Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

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Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

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Por iFood

2.243 respostas

  1. Boa tarde! Estou tendo que trocar o cartão do banco e não consigo cadastrá-lo de forma alguma no app. Dá mensagem de erro, manda revisar os dados e não há erro algum nas informações.

    1. Oi Danila. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Ajuda” no canto superior direito e logo depois siga o passo a passo. 😉

  2. Boa tarde sou um parceiro iffod abri a loja nonoirtal e montei ela, porém não consigo entrar mais nela, não consigo trabalhar pq não entra, a loja está ativa na plataforma porém eu não consigo entrar, preciso da ajuda de vocês

    1. Olá, Danilo. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  3. Boa noite,

    Estou tendo problemas ao entrar em contato com o cliente pelo app no computador (no celular funciona perfeitamente), sempre que o cliente entra em contato com a minha loja, não consigo responder pois não carrega as mensagens, preciso de ajuda para resolver.

    1. Olá, Claudio. Tudo bem?
      Para resolver essa questão, sugerimos abrir um chamado para que nosso time possa analisar seu caso individualmente. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.

  4. Ola, eu sou entregador, e devido ao meu celular ter sido furtado eu nao consigo acessar minha conta pois nao tenho maos acesso ao email associado a conta e nem ao numero de telefone.. e nem consigo criar uma nova conta usando o meu CPF

    1. Olá, Rodrigo! Tudo bem?
      O perfil @ifoodparaentregadores foi lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na direct do Instagram que iremos atendê-lo.

    1. Oi Cleiton! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  5. Pessoal, me ajudem, o Ifood está negando meus dados, já tentei um monte de vezes, e sempre negam minha CNH e foto, e está sim em boa qualidade, agora não consigo fazer mais nada, pois aparece sempre a mesma msg, QUE MEU CADASTRO NÃO FOI APROVADO 😞

    1. Ei, Ricardo. O perfil @ifoodparaentregadores FOI lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente lá na DM que iremos atendê-lo, combinado? 😉

  6. Bom dia suporte Ifood..
    Venho através desse email..pedir ajuda
    .pois tenho uma conta antiga que a alguns tempos não estava mais usando ..
    Hoje querendo voltar a trabalhar com a plataforma e não estou mais conseguindo acessar minha conta..
    POIS NÃO TENHO MAIS ACESSO AO E-MAIL USADO NO CADASTRO.. huanferreira2018@gmail.com..
    NÃO TENHO MAIS ACESSO TAMBÉM NÚMERO DE TELEFONE USADO NO CADASTRO.
    por esses motivos não estou conseguindo entrar mais na minha conta antiga…pois esqueci minha senha …

    Por favor gostaria muito que vcs entrasse em contato comigo através do celular..(61)996992605
    (61)982414986
    ou pelo email…
    huanferreira2022@gmail.com

    Pra gente tentar resolver meu problema..e conseguir meu acesso a minha conta antiga..
    Adicionando uma nova senha etc..
    Estou esperando retorno de vcs .desde já agradeço…
    Francisco André Ferreira da Silva..

    1. Oi, Franciso. Você pode enviar direct para o perfil @ifoodparaparceiros no Instagram, que iremos ajudá-lo, combinado? 🙂

  7. Efetuei um pedido no dia 31/08/2024. Informaram que meu endereço estava errado e não entregam. Porém, na mesma semana efetuei pedido e foi entregue.
    Meu endereço está cadastrado e gostaria que comprovassem que está errado. E a entrega é na portaria e com porteiro 24h.
    Por respeito, venho pedir meu reembolso pelo pedido não entregue.

    1. Olá, Lilian. Sentimos muito por essa experiência.
      Nesse caso você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “ajuda” ou envie um direct para o @ifoodbrasil no Instagram que o nosso time vai ajudar no seu caso.

  8. Meu nome é Gabriel sou dono do restaurante hot grau do açaí , não tô conseguindo acessar minha conta tô a mais de 3 meses pedindo ajuda pro suporte e nada de responder, eu reformei meu restaurante todo pra conseguir vender mais e agora não consigo vender nada estou ficando louco já se não resolver isso ainda esse mês vó processar o Ifood por danos morais e falta de assistência com colaborador ……

  9. 11953836519 olive_fbi@outlook.com sou dono do restaurante hot grau do açaí tô a mais de 3 meses mandando mensagem pra vocês não consigo acessar minha conta já tentei mandar mensagem pro email já fiz de tudo e não obtive nada pra resolver o suporte de vocês não ajuda em nada tô aqui a 3 meses e não tive uma ajuda se quer de vocês quero saber até quando vão deixar de resolver esse tipo de problema ?

    1. Olá, Gabriel. Envie uma DM para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros que nosso time vai ajudar você!

      1. Já enviei mil vezes mensagem no insta e vocês olha e não responde qual parte do 3 meses mandando mensagem pra vocês, que não entenderam, literalmente uma empresa desse tamanho com uma atitude dessa , Ifood realmente tá virando um lixo não tem suporte algum ninguém ajuda ….. Já deixei meu email meu contato e de vez vocês chamarem vocês falam pra gente chamar no insta e nunca respondem lá ….

  10. Estou com problema para acessar o portal do parceiro. Ele aparece uma tela de erro “Algo parece que deu errado”. Infelizmente por não conseguir acessar o portal do parceiro nem o gestor não consegui abrir um chamado de suporte. O telefone do SAC não ajuda referente a problema, pois ele fala que devo acessar o portal do parceiro para abrir chamado, mais esse é meu problema, não conseguir acessar o portal. Tentei manda email com print e CNPJ da empresa para o suporte@ifood.com.br, porem meu email retornou. Como devo proceder?

    1. Olá, Parceiro. Tudo bem?
      Envie uma DM para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros que nosso time vai ajudar você!

  11. Ola estou com problemas no meu logo ! Preciso de ajuda pois está no processo de ativação ainda ! Ela não carrega não ativa a loja não tem como trocar não consigo falar com suporte pq não aparece a opção ajuda preciso de ajuda

  12. Gostaria de saber sobre as indicações que foram feitas mas vcs não pagaram e não dão nenhuma satisfação sobre esse problema manda a gente indicar mas não tá pagando

    1. Olá, Alexandre. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  13. Olá, fiz um pedido pelo ifood e veio incompleto. O ifood não fez nada a respeito e ainda bloqueou as minhas mensagens, não consigo falar em lugar nenhum. Quero um retorno. O ifood é a plataforma responsável, então ela se responsabiliza por toda inconveniência sim. A atitude desse aplicativo é péssima, de não querer cumprir com suas responsabilidades. Um desrespeito com o consumidor.

  14. Trabalhei na plataforma e não recebi os repasses oq faço ? Vou ir no procon e colocar no reclame aqui se eu não receber

    1. Oi, Cami. Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Ajuda” no canto superior direito e logo depois siga o passo a passo. Os primeiros passos são automatizados, mas logo um agente responderá no chat ou será aberto um chamado. O prazo de retorno é de até 72 horas.

  15. Bom dia
    Não consigo abrir a plataforma de pedido. Coloco e-mail senha e fica o tempo todo pedindo para tentar novamente. Por favor consegue me ajudar?

    1. Oi, Deisy. Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda” ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

    1. Oi, Lucas. Vamos te ajudar com isso, ok? Você ficou sem acessar sua loja por algum período? Já tentou acessar através de outro navegador ou dispositivo?

      1. Ficamos sim. Recentemente fizemos a mudança da gestão e o antigo proprietário parou de usar e queríamos retomar…
        Já tentamos sim. Mudamos o navegador, e até o dispositivo mas mesmo assim da o mesmo erro. Ele loga na conta, mas a pagina não carrega ou quando carrega aparece uma mensagem de erro

  16. Fiz um pedido na data do dia 06/09/23 e a loja cancelou meu pedido porém o reembolso ficou na carteira , se eu tirei do banco pra pagar eu quero me envie para o meu banco também. .
    Ifood péssimo pra dar suporte aos clientes

    1. Olá, Nethelyn. Tudo bem?
      Para resolver a situação envie uma DM para o @ifoodbrasil no Instagram. Nossa equipe estará pronta para te ajudar.

    1. Olá, João. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

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