Confira as mudanças nos destaques do Cardápio no aplicativo do cliente

Confira as mudanças nos destaques do Cardápio no aplicativo para clientes e entenda quais motivos levaram a essa alteração.

Parte do trabalho do iFood é acompanhar o desempenho das funcionalidades do aplicativo, em busca de entender os recursos que oferecem uma melhor experiência ao consumidor, além de melhorar as vendas dos negócios parceiros.

Com o propósito de oferecer melhorias ao ecossistema iFood, foi implementada uma mudança nos itens destacados no cardápio iFood no aplicativo do cliente. Essa mudança ocorreu porque o iFood identificou que os itens destacados no cardápio não traziam conversões significativas para os negócios que vendem na plataforma.

O que mudou?

A mudança implementada deixou de apresentar itens em promoção em um carrossel chamado “Destaques” e passou a apresentar, agora, os itens mais pedidos. A seção agora se chama “Mais Vendidos“ e apresenta os produtos mais comprados pelos seus clientes nos últimos 30 dias.

O carrossel de “Destaques” apresentará os pratos mais vendidos de acordo com os períodos do dia:

  • Madrugada: 00h às 4h59;
  • Café da manhã: 05h às 9h59;
  • Almoço: 10h às 14h59;
  • Lanche da tarde: 15h às 16h59;
  • Jantar: 17h às 23h59.

A mudança foi feita após o time iFood constatar que a conversão dessa categoria era baixa. Após realizar testes com a apresentação de itens “Mais vendidos”, foi constatado um aumento de 44% nas vendas originada desse espaço.

É importante mencionar que nada muda em relação ao cardápio da sua loja dentro do Portal do Parceiro. Essa categoria de recomendações é automática para estimular vendas para o cliente final.

Como funcionam as recomendações dos itens mais vendidos?

A recomendação de itens mais vendidos é feita automaticamente pela inteligência do iFood, e contempla até 5 itens. Para selecionar os itens de destaque, os seguintes critérios são adotados:

  • seleção dos itens mais pedidos em cada período do dia nos últimos 30 dias de vendas do restaurante;
  • ordenação por número de vendas bruto dos itens (quantidade);
  • remoção dos itens que contenham as seguintes informações: avisos, cupons, molhos, descartáveis;
  • priorização de pratos que são da mesma cozinha do restaurante, por exemplo: massas em restaurante italiano.

Como destacar outros itens no cardápio?

Caso você queira destacar outros itens em seu cardápio, mas que não estão entre os mais vendidos da sua loja, a recomendação é criar uma categoria de “Promoções”, assim como “Bebidas” e “Sobremesas”, e apresentar manualmente os itens que você deseja. Essa alteração é feita normalmente pelo Portal do Parceiro, na aba Cardápio, ou, em caso de parceiros integrados, diretamente no PDV.

O iFood continua analisando os dados de desempenho do cardápio e, com isso, tomando decisões estratégicas para oferecer uma experiência cada vez melhor a clientes e lojas parceiras.

Aproveite e acesse o espaço de Melhoria Contínua para conhecer outras iniciativas do iFood!

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