Um desafio da operação do delivery é garantir que o pedido chegou às mãos do cliente. Isso porque, até que o processo seja concluído, diferentes etapas e pessoas são envolvidas.
A boa notícia é que, para promover segurança ao restaurante e garantir que o pedido chegou ao cliente, foi lançada a funcionalidade de “confirmação de entrega”. Trata-se de um processo em que a entrega do pedido é confirmada pelo cliente, evitando “cancelamentos por pedido não entregue”.
Continue a leitura para saber o que é a confirmação de entrega e por que implementar essa prática na sua loja!
Confirmação de entrega
A confirmação de entrega é ferramenta que firma um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo. Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes.
O procedimento de confirmação de entrega, até então, era destinado apenas aos restaurantes com plano Entrega — aqueles que contam com entregadores parceiros do iFood. Isso porque o processo foi implementado para ser operado com as pessoas entregadoras parceiras do iFood.
Entendendo os benefícios da ferramenta, foi desenvolvida a confirmação de entrega para que aqueles que contam com entregadores da própria loja tenham também essa funcionalidade de segurança.
Com a confirmação de entrega, o pedido passa a ter a solicitação do código de confirmação do cliente. Com isso, restaurantes e pessoas entregadoras têm a garantia de que o produto chegou às mãos corretas, evitando solicitações de cancelamento por pedido não entregue.
Processo de confirmação de entrega
Para fazer a confirmação de entrega, compartilhe este link com os entregadores de sua loja e veja abaixo o passo a passo para que explique a eles.
O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.
Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa:
Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.
Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.
Agora é possível acompanhar no Gestor de Pedidos e também no Portal do Parceiro se a pessoa entregadora de sua loja utilizou a confirmação de entrega junto ao cliente.
Pedidos cancelados
Caso o pedido tenha sido cancelado durante o trajeto da entrega, o sistema informará o status “Este pedido foi cancelado! Fale com a loja para entender se você deve continuar com a entrega ou retornar o pedido”.
Mensagens de feedback para o entregador
Foram adicionadas novas mensagens de feedback para o entregador, cujo o objetivo é trazer clareza sobre os erros na confirmação do pedido:
- Essa entrega não pode ser confirmada – A entrega já foi confirmada anteriormente.
- Essa entrega não pode ser confirmada – Essa entrega mudou para Entrega Sob Demanda.
Aba de ajuda
Uma nova aba de ajuda foi incluída para esclarecer dúvidas comuns dos entregadores, como:
- “O código de entrega não funciona.”
- “Cliente se recusa a fornecer o código.”
- “O pedido foi cancelado.”
O iFood tem atuado para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes, restaurantes e pessoas entregadoras. A confirmação de entrega é um exemplo de ferramenta que busca construir uma operação mais segura.
Aproveite a visita no blog e acesse agora mesmo o Portal do Parceiro!
Respostas de 671
O certo e o ifood entra em contato com o restaurante primeiro pra fazer um cancelamento de um pedido, pois minha pizzaria fez uma entrega de um pedido e depois de 2 dias o cliente cancelar, pois fala que o pedido não foi entregue, sendo que o pedido foi entregue. Isso é um absurdo e por isso que tem golpista.
Oi, Cleidiana! Sabemos que ainda temos muito a melhorar nesse assunto e estamos sempre buscando a melhor experiência para os nossos parceiros. Confira aqui tudo que já está sendo feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/
Fiz um pedido e não recebi ele, o pedido já estava pago. Nisso pedi para o restaurante cancelar para eu receber o reembolso e eles colocaram como entregue/realizado e eu não sei se isso interfere no fato do meu reembolso.
Oi, Lauanna! Poxa, sentimos muito por essa experiência e esse não é o padrão dos nossos parceiros. ? Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes com dúvidas e dificuldades, as pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza?
Isso não ajuda nada! Deveria ter uma funcionalidade do próprio restaurante para confirmar o pedido. O iFood é péssimo, vocês deixam o cliente cancelar o pedido depois de horas, e a gente que saí no prejuízo. Eu vou ter que processar vocês, pq eu já não aguento mais.
Oi, Francisco! Estamos sempre buscando melhorias por aqui e pode deixar que vamos analisar sua sugestão com carinho, tá? Obrigado pelo feedback, é muito importante pra nós! ?
o cliente pediu e recebeu o pedido e depois cancelou,o ifood nao deveria permitir cancelamentos apos ser entregue,o mau carater pede e cancela e o restaurante fico no prejuizo,depois o iffod fala que o pedido nao se enquadra no protesto de cancelamento revejam isso
Oi, Israel. Sabemos que ainda temos muito a melhorar nesse sentido e não estamos parados, viu? Confira aqui tudo que está sendo feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/ ?
ou seja nao temos do ifood uma soluçao para que nao tenhamos prejuizo
poderiam evitar fraudes nè
isso é uma fraude,gople autorizado pelo ifood
isso é um roubo autorizado pelo ifood
isso é uma desonestidade legalizada dentro da platafporma do ifood
cliente pede e depois que recebe cancela
Oi, Israel. Por aqui estamos sempre buscando melhorias e não estamos parados, viu? Dá uma olhadinha em tudo que já estamos fazendo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/. Conta com a gente! ?
Olá boa tarde, gostaria de saber como solicitar um relatório de pedidos por bairros, eu queria ver qual bairro está pedindo mais dentro da minha área de atendimento?
Opa, Mariano! Beleza? É só falar com a gente na opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro que te ajudamos, tá? Te esperamos lá! ?
Olha está sendo cancelado vários pedidos pagos pelo IFood que cliente fica falando que não recebeu, e vcs aceitam o cancelamento sem antes falar com o estabelecimento, isso é um absurdo, podem rever isso se não vou procurar meus direitos, porque isso e um absurdo e a gente que saia no prejuízo
Oi, Adriana. Sabemos que temos muito a melhorar nesse assunto e, por isso, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas que visam promover uma experiência ainda melhor dos restaurantes com o iFood. Confira aqui tudo o que está sendo feito: https://blog-parceiros.ifood.com.br/restaurante-ifood/ 🙂
Gostaria de saber qual a solução de vocês para um fato que acontece constantemente. O cliente simplesmente não atende a campanhia, nem a ligação. O motoboy volta com o lanche pronto e depois o cliente simplesmente cancela qdo o pgto foi online e nem precisa cancelar qdo o pgto foi em dinheiro ou cartão. Um absurdo
Oi, Pedro! Tudo bem? Sempre que uma situação como essa acontecer, você pode entrar em contato com nosso suporte que vamos analisar o ocorrido, combinado?
Por que não tem a opção de ativar o saldo da carteira do ifood?
Oi, Kauan. Vamos pensar sobre isso, combinado? 😉 Obrigado pela sugestão.
Tive um cancelamento pelo cliente por falta de itens entregue, porém foi tudo entregue oque foi pedido… E eu não consegui nem falar com o suporte para reavaliar isto pois não é possível pela plataforma… Mas como assim, eu pago aluguel, pago a matéria prima, pago meu funcionários, perco tempo de mão de obra, gasto luz, carvão, embalagens e o cliente come e simplesmente não paga, e o IFOOD não resolve de nenhuma forma… Isto é um absurdo, pois eu pago a comissão do IFOOD, todo dia estou aqui dando meu melhor, com meu caráter em jogo sempre ofereço o melhor que posso e sou prejudicado pela plataforma! Qual a prova do cliente não ter recebido sem nem entrar em contato com o restaurante ? Mas assim é uma barbada de pegar comida de FORMA GRÁTIS BURLANDO O IFOOD! No mínimo quando isso acontece deveriam forçar o contato CLIENTE/RESTAURANTE, solicitar provas e não cancelar direto sem modo de reversão pois é só uma direção nesse caso: o prejuízo do restaurante! Solicito que revejam meu pedido #0275 É UM ABSURDO TRABALHAR DE GRAÇA E NÃO RECEBER E SABER QUE O “CLIENTE” ESTÁ COMENDO DE GRAÇA SENDO QUE FOI TUDO EXTREMAMENTE CORRETO CONFORME O PEDIDO!
Oi, Gabriel. Sentimos muito que isso tenha acontecido! Nos colocamos à disposição para ajudar com o que precisar, tudo bem? Você pode nos enviar mensagem pelo atendimento na aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro.
Infelizmente, já não é fácil empreender aqui no Brasil devido a tanto roubo que eles chamam de “impostos” e ainda com o preço da matéria prima de tudo aumentando temos que nos virar nos 30 para seguir trabalhando e SIMPLESMENTE você prepara com todo o cuidado o pedido do cliente, dá o melhor atendimento e SIMPLESMENTE, o bandido do cliente, cancela o pedido pelo motivo que não foi entregue, porque ele sabe que SIMPLESMENTE o ifood não dá o direito de contestação do pedido e em 99% dos casos, temos os comprovantes de entrega até com a assinatura e cpf da pessoa, porém não existe a possibilidade de contestar o cancelamento do cliente, o Ifood prefere tratar o contratante como o BANDIDO E ERRADO, que teve todo o trabalho de atender da melhor forma o pedido, teve CUSTOS e MAIS CUSTOS, e no fim, o BANDIDO do pilantra do cliente sabe das brechas do ifood e pinta e borda conosco, ainda por cima, temos como PUNIÇÃO DO IFOOD a QUEDA DOS PEDIDOS, MÉTRICAS REBAIXADAS E muito mais, vendo tantas reclamações do mesmo tipo só nessa página, ainda não entendo por que o minimo ainda não acontece por parte do ifood que é pelo menos, já que os golpistas ainda tem acesso livre a plataforma, dar-nos o DIREITO que é NOSSO POR DIREITO de CONTESTAR O CANCELAMENTO. Agora se pro Ifood é agradável ver seu contratante saindo no prejuízo, dando de GRAÇA seus produtos e não tem direito de resposta, acredito que o ifood falhou em sua missão e visão.
Olá! tudo bem? Entendemos sua frustração. Estamos trabalhando com bastante foco para melhorar a experiência do restaurante e evitar fraudes por parte de consumidores. Acompanhe por aqui que ainda vem mais novidade por aí!
Oi, Wagner. Sentimos muito por essa experiência. Nossa prioridade é garantir um ecossistema cada vez mais saudável e seguro entre todas as partes e já estamos atuando com a nova política de cancelamento. Dá uma olhadinha aqui pra conhecer melhor: https://blog-parceiros.ifood.com.br/institucional-politica-cancelamento/ ?
Amanhã estou cancelando meu ifood .
Estou cansado de ter pedido cancelado.. sabendo q foi entrege..
Muitos golpes e sempre ifood aceitando sem nois poder contestar q foi entrege ..
Fica do Fim trabalhar assim.
Sabendo q pagamos a taxa q ifood pede ..
Aí ele favoresse golpista ..
Oi, Wagner. Sentimos muito por essa experiência. Nossa prioridade é garantir um ecossistema cada vez mais saudável e seguro entre todas as partes e já estamos atuando com a nova política de cancelamento. Dá uma olhadinha aqui pra conhecer melhor: https://blog-parceiros.ifood.com.br/institucional-politica-cancelamento/
Hoje uma cliente nossa ligou e SIMPLESMENTE disse QUE NÃO ESTÁ NOS LOCALIZANDO NA PLATAFORMA e analisando o desempenho da loja, estamos percebendo que só vem caindo, será MAIS UMA PUNIÇÃO por trabalhar certo, cumprir com a nossa parte e o cliente SIMPLESMENTE cancelar o pedido a hora que ele quiser, pois se ele consegue cancelar o pedido 6 dias depois, é porque a plataforma dá essa possibilidade, e no final o golpista ganha o produto de graça!
Olá! tudo bem? Entendemos sua frustração. Estamos trabalhando com bastante foco para melhorar a experiência do restaurante e evitar fraudes por parte de consumidores. Acompanhe por aqui que ainda vem mais novidade por aí!
Amanhã estou cancelando meu ifood .
Estou cansado de ter pedido cancelado.. sabendo q foi entrege..
Muitos golpes e sempre ifood aceitando sem nois poder contestar q foi entrege ..
Fica do Fim trabalhar assim.
Sabendo q pagamos a taxa q ifood pede ..
Aí ele favoresse golpista ..
Oi, Antonio. Sentimos muito que essa seja sua percepção e estamos trabalhando para melhorar a experiência dos nossos parceiros. Dá uma olhadinha na nossa nova política de cancelamento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Uma situação onde o cliente faz o pedido, o pedido foi produzido no meu estabelecimento e despachado pra entrega com o entregador da milha loja, o cliente recebeu o produto pago via ifood e nao deu baixa e depois da entrega ja concluída, 12 horas depois e disso o individuo cancela o pedido ja concluído e meu estabelecimento ficou no prejuízo, por que nao foi possível contestar e nem procuraram saber se realmente foi isso que aconteceu onde o cliente golpista deu o endereço de um bar onde nao tem como encontra-lo novamente e simplesmente nao posso fazer nada a respeito, o ifood nao procurou saber a respeito das conversas com o cliente se ouve reclamação durante o pedido simplesmente aceitou o cancelamento e ponto final.
Cliente realizou pedido, pedido produzido, despachado, entregue e pago via loja, porém tem incentivo do ifood. Cliente cancelou o pedido alegando não recebimento, porém temos o comprovante de pagamento realizado pelo cartão do cliente e não há possibilidade de contestar esse cancelamento, uma vez que a plataforma não permite, então a loja ficará no prejuízo?
Fácil o cliente, receber o produto e ir na plataforma cancelar e pedir estorno na adm do cartão, sem ao menos dar a possibilidade de justificativa e comprovação do estabelecimento que o pedido foi entregue corretamente.
Oi, Tatiane! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Oi, Roney! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/