Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

    1. Olá, Rosângela. Sentimos muito por essa situação.
      Nesse caso você consegue buscar auxílio no próprio App, na opção “Ajuda”.

  1. Meu portal do parceiro da erro. Qualquer tentativo de entrar no portal do parceiro o no gestor da erro. Não tem jeito de entrar nem de acessar a assistencia (ja que pode acessar so entrando)
    Me contatem por favor

    1. Oi, Andrea! Caso tenha alguma instabilidade em uma das ferramentas do iFood, recomendamos que você abra um chamado no Portal do Parceiro, para que nosso time de suporte possa ajudar você. Para isso, basta ir em Chamados e Ajuda > Atendimento. Mas se você perdeu o acesso ao Portal do Parceiro, confira o passo a passo para recuperar sua conta: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/

  2. Olá, fiz meu cadastro a um tempo no ifood e continua com a mensagem que há muitas motos na minha região. Peço encarecidamente que revisem meu cadastro, por favor. Estou querendo trabalhar logo, tirei uma moto zero na intenção de trabalhar com vocês e tenho certeza que trabalhar para o ifood vai me ajudar a pagar a moto. Desde já, agradeço!

    1. Olá, Jhonat. Tudo bem?
      O perfil @ifoodparaentregadores foi lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na DM que iremos atendê-lo.

    1. Oi, Raimundo! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

  3. Olá boa tarde! Estou a 5 dias tentando contato com vocês e não consigo em nenhum dos canais. Não estou conseguindo acessar o portal pois não tenho mais o número de telefone de recebimento do código, com isso não estou conseguindo trabalhar. Meus produtos estão esgotando e eu não consigo repor. Não consigo atualizar e nem acompanhar minha loja, ou abrir um chamado para ajuda.
    Por favor me ajudem pois hoje o Ifood é o meu único meio de trabalho.
    Obrigada

    1. Oi, Anna! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

    1. Oi, Ana! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

  4. Preciso da atualização da minha Geolocalização os motoboys estão indo dois quarteiroes para frente do meu restaurante e não tenho retorno.

    1. Oi, MIlena! Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.

    1. Olá, Welerton. Esperamos que esteja bem!
      Nesse caso, recomendamos que você acesse este link: https://parceiros.ifood.com.br/. Após acessar o chat de cadastro, os primeiros passos são automatizados. Em seguida, um especialista entrará em contato para fornecer o suporte necessário conforme o seu caso.

      1. Me chamo Luiz Henrique dos Reis luz
        retirei uma entrega no McDonald’s norte-sul fui ao porto do lado abastecer porem minha moto n era flex coloquei combustível errado minha moto paro de funcionar eu estava ao lado do restaurante nao me deram opcao de devolução do pedido…..

        ajudem no meu caso,vocês desativam sem saber oque realmente aconteceu,sempre trabalhei certo sempre fiz as entregas antes do horário previsto.

        Caso não c resolva irei entrar com processo contra o ifood.

  5. Não consigo acessar o clube de vantagens, a página sempre da erro, não consigo fazer o seguro da minha moto nada abre no meu app. Não consigo falar com o suporte não tem nem opção!

    1. Oi, Thiago. Tudo bem?
      Se você for um restaurante ou loja parceira, envie um direct para o @ifoodparaparceiros. Se for entregador, fale com o @ifoodparaentregadores. Assim conseguiremos analisar melhor o seu caso e te ajudar.

  6. fiz uma compra no mercado extra via ifood e nao recebi a minha mercadoria e sim de uma outra pessoa .

    compra foi feita dia 13.06 no valor de r$ 161,73 e ate o momento nao me dao satisfação de como será devolvido o valor pago .

    ja entrei no aplicativo solicitando ajuda e nada de resposta ( indgnada) , pois para debitar e receber a empresa foi mediata , agora para devolução do meu dinheiro nao tenho resposta alguma .

    Quero meu dinheiro de volta imediatamente , pois ja se passam praticamente 7 dias e nao me dao resposta objetiva quanto ao meu problema .

    1. Oi, Rosangela. Essa experiência não reflete o padrão dos nossos parceiros no iFood. Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio próprio app, na opção ajuda ou envie um direct lá no Instagram @ifoodbrasil.

  7. Comecei fazer meu cadastro e não finalizarm, achei muito burocrático, não consegui concluir meu cadastro, e deixaram msg que estou bloqueada por 24 horas

    1. Olá, Marli. Esperamos que esteja bem!
      Você poderia entrar em contato com a gente através da nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros? Assim conseguiremos dar o suporte necessário no seu caso.

  8. Ola me chamo Luiz trabalho com ifood há 2 anos,retirei uma entrega no McDonald’s norte-sul fui ao posto do lado abastecer a moto porém a moto não é flex,coloquei combustível errado a moto parou de pega n deu mais partida,desloquei a rota não me deram opção de devolução ao restaurante eu estava ao lado,acho um descaso com o motoboy

  9. Boa tarde!! Não consigo acessar o portal
    Já tentei alterar a senha não chega email com o link, já mandei direct ninguém ajuda. O telefone não funciona, o email de suporte não funciona.

    1. Olá, Luis. Esperamos que esteja bem!
      O perfil @ifoodparaentregadores foi lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na direct do Instagram que iremos atendê-lo.

  10. Olá! Sou cliente e não consigo realizar pedidos a mais de 1 mês. Não consegui falar com ninguém para resolver o problema e por isso, exclui minha conta no ifood.

    Sempre que tentava realizar pedidos, dava forma de “pagamento indisponível”.
    Testei 3 formas de pagamentos possíveis e inclusive pix.
    Sempre dava o mesmo problema.
    Depois de várias tentativas de resolver e de não conseguir encontrar um canal que me ajudasse a solucionar o problema. exclui a conta.

    Será que por aqui consigo falar com alguem que resolva?

    1. Olá, Byanka. Tudo bem?
      Você consegue buscar auxílio no próprio App, na opção “Ajuda”.

      1. Olá! Não, não consigo! Não consigo nem realizar novo cadastro nem entrar em conta e as opções que tem la, não me permite falar com alguém que de fato irá explicar e resolver. São respostas prontas que não solucionam o ocorrido. E hoje 02/08/2024, ainda não consigo realizar pedidos pelo ifood

  11. Preciso de ajuda urgente, estou tentando achar algum meio de falar com alguem do ifood mas sem sucesso ja fazem tres dias. Meu celular estragou e com esse novo baixei o aplicativo do ifood e nao veio nada do meu historico de pedidos e nem meu clube ifood que por sinal na segunda feira ja foi debitado do meu cartão este mês. PRECISO URGENTE FALAR COM ALGUM ATENDENTE PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA.

    1. Oi, Mari. Aqui conseguimos ajudar somente os restaurantes e lojas paceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

  12. Estou há vários dias tentando contestar o cancelamento de um pedido, feito indevidamente pela própria plataforma, e não consigo. A janela de contestação abre e fecha imediatamente, impossibilitando a sequencia do processo. Se feito pelo celular aparece mensagem de erro.
    Pelo chat diz que não é mais possível fazer contestação de cancelamento por lá, e redireciona de volta para a aba de pedidos. O pedido foi entregue ao cliente, que deu p código de confirmação, mas foi cancelado por não ter sido utilizado o entregador chamado através do “sob demanda”, devido a demora na disponibilização de um motoboy. Aguardo o contato do suporte para resolver a situação, visto que o valor do pedido não foi baixo.

    1. Olá, Parceiro. Tudo bem?
      Para que o nosso time possa ajudar no seu caso, você poderia enviar uma DM no nosso Instagram @ifoodparaparceiros? Não esqueça de nos enviar o CNPJ cadastrado, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado. Aguardamos o seu retorno lá!

    1. Olá, Leandro. Esperamos que esteja bem!
      Para que nosso time responsável possa ajudar na sua recuperação de acesso, poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.

  13. Atendimento ridículo, precisamos de suporte e não tem um canal que atenda os restaurantes!!

    Ficamos vendidos!!

    1. Olá, Alex. Tudo bem?
      Se você estiver precisando de ajuda, envie uma DM no nosso Instagram @ifoodparaparceiros. Não esqueça de nos informar o CNPJ cadastrado, telefone para contato com DDD e e-mail atualizado. Assim conseguimos dar o suporte necessário para o seu caso!

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