessar a conta, e tento recuperar a senha, mas não chegar o email.
Oi Rodrigo! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!
Boa tarde!
Já não sei mais o que fazer,montei a loja porém não consigo configurar por erro do site já tem dois dias.
TELEFONE DE CONTATO 13-912485704
Oi Luis! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!
Não assinei o contrato da revalidação do Ifood só que fiz o cadastro corretamente na plataforma sendo assim me bloquearam da plataforma onde eu não tenho acesso sequer pra fazer o procedimento novamente. Um descaso, provavelmente vou buscar medidas cabíveis pois tenho um email me indicando o procedimento que eu devo realizar.
Oi, Mychelle!! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.
reativei minha loja pois gostaria de vender mas nao consigo colocar itens mudar o nome e nem a forma de pagameto aparece esta tudo travado preciso de ajuda celular 14981602224 e mail rosanarodriguescampos504@gmail.com estou colocando para ter uma ajuda pois gostaria de vender muito obrigada
Oi Rosana! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!
Olá boa noite não estou conseguindo trabalhar no aplicativo,já não sei mais o que fazer,pede reconhecimento facial a cada entrega e a maioria das vezes o aplicativo desliga sozinho 🥹
Já fiz uns passos a passo tipo reiniciar, limpei cachê,já forcei parada,já até troquei de celular por causa da câmera,me ajudem por favor,desde já agradeço
Oi, Lusineide! Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM 😉
Olá, meu endereço para retirar os pedidos está errado e não reconhece meu cep, porém recebo pedidos sempre, como não tem opção para vender ! ?? Me ajudem…
Oi Renata! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!
JA ESTOU NA TERCEIRA SEMANA SEM ACESSO AO PORTAL PEDIDOS E PARCEIROS, SÓ APARECE A MULHER COM ABANDEIJA, SE NAO ACESSO O IFOOD NÃO CONSIGO ABRIR CHAMADO, NAO TEM UM CANAL DIRETO PARA NOS AJUDAR, LAMENTAVEL UMA EMPRESA DESSA NAO CUIDAR DOS CLIENTES.
fatima.somecia@hotmail.com
VIPCONVENIENCIA904@GMAIL.COM
Oi Maria! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!
Estou disponivel mais nao recebo corridas porque bao consigo utilizar ainda pra trablaho quero ser um prestador de serviço , como faço meu cadastro esta todo atualizado
Oi, Alex! Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM 😉
Olá, boa tarde… minha conta foi desabilitada preciso de ajuda para ligá-la de volta, gosto muito de trabalhar com ifood. Alguém pode me ajudar? Por favor
Oi Leo! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!
Troquei de email e não consigo acessar a conta,como faço agora?
Oi, Robinson! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.