Saiba como gerar QR Code e quais ferramentas utilizar!

Você já utiliza a tecnologia para criar QR Code no seu estabelecimento? Veja como ela funciona e quais são as possibilidades de aplicação.

Você sabia que gerar QR code é uma excelente estratégia para facilitar a interação com clientes? Essa tecnologia é muito versátil e pode ser aplicada de diversas formas em negócios do ramo alimentício, como para facilitar o pagamento ou compartilhar o cardápio digital.

Esse recurso é muito acessível atualmente, mas isso faz com que a concorrência também possa se beneficiar. Então, você precisa saber mais a respeito dessa tecnologia e suas aplicações, para não ficar para trás. Mas não se preocupe: este post explica como o QR code funciona e como gerar o seu para aplicar em suas estratégias.

Continue a leitura e saiba como gerar QR Code!

Entenda como funciona um QR code

Também chamado de código QR, o recurso é representado por uma sigla de duas letras que significa “quick response”, ou seja, resposta rápida. Essa tecnologia foi criada para garantir mais agilidade na leitura de informações no meio virtual. Isso se aplica tanto àquelas necessárias para transações como às que facilitam o acesso a um site, por exemplo.

A depender do meio que você usa para gerar um QR code, ele pode estar associado a métricas. Elas podem ser usadas para acompanhar os acessos à informação disponibilizada por meio do código, contribuindo para estratégias de marketing e vendas.

O QR code funciona como um código de barras em 2D, baseado na lógica binária. Cada quadrado escuro representa o número 1, e cada espaço em branco representa o número 0. Combinando os dois, é formado um padrão que codifica conjuntos de letras e números, compondo informações variadas.

Na hora de gerar um QR code, a ferramenta utilizada associa esse conjunto de dados a determinada informação, como:

  • o link do site institucional ou de uma rede social;
  • dados de contato;
  • uma imagem;
  • um texto ou vídeo.

Para ter acesso às informações do QR Code, é preciso ter um aplicativo ou programa capaz de fazer a leitura dele. No entanto, os celulares modernos comumente já vêm com essa função, de modo que basta abrir o aplicativo da câmera e apontá-la para o código. Então, o dispositivo lê e decodifica o QR code, revelando o conteúdo associado a ele.

Provavelmente, todas ou quase todas as pessoas que você conhece têm um smartphone. Inclusive, segundo dados divulgados pela FGV, o Brasil tem mais smartphones do que habitantes. Então, a leitura de um QR code pode ser considerada bastante acessível.

Escolha uma ferramenta para fazer a geração

Embora a ideia pareça complexa de primeira, há diversas ferramentas que geram o código de forma automática. Então, essa criação não exige nenhum conhecimento avançado de informática ou algo semelhante.

Com a facilidade de leitura com os dispositivos atuais, isso faz com que o QR code seja um recurso muito popular. Em 2020, por exemplo, as buscas por esse termo no Google cresceram em 170%.

Muitos bancos disponibilizam um serviço de geração de QR code já no próprio aplicativo para receber pagamentos, mas existem diversos sites e aplicativos que fazem isso também para outras finalidades. Há opções totalmente gratuitas, bem como a possibilidade de adquirir versões pagas com funcionalidades extras. Confira, a seguir, cinco opções de ferramentas geradoras.

QR Plus

Esse site é um gerador que permite, gratuitamente, a criação de quantos QR codes você quiser. Mas, para opções rastreáveis e com estatísticas de leitura, é preciso usar a versão pro — que é paga. De toda forma, é uma ótima opção em relação ao custo-benefício.

QR Code Fácil

A ferramenta permite diferenciar QR codes de tipos diferentes por meio de cores. Na versão gratuita, você pode gerar códigos de forma ilimitada. Mas a versão premium gera opções dinâmicas, com estatísticas de leitura e outras informações, além de ser personalizável para ter a identidade do seu negócio.

QR Code Generator

Essa é mais uma opção para gerar QR Code estático para informações como:

  • URL;
  • cartões de visita;
  • redes sociais;
  • senha do Wi-Fi.

O site oferece uma versão de teste gratuita por 14 dias, e a versão paga gera códigos dinâmicos.

E-lemento

É um dos sites mais tradicionais do Brasil para gerar QR code de forma criativa. Os códigos são divertidos e personalizáveis conforme a identidade do seu negócio. A conta gratuita tem tempo limitado, mas permite conhecer as funções e decidir se vale apena assinar ou não.

The QR Code Generator

Disponibiliza diferentes tipos de QR Code e vários formatos para download. Mesmo a versão gratuita, traz diversos recursos e funcionalidades, como opções de personalização, salvamento dos códigos, organização em pastas e criação de códigos dinâmicos. Mas o anúncio do gerador só pode ser retirado na versão paga.

Gere seu QR code

Após escolher a ferramenta, talvez seja necessário criar uma conta no site. Antes, lembre-se de verificar se ele tem compatibilidade com os leitores de QR code mais utilizados e se permite criar códigos exclusivos para o seu negócio.

Então, defina que informações você quer converter em QR code. Por exemplo, se você quer direcionar o interlocutor para uma rede social e atrair mais visitas, ou incentivá-lo a iniciar uma conversa pelo WhatsApp para esclarecer dúvidas ou fazer pedidos. A ferramenta deve apresentar as instruções para gerar o código para a informação desejada.

Após gerar e personalizar o código como puder e preferir, faça o download, para que ele possa ser compartilhado. Atenção: o objetivo de uso do seu código deve ser considerado na escolha do formato do arquivo. O PDF, por exemplo, costuma ser utilizado para materiais impressos. Já o formato PNG é ideal para arquivos digitais e links.

Aplique o QR code nas estratégias de marketing do negócio

Para aplicar o QR code nas suas estratégias de marketing, você pode incluí-lo em cartões de visitas ou panfletos, bem como nas suas artes digitais. Em relação aos itens físicos, é interessante deixá-los à disposição no seu estabelecimento — por exemplo, nas mesas, na entrada ou no caixa.

Essa tecnologia facilita muito o dia a dia das empresas do ramo alimentício e faz parte da estratégia de digitalização. Ela traz mais praticidade e agilidade no atendimento e na interação com os clientes, além de possibilidades para fortalecer a marca e criar campanhas.

Um bom exemplo de uso de QR code no setor alimentício é quando ele serve para que os clientes tenham acesso fácil ao cardápio digital. Assim, basta apontar a câmera do celular para conferir as opções do cardápio e, então, fazer o pedido pelo celular. 

A criação de QR code é uma boa opção para transações de pagamento. Isso elimina a necessidade de trabalhar com dinheiro físico ou com maquininhas de cartão, oferecendo rapidez e segurança no processo.

O código pode, ainda, ser acrescentado nas embalagens utilizadas no delivery, conforme a sua estratégia. Mais uma vez, pode ser para compartilhar as redes sociais ou direcionar para o WhatsApp, por exemplo. Também pode servir para guiar o cliente para uma pesquisa de NPS.

Caso o seu estabelecimento receba clientes no ponto físico, é interessante disponibilizar um QR code para o acesso ao Wi-Fi. Esse gesto pode ser lido como uma gentileza que conta pontos a favor do negócio, além de tornar provável que os clientes postem fotos de seus pedidos.

São muitas as possibilidades de uso desse recurso, e certamente você pode se beneficiar da adesão. Gerar QR code é algo simples e rápido, e uma grande vantagem é: o código é facilmente compartilhado por diferentes meios. Escolha uma ferramenta com atenção, para que você tenha um código permanente, exclusivo e personalizado, além de funcionalidades para acompanhar o retorno da sua estratégia.

Aproveite e conheça 5 passos essenciais para desenvolver uma estratégia de marketing digital eficaz para o seu estabelecimento!

15 respostas

  1. QR codes have become an increasingly popular tool for businesses and individuals to share information quickly and easily. With the right tools and knowledge, you can easily create your own QR codes to share your website, social media profiles, contact information, or anything else you’d like to share.

    There are many different tools available online to help you create QR codes, but at QR Tiger, we believe this platform is the best option. This QR code generator is easy to use and offers a variety of customization options to help you create a QR code that suits your needs. You can choose from a range of colors, shapes, and sizes and even add your own logo or image to the code.

  2. Código QR deve ficar na entrada da loja ou no fundo atrapalhando o acesso do motoqueiro com a bag. e insegurança quanto a moto pro lado de fora.

    1. Oi Paulo, agradecemos a sua sugestão! Vamos trabalhar para continuar oferecendo a melhor experiência na ferramenta.

  3. Os entregadores têm a possibilidade de mudar o status da entrega, marcando que “Chegou na Loja” mesmo estando longe ou não chegando na verdade. Fiquei sabendo por intermédio de um entregador que algumas lojas tem QRCodes para que, somente com a leitura deles por parte dos entregadores, eles conseguem alterar o status dando a chegada no restaurante.

    Isto é verídico? Quais condições para podermos iniciar imediatamente este processo?

    Grato,

    Mauricio P Paiva

    1. Oi, Mauricio. Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

02/12/2024

Como fazer um relatório simples e eficiente?

01/12/2024

Culinária mexicana: 15 pratos para levar para sua mesa

30/11/2024

Como montar um cardápio de sucesso em 12 passos!