Um desafio da operação do delivery é garantir que o pedido chegou às mãos do cliente. Isso porque, até que o processo seja concluído, diferentes etapas e pessoas são envolvidas.
A boa notícia é que, para promover segurança ao restaurante e garantir que o pedido chegou ao cliente, foi lançada a funcionalidade de “confirmação de entrega”. Trata-se de um processo em que a entrega do pedido é confirmada pelo cliente, evitando “cancelamentos por pedido não entregue”.
Continue a leitura para saber o que é a confirmação de entrega e por que implementar essa prática na sua loja!
Confirmação de entrega
A confirmação de entrega é ferramenta que firma um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo. Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes.
O procedimento de confirmação de entrega, até então, era destinado apenas aos restaurantes com plano Entrega — aqueles que contam com entregadores parceiros do iFood. Isso porque o processo foi implementado para ser operado com as pessoas entregadoras parceiras do iFood.
Entendendo os benefícios da ferramenta, foi desenvolvida a confirmação de entrega para que aqueles que contam com entregadores da própria loja tenham também essa funcionalidade de segurança.
Com a confirmação de entrega, o pedido passa a ter a solicitação do código de confirmação do cliente. Com isso, restaurantes e pessoas entregadoras têm a garantia de que o produto chegou às mãos corretas, evitando solicitações de cancelamento por pedido não entregue.
Processo de confirmação de entrega
Para fazer a confirmação de entrega, compartilhe este link com os entregadores de sua loja e veja abaixo o passo a passo para que explique a eles.
O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.
Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa:
Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.
Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.
Agora é possível acompanhar no Gestor de Pedidos e também no Portal do Parceiro se a pessoa entregadora de sua loja utilizou a confirmação de entrega junto ao cliente.
Pedidos cancelados
Caso o pedido tenha sido cancelado durante o trajeto da entrega, o sistema informará o status “Este pedido foi cancelado! Fale com a loja para entender se você deve continuar com a entrega ou retornar o pedido”.
Mensagens de feedback para o entregador
Foram adicionadas novas mensagens de feedback para o entregador, cujo o objetivo é trazer clareza sobre os erros na confirmação do pedido:
- Essa entrega não pode ser confirmada – A entrega já foi confirmada anteriormente.
- Essa entrega não pode ser confirmada – Essa entrega mudou para Entrega Sob Demanda.
Aba de ajuda
Uma nova aba de ajuda foi incluída para esclarecer dúvidas comuns dos entregadores, como:
- “O código de entrega não funciona.”
- “Cliente se recusa a fornecer o código.”
- “O pedido foi cancelado.”
O iFood tem atuado para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes, restaurantes e pessoas entregadoras. A confirmação de entrega é um exemplo de ferramenta que busca construir uma operação mais segura.
Aproveite a visita no blog e acesse agora mesmo o Portal do Parceiro!
Olá, não estou conseguindo colocar o código do primeiro pedido teste, quando coloco o numero ele fala ” *Verifique o número na comanda e tente novamente* ”
Não conseguimos identificar o código localizador do pedido.
uma vez que eu estou colocando o numero correto, ja tentei em diversos dispositivos . como .. ios, android e desktop
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Meu cliente fez o pedido mais o entregador não veio busca o produto e nem mostrou onde estava o entregador perdi vários pedidos como resolver esse problema?
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Oi Giovani! Você pode monitorar em tempo real a rota de entrega. Para isso, basta clicar no pedido no Gestor de Pedidos e localizar o rastreamento. Caso tenha algum problema, pode nos criar um Chamado para nossa equipe de Atendimento.
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O meu tbm está assim ,
Fora o valor tá um valor na tela e na comanda sai outro .. -
Conseguiu resolver ?
Estou com o mesmo problema
Oi, Eduardo! Como vai? Precisamos entender a configuração da sua loja para ajudá-lo da melhor forma. Acione nosso time de atendimento pelo Portal do Parceiro, utilizando a aba “Chamados e ajuda”.
Boa tarde. Continuamos a ter problemas e prejuízos com cancelamentos sem cabimentos. E é simplesmente IMPOSSÍVEL ter um canal onde possamos ser atendidos. Agora pra abrir um chamado está muito limitado, conseguiu ficar pior do q era. Não temos como ficar trabalhando pro ifood, consultando diariamente o q é ou não cancelado. Deveríamos OBRIGATORIAMENTE receber um email quando ocorresse cancelamento por parte do cliente. Agora é amargar o prejuízo já q o atendimento é péssimo, envia respostas prontas e nunca nos informa o q precisamos saber. Algum canal onde eu possa recorrer fora do Portal????
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Oi, Sueli. Lamentamos pela experiência que você teve! Assim que possível, entre em contato com nosso time de atendimento via Portal do Parceiro, para ajudarmos mais.
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O aplicativo do cliente não informa mais a necessidade do do código, que são os 4 últimos dígitos do telefone, e muitas vezes, não há o botão para ele confirmar a entrega, e dizem não lembrar o número do próprio telefone, resultando em muitos cancelamentos por esperteza do cliente, mesmo ele tendo recebido o pedido
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Estou passando pelo mesmo problema. O ifood está fazendo covardia com nós, pequenos estabelecimentos.
REFORÇANDO q ao ver respostas PRONTAS aqui no blog, q “Chamados e Ajuda” são limitados aos assuntos Q VCS QUEREM TRATAR. Não temos mais a alternativa de driblar o assunto, já que nunca teve um OUTROS por exemplo, onde a gente pudesse relatar o problema real.
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É possível selecionar um dos assuntos que aparecem na aba Chamados e ajuda para, ao relatar o ocorrido com mais detalhes, nosso time possa encaminhar o caso para a melhor solução.
Tenho 2 pedidos que não tem número localizador exposto.
Apenas quando eu vou na Opção “imprimir” , lá aparece o código de 8 dígitos.
Ao pôr esse código para confirmar a entrega, o app diz que o código da comanda está incorreto…
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Oi, Suzy. Para entendermos melhor o que pode estar ocorrendo, precisamos que acione nosso time especializado por meio do Portal do Parceiro, em http://ms.spr.ly/61225LGLE
No meu caso que o cliente pediu, sumiu, passamos a noite toda ligando, mandando msgm no chat e nada.
realmente não foi entregue, mais a taxa do motoboy teve de ser paga pela empresa, quando o cliente apareceu e solicitou reembolso a plataforma deu e não deu nem oportunidade da empresa contestar. resumindo, saímos no prejuízo!!!
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Lamentamos pela experiência que você teve! Estamos atuando para a melhoria da política de cancelamento e qualquer sugestão será recebida e analisada pelo nosso time.
eu mudei ontem e fiz a entrega do produto mas continua na tela dizendo que sai para entrega, o que eu faço, perco meu dinheiro?
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Oi, Feliz. Atualize a página ou aplicativo e verifique novamente. A confirmação de entrega também é importante nesses casos.
Recebemos um pedido as 1;08 da manhã, fizemos o pedido e mandamos nosso entregador efetuar entrega, o cliente simplesmente não atendeu o entregador e tentamos diversas vezes contato e não foi possível porque o mesmo não retornou, hoje as 9:18 da manhã o cliente solicitou cancelamento e o ifood simplesmente aceitou e não me deu opção de contestar, gastei meus materiais, custos com entregador, e no final fiquei no prejuízo, tenho prints do contato com o cliente mas não adiantou de nada. CLIENTE NEM SEMPRE TEM RAZÃO VAMOS OLHAR O LADO DO ESTABELECIMENTO TAMBÉM.
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Oi, Erivaldo. Entedemos seu sentimento quanto a isso e nos colocamos à disposição para conversar mais por meio dos nossos canais oficiais de atendimento.
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Qual é o canal para conversar? porque estou com o mesmo problema e não consigo contato com ifood
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Nossa exatamente, passo por isso também, e o ifood não me resolve nada, simplesmente cancela e pronto.
Não consigo descontratar o plano entregas , não aparece essa opção no meus menu serviços ! Não consigo abrir chamado também! O que faço ?
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Oi, Raquel. Entre em contato por direct (mensagem privada) com nosso perfil oficial no Instagram: https://instagram.com/ifoodparaparceiros
Preciso de suporte para um pedido que foi cancelado pelo cliente. O mesmo alega não entrega e foi feito mesmo assim, conforme confirmação do entregador. Preciso ser reembolsado do valor. Favor contactar o cliente do pedido 8047 ou nos fornecer dados para tal. Não posso simplesmente aceitar o que o cliente alega e sem me defender ser estonado do valor. Aguardo!
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Oi, Wilson. Não conseguiremos te ajudar por aqui como gostaríamos. No momento, este canal é exclusivo para lojas e restaurantes. Acesse nosso suporte para clientes no botão Ajuda do app ou, se estiver em um computador, por meio do link: https://www.ifood.com.br/ajuda.
Mas de que adianta ter a confirmação de entrega, se os 4 dígitos de confirmação são os 4 últimos números de telefone do cliente, que consta na notinha?! O entregador foi próximo à minha cliente (minha tia) e deu como concluído. Não entregou, o porteiro do prédio não viu ninguém, nem nas cameras…E roubou a pizza. O código de confirmação não poderia ser um número que consta na notinha.
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Oi Polyana! A gente pede desculpas por esse ocorrido, essa não é a experiência que queremos que você tenha.
Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas pra tentar te ajudar, podemos adiantar que o melhor canal é dentro do próprio app, na opção ajuda, beleza? Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda
Pedido 100% entregue dia 11/06 e cancelado 13/06 e vocês me falam que não tenho direito de contestar?
Isso é correto?
aqui no nosso estabelecimento não aparece essa opção de compartilhar link, temos um problema muito sério de entrega, demora demais aparecer entregador, temos um entregador que fica disponivel com o app do ifood entregador, mas nunca chega pra ele, chega pra entregador longe do estabelecimento, mas pra ele não.
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Oi Rhislany! Sentimos muito por esse problema de cancelamento. Se sua loja está enfrentando problemas para acionar pessoas entregadoras, o ideal é que você reporte o problema à nossa equipe de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.
Estou deixando de trabalhar com o Ifood ! O ifood só dá razão para os golpistas e quando vamos contestar não conseguimos o dinheiro de volta, teve um casa na minha lanchonete que o cliente cancelou o pedido 5 dias apos a data da entrega, o Ifood deu razão para o cliente, cheguei a conclusão o maior golpista nesse caso é o ifood
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Oi, parceiro! O iFood tem investido grandes esforços para evitar cancelamentos inadequados, trazendo mais transparência nesse processo. Com isso, desde o dia 28 de setembro você pode contar com a nova política de cancelamentos. Esse novo conjunto de regras e ferramentas permite que você tenha uma maior participação no processo de cancelamento, mantendo um contato direto com o cliente. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/
Caso você tenha passado por algum problema de cancelamento indevido, o indicado é que você utilize as ferramentas da nova política de cancelamento. Ainda assim, caso precise de alguma ajuda, você pode abrir um chamado na aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro.
Preciso de suporte para um pedido que foi entregue pelo nosso parceiro – bee delivery, após a confirmação de entrega, a cliente veio cancelar após 6h a entrega. – Pedido #9671
Complemento do pedido #9671
O que faço e quero saber se vcs vão abater dos meus recebimentos.
Só uma dica para esse link que o motoboy recebe para a entrega..
Pq simplesmente não é um botão cheguei, aí o cliente passa o código de 4 dígitos e finaliza a entrega…
Facilitaria a vida de todos tanto do motoboy quanto a do estabelecimento..
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Oi Nathan! Assim como em todo o processo de pagamento online das entregas realizadas, o valor dos pedidos com pagamento em dinheiro será registrado no Portal do Parceiro. A loja receberá o valor junto com o repasse, ou seja, com a somatória de todas as outras entregas realizadas dentro do período.
foi entregue sim ..o senhor Rafael silva ágil de má fé eu não aceito esse tipo de pessoa como cliente . recebeu a pizza comeu e cancelou . NUMERO DO PEDIDO 6460. EU QUERO RECEBER POR MEU PEDIDO ENTREGUE
Olá boa tarde abrir minha loja no ifood está indo TD certo, mais hoje dia 06/08/2023 de manhã as 5:01 minha Hambúrgueria fez uma entrega dentro do prazo do cliente e ele não saiu da casa e dps cancelou o pedido o que eu faço vou ter q arcar com o prejuízo de 75 reais por culpa do cliente estou desesperado PK se continuar assim vou ter q fechar minha loja devidos a esses tipos de prejuízo.