Saiba como fazer negociação em caso de atraso

Saiba como fazer a negociação em caso de atraso nos dias mais movimentados no seu restaurante. Veja como o processo pode ajudar você!

Ter um grande volume de vendas é um ótimo sinal de que o negócio está desempenhando bem. Acontece que, às vezes, podemos ser pegos de surpresa com o volume de pedidos.

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É comum que imprevistos aconteçam no dia a dia de um restaurante, levando a gerar, eventualmente, atraso no preparo de alguns pedidos. Nesse momento, recomendamos manter o cliente ciente para que a experiência de compra não seja impactada.

A boa notícia é que o iFood lançou uma funcionalidade que vai ajudar a sua loja a negociar o tempo de entrega com os clientes. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é a negociação em caso de atraso?

A negociação em caso de atraso é uma funcionalidade disponibilizada pelo iFood aos restaurantes parceiros, que permite que o cliente seja informado sobre o tempo extra que será necessário para concluir o pedido.

O objetivo com essa funcionalidade é continuar oferecendo uma experiência positiva de consumo ao cliente, evitando reclamações e cancelamentos de pedidos.

Qual é o fluxo da negociação em caso de atraso?

A negociação em caso de atraso inicia-se no momento em que o cliente informa que tem um problema de atraso com seu pedido. Nesse instante, o cliente tem um novo caminho, que é falar diretamente com o restaurante. Logo, o Gestor de Pedidos notifica o restaurante sobre a solicitação de status do pedido atrasado.

Ao receber a notificação, o restaurante pode informar quanto tempo extra precisa para terminar o preparo do pedido, escolhendo um intervalo extra que varia de 10 até 30 minutos. Assim, o cliente recebe a notificação com o prazo extra e, caso concorde, o tempo será atualizado.

O restaurante também tem a opção de cancelar o pedido. Para que essa ação seja tomada, é preciso selecionar a opção Pedido não será mais entregue, no Gestor de Pedidos. O botão fica disponível com a notificação de atraso.

Entenda o fluxo completo da negociação em caso de atraso!

negociação em caso de atraso

Por que a negociação em caso de atraso é importante?

A negociação em caso de atraso busca promover uma comunicação direta entre o restaurante e o cliente, para que ambos decidam a melhor maneira de conduzir uma situação de atraso.

Ainda que o atraso ocorra, o restaurante tem a possibilidade de avisar sobre a situação ao cliente proativamente, antes que o cliente entre em contato e possivelmente gere uma experiência negativa.

Por fim, a negociação em caso de atraso também busca evitar que reclamações, cancelamentos e avaliações negativas ocorram. Tudo isso interfere na reputação da sua loja no aplicativo.

Quais boas práticas adotar?

Para além do uso da funcionalidade, há boas práticas que você pode adotar na rotina do seu restaurante que visam evitar que experiências ruins aconteçam entre restaurante e cliente. Confira!

Prepare sua loja para imprevistos

É importante que sua loja esteja preparada para lidar com dias com um volume maior de vendas. Há diferentes iniciativas que podem ser adotadas, como:

  • tenha um estoque de produtos preparado para atender uma grande demanda. Ao mesmo tempo, evite o excesso de itens para não comprometer a qualidade e segurança dos alimentos;
  • prepare sua operação e divida as funções dos membros da sua equipe, se possível. Assim, cada pessoa pode focar em uma tarefa e garantir mais eficiência na execução;
  • busque trabalhar com equipamentos de qualidade na sua cozinha. Eles ajudam na eficiência da operação.

Pause a loja no Gestor de Pedidos

Você pode fechar sua loja temporariamente e pausar o recebimento de novos pedidos. Essa ação pode trazer um fôlego nos momentos de muita demanda.

Para fazer isso, acesse o Gestor de Pedidos iFood e clique em Fechar loja, logo no canto superior direito da tela. Lá você pode escolher o tempo que quer manter a loja fechada — entre 15 minutos a 3 horas — e selecione o motivo.

fechar restaurante no gestor de pedidos

Tenha atenção ao Gestor de Pedidos

Ter atenção ao Gestor de Pedidos é uma tarefa importante da rotina de um restaurante. Para evitar que os clientes tenham uma experiência negativa, e que os pedidos sejam cancelados, mantenha o Gestor de Pedidos aberto e aumente o volume do seu computador para ouvir as notificações.

Assim fica mais fácil saber quando uma notificação chega. Logo, você pode responder imediatamente o cliente, trazendo uma solução para o atraso.

Mantenha uma comunicação ativa pelo chat

Aproveite para utilizar o chat do iFood para manter uma comunicação próxima com o cliente. É uma boa prática acionar o cliente para informar o motivo do atraso e se desculpar pelo imprevisto.

Com uma abordagem amigável e humanizada, fica mais fácil de o cliente compreender o motivo do atraso e entrar em uma negociação em caso de atraso com sua loja.

Seja fiel no prazo extra de entrega

Após selecionar o tempo extra para entrega do pedido, é fundamental que ele seja cumprido. Caso o cliente seja informado sobre um tempo extra de 10 minutos, por exemplo, mas o pedido chegue apenas 30 minutos depois, uma experiência negativa poderá ser gerada.

Despache o pedido

Quando o pedido estiver pronto e em rota de entrega, lembre-se de despachar o pedido pelo Gestor de Pedidos iFood. Dessa forma, o cliente tem informações sobre o andamento do processo e tem segurança de que o pedido está nas etapas finais.

Viu só como a negociação em caso de atraso pode ajudar sua loja a lidar com momentos de alto fluxo de demanda? Com essa funcionalidade, você tem a oportunidade de evitar uma experiência ruim ao cliente.

Quer entender ainda mais sobre a negociação em caso de atraso? Acesse a cartilha e entenda mais sobre o passo a passo para utilizar essa funcionalidade.

#MelhoriaContinua

Por iFood

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41 respostas

  1. Passei um tempo off, e desativaram o meu perfil. Ficou uma pendência lá. E quero resolver a situação

    1. Oi Maria! Vamos te ajudar com isso. Como você não tem acesso ao Portal, entre em contato conosco pela DM do @ifoodparaparceiros para entendermos como te ajudar.

  2. Estou precisando de ajuda .estou em débito.nem sei o valor.quero negóciar .mas não tenho respostas

  3. Oi, Marcos. Caso você queira esclarecer alguma dúvida sobre os valores pagos ao iFood ou repasses, você pode contar com nossos canais de atendimento. Acesse o Portal do Parceiro iFood e, no menu lateral, clique no botão “Chamados e ajuda”. Logo depois clique em “Atendimento” e selecione o motivo do seu contato. Assim nossa equipe interna poderá ajudar você! 🙂

  4. Fiquei com a minha loja fechada por um ano e ficou uma pendência. Gostaria de quitar a pendência e reativar a conta, como faço?

    1. Oi, MIrian! Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

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