Chat do iFood: como interagir com seu cliente

Saiba como utilizar o chat do iFood para construir boas relações com seus clientes e, com isso, fortalecer sua marca!

Você costuma utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Pois saiba que essa é uma funcionalidade pronta para você, capaz de destacar sua loja e encantar seus consumidores.

Utilizar o chat iFood com cliente é uma tarefa simples e você não tem nenhum custo. Como benefício, você tem clientes mais próximos de você e relações mais sólidas.

O chat com os clientes pode ser acessado pelo Gestor de Pedidos. Basta selecionar o pedido em andamento, clicar no botão Entrar em contato na aba superior da tela e, em seguida, selecionar Chat.

Tem dúvidas sobre como utilizar o chat do iFood? Confira as dicas!

Tome a iniciativa

Se você só utiliza o chat do iFood para resolver problemas sobre pedidos, você está perdendo a oportunidade de fidelizar e encantar clientes com essa funcionalidade prática e gratuita.Ao receber um pedido, envie uma mensagem ao cliente de agradecimento. Uma dica é ter uma mensagem padrão para enviar a cada novo pedido. Escreva uma mensagem agradecendo pela preferência, se colocando à disposição para tirar dúvidas e pedindo uma avaliação após a experiência.

Responda rapidamente

Se um cliente enviar uma mensagem com alguma dúvida ou pedido, responda rapidamente à mensagem. Além de oferecer uma experiência de interação, você pode estar prevenindo problemas no pedido e, até mesmo, cancelamentos. Ao sanar as dúvidas pelo chat, você evita que o cliente acione o atendimento do iFood.

Imagine que o cliente pediu para remover algum ingrediente do pedido e você só viu a mensagem depois que o preparo foi feito. Pode ser tarde demais, não é? Não deixe que isso prejudique a experiência do seu consumidor e também a avaliação do seu restaurante.

Além disso, se o cliente trouxer alguma dúvida sobre o tempo de preparo, por exemplo, é importante que você responda com rapidez para evitar uma solicitação de cancelamento. Lembre-se de que a comunicação por chat pode ajudar na redução do volume de cancelamentos.

Seja amigável

Você tem liberdade para criar mensagens descontraídas e bem-humoradas, mas desde que o respeito e a educação sejam preservados, combinado?

Crie proximidade ao mostrar como aquele cliente é importante para você. Por ser um canal humanizado, você tem total liberdade para utilizar o tom de voz que for mais coerente com sua marca.

Seja amigável e construa mensagens bem-educadas. Sabemos que, na comunicação escrita, pode ser difícil garantir que a mensagem será lida no tom que você escreveu. Quer uma dica? Utilize emojis para reforçar as emoções que você quer transmitir. ❤️ 

Tire dúvidas com o cliente sobre o pedido

Se você recebeu algum pedido suspeito, como com um grande número de itens repetidos, utilize o chat do iFood para tirar dúvidas com o cliente e confirmar se o pedido está certo. Assim você evita preparos errados.

Da mesma forma, se você ficou com alguma dúvida sobre as observações do cliente ou sobre os itens adicionais, acione o cliente pelo chat imediatamente, antes de enviar o pedido à cozinha.

Informe imprevistos

Na rotina de um restaurante, é comum nos depararmos com falta de algum ingrediente ou, até mesmo, algum atraso no preparo. Nesses casos, informe ao cliente o que está acontecendo e ofereça uma solução.

Na falta de algum ingrediente, apresente alguma opção de substituição e tente negociar a troca. Mas se estiver havendo um atraso no preparo, comunique ao cliente com uma previsão certa de entrega.

Busque ter proatividade para informar esses imprevistos e não espere uma reclamação do cliente. Essa transparência ajudará o cliente a confiar mais em você.

Convide o cliente para avaliar o pedido

Após despachar o pedido, mostre ao cliente o quanto a avaliação é importante para o seu restaurante. Peça feedbacks e mostre sua disposição em ouvir o que o cliente tem a dizer.

Revise a mensagem

Por fim, não se esqueça de sempre revisar a mensagem antes de enviar. Uma mensagem confusa ou com erros ortográficos podem minar a segurança do cliente com a sua marca.

Caso não tenha segurança para revisar, peça a alguma outra pessoa próxima para ler a mensagem. Não se preocupe em atender impecavelmente todas as regras gramaticais, mas garanta sempre que a mensagem que você está enviando pode ser compreendida facilmente.

Não solicite contato ou dados pessoais do cliente

A Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD) atua preservando os dados pessoais, para que seu uso não seja feito de maneira indevida por terceiros. Por isso, é importante que nenhum dado pessoal seja solicitado dos clientes.

Lembre-se de que todos os dados necessários para a conclusão e entrega do pedido são disponibilizados pelas ferramentas do iFood. O cumprimento do processo garante segurança aos clientes e ao seu negócio.

Não trate assuntos não relacionados ao pedido

Evite abordar assuntos que não tenham relação com o pedido em questão. Isso porque essa ação pode gerar uma experiência negativa ao cliente, que pode até se surpreender negativamente com a ação.

Não ofereça descontos fora da plataforma

A prática de oferecer descontos fora da plataforma iFood não é permitida pelo iFood. Lembre-se de que o iFood oferece vantagens exclusivas aos clientes, além de assistência em toda a jornada de realização do pedido.

Não solicite a mudança na forma de pagamento

As formas de pagamento aceitas pelo seu negócio podem ser configuradas diretamente no Portal do Parceiro. Jamais solicite que o cliente refaça o pedido mudando a forma de pagamento, já que isso interfere na experiência do cliente, além de gerar desconfiança com a ação.

Após a conclusão do pedido, o cliente tem um prazo de até 7 horas para acionar o chat e falar com sua loja. Durante esse período você deve aproveitar o recurso para negociar eventuais imprevistos com o pedido e surpreender o cliente com um bom atendimento.

Viu só como é fácil utilizar o chat do iFood para falar com seus clientes? Agora é só colocar tudo em prática e começar a construir relações sólidas. Com essas boas práticas, os clientes se lembrarão da sua loja com mais facilidade.

Quer dar um próximo passo e aprender como lidar com reclamações de pedidos? Confira as dicas que preparamos para você!

2.246 respostas

  1. Olá, possuo limite porem não consegui comprar!!

    informa ” não conseguimos processar seu pagamento pelo ifood. Escolha outra forma de pagamento ou tente novamente.
    Ja reiniciei já enteei e sai, ja fiz tudo e o problema insiste

    Preciso fazer uma compra urgente!!

    1. Oi, Sandra. O cliente consegue entrar em contato caso haja algum problema com o pedido. O restaurante tem acesso ao chat durante a operação de entrega.

  2. Bom dia. Tenho um repasse que nao foi feito, meu contrato ja foi cancelado e nao consigo contato com ninguem do ifood, meu whatsapp é(19) 989826468

    1. Sentimos muito pelo ocorrido, Adriana! Se estiver com acesso regular ao Portal do Parceiro, pedimos que abra uma solicitação pela aba Chamados e ajuda, disponível no menu lateral. Para dificuldades com o acesso, envie dados da sua loja por direct para http://ms.spr.ly/61265FJ3Y.

  3. Boa tarde!
    Estou com erro no cadastro preciso falar com alguém do ifood do entregador porém não estou conseguindo através do telefone no app não aparece a opção de ajuda não deixa eu exclui a conta.Por gentileza alguém poderia entrar em contato ou auxiliar

  4. Boa tarde, infelizmente dia 15/03/2023 meu email veio a ser roubado pois fui hackeado.
    Tive que transferir várias contas para um novo g-mail e uma das contas que estavam vinculadas ao email antigo é a minha conta do ifood.
    O telefone de contato e o email de contato eu consegui trocar para o atual porém o email utilizado para entrar na conta e mudar senhas está inacessível para mim.

    1. Oi, Gabriel. Para ajuda com o acesso, você deve ir, por uma aba anônima do navegador, até à página https://portal.ifood.com.br, clicar na opção “Esqueci meu e-mail” e preencher as informações que serão solicitadas. Qualquer outra dúvida, estamos à disposição!

  5. Péssimo aplicativo. Se sua compra der errado não consegui contato com ninguém. Compra cancela e não fazem o extorno

  6. Estou muito decepcionada, fazemos o pedido confiando que a surpresa desejada, alcance sucesso.

    Fiz um pedido com vocês nesse domingo, no qual não obtive existo no que adquiri, paguei tudo que foi cobrado e me mandaram tudo amassado, espalhado, em pura desordem, nunca que isso valerá o valor que paguei.

    Daí peço ajuda, porque meu o presenteado me informou que adorou a surpresa, mas que veio de forma errada, pois quando pegou o pedido e foi consumir, ele veio esparramado, o ovo de colher estava simplesmente jogado em toda embalagem de suporte da meia banda do ovo! Isso é indigno de presente. Pedem para entramos em contato com a Empresa e como mostra em nenhum momento me dá a hipótese de troca do produto, mas, a mesma pede para entrar em contato com vocês para ressarcimento! E eu estou a míngua, porque vocês simplesmente não responderem e nenhuma das plataformas de SAC. É isso? Em plena Páscoa, serei lesada, porque ninguém quer tomar a providência? É isso mesmo? Vou presentear com algo em péssimo estado? Não trocam, não respondem, não se dirigem? Preciso ir aonde pra resolver? Qual o local para resolverem este problema?

  7. Eu sou a Rita amara carneiro dos santos eu fui desabilitar na hora de tirar a face e a foto pra entregar ifood

  8. Bom dia, a página do Ifood entrega do app não está carregando e não consigo saber se o meu cadastro foi aprovado

  9. Boa noite. Fiz uma venda e foi cancelada dizendo que a nossa loja não enviou o pedido. Mas foi enviado sim. Agora no pedido está escrito que não podemos contestar. E eu não consigo falar com ninguém. Será que alguém me ajuda

    1. Oi, Letícia. Você pode abrir uma solicitação para revisão acessando a aba Chamados e ajuda no menu lateral e clicando, em seguida, em “Atendimento”.

  10. Eu fiz o cadastro da minha loja mas não consigo entrar no app pq não funciona.
    Já tentei várias vezes e da erro.

    1. Oi, Gabriel. Após assinar o contrato que vai para o seu e-mail, é necessário aguardar o período de ativação da loja. Você receberá um e-mail com novas informações – não deixe de consultar também a caixa de spam!

  11. Boa noite
    Gostaria que entrasse em contato comigo não estou conseguindo reativar meu portal e nem cadastrar uma nova loja entre em contato comigo ja tentei entrar em contato com vcs por todos lugar na sucedido mirrormarmitexdelivery@outlook.com
    Ou 1194038-8895 ou 1194111-0696

  12. Meus clientes não estão achando a minha loja no IFOOD, eu como cliente ao procurar a loja também não acho, já tentei contato com o suporte, mas não consigo falar com um atendente.

  13. Estou com problema com meu cadastro ifood entregadores não abre fala pra tentar mais tarde já fiz outros cadastros mais não abre

  14. como cancelar um commento negativo, que o cliente colocou errado? nao estou conseguindo porque o funcionario respondeu .agora como posso resolver?

    1. Oi. Você pode solicitar a moderação do comentário na janela “Avaliações” do Portal do Parceiro. Nosso time poderá analisá-lo e dar um retorno pra você sobre!

  15. Boa tarde
    Fiz uma compra no ultimo sabado no mC Donalds. Ao abri o pacote recebido, descobri que foi entregue um lanche a menos.
    Comprado – 4 big macs e 2 mac chicken
    Entregue – 4 big macs e 1 mac chicken.

    Abri o chamado pelo aplicativo e a resposta do Ifood foi – “atendimento finalizado” sem dar nenhum parecer.

    Perdi o dinheiro?

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