Um desafio da operação do delivery é garantir que o pedido chegou às mãos do cliente. Isso porque, até que o processo seja concluído, diferentes etapas e pessoas são envolvidas.
A boa notícia é que, para promover segurança ao restaurante e garantir que o pedido chegou ao cliente, foi lançada a funcionalidade de “confirmação de entrega”. Trata-se de um processo em que a entrega do pedido é confirmada pelo cliente, evitando “cancelamentos por pedido não entregue”.
Continue a leitura para saber o que é a confirmação de entrega e por que implementar essa prática na sua loja!
Confirmação de entrega
A confirmação de entrega é ferramenta que firma um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo. Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes.
O procedimento de confirmação de entrega, até então, era destinado apenas aos restaurantes com plano Entrega — aqueles que contam com entregadores parceiros do iFood. Isso porque o processo foi implementado para ser operado com as pessoas entregadoras parceiras do iFood.
Entendendo os benefícios da ferramenta, foi desenvolvida a confirmação de entrega para que aqueles que contam com entregadores da própria loja tenham também essa funcionalidade de segurança.
Com a confirmação de entrega, o pedido passa a ter a solicitação do código de confirmação do cliente. Com isso, restaurantes e pessoas entregadoras têm a garantia de que o produto chegou às mãos corretas, evitando solicitações de cancelamento por pedido não entregue.
Processo de confirmação de entrega
Para fazer a confirmação de entrega, compartilhe este link com os entregadores de sua loja e veja abaixo o passo a passo para que explique a eles.
O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.
Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa:
Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.
Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.
Agora é possível acompanhar no Gestor de Pedidos e também no Portal do Parceiro se a pessoa entregadora de sua loja utilizou a confirmação de entrega junto ao cliente.
Pedidos cancelados
Caso o pedido tenha sido cancelado durante o trajeto da entrega, o sistema informará o status “Este pedido foi cancelado! Fale com a loja para entender se você deve continuar com a entrega ou retornar o pedido”.
Mensagens de feedback para o entregador
Foram adicionadas novas mensagens de feedback para o entregador, cujo o objetivo é trazer clareza sobre os erros na confirmação do pedido:
- Essa entrega não pode ser confirmada – A entrega já foi confirmada anteriormente.
- Essa entrega não pode ser confirmada – Essa entrega mudou para Entrega Sob Demanda.
Aba de ajuda
Uma nova aba de ajuda foi incluída para esclarecer dúvidas comuns dos entregadores, como:
- “O código de entrega não funciona.”
- “Cliente se recusa a fornecer o código.”
- “O pedido foi cancelado.”
O iFood tem atuado para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes, restaurantes e pessoas entregadoras. A confirmação de entrega é um exemplo de ferramenta que busca construir uma operação mais segura.
Aproveite a visita no blog e acesse agora mesmo o Portal do Parceiro!
Respostas de 671
Tem muitas pessoas safadas e desonestas!
Estão pedindo e depois mesmo com a mercadoria entregues eles cancelam os itens ou o pedido é o ifood nunca aceita a contestação! Eles estão sempre certos para eles.
Lamentável isso, e no final o prejuízo é do estabelecimento que depende do ifood para as vendas mas o ifood não tá nem aí se perdemos ou não 50,00 pois a maioria não vai deixar de vender com eles.
Oi, Luiz! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Extremamente ineficaz para o parceiro, cliente recebe pedido, da o golpe, cancela após receber, e a empresa fica com o prejuizo pois o ifood nao disponibiliza nenhuma condição para o parceiro contestar e informar que sofreu um golpe, ou seja fica no prejuizo e entrega gratuitamente o pedido. Precisamos urgente de melhorias e um canal que atenda o parceiro.
cliente safado comeu e depoi canselou dois dia depois veja ae ifood por que ta de mas cliente come e dis que nao comeu ae o restaurante sai no prejuiso
Oi, Alex! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Oi, Juliana! Sentimos muito por essa percepção. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Pura sacanagem, o ifood como empresa, deixar o cliente cancelar toda a marmitex, por falta de legumes na mesma, ou seja, uma marmitex de 18,00 sai de graça para quem aplica o golpe.
Não é feito qualquer tipo de intermediação, totalmente insatisfeito com o modelo seguido atualmente
Oi! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
O Ifood não faz nada pra ajudar os restaurantes, só vê o lado do cliente.
Sendo o cliente um golpista sem caráter nenhum. No meu caso é bebida, a pessoa recebe e cancela 2h depois de entregue.. até mesmo no outro dia o ifood deixa cancelar
Uma falta de respeito e consideração com a gente que trabalha duro pra vir um e outro beber de “graça”
E o mais engraçado é que não posso nem contestar, não tenho nem o direito de me defender. aí fica fácil!!
Vamo rever isso aí ifood 😉
Oi, Jennifer! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Tomei um golpe e não consigo contestar …..piada isso ….ifood tinha a se responsabilizar por isso .
Oi, Daniel! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. O iFood implementou diferentes iniciativas visando atuar com um processo mais transparente e participativo. Conheça aqui a nossa política de cancelamentos! https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
OS RESTAURANTES DEVERIAM SE UNIR CONTRA ESSA POLITICA DE CANCELAMENTO DO IFOOD !!! OS PREJUÍZOS ESTÃO ALARMANTES E O IFOOD NÃO FAZ NADA, ACORDEM PESSOAL DO IFOOD, EXISTEM MUITAS PESSOAS DE PÉSSIMA ÍNDOLE QUE JÁ PERCEBEU ISSO !!!!! PRATICAMENTE TODOS OS DIAS CANCELAMENTOS DE PEDIDOS ENTREGUES NORMALMENTE E SEM NENHUM PROBLEMA, SIMPLESMENTE PQ O CLIENTE INVENTOU UM PROBLEMA PARA NÃO PAGAR !!!! ATÉ QUANDOOO ???????
Oi, Jefferson! Sentimos muito pela sua experiência e sua percepção. A nova política de cancelamento foi criada para trazer mais transparência na jornada, permitindo uma participação mais ativa dos restaurantes. Estamos empenhados e melhorar constantemente sua experiência com o iFood.
Não sei como aconteceu, mas roubaram o meu pedido e foi dado como entregue pelo aplicativo. Inclusive o restaurante confirmou que havia menos de 5 minutos que o pedido tinha sido liberado, impossível de chegar em casa. Como isso pode acontecer? Conseguem hackear o aplicativo? Além que ficar com o prejuízo o Ifood nem responde as mensagens no chat de ajuda! Estou até com medo de terem achado outros dados pessoais meus pelo aplicativo ja que conseguiram o número do telefone!
Oi, Aline. Vamos encaminhar sua mensagem ao time responsável pelo app para clientes. Em um computador, você pode obter suporte pelo site https://www.ifood.com.br/ajuda.
Ifood o que vocês tem feito em relação a golpes por parte de clientes, em especial clientes que moram em área periférica e faz compra de bebidas em mercado, por vezes de 3 a 6 garrafas de whisky juntamente com uma ou duas garrafinhas de refrigerante, na qual recebem o pedido, informam o código ao entregador porém depois tiram fotos somente das miudezas e alegam que os itens mais caros não foram entregues gerando golpe e prejuízo! Ninguém de bom senso iria confirmar a entrega sem ao menos confirmar os itens e assim passar o código nesses tipos de compra! Eu como entregador tenho recusado,ou seja, saio da rota na qual os itens são destes gêneros e para áreas periféricas de risco, porque não tenho segurança em fazer e ter minha conta bloqueada por conta de golpe de cliente! O que tem sido feito para melhorar a segurança e evitar esse tipo de fraude por parte de clientes? Será que não seria mais justo exigir MEI, documentação do veículo no cadastro do entregador? Atualização anual dos dados! Infelizmente a gente corre o risco de ser bloqueado trabalhando honestamente por conta de terceiros que querem ter vantagem ilícita!
Oque acontece quando eu aperto sem querer a opção de pedido entregue, quando ele ainda não foi entregue?
OS MOTOBOYS ESTÃO SOLICITANDO O QR CODE, MAS ATÉ AGORA NÃO CONSEGUIMOS ENCONTRAR. O Q EU FAÇO?
Oi, Vinicius! Fale com nosso time pelo Portal (https://portal.ifood.com.br), clicando em “Chamados e ajuda” no menu lateral e, em seguida, no botão “Atendimento” no canto superior da tela.
Quando aparecer a mensagem localizador inválido, qual seria a solução para esse problema?
Oi, Saulo. Pedimos que entre em contato por meio da aba Chamados e ajuda do Portal do Parceiro, ou acessando este link: http://ms.spr.ly/61265ngRi
Meu Deus, é assustador ver tantos restaurantes com o mesmo problema e nada de solução eficaz, caí no golpe hj tbm com aval do ifood ,e a falta de respeito ainda colocar respostas genéricas como robôs p nos responder aqui!!!
Agnt trabalha, gasta , enriquece o ifood e distribui comida de graça, p ifood está ótimo.ja passou da hora de nos reunirmos e levar-mos p justiça p que o ifood se responsabilize por algo e a mídia veja o descaso que sofremos, ifood oportunista de crise.
Oi, Jaque. Sentimos muito que sua experiência tenha sido assim e estamos por aqui pra te ajudar! Conte com nosso time de suporte pela opção “Chamados e ajuda” do Portal, combinado?