Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

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Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

Por iFood

Por iFood

1.723 respostas

  1. boa noie ja abri 7 chamados para resolver o problema minha de pagamentovia loja esta ativo mais meus clientes nao conseguem fazer o pagamento via cartao ou dinheiro pois diz que que esta indisponivel nao ser mais que fazer estou perdendo vendas por esse motivo preciso de uma resposta urgente nao posso mais perder clientes isso gera prejuizo nao consigo pagar meus fornecedores e funcionario em dia preciso de uma resposta com urgencia…..

    1. Oi, Milton! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  2. Bom dia.
    Não consigo acessar o portal do parceiro a mais de 21 dias e, quando tento entrar em contato pela RAI não estou conseguindo finalizar o atendimento pois ela não esta me fornecendo as opções para clicar.
    Preciso de um suporte urgente para dar continuidade as vendas pelo aplicativo.

    1. Oi, Alan! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

  3. Olá boa tarde!
    É o seguinte, tá vindo debitado na minha conta já alguns meses, o valor de 4,95, eu nunca fiz cadastro ou pedi alguma coisa nesse valor, inclusive, eu nem tenho mais o App instalado. Desde quando começaram a me cobrar esse valor, eu desinstalei. Favor cancelar meu cadastro ou seu lá o que vcs precisam cancelar, se não cancelarem, vou fazer um BO. Desde já, agradeço!

  4. Nao estou conseguindo acessar o portal do parceiro para ativar minha loja e nao tem nenhum suporte que eu consiga contato, pois o suporte esta no portal do parceiro como devo proceder .

    1. Oi, Guilherme! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

    1. Oi, Maria. Caso você queira esclarecer alguma dúvida sobre os valores pagos ao iFood ou repasses, você pode contar com nossos canais de atendimento. Acesse o Portal do Parceiro iFood e, no menu lateral, clique no botão “Chamados e ajuda”. Logo depois clique em “Atendimento” e selecione o motivo do seu contato. Assim nossa equipe interna poderá ajudar você! 🙂

  5. Bom dia.
    Fiz cadastro entregador e ao tentar entrar apareceu na tela que não tenho acesso ao serviço. Gostaria de entender o que aconteceu
    e o porque não tive liberação de acesso. E como faço para completar meu cadastro e ser entregador da ifood.
    Atenciosamente

    Márcio Fonseca Rocha
    Cpf 74238396634
    Cel 31 991966214/31 980540316

    1. Oi, Marcio! Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM 😉

    1. Oi, Thamires! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

    1. Oi, Thaynara! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

  6. boa tarde
    sou o Waldecir
    ja tentei fazer o cancelamento 2 vezes e até agora nada
    deixei meu email ai por favor
    aguardo retorno

    1. Oi, Waldecir. É uma pena que você não possa continuar com a gente. Estamos investindo em tecnologia e inovação a fim de que a experiência de cada parceiro aqui seja sempre a melhor. Para solicitar o cancelamento do seu plano, pedimos que entre em contato com nossa equipe de suporte por meio do Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda” no menu lateral, e depois em “Atendimento”.

  7. Olá preciso de ajuda, tenho uma restaurante aberto no iFood e não estou mais utilizando, e veio combrando um valor absurdo, e não está me sendo opção de cancelamento

    1. Oi, Luciene. Se você não teve movimentações financeiras na sua loja, pode ficar tranquilo, pois não haverá cobrança de mensalidade, tá bem? Essas condições já estão previstas no seu contrato.

  8. Então sou entregador iFood não tou conseguindo fazer entrega porque o iFood não resolver minha situação já enviei os documentos necessário para troca de modal pra bike já tá com quase três semanas não sai a notificação com a seguinte mensagem, ATUALIZA SUA CNH.
    então tá muito difícil trabalhar péssimo atendimento da equipe iFood?

  9. Oi, Francisco. Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Para obter atendimento, acesse o Instagram @ifoodparaentregadores e envie uma DM, ok? 😉

  10. Olá estou a mais de uma semana tentando configurar a loja e o aplicativo não deixa eu passar das finanças por favor me ajudem

  11. Boa tarde, meu pedido de número 2887 do dia 28/04/2024 não foi entregue, já fiz o pagamento via cartão de crédito, como fazer para ser ressarcido meu valor .

    1. Oi, Gino! Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

    1. Essa não é a experiência que gostaríamos que tivesse, Renata. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um DM para o Instagram @ifoodbrasil.

  12. Não consigo acessar minha loja ,depois de concluir o acesso com email , senha e validação por codigo enviado por whatsapp a pagina não abre e diz que :”Algo deu errado,estamos com problema para carregar a aplicaçaõ.Voce pode tentar recarregar”.
    O problema é que vc tenta recarregar de novo e volta a mesma página.Então não consigo abrir um chamado,suporte por email não existe,por telefone também não,chat só IA para cadastro de restaurante ou seja não consigo resolver o problema .Alguém pode me ajudar?
    CNPJ:26275351000107

    1. Oi Vanderléia. Estamos aqui para lhe ajudar. Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

  13. Estou com problemas para acessar minha loja
    Não tenho mais o email
    E o site não me dá a opinião de recuperação de senha por outro meio
    Preciso de ajuda

    1. Oi Lisandra. Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone. Assim conseguimos te ajudar!

    1. Oi Diony, tudo bem? Se você não movimentou sua loja por um tempo, é provável que seu cadastro tenha sido cancelado por inatividade e será necessário fazer um novo. Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação necessária e realizar seu cadastro: https://parceiros.ifood.com.br. 😉 Qualquer outra dificuldade nos avise!

  14. presciso de atençao em um repasse que nao aconteceu em minha conta e ja faz quase um mes que o pix nao entrou ….

    1. Oi Robert, tudo bem? Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  15. Boa Noite! Tô tentando abrir uma loja no iffod porem, já criei dois CNPJ´s e quando concluo o cadastro aparece cnpj cadastrado. Todos os certificados foram cridos por minha pessoa e é impossível existe um cadastro nos dados inclusos. inclusive não consigo nenhum tipo de suporte, não tem telefone, não tem chat Humanizado e nada que me informe o motivo dessa anomalia. preciso de algum retorno ou explicação, ate porque ja crie dois cnpj direcionado por vcs, já que no cadastro da loja vcs direciona a criação de um e ate momento so to com as dividas de cada sem as lojas. OBS: o CNAE estão de acordo com o direcionamento de vcs

    1. Oi Clayton! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

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