Será que o dinheiro que entrou no caixa da empresa no mês passado foi o suficiente para pagar as despesas e ainda gerar receita líquida para o seu empreendimento? Para mapear essa questão com precisão e mensurar a saúde financeira do negócio, é fundamental descobrir como calcular lucro de um produto.
Esse cálculo também é importante para que o empreendedor possa fazer ajustes de rota na precificação, por exemplo. O contador Afonso Melotti, que também tem MBA em Gestão Empresarial, vai explicar melhor como mensurar o rendimento e os fatores que devem ser levados em conta pelos empreendedores.
Continue a leitura para entender o que é a margem de lucro e o que considerar para calcular os resultados financeiros da empresa!
O que é margem de lucro?
É uma das formas efetivas de calcular o rendimento gerado pela empresa, que leva em conta cada uma das vendas feitas. Essa margem é representada pelo percentual obtido na relação entre os lucros brutos e as receitas totais.
A margem de lucro pode ser calculada por meio da seguinte fórmula:
Margem de lucro = lucro bruto / receitas totais
A margem de lucro ainda se relaciona com a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde efetivamente à lucratividade gerada pelo empreendimento. Essa métrica é importante porque sinaliza a receita exata que entra no caixa do negócio em um determinado período — descontado o pagamento das despesas fundamentais para que a empresa continue operando.
Por que calcular margem de lucro?
Esse indicador, somado a fatores como a precificação e os custos de produção, tem o potencial de indicar o nível de saúde financeira de uma empresa. Nesse sentido, a margem indica se o empreendimento está realmente lucrando — ou apenas pagando as despesas, o que não é financeiramente interessante no longo prazo.
Encontrar formas de calcular o lucro de maneira precisa norteia os investimentos e ajuda o empreendimento a mapear (e priorizar) os seus produtos e serviços mais lucrativos. Além disso, essa prática ajuda os gestores a acompanharem o fluxo de entradas e saídas, o que aumenta o controle das despesas.
Veja o que Sebrae afirma sobre a importância de mensurar a lucratividade:
“O índice de lucratividade é extremamente importante para as empresas. Através dele será possível saber como anda a eficiência operacional obtida, tudo em forma percentual, pois assim é possível observar qual o ganho que a empresa consegue obter de acordo com o trabalho que vem sendo feito. É também com esse dado que a empresa analisa se vale a pena manter as estratégias de projeto que estão sendo implementados.”
Como calcular o lucro de um produto ou serviço?
Confira as etapas para, de maneira precisa, mensurar o lucro de um produto ou serviço!
Dê atenção aos custos de produção
Afonso Melotti afirma que o primeiro passo para entender a lucratividade da sua empresa é entender o custo de produção — que inclui todos os gastos diretos necessários para fabricar ou adquirir o produto.
Esses custos podem ser o preço de compra do item — usado no caso de revenda de produtos — ou, se for produzido, os custos de matérias-primas. “Por exemplo, mão de obra direta e despesas com maquinário, fabricação, entre outros. Esses elementos formam o custo direto do produto”, explica o contador.
O cálculo também deve incluir os custos indiretos, que são despesas que, embora não sejam diretamente atribuídas ao produto, afetam a operação da empresa. Entre eles estão os gastos com:
- aluguel;
- energia elétrica;
- internet;
- salários administrativos;
- entre outras despesas operacionais.
Esses custos devem ser rateados para cada produto vendido, formando o que se chama de custo total.
Calcule o preço de venda
Outro componente que não pode faltar para o cálculo correto do lucro é o preço de venda. O preço final deve ser suficientemente superior ao custo total para gerar lucro, mas também competitivo no mercado.
“Para definir esse valor, muitos empresários consideram a margem de lucro desejada — que é expressa como uma porcentagem do custo”, explica Afonso.
Leve os impostos e descontos em conta
Um último detalhe a considerar são os impostos e descontos oferecidos. A carga tributária pode variar de acordo com o tipo de produto e o regime de tributação da empresa.
Esses custos devem ser incluídos no cálculo para evitar surpresas que reduzam o lucro real. “Quando todos esses componentes são levados em conta, é possível obter uma visão clara do lucro líquido, que é o valor efetivo obtido após todas as despesas e deduções”, indica o contador.
Qual é a importância da precificação?
Afonso explica que a precificação estratégica tem um impacto direto no aumento do lucro de um produto. Isso porque ela considera vários fatores valiosos para o empreendedor, como a percepção de valor pelo cliente, as condições da concorrência e as oscilações do mercado.
Ao usar uma estratégia de precificação baseada no valor, por exemplo, a empresa pode cobrar mais por produtos que oferecem benefícios únicos ou que têm uma forte marca.
“Quando os consumidores percebem que o produto tem um valor superior ao preço cobrado, eles estão mais dispostos a pagar um preço premium, aumentando a margem de lucro sem necessariamente elevar os custos”, aponta Afonso.
Outra abordagem possível é a precificação dinâmica, que ajusta os preços de acordo com a demanda ou condições do mercado. Isso permite que a empresa aproveite oportunidades de cobrar mais quando a demanda é alta ou durante eventos sazonais — maximizando o lucro em momentos oportunos.
O contador destaca que a segmentação de preços também pode ser uma estratégia interessante e eficaz. Ao oferecer diferentes versões de um produto a preços variados, a empresa pode captar diversos perfis de clientes, desde aqueles mais sensíveis ao preço até os que buscam maior exclusividade e estão dispostos a pagar mais.
Quais são as 4 melhores dicas para aumentar o lucro e cortar custos?
Como aponta Afonso, reduzir custos sem comprometer a qualidade é um grande dilema nas empresas. Isso porque esses gastos estão diretamente relacionados à produção. Assim, cortar indiscriminadamente os investimentos pode significar perda de qualidade das mercadorias finais.
Contudo, há alguns caminhos para elevar a rentabilidade, simultaneamente, cortar custos. Confira as principais dicas para atingir esse objetivo!
1. Negocie com fornecedores
Renegociar contratos com fornecedores ou buscar alternativas pode resultar em custos menores de matérias-primas e insumos. “É importante, porém, garantir que a qualidade dos materiais não seja sacrificada”, destaca Afonso.
2. Melhore a gestão de estoque
Manter um controle rigoroso sobre o estoque de matérias-primas e de produtos prontos para a venda evita excessos e desperdícios.
Técnicas de gestão de produção como o just-in-time (no momento certo) permitem que os materiais sejam adquiridos apenas conforme necessário — portanto, vale a pena dar uma olhada em como implementá-la em seu negócio.
3. Use tecnologia e automação
Investir em tecnologias avançadas, como automação e digitalização, pode aumentar a eficiência e reduzir a dependência de mão de obra intensiva. “Máquinas automatizadas podem realizar tarefas repetitivas com maior precisão e velocidade, reduzindo erros e retrabalho”, explica o contador.
4. Otimize processos
Falar em otimização de processos pode parecer clichê para muitos. “Mas, é impressionante o tanto de dinheiro que empresários jogam na lata de lixo por conta de seus procedimentos internos arcaicos, engessados e ineficientes”, indica Afonso.
Tornar processos produtivos — e os administrativos — mais enxutos e eficientes pode fazer com que os custos sejam reduzidos drasticamente. Isso pode ser feito eliminando etapas desnecessárias, automatizando tarefas repetitivas e implementando melhorias contínuas na linha de produção.
“A análise de eficiência operacional, como o uso de metodologias Lean Manufacturing ou Six Sigma, também ajuda a identificar desperdícios e gargalos, tornando o processo mais ágil e econômico”, finaliza o gestor.
Agora que você entendeu como calcular lucro de um produto, já sabe o que levar em consideração para melhorar a rentabilidade da sua empresa. Além disso, ainda há maneiras de aumentar a lucratividade e ainda cortar gastos e desperdícios, como a renegociação com fornecedores e a melhoria do gerenciamento de estoque.
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