Confirmação de entrega: como utilizar na logística própria da loja

Restaurantes com plano Básico agora podem solicitar confirmação de entrega dos clientes. Saiba como funciona esse processo de segurança!

Um desafio da operação do delivery é garantir que o pedido chegou às mãos do cliente. Isso porque, até que o processo seja concluído, diferentes etapas e pessoas são envolvidas.

A boa notícia é que, para promover segurança ao restaurante e garantir que o pedido chegou ao cliente, foi lançada a funcionalidade de “confirmação de entrega”. Trata-se de um processo em que a entrega do pedido é confirmada pelo cliente, evitando “cancelamentos por pedido não entregue”.

Continue a leitura para saber o que é a confirmação de entrega e por que implementar essa prática na sua loja!

Confirmação de entrega

A confirmação de entrega é ferramenta que firma um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo. Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes. 

O procedimento de confirmação de entrega, até então, era destinado apenas aos restaurantes com plano Entrega — aqueles que contam com entregadores parceiros do iFood. Isso porque o processo foi implementado para ser operado com as pessoas entregadoras parceiras do iFood.

Entendendo os benefícios da ferramenta, foi desenvolvida a confirmação de entrega para que aqueles que contam com entregadores da própria loja tenham também essa funcionalidade de segurança.

Com a confirmação de entrega, o pedido passa a ter a solicitação do código de confirmação do cliente. Com isso, restaurantes e pessoas entregadoras têm a garantia de que o produto chegou às mãos corretas, evitando solicitações de cancelamento por pedido não entregue.

Processo de confirmação de entrega

Para fazer a confirmação de entrega, compartilhe este link com os entregadores de sua loja e veja abaixo o passo a passo para que explique a eles.

O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.

Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa:


Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.

Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.

Agora é possível acompanhar no Gestor de Pedidos e também no Portal do Parceiro se a pessoa entregadora de sua loja utilizou a confirmação de entrega junto ao cliente.

Pedidos cancelados

Caso o pedido tenha sido cancelado durante o trajeto da entrega, o sistema informará o status “Este pedido foi cancelado! Fale com a loja para entender se você deve continuar com a entrega ou retornar o pedido”.

Mensagens de feedback para o entregador

Foram adicionadas novas mensagens de feedback para o entregador, cujo o objetivo é trazer clareza sobre os erros na confirmação do pedido:

  • Essa entrega não pode ser confirmada – A entrega já foi confirmada anteriormente.
  • Essa entrega não pode ser confirmada – Essa entrega mudou para Entrega Sob Demanda.

Aba de ajuda

Uma nova aba de ajuda foi incluída para esclarecer dúvidas comuns dos entregadores, como:

  • “O código de entrega não funciona.”
  • “Cliente se recusa a fornecer o código.”
  • “O pedido foi cancelado.”

O iFood tem atuado para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes, restaurantes e pessoas entregadoras. A confirmação de entrega é um exemplo de ferramenta que busca construir uma operação mais segura.

Aproveite a visita no blog e acesse agora mesmo o Portal do Parceiro!

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Por Pedro Camargo

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Respostas de 671

  1. Tem muitas pessoas safadas e desonestas!
    Estão pedindo e depois mesmo com a mercadoria entregues eles cancelam os itens ou o pedido é o ifood nunca aceita a contestação! Eles estão sempre certos para eles.
    Lamentável isso, e no final o prejuízo é do estabelecimento que depende do ifood para as vendas mas o ifood não tá nem aí se perdemos ou não 50,00 pois a maioria não vai deixar de vender com eles.

  2. Extremamente ineficaz para o parceiro, cliente recebe pedido, da o golpe, cancela após receber, e a empresa fica com o prejuizo pois o ifood nao disponibiliza nenhuma condição para o parceiro contestar e informar que sofreu um golpe, ou seja fica no prejuizo e entrega gratuitamente o pedido. Precisamos urgente de melhorias e um canal que atenda o parceiro.

  3. cliente safado comeu e depoi canselou dois dia depois veja ae ifood por que ta de mas cliente come e dis que nao comeu ae o restaurante sai no prejuiso

  4. Pura sacanagem, o ifood como empresa, deixar o cliente cancelar toda a marmitex, por falta de legumes na mesma, ou seja, uma marmitex de 18,00 sai de graça para quem aplica o golpe.
    Não é feito qualquer tipo de intermediação, totalmente insatisfeito com o modelo seguido atualmente

  5. O Ifood não faz nada pra ajudar os restaurantes, só vê o lado do cliente.
    Sendo o cliente um golpista sem caráter nenhum. No meu caso é bebida, a pessoa recebe e cancela 2h depois de entregue.. até mesmo no outro dia o ifood deixa cancelar
    Uma falta de respeito e consideração com a gente que trabalha duro pra vir um e outro beber de “graça”
    E o mais engraçado é que não posso nem contestar, não tenho nem o direito de me defender. aí fica fácil!!

    Vamo rever isso aí ifood 😉

  6. Tomei um golpe e não consigo contestar …..piada isso ….ifood tinha a se responsabilizar por isso .

  7. OS RESTAURANTES DEVERIAM SE UNIR CONTRA ESSA POLITICA DE CANCELAMENTO DO IFOOD !!! OS PREJUÍZOS ESTÃO ALARMANTES E O IFOOD NÃO FAZ NADA, ACORDEM PESSOAL DO IFOOD, EXISTEM MUITAS PESSOAS DE PÉSSIMA ÍNDOLE QUE JÁ PERCEBEU ISSO !!!!! PRATICAMENTE TODOS OS DIAS CANCELAMENTOS DE PEDIDOS ENTREGUES NORMALMENTE E SEM NENHUM PROBLEMA, SIMPLESMENTE PQ O CLIENTE INVENTOU UM PROBLEMA PARA NÃO PAGAR !!!! ATÉ QUANDOOO ???????

  8. Oi, Jefferson! Sentimos muito pela sua experiência e sua percepção. A nova política de cancelamento foi criada para trazer mais transparência na jornada, permitindo uma participação mais ativa dos restaurantes. Estamos empenhados e melhorar constantemente sua experiência com o iFood.

  9. Não sei como aconteceu, mas roubaram o meu pedido e foi dado como entregue pelo aplicativo. Inclusive o restaurante confirmou que havia menos de 5 minutos que o pedido tinha sido liberado, impossível de chegar em casa. Como isso pode acontecer? Conseguem hackear o aplicativo? Além que ficar com o prejuízo o Ifood nem responde as mensagens no chat de ajuda! Estou até com medo de terem achado outros dados pessoais meus pelo aplicativo ja que conseguiram o número do telefone!

  10. Ifood o que vocês tem feito em relação a golpes por parte de clientes, em especial clientes que moram em área periférica e faz compra de bebidas em mercado, por vezes de 3 a 6 garrafas de whisky juntamente com uma ou duas garrafinhas de refrigerante, na qual recebem o pedido, informam o código ao entregador porém depois tiram fotos somente das miudezas e alegam que os itens mais caros não foram entregues gerando golpe e prejuízo! Ninguém de bom senso iria confirmar a entrega sem ao menos confirmar os itens e assim passar o código nesses tipos de compra! Eu como entregador tenho recusado,ou seja, saio da rota na qual os itens são destes gêneros e para áreas periféricas de risco, porque não tenho segurança em fazer e ter minha conta bloqueada por conta de golpe de cliente! O que tem sido feito para melhorar a segurança e evitar esse tipo de fraude por parte de clientes? Será que não seria mais justo exigir MEI, documentação do veículo no cadastro do entregador? Atualização anual dos dados! Infelizmente a gente corre o risco de ser bloqueado trabalhando honestamente por conta de terceiros que querem ter vantagem ilícita!

  11. Oque acontece quando eu aperto sem querer a opção de pedido entregue, quando ele ainda não foi entregue?

  12. OS MOTOBOYS ESTÃO SOLICITANDO O QR CODE, MAS ATÉ AGORA NÃO CONSEGUIMOS ENCONTRAR. O Q EU FAÇO?

  13. Meu Deus, é assustador ver tantos restaurantes com o mesmo problema e nada de solução eficaz, caí no golpe hj tbm com aval do ifood ,e a falta de respeito ainda colocar respostas genéricas como robôs p nos responder aqui!!!
    Agnt trabalha, gasta , enriquece o ifood e distribui comida de graça, p ifood está ótimo.ja passou da hora de nos reunirmos e levar-mos p justiça p que o ifood se responsabilize por algo e a mídia veja o descaso que sofremos, ifood oportunista de crise.

    1. Oi, Jaque. Sentimos muito que sua experiência tenha sido assim e estamos por aqui pra te ajudar! Conte com nosso time de suporte pela opção “Chamados e ajuda” do Portal, combinado?

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