Um desafio da operação do delivery é garantir que o pedido chegou às mãos do cliente. Isso porque, até que o processo seja concluído, diferentes etapas e pessoas são envolvidas.
A boa notícia é que, para promover segurança ao restaurante e garantir que o pedido chegou ao cliente, foi lançada a funcionalidade de “confirmação de entrega”. Trata-se de um processo em que a entrega do pedido é confirmada pelo cliente, evitando “cancelamentos por pedido não entregue”.
Continue a leitura para saber o que é a confirmação de entrega e por que implementar essa prática na sua loja!
Confirmação de entrega
A confirmação de entrega é ferramenta que firma um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo. Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes.
O procedimento de confirmação de entrega, até então, era destinado apenas aos restaurantes com plano Entrega — aqueles que contam com entregadores parceiros do iFood. Isso porque o processo foi implementado para ser operado com as pessoas entregadoras parceiras do iFood.
Entendendo os benefícios da ferramenta, foi desenvolvida a confirmação de entrega para que aqueles que contam com entregadores da própria loja tenham também essa funcionalidade de segurança.
Com a confirmação de entrega, o pedido passa a ter a solicitação do código de confirmação do cliente. Com isso, restaurantes e pessoas entregadoras têm a garantia de que o produto chegou às mãos corretas, evitando solicitações de cancelamento por pedido não entregue.
Processo de confirmação de entrega
Para fazer a confirmação de entrega, compartilhe este link com os entregadores de sua loja e veja abaixo o passo a passo para que explique a eles.
O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.
Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa:
Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.
Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.
Agora é possível acompanhar no Gestor de Pedidos e também no Portal do Parceiro se a pessoa entregadora de sua loja utilizou a confirmação de entrega junto ao cliente.
Pedidos cancelados
Caso o pedido tenha sido cancelado durante o trajeto da entrega, o sistema informará o status “Este pedido foi cancelado! Fale com a loja para entender se você deve continuar com a entrega ou retornar o pedido”.
Mensagens de feedback para o entregador
Foram adicionadas novas mensagens de feedback para o entregador, cujo o objetivo é trazer clareza sobre os erros na confirmação do pedido:
- Essa entrega não pode ser confirmada – A entrega já foi confirmada anteriormente.
- Essa entrega não pode ser confirmada – Essa entrega mudou para Entrega Sob Demanda.
Aba de ajuda
Uma nova aba de ajuda foi incluída para esclarecer dúvidas comuns dos entregadores, como:
- “O código de entrega não funciona.”
- “Cliente se recusa a fornecer o código.”
- “O pedido foi cancelado.”
O iFood tem atuado para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes, restaurantes e pessoas entregadoras. A confirmação de entrega é um exemplo de ferramenta que busca construir uma operação mais segura.
Aproveite a visita no blog e acesse agora mesmo o Portal do Parceiro!
O certo e o ifood entra em contato com o restaurante primeiro pra fazer um cancelamento de um pedido, pois minha pizzaria fez uma entrega de um pedido e depois de 2 dias o cliente cancelar, pois fala que o pedido não foi entregue, sendo que o pedido foi entregue. Isso é um absurdo e por isso que tem golpista.
Oi, Cleidiana! Sabemos que ainda temos muito a melhorar nesse assunto e estamos sempre buscando a melhor experiência para os nossos parceiros. Confira aqui tudo que já está sendo feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/
Fiz um pedido e não recebi ele, o pedido já estava pago. Nisso pedi para o restaurante cancelar para eu receber o reembolso e eles colocaram como entregue/realizado e eu não sei se isso interfere no fato do meu reembolso.
Oi, Lauanna! Poxa, sentimos muito por essa experiência e esse não é o padrão dos nossos parceiros. ? Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes com dúvidas e dificuldades, as pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza?
Isso não ajuda nada! Deveria ter uma funcionalidade do próprio restaurante para confirmar o pedido. O iFood é péssimo, vocês deixam o cliente cancelar o pedido depois de horas, e a gente que saí no prejuízo. Eu vou ter que processar vocês, pq eu já não aguento mais.
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Oi, Francisco! Estamos sempre buscando melhorias por aqui e pode deixar que vamos analisar sua sugestão com carinho, tá? Obrigado pelo feedback, é muito importante pra nós! ?
o cliente pediu e recebeu o pedido e depois cancelou,o ifood nao deveria permitir cancelamentos apos ser entregue,o mau carater pede e cancela e o restaurante fico no prejuizo,depois o iffod fala que o pedido nao se enquadra no protesto de cancelamento revejam isso
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Oi, Israel. Sabemos que ainda temos muito a melhorar nesse sentido e não estamos parados, viu? Confira aqui tudo que está sendo feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/ ?
ou seja nao temos do ifood uma soluçao para que nao tenhamos prejuizo
poderiam evitar fraudes nè
isso é uma fraude,gople autorizado pelo ifood
isso é um roubo autorizado pelo ifood
isso é uma desonestidade legalizada dentro da platafporma do ifood
cliente pede e depois que recebe cancela
Oi, Israel. Por aqui estamos sempre buscando melhorias e não estamos parados, viu? Dá uma olhadinha em tudo que já estamos fazendo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/. Conta com a gente! ?
Olá boa tarde, gostaria de saber como solicitar um relatório de pedidos por bairros, eu queria ver qual bairro está pedindo mais dentro da minha área de atendimento?
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Opa, Mariano! Beleza? É só falar com a gente na opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro que te ajudamos, tá? Te esperamos lá! ?
Olha está sendo cancelado vários pedidos pagos pelo IFood que cliente fica falando que não recebeu, e vcs aceitam o cancelamento sem antes falar com o estabelecimento, isso é um absurdo, podem rever isso se não vou procurar meus direitos, porque isso e um absurdo e a gente que saia no prejuízo
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Oi, Adriana. Sabemos que temos muito a melhorar nesse assunto e, por isso, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood. Confira aqui tudo o que está sendo feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/ 🙂
Gostaria de saber qual a solução de vocês para um fato que acontece constantemente. O cliente simplesmente não atende a campanhia, nem a ligação. O motoboy volta com o lanche pronto e depois o cliente simplesmente cancela qdo o pgto foi online e nem precisa cancelar qdo o pgto foi em dinheiro ou cartão. Um absurdo
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Oi, Pedro! Tudo bem? Sempre que uma situação como essa acontecer, você pode entrar em contato com nosso suporte que vamos analisar o ocorrido, combinado?
Por que não tem a opção de ativar o saldo da carteira do ifood?
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Oi, Kauan. Vamos pensar sobre isso, combinado? 😉 Obrigado pela sugestão.
Tive um cancelamento pelo cliente por falta de itens entregue, porém foi tudo entregue oque foi pedido… E eu não consegui nem falar com o suporte para reavaliar isto pois não é possível pela plataforma… Mas como assim, eu pago aluguel, pago a matéria prima, pago meu funcionários, perco tempo de mão de obra, gasto luz, carvão, embalagens e o cliente come e simplesmente não paga, e o IFOOD não resolve de nenhuma forma… Isto é um absurdo, pois eu pago a comissão do IFOOD, todo dia estou aqui dando meu melhor, com meu caráter em jogo sempre ofereço o melhor que posso e sou prejudicado pela plataforma! Qual a prova do cliente não ter recebido sem nem entrar em contato com o restaurante ? Mas assim é uma barbada de pegar comida de FORMA GRÁTIS BURLANDO O IFOOD! No mínimo quando isso acontece deveriam forçar o contato CLIENTE/RESTAURANTE, solicitar provas e não cancelar direto sem modo de reversão pois é só uma direção nesse caso: o prejuízo do restaurante! Solicito que revejam meu pedido #0275 É UM ABSURDO TRABALHAR DE GRAÇA E NÃO RECEBER E SABER QUE O “CLIENTE” ESTÁ COMENDO DE GRAÇA SENDO QUE FOI TUDO EXTREMAMENTE CORRETO CONFORME O PEDIDO!
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Oi, Gabriel. Sentimos muito que isso tenha acontecido! Nos colocamos à disposição para ajudar com o que precisar, tudo bem? Você pode nos enviar mensagem pelo atendimento na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro.
Infelizmente, já não é fácil empreender aqui no Brasil devido a tanto roubo que eles chamam de “impostos” e ainda com o preço da matéria prima de tudo aumentando temos que nos virar nos 30 para seguir trabalhando e SIMPLESMENTE você prepara com todo o cuidado o pedido do cliente, dá o melhor atendimento e SIMPLESMENTE, o bandido do cliente, cancela o pedido pelo motivo que não foi entregue, porque ele sabe que SIMPLESMENTE o ifood não dá o direito de contestação do pedido e em 99% dos casos, temos os comprovantes de entrega até com a assinatura e cpf da pessoa, porém não existe a possibilidade de contestar o cancelamento do cliente, o Ifood prefere tratar o contratante como o BANDIDO E ERRADO, que teve todo o trabalho de atender da melhor forma o pedido, teve CUSTOS e MAIS CUSTOS, e no fim, o BANDIDO do pilantra do cliente sabe das brechas do ifood e pinta e borda conosco, ainda por cima, temos como PUNIÇÃO DO IFOOD a QUEDA DOS PEDIDOS, MÉTRICAS REBAIXADAS E muito mais, vendo tantas reclamações do mesmo tipo só nessa página, ainda não entendo por que o minimo ainda não acontece por parte do ifood que é pelo menos, já que os golpistas ainda tem acesso livre a plataforma, dar-nos o DIREITO que é NOSSO POR DIREITO de CONTESTAR O CANCELAMENTO. Agora se pro Ifood é agradável ver seu contratante saindo no prejuízo, dando de GRAÇA seus produtos e não tem direito de resposta, acredito que o ifood falhou em sua missão e visão.
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Olá! tudo bem? Entendemos sua frustração. Estamos trabalhando com bastante foco para melhorar a experiência do restaurante e evitar fraudes por parte de consumidores. Acompanhe por aqui que ainda vem mais novidade por aí!
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Oi, Wagner. Sentimos muito por essa experiência. Nossa prioridade é garantir um ecossistema cada vez mais saudável e seguro entre todas as partes e já estamos atuando com a nova política de cancelamento. Dá uma olhadinha aqui pra conhecer melhor: https://blog-parceiros.ifood.com.br/institucional-politica-cancelamento/ ?
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Amanhã estou cancelando meu ifood .
Estou cansado de ter pedido cancelado.. sabendo q foi entrege..
Muitos golpes e sempre ifood aceitando sem nois poder contestar q foi entrege ..
Fica do Fim trabalhar assim.
Sabendo q pagamos a taxa q ifood pede ..Aí ele favoresse golpista ..
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Oi, Wagner. Sentimos muito por essa experiência. Nossa prioridade é garantir um ecossistema cada vez mais saudável e seguro entre todas as partes e já estamos atuando com a nova política de cancelamento. Dá uma olhadinha aqui pra conhecer melhor: https://blog-parceiros.ifood.com.br/institucional-politica-cancelamento/
Hoje uma cliente nossa ligou e SIMPLESMENTE disse QUE NÃO ESTÁ NOS LOCALIZANDO NA PLATAFORMA e analisando o desempenho da loja, estamos percebendo que só vem caindo, será MAIS UMA PUNIÇÃO por trabalhar certo, cumprir com a nossa parte e o cliente SIMPLESMENTE cancelar o pedido a hora que ele quiser, pois se ele consegue cancelar o pedido 6 dias depois, é porque a plataforma dá essa possibilidade, e no final o golpista ganha o produto de graça!
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Olá! tudo bem? Entendemos sua frustração. Estamos trabalhando com bastante foco para melhorar a experiência do restaurante e evitar fraudes por parte de consumidores. Acompanhe por aqui que ainda vem mais novidade por aí!
Amanhã estou cancelando meu ifood .
Estou cansado de ter pedido cancelado.. sabendo q foi entrege..
Muitos golpes e sempre ifood aceitando sem nois poder contestar q foi entrege ..
Fica do Fim trabalhar assim.
Sabendo q pagamos a taxa q ifood pede ..
Aí ele favoresse golpista ..
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Oi, Antonio. Sentimos muito que essa seja sua percepção e estamos trabalhando para melhorar a experiência dos nossos parceiros. Dá uma olhadinha na nossa nova política de cancelamento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Uma situação onde o cliente faz o pedido, o pedido foi produzido no meu estabelecimento e despachado pra entrega com o entregador da milha loja, o cliente recebeu o produto pago via ifood e nao deu baixa e depois da entrega ja concluída, 12 horas depois e disso o individuo cancela o pedido ja concluído e meu estabelecimento ficou no prejuízo, por que nao foi possível contestar e nem procuraram saber se realmente foi isso que aconteceu onde o cliente golpista deu o endereço de um bar onde nao tem como encontra-lo novamente e simplesmente nao posso fazer nada a respeito, o ifood nao procurou saber a respeito das conversas com o cliente se ouve reclamação durante o pedido simplesmente aceitou o cancelamento e ponto final.
Cliente realizou pedido, pedido produzido, despachado, entregue e pago via loja, porém tem incentivo do ifood. Cliente cancelou o pedido alegando não recebimento, porém temos o comprovante de pagamento realizado pelo cartão do cliente e não há possibilidade de contestar esse cancelamento, uma vez que a plataforma não permite, então a loja ficará no prejuízo?
Fácil o cliente, receber o produto e ir na plataforma cancelar e pedir estorno na adm do cartão, sem ao menos dar a possibilidade de justificativa e comprovação do estabelecimento que o pedido foi entregue corretamente.
Oi, Tatiane! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Oi, Roney! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/