Como montar uma cozinha de hamburgueria?

Vai começar a montar a sua hamburgueria? Então veja o que fazer para ter uma cozinha funcional e bem equipada!

Muitos brasileiros querem investir em um negócio no ramo da gastronomia, mas têm dúvidas sobre qual segmento escolher. Uma das opções que vem se destacando nos últimos anos é o da hamburgueria. Tanto é que uma pesquisa divulgada na Mercado e Consumo revelou que o consumo de hamburgueres no Brasil cresceu 62% em 2023. O que, consequentemente, influencia o aumento pela procura de estabelecimentos especializados na produção desse prato. Por isso, trouxemos um post que mostra como você pode montar uma cozinha de hamburgueria. Afinal, ela é a parte central do empreendimento.

Por isso, leia os próximos tópicos e preste atenção nas sugestões de equipamentos e utensílios indispensáveis para o preparo das suas receitas. Além delas, nós também apresentamos algumas dicas para melhorar a eficiência do trabalho na cozinha de hamburgueria simples. Confira!

Equipamentos para cozinha de hamburgueria

Nesse primeiro tópico, reunimos os principais eletrodomésticos para ter no seu negócio. Para incrementar as indicações, damos também algumas alternativas úteis de modelos de equipamentos para quem tem estabelecimentos com cozinhas pequenas. Tome nota!

Chapa

Em uma hamburgueria, a chapa é protagonista entre os equipamentos. Afinal, é onde você aquece, frita e/ou grelha carnes, pães, queijos, ovos, entre outros alimentos. Por isso, ao escolhê-la, avalie o comprimento dela. Quanto mais longa, mais preparos você consegue fazer ao mesmo tempo.

Fique atento também aos modelos de prensa para chapeira, pois essa peça adicional ajuda a nivelar e ajustar o tamanho das carnes e pães, além de garantir que a proteína esteja devidamente frita/grelhada por dentro.

Fritadeira

A fritadeira industrial pode não ser diretamente utilizada para fazer hambúrgueres mais tradicionais, é verdade. Contudo, ela desempenha um papel expressivo, por exemplo, no preparo de diversos acompanhamentos. É o caso de batatas, pastéis, salgados etc. Esse alimentos farão parte do seu cardápio e serão solicitados com frequência pela clientela.

Ao escolher o seu modelo, você pode optar pela versão em coluna — que ficará ao lado de outros eletrodomésticos — ou por uma alternativa mais compacta, como a fritadeira de mesa. Para completar, saiba que há modelos com uma só cuba, enquanto outros têm duas — o que agiliza a fritura de um volume maior de comida.

Freezer

O freezer será útil para o armazenamento de congelados. Não só as proteínas (como carnes, aves e pescados), mas legumes, frutas, massas e demais alimentos que precisam ser refrigerados por longos períodos.

Já para itens mais perecíveis, que são guardados para uso em poucos dias (como leite e derivados), o recomendado é ter uma geladeira. Sendo assim, você pode ter os dois aparelhos separadamente — ideal quando se tem mais espaço disponível — ou investir em um modelo que tenha as duas funções, que é uma opção para quem tem uma cozinha mais compacta.

Fogão industrial

Fora os itens anteriores, é importante ter um fogão industrial. Afinal, em uma hamburgueria você vai precisar fazer diversos preparos com os ingredientes, como cozinhar, ferver, fritar, refogar, assar etc.

Vale destacar que você consegue encontrar modelos com até oito bocas no mercado, o que permite agilizar mais pedidos simultaneamente. Além disso, caso queira otimizar o espaço de uma cozinha de hamburgueria pequena, existe a possibilidade de optar por um fogão que tenha forno embutido e até mesmo chapa.

Utensílios para cozinha de hamburgueria

Alguns itens são bastante importantes. É o caso daqueles utensílios para hamburgueria que serão utilizados em larga escala diariamente. Vejamos quais são eles:

  • talheres;
  • faqueiro;
  • panelas;
  • pratos;
  • travessas;
  • cestos;
  • tigelas;
  • modeladores de hambúrger;
  • escorredor de louças;
  • tampas para cubas.

Além disso, você pode acrescentar algumas peças de proteção e higiene para os seus funcionários, como:

  • luvas para manipulação de alimentos sem contaminação cruzada;
  • luvas anticorte para manuseio de objetos cortantes;
  • luvas de proteção para contato com equipamentos aquecido;
  • toucas descartáveis e aventais.

Para concluir, é importante que você também tenha embalagens adaptadas para os seus hambúrgueres, petiscos e demais itens do cardápio, o que inclui:

  • embalagens de armazenamento;
  • embalagens térmicas de transporte dos lanches.

Lembre-se de que elas, assim como guardanapos, canudos, talheres de plástico e afins devem ser personalizados com logo e a identidade visual da sua marca. 

Quanto custa para montar uma cozinha de hamburgueria?

Considerando apenas as despesas para equipar a cozinha, sem levar em conta decoração e mobília, você terá um custo aproximado de R$ 5 mil a R$ 10 mil. Lembrando que esses valores podem mudar de acordo com diversas variáveis. É o caso da quantidade de eletrodomésticos e utensílios que você pretende adquirir, da marca desses itens e da escolha por aparelhos multifunções em vez dos mais tradicionais.

Qual deve ser o tamanho ideal de uma cozinha de hamburgueria?

A metragem recomendada para cozinhas de hamburguerias pequenas é de 8m² disponíveis. Espaço necessário para colocar os eletrodomésticos (como chapa, fogão e freezer), dispor de um armário com utensílios e outros acessórios de uso diário, ter área com balcão para os preparos de receitas e ainda contar com bancada com pia para higienização de alimentos. Essas medidas permitem dois a quatro funcionários trabalharem sem dificuldade no ambiente. 

Caso o seu estabelecimento seja de maior porte e tenha um volume mais expressivo de pedidos, o que demanda uma equipe de cozinha com mais integrantes, você pode investir num espaço de 15 a 25m².

Como ter mais eficiência na cozinha de hamburgueria?

Você já tem tudo para tudo para hamburgueria, entre equipamentos e utensílios, e já quer começar a operar o estabelecimento? Então é importante adotar algumas estratégias para aumentar a eficiência na cozinha.

Por exemplo, dividir a equipe em tarefas específicas (como recepção de pedidos, preparo de ingredientes, uso de chapa, montagem de prato, conferência de pedido conforme solicitações do cliente etc.) e adotar prazos de tempo limite para cada estação de trabalho que foi criada. Dessa forma, é possível evitar que uma ou outra atividade demore para ser concluída.

Fazendo isso, você torna seu negócio mais capacitado para lidar a rotina de uma cozinha profissional e deixa a sua marca no caminho certo para aproveitar esse setor, que é um dos mais significativos para a economia nacional. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), 10,8% de todo o PIB é fruto dele.

Mas não para aí, pois a entidade complementa: “27,6% das vendas da indústria no mercado interno são para atender os operadores de bares, restaurantes, padarias e outros estabelecimentos ou negócios de alimentação fora de casa”.

Como explicado, montar uma cozinha de hamburgueria requer equipá-la adequadamente com utensílios e eletrodomésticos. Itens indispensáveis para realizar o trabalho de preparo, montagem e embalagem de hambúrgueres. Isso sem falar que alguns deles também contribuem para o processo de armazenamento de alimentos, evitando desperdícios e, consequentemente, mais gastos.

Outro ponto importante é que uma cozinha devidamente planejada faz a diferença quando você quer otimizar o tempo de preparo das receitas e aumentar o volume de pedidos — principalmente para atender com eficiência e qualidade, tanto o público presente no estabelecimento quanto as pessoas que pedem as opções do seu cardápio por delivery.

Gostou do post? Então baixe agora mesmo o nosso e-book sobre capacitação para o empreendedorismo e veja como iniciar o seu negócio de forma planejada e qualificada!

Author picture

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/06/2024

Marketing para restaurantes: especialista mostra como começar

19/06/2024

Como funciona o Imposto de Renda MEI?

18/06/2024

IRPJ: confira o guia completo sobre essa declaração