Parte do trabalho do iFood é acompanhar o desempenho das funcionalidades do aplicativo, em busca de entender os recursos que oferecem uma melhor experiência ao consumidor, além de melhorar as vendas dos negócios parceiros.
Com o propósito de oferecer melhorias ao ecossistema iFood, foi implementada uma mudança nos itens destacados no cardápio iFood no aplicativo do cliente. Essa mudança ocorreu porque o iFood identificou que os itens destacados no cardápio não traziam conversões significativas para os negócios que vendem na plataforma.
O que mudou?
A mudança implementada deixou de apresentar itens em promoção em um carrossel chamado “Destaques” e passou a apresentar, agora, os itens mais pedidos. A seção agora se chama “Mais Vendidos“ e apresenta os produtos mais comprados pelos seus clientes nos últimos 30 dias.
O carrossel de “Destaques” apresentará os pratos mais vendidos de acordo com os períodos do dia:
- Madrugada: 00h às 4h59;
- Café da manhã: 05h às 9h59;
- Almoço: 10h às 14h59;
- Lanche da tarde: 15h às 16h59;
- Jantar: 17h às 23h59.
A mudança foi feita após o time iFood constatar que a conversão dessa categoria era baixa. Após realizar testes com a apresentação de itens “Mais vendidos”, foi constatado um aumento de 44% nas vendas originada desse espaço.
É importante mencionar que nada muda em relação ao cardápio da sua loja dentro do Portal do Parceiro. Essa categoria de recomendações é automática para estimular vendas para o cliente final.
Como funcionam as recomendações dos itens mais vendidos?
A recomendação de itens mais vendidos é feita automaticamente pela inteligência do iFood, e contempla até 5 itens. Para selecionar os itens de destaque, os seguintes critérios são adotados:
- seleção dos itens mais pedidos em cada período do dia nos últimos 30 dias de vendas do restaurante;
- ordenação por número de vendas bruto dos itens (quantidade);
- remoção dos itens que contenham as seguintes informações: avisos, cupons, molhos, descartáveis;
- priorização de pratos que são da mesma cozinha do restaurante, por exemplo: massas em restaurante italiano.
Como destacar outros itens no cardápio?
Caso você queira destacar outros itens em seu cardápio, mas que não estão entre os mais vendidos da sua loja, a recomendação é criar uma categoria de “Promoções”, assim como “Bebidas” e “Sobremesas”, e apresentar manualmente os itens que você deseja. Essa alteração é feita normalmente pelo Portal do Parceiro, na aba Cardápio, ou, em caso de parceiros integrados, diretamente no PDV.
O iFood continua analisando os dados de desempenho do cardápio e, com isso, tomando decisões estratégicas para oferecer uma experiência cada vez melhor a clientes e lojas parceiras.
Aproveite e acesse o espaço de Melhoria Contínua para conhecer outras iniciativas do iFood!
5 respostas
Horrivel, simplesmente mexeram e pioraram como sempre, os pratos mais vendidos que o ifood diz ser da loja nao vende nada e os mais vendidos realennte sumiram dos destaques, parabens ifood pela merda que fizeram
Simplesmente não esta legal, esta tudo budago pratos que vendo muito nao entrou nos destaques de masi vendidos, e os que nem vendo entrou. Da onde o ifood tirou essas metricas de masi vendidos em 14 dias? Bagunçaram as lojas.
Vou fazer essa categoria no meu restaurante Casa do Caldo DF
O atendimento está lento como pode melhorar.