Veja as ferramentas disponíveis aos parceiros integrados

Conheça as ferramentas disponíveis a parceiros integrados e saiba como aproveitar o melhor das soluções do iFood!

Os parceiros integrados do iFood são aqueles em que o sistema de PDV (integradoras) está conectado ao sistema do iFood, possibilitando que grande parte dos eventos e fluxos existentes no iFood via Gestor de Pedidos, estejam disponíveis no próprio sistema do parceiro.

Esse cenário depende do modelo e possibilidades de cada sistema de PDV, já que as ferramentas disponíveis precisam de um desenvolvimento por parte das integradoras.  

O iFood homologa (aprova) as integradoras com base em requisitos mínimos, como receber, aceitar/negar e ver os status de um pedido, mas todas as outras possibilidades dependem da integradora realizar ou não o desenvolvimento.

O sistema integrador se atrela diretamente à sua operação. Por isso, você deve conhecer todas as funcionalidades oferecidas pelo iFood. Não deixe de pedir à sua Integradora que implemente as ferramentas importantes para o seu negócio!

Continue a leitura e confira os módulos de integração e quais são as ferramentas disponibilizadas pelo iFood aos parceiros integrados!

Módulos de integração com o iFood

A API do iFood é dividida em módulos que permitem que os principais fluxos do restaurante com o iFood sejam realizados em outro sistema. Esses módulos são:

  • merchant: informações básicas dos parceiros que a integradora tem acesso aprovado;
  • pedidos: receber eventos de pedidos, consultar detalhes de um pedido e atualizar o status. Além de informações logísticas sobre pedidos entregues pelos entregadores iFood e Entrega sob demanda;
  • cardápio: criar e gerenciar todos os itens dos catálogos do iFood;
  • financeiro: realizar conciliação financeira de um parceiro do iFood com todas informações de vendas, cancelamentos, ocorrências e taxas que chegam nos repasses de cada loja;
  • revisão: consultar todas as avaliações feitas na sua loja e responder comentários;
  • despacho do pedido: solicitar entregador para pedidos recebidos em canais de venda próprios do parceiro;

Ferramentas disponíveis aos parceiros integrados

Conheça as ferramentas disponibilizadas pelo iFood às integradoras nos módulos de API e Widgets, que buscam facilitar a operação dos estabelecimentos parceiros, por meio de soluções ágeis para a operação.

Disponibilidade da loja

A integração oferece eventos que permitem saber se uma loja está aberta no iFood, ou seja, apta para receber pedidos imediatamente, além dos horários que ela está programada para abrir. Hoje essa informação é configurável somente no Portal do Parceiro, mas a visualização das horas pode ser feita diretamente no PDV.

Esse Status principal de Aberta/Fechada pode ter detalhamentos, tais como que a loja está com restrições ou o motivo pelo qual se encontra fechada.

Também é possível criar interrupções para fechar uma loja temporariamente. Lembre-se de que existem interrupções realizadas pelo iFood, que não permitem a reabertura instantânea do parceiro. Um exemplo é quando uma loja cancela muitos pedidos em um pequeno período. Nessas situações, faz-se necessário aguardar até o fim da penalidade.

Nos outros casos em que a pausa foi criada pela loja, é possível solicitar a reabertura para remover a pausa e voltar a receber pedidos.

Detalhes de Pedidos

Você pode visualizar detalhes de recebimento de pedidos, seja para entrega, seja para retirar. Além dos pedidos de entrega imediata, você também pode ter visibilidade dos pedidos agendados.

Antes de confirmar ou cancelar um pedido, a integração oferece todos os detalhes do mesmo, nas principais categorias:

  • informações gerais: id, tipo, data de criação do pedido dentre outros;
  • merchant: identificação do merchant (loja);
  • cliente: identificação do cliente que deve receber o pedido, como nome, número do telefone 0800 do iFood e quantidade de pedidos do cliente na loja;
  • itens: – produtos/pratos;
  • options: complementos ou opções dos itens;
  • benefits: cupons de desconto incentivos;
  • additional Fees: taxas adicionais;
  • total: somatório dos valores do pedido;
  • payments: detalhes sobre as formas de pagamento;
  • picking: informações sobre a separação dos itens do pedido;
  • delivery: informações sobre a forma de entrega do pedido e o endereço;
  • takeout: informações sobre a retirada de um pedido “Pra Retirar”;
  • indoor: informações sobre a retirada;
  • schedule: informações sobre agendamento do pedido;
  • additional info: informações adicionais de um pedido, como exemplo: tirar cebola;
  • confirmação de pedido: pedidos para o mesmo momento devem ser confirmados até 8 minutos após o momento de recepção do pedido;
  • pedidos agendados: até 8 minutos após o horário de início do preparo.

Lembre-se de que a loja pode ser fechada temporariamente se não confirmar pedidos no prazo.

O iFood sugere que as Integradoras que façam uma versão impressa do pedido, pois pode ser útil para a operação da loja durante o preparo do pedido e é essencial para que a pessoa entregadora, no caso de entrega própria, localize o endereço do cliente.

Início de Preparo

Você pode informar o início de preparo do pedido. Essa requisição é opcional, mas o seu uso é recomendado para oferecer uma melhor experiência ao usuário. 

Também nos casos de Preparo Inteligente, pode ser recebida a informação de recomendação do melhor horário de preparo do pedido e, nesse momento, é necessário informar o início do preparo.

Essa funcionalidade  ajuda a otimizar a sua operação e preparar o pedido no horário recomendado conforme a previsão de chegada da pessoa entregadora. 

Pedido Pronto

O botão Pedido Pronto serve para notificar que o pedido está pronto para retirada do cliente, no caso dos pedidos da modalidade de retirada.

Para pedidos delivery, também há um evento possível que notifica que o pedido está pronto para entrega. Nesses casos o cliente não recebe nenhuma notificação no aplicativo, mas os entregadores parceiros iFood podem receber a notificação de que o pedido está pronto.

Para pedidos entregues pelo próprio restaurante, pode ser enviada uma notificação para o usuário informando que o pedido saiu para entrega, colaborando na experiência do cliente.

Concluir Pedido

Não é possível concluir um pedido, já que o evento de Conclusão é gerado somente pelo próprio iFood.

No caso das entregas feitas pelas pessoas entregadoras parceiras do iFood, o pedido é concluído após a entrega do pedido no destino. Enquanto os pedidos entregues pela equipe do próprio restaurante são concluídos em até 4 horas após a previsão de entrega.

Cancelamento de Pedido

Os pedidos podem ser cancelados por diferentes motivos e a iniciativa de cancelar um pedido pode partir da loja, do cliente, da pessoa entregadora ou do próprio iFood. As condições e regras para cancelamento de um pedido podem ser conferidas diretamente no Portal do Parceiro.

A integração permite o próprio restaurante cancelar um pedido pelo PDV, com possibilidades de códigos que detalham o motivo para aquele cancelamento.

Também é possível receber cancelamentos realizados e, no caso desse cancelamento ter sido realizado pelo cliente, pode entrar no fluxo de acordo.

O fluxo de acordo permite que o restaurante receba a solicitação de cancelamento do cliente, seja no preparo ou no atraso, e possa aceitar ou negar essa solicitação.

Lembre-se de que essa opção de o cliente solicitar o cancelamento pode não estar habilitada para todas as lojas. Nos casos em que o restaurante não responder a solicitação de pedido em até 5 minutos, o pedido é automaticamente cancelado.

Para cancelamentos realizados pelo iFood, a integração envia o novo Status do pedido com as informações do motivo do cancelamento.

Entrega de Pedidos

Assim como no Gestor de Pedidos, via integração no PDV é possível ter os detalhes do entregador que foi alocado para o pedido, além dos eventos associados desde a alocação:

  • Entregador está a caminho da origem para retirar o pedido;
  • Entregador chegou na origem para retirar o pedido;
  • Entregador coletou o pedido;
  • Entregador chegou no endereço de destino.

Rastreio do Pedido

É possível rastrear a entrega do pedido para ver a posição do entregador iFood, com os horários estimados para os eventos acontecerem.

Com essas informações o restaurante, além de ter mais transparência, conseguirá, por exemplo, automatizar o início do preparo do pedido e otimizar sua operação.

Solicitar Entregador

Mesmo que a loja tenha entregadores próprios, é possível pelo próprio PDV contratar o serviço de entrega de entregadores parceiros do iFood para um pedido específico, o que pode ser útil em situações em que ocorra uma sobrecarga ou falta de entregadores próprios.

Ao consultar a elegibilidade do pedido e o custo do serviço, o entregador pode ser requisitado e, se aceito, todos os eventos sobre a entrega estarão disponíveis.

O iFood está focado em trazer cada vez mais diferentes soluções aos parceiros integrados. Dessa maneira, mesmo utilizando um sistemas de PDV, você pode aproveitar as melhores funcionalidades para sua operação.

Sente falta de alguma funcionalidade na sua integradora? Deixe um comentário neste post compartilhando qual funcionalidade extra você gostaria de ter!

#MelhoriaContinua

Por iFood

Por iFood

7 respostas

    1. Olá! Parece que você está sem acesso às suas ferramentas do iFood, certo? Se sim, você pode utilizar o fluxo de recuperação de contas para retomar o acesso ao Portal do Parceiro. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/

      Se sua loja foi fechada e você não sabe o motivo, vale a pena conhecer as diferentes razões que acarretam esse tipo de ação e saber como resolver: https://blog-parceiros.ifood.com.br/loja-fechada-ifood/

      Ainda assim, caso não consiga retomar os acessos, nos envie por DM no Instagram o CNPJ da sua loja e mais detalhes do ocorrido, para entendermos como resolver.

  1. Não consigo usar o serviço entrega fácil e nem sob demanda só dá serviço indisponível há mais de 1 mês.

    1. Oi Alice. Vamos te ajudar! Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela.

  2. Quero parabenizar vocês por essa iniciativa, uso o programa Consumer e trabalho com PDV agora vi que não vai ser mais preciso eu abrir o Gestor de pedidos separado, isso vai ajudar bastante !!

    A Sugestão que eu queria dar é sobre o Marketing do Ifood, falo sobre o funil de vendas. Vocês poderia liberar para fazermos Remarketing para quem adicionou o produto no carrinho mais não finalizou a compra ..

    1. Oi, Raifran! Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção ajuda ou pelo Instagram @ifoodbrasil.

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