Um desafio da operação do delivery é garantir que o pedido chegou às mãos do cliente. Isso porque, até que o processo seja concluído, diferentes etapas e pessoas são envolvidas.
A boa notícia é que, para promover segurança ao restaurante e garantir que o pedido chegou ao cliente, foi lançada a funcionalidade de “confirmação de entrega”. Trata-se de um processo em que a entrega do pedido é confirmada pelo cliente, evitando “cancelamentos por pedido não entregue”.
Continue a leitura para saber o que é a confirmação de entrega e por que implementar essa prática na sua loja!
Confirmação de entrega
A confirmação de entrega é ferramenta que firma um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo. Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes.
O procedimento de confirmação de entrega, até então, era destinado apenas aos restaurantes com plano Entrega — aqueles que contam com entregadores parceiros do iFood. Isso porque o processo foi implementado para ser operado com as pessoas entregadoras parceiras do iFood.
Entendendo os benefícios da ferramenta, foi desenvolvida a confirmação de entrega para que aqueles que contam com entregadores da própria loja tenham também essa funcionalidade de segurança.
Com a confirmação de entrega, o pedido passa a ter a solicitação do código de confirmação do cliente. Com isso, restaurantes e pessoas entregadoras têm a garantia de que o produto chegou às mãos corretas, evitando solicitações de cancelamento por pedido não entregue.
Processo de confirmação de entrega
Para fazer a confirmação de entrega, compartilhe este link com os entregadores de sua loja e veja abaixo o passo a passo para que explique a eles.
O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.
Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa:
Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.
Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.
Agora é possível acompanhar no Gestor de Pedidos e também no Portal do Parceiro se a pessoa entregadora de sua loja utilizou a confirmação de entrega junto ao cliente.
Pedidos cancelados
Caso o pedido tenha sido cancelado durante o trajeto da entrega, o sistema informará o status “Este pedido foi cancelado! Fale com a loja para entender se você deve continuar com a entrega ou retornar o pedido”.
Mensagens de feedback para o entregador
Foram adicionadas novas mensagens de feedback para o entregador, cujo o objetivo é trazer clareza sobre os erros na confirmação do pedido:
- Essa entrega não pode ser confirmada – A entrega já foi confirmada anteriormente.
- Essa entrega não pode ser confirmada – Essa entrega mudou para Entrega Sob Demanda.
Aba de ajuda
Uma nova aba de ajuda foi incluída para esclarecer dúvidas comuns dos entregadores, como:
- “O código de entrega não funciona.”
- “Cliente se recusa a fornecer o código.”
- “O pedido foi cancelado.”
O iFood tem atuado para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes, restaurantes e pessoas entregadoras. A confirmação de entrega é um exemplo de ferramenta que busca construir uma operação mais segura.
Aproveite a visita no blog e acesse agora mesmo o Portal do Parceiro!
Respostas de 671
Olá, não estou conseguindo colocar o código do primeiro pedido teste, quando coloco o numero ele fala ” *Verifique o número na comanda e tente novamente* ”
Não conseguimos identificar o código localizador do pedido.
uma vez que eu estou colocando o numero correto, ja tentei em diversos dispositivos . como .. ios, android e desktop
Meu cliente fez o pedido mais o entregador não veio busca o produto e nem mostrou onde estava o entregador perdi vários pedidos como resolver esse problema?
Oi Giovani! Você pode monitorar em tempo real a rota de entrega. Para isso, basta clicar no pedido no Gestor de Pedidos e localizar o rastreamento. Caso tenha algum problema, pode nos criar um Chamado para nossa equipe de Atendimento.
O meu tbm está assim ,
Fora o valor tá um valor na tela e na comanda sai outro ..
Conseguiu resolver ?
Estou com o mesmo problema
Oi, Eduardo! Como vai? Precisamos entender a configuração da sua loja para ajudá-lo da melhor forma. Acione nosso time de atendimento pelo Portal do Parceiro, utilizando a aba “Chamados e ajuda”.
Boa tarde. Continuamos a ter problemas e prejuízos com cancelamentos sem cabimentos. E é simplesmente IMPOSSÍVEL ter um canal onde possamos ser atendidos. Agora pra abrir um chamado está muito limitado, conseguiu ficar pior do q era. Não temos como ficar trabalhando pro ifood, consultando diariamente o q é ou não cancelado. Deveríamos OBRIGATORIAMENTE receber um email quando ocorresse cancelamento por parte do cliente. Agora é amargar o prejuízo já q o atendimento é péssimo, envia respostas prontas e nunca nos informa o q precisamos saber. Algum canal onde eu possa recorrer fora do Portal????
Oi, Sueli. Lamentamos pela experiência que você teve! Assim que possível, entre em contato com nosso time de atendimento via Portal do Parceiro, para ajudarmos mais.
O aplicativo do cliente não informa mais a necessidade do do código, que são os 4 últimos dígitos do telefone, e muitas vezes, não há o botão para ele confirmar a entrega, e dizem não lembrar o número do próprio telefone, resultando em muitos cancelamentos por esperteza do cliente, mesmo ele tendo recebido o pedido
Estou passando pelo mesmo problema. O ifood está fazendo covardia com nós, pequenos estabelecimentos.
REFORÇANDO q ao ver respostas PRONTAS aqui no blog, q “Chamados e Ajuda” são limitados aos assuntos Q VCS QUEREM TRATAR. Não temos mais a alternativa de driblar o assunto, já que nunca teve um OUTROS por exemplo, onde a gente pudesse relatar o problema real.
É possível selecionar um dos assuntos que aparecem na aba Chamados e ajuda para, ao relatar o ocorrido com mais detalhes, nosso time possa encaminhar o caso para a melhor solução.
Tenho 2 pedidos que não tem número localizador exposto.
Apenas quando eu vou na Opção “imprimir” , lá aparece o código de 8 dígitos.
Ao pôr esse código para confirmar a entrega, o app diz que o código da comanda está incorreto…
Oi, Suzy. Para entendermos melhor o que pode estar ocorrendo, precisamos que acione nosso time especializado por meio do Portal do Parceiro, em http://ms.spr.ly/61225LGLE
No meu caso que o cliente pediu, sumiu, passamos a noite toda ligando, mandando msgm no chat e nada.
realmente não foi entregue, mais a taxa do motoboy teve de ser paga pela empresa, quando o cliente apareceu e solicitou reembolso a plataforma deu e não deu nem oportunidade da empresa contestar. resumindo, saímos no prejuízo!!!
Lamentamos pela experiência que você teve! Estamos atuando para a melhoria da política de cancelamento e qualquer sugestão será recebida e analisada pelo nosso time.
eu mudei ontem e fiz a entrega do produto mas continua na tela dizendo que sai para entrega, o que eu faço, perco meu dinheiro?
Oi, Feliz. Atualize a página ou aplicativo e verifique novamente. A confirmação de entrega também é importante nesses casos.
Recebemos um pedido as 1;08 da manhã, fizemos o pedido e mandamos nosso entregador efetuar entrega, o cliente simplesmente não atendeu o entregador e tentamos diversas vezes contato e não foi possível porque o mesmo não retornou, hoje as 9:18 da manhã o cliente solicitou cancelamento e o ifood simplesmente aceitou e não me deu opção de contestar, gastei meus materiais, custos com entregador, e no final fiquei no prejuízo, tenho prints do contato com o cliente mas não adiantou de nada. CLIENTE NEM SEMPRE TEM RAZÃO VAMOS OLHAR O LADO DO ESTABELECIMENTO TAMBÉM.
Oi, Erivaldo. Entedemos seu sentimento quanto a isso e nos colocamos à disposição para conversar mais por meio dos nossos canais oficiais de atendimento.
Qual é o canal para conversar? porque estou com o mesmo problema e não consigo contato com ifood
Nossa exatamente, passo por isso também, e o ifood não me resolve nada, simplesmente cancela e pronto.
Não consigo descontratar o plano entregas , não aparece essa opção no meus menu serviços ! Não consigo abrir chamado também! O que faço ?
Oi, Raquel. Entre em contato por direct (mensagem privada) com nosso perfil oficial no Instagram: https://instagram.com/ifoodparaparceiros
Preciso de suporte para um pedido que foi cancelado pelo cliente. O mesmo alega não entrega e foi feito mesmo assim, conforme confirmação do entregador. Preciso ser reembolsado do valor. Favor contactar o cliente do pedido 8047 ou nos fornecer dados para tal. Não posso simplesmente aceitar o que o cliente alega e sem me defender ser estonado do valor. Aguardo!
Oi, Wilson. Não conseguiremos te ajudar por aqui como gostaríamos. No momento, este canal é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nosso suporte para clientes no botão Ajuda do app ou, se estiver em um computador, por meio do link: https://www.ifood.com.br/ajuda.
Mas de que adianta ter a confirmação de entrega, se os 4 dígitos de confirmação são os 4 últimos números de telefone do cliente, que consta na notinha?! O entregador foi próximo à minha cliente (minha tia) e deu como concluído. Não entregou, o porteiro do prédio não viu ninguém, nem nas cameras…E roubou a pizza. O código de confirmação não poderia ser um número que consta na notinha.
Oi Polyana! A gente pede desculpas por esse ocorrido, essa não é a experiência que queremos que você tenha.
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Pedido 100% entregue dia 11/06 e cancelado 13/06 e vocês me falam que não tenho direito de contestar?
Isso é correto?
aqui no nosso estabelecimento não aparece essa opção de compartilhar link, temos um problema muito sério de entrega, demora demais aparecer entregador, temos um entregador que fica disponivel com o app do ifood entregador, mas nunca chega pra ele, chega pra entregador longe do estabelecimento, mas pra ele não.
Oi Rhislany! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. Se sua loja está enfrentando problemas para acionar pessoas entregadoras, o ideal é que você reporte o problema à nossa equipe de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
Estou deixando de trabalhar com o Ifood ! O ifood só dá razão para os golpistas e quando vamos contestar não conseguimos o dinheiro de volta, teve um casa na minha lanchonete que o cliente cancelou o pedido 5 dias apos a data da entrega, o Ifood deu razão para o cliente, cheguei a conclusão o maior golpista nesse caso é o ifood
Oi, parceiro! O iFood tem investido grandes esforços para evitar cancelamentos inadequados, trazendo mais transparência nesse processo. Com isso, desde o dia 28 de setembro você pode contar com a nova política de cancelamentos. Esse novo conjunto de regras e ferramentas permite que você tenha uma maior participação no processo de cancelamento, mantendo um contato direto com o cliente. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Caso você tenha passado por algum problema de cancelamento indevido, o indicado é que você utilize as ferramentas da nova política de cancelamento. Ainda assim, caso precise de alguma ajuda, você pode abrir um chamado na aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro.
Preciso de suporte para um pedido que foi entregue pelo nosso parceiro – bee delivery, após a confirmação de entrega, a cliente veio cancelar após 6h a entrega. – Pedido #9671
Complemento do pedido #9671
O que faço e quero saber se vcs vão abater dos meus recebimentos.
Só uma dica para esse link que o motoboy recebe para a entrega..
Pq simplesmente não é um botão cheguei, aí o cliente passa o código de 4 dígitos e finaliza a entrega…
Facilitaria a vida de todos tanto do motoboy quanto a do estabelecimento..
Oi Nathan! Assim como em todo o processo de pagamento online das entregas realizadas, o valor dos pedidos com pagamento em dinheiro será registrado no Portal do Parceiro. A loja receberá o valor junto com o repasse, ou seja, com a somatória de todas as outras entregas realizadas dentro do período.
foi entregue sim ..o senhor Rafael silva ágil de má fé eu não aceito esse tipo de pessoa como cliente . recebeu a pizza comeu e cancelou . NUMERO DO PEDIDO 6460. EU QUERO RECEBER POR MEU PEDIDO ENTREGUE
Olá boa tarde abrir minha loja no ifood está indo TD certo, mais hoje dia 06/08/2023 de manhã as 5:01 minha Hambúrgueria fez uma entrega dentro do prazo do cliente e ele não saiu da casa e dps cancelou o pedido o que eu faço vou ter q arcar com o prejuízo de 75 reais por culpa do cliente estou desesperado PK se continuar assim vou ter q fechar minha loja devidos a esses tipos de prejuízo.